domingo, 19 de outubro de 2008

Discipulado Cristão - Lição 06

Origem Étnica e Discipulado (Lucas 17; Marcos 7; Atos 10)

Introdução: Salomão disse que não existe nada de novo debaixo do sol (Eclesiastes 1:9). Problemas raciais são uma velha história. Eles existiam no tempo de Jesus e existem agora – embora na América [do Norte] estejam em baixa. Quando me mudei pela primeira vez para esta região, era membro de uma igreja com sérios problemas raciais. Uma raça predizia que a outra queria tomar dominar a igreja. Depois que eu deixei esta igreja, voltei para visitar e pregar. Uma vez me lembro de estar entrando e ver que eles tinham duas classes segregadas por raça estudando no templo. Eu me assentei na classe “errada” para minha raça. Lembro-me de ter pregado um sermão sobre a reconciliação racial naquela igreja. Depois do sermão, lembro-me de que membros de cada uma das raças vieram a mim e disseram, “Espero que ELES tenham ouvido.” Eu fui embora muito preocupado. Hoje, como predito, a igreja não é mais bi-racial. Esta é uma resposta para o problema, mas não parece ser a resposta bíblica para o problema. Vamos mergulhar no nosso estudo e ver o que a Bíblia diz sobre raça e discipulado!

I. Samaritanos

A. Leia Lucas 17:11-14. Este é um milagre à “longa distância”. Você ficou com o sentimento que Jesus está viajando, tem um destino em mente, e essas pessoas O estão retardando? (Sim. Parece que Jesus fala com eles enquanto está indo em direção ao Seu destino.)

1. É importante que Jesus não pare para ficar um pouco de tempo com eles? Eles não são atendidos no seu pedido por um milagre? (Não. Conforme eles partem para seguir as instruções de Jesus, são curados.)

a. Existe uma lição nisto para nós? (Temos um grande Deus que pode fazer qualquer coisa por nós. Ele não precisa estudar o assunto.)

2. Por que Jesus diz a eles para irem mostrar-se ao sacerdote? (Você precisava ir a um sacerdote para que fosse certificado que você não tinha mais uma doença infecciosa de pele. Veja Levítico 14:1-7.)

B. Leia Lucas 17:15-16. Por que destacar a raça deste homem?

1. Isto prova que Lucas é racista?

2. O que isto acrescenta à história? (Certamente Lucas tem “preocupações raciais” aqui. Penso que esta história foi contada por causa do fator racial. Deus está apontando que a raça “desfavorecida” está demonstrando um melhor discipulado do que a raça favorecida.)

C. Leia Lucas 17:17-19. Como você caracterizaria a abordagem de Jesus às questões raciais? (Ele não parece muito politicamente correto ao chamar o homem de “estrangeiro”. Desta vez Jesus ressalta o pondo acercado estrangeiro estar fazendo o que é certo.)

1. Veja novamente Lucas 17:19. O que você acha que isto quer dizer?

a. A lepra retornaria aos outros?

b. Algumas pessoas foram curadas sem ter fé?

c. A cura deste samaritano foi superior à cura dos outros? (Não creio que Jesus quer dizer que os outros não foram curados, ou que ficariam doentes novamente. Em vez disso, penso que Jesus quer dizer que este homem foi curado tanto em sua mente quanto em seu corpo. Sua fé foi recompensada.)

2. O Dicionário Bíblico Nelson, sob o tópico “Samaritanos”, diz que os samaritanos eram uma “raça misturada”, contaminada com sangue estrangeiro e adoração falsa. Se eles tinham uma adoração falsa, como Jesus pode dizer que este homem tinha “fé”?

a. O que isto nos ensina sobre os membros de outras igrejas? (Este homem tinha, obviamente, fé em Jesus. A idéia de que membros de uma denominação específica, criada por seres humanos, são superiores a outros cristãos é uma idéia contrária às Escrituras. Fé é uma questão individual.)

II. Gregos

A. Leia Marcos 7:24. Por que você acha que Jesus queria manter segredo de que Ele estava em Tiro? (Leia Mateus 15:24. Esse é o relato de Mateus da mesma história. Jesus não havia vindo ministrar ao povo de Tiro. Ele só estava buscando algum descanso.)

B. Leia Marcos 7:25-26. Esta mulher era uma crente? (Leia Mateus 15:22. O fato dela chamar Jesus de “Senhor, Filho de Davi”, demonstra que ela acreditava que Ele era o Messias.)

C. Leia Marcos 7:27. Por que Jesus está falando de comida?

1. Como você entende a mensagem dEle para esta mulher?

a. Ele está chamando a mulher de “cachorro” porque ela é uma grega e não uma judia? (Sim! Pior, Ele parece estar chamando a filha dela de cachorro.)

D. Leia Marcos 7:28-30. Você acha que Jesus estava testando a fé dela ou acha que Ele está falando sério? (As duas coisas. Penso que ele está falando sério por duas razões. Ele entrou na cidade em segredo, para não ser incomodado por essas pessoas. Ele disse especificamente que a Sua missão não era para essas pessoas.)

1. Você se lembra da igreja que mencionei em minha introdução? Até onde eu sei, eles nunca chamaram as pessoas da outra raça de “cachorros”, ou disseram que não os ajudariam. Qual é a lição que aprendemos aqui? Pessoas de raças desfavorecidas podem vir a Jesus se demonstrarem uma grande fé e não levarem em conta aos insultos? (Penso que essa história é muito melhor do que aparenta na superfície. Primeiro, é correto ter uma missão com um foco. Jesus tinha cerca de três anos de missão aqui e o foco de Sua missão eram os judeus. Este é um argumento em favor da eficiência, não do racismo. Segundo, Jesus (naquele tempo e agora) testa a nossa fé. Jesus testou a fé desta mulher dizendo-lhe coisas que ela já conhecia – que os judeus desprezavam os não judeus. Sua fé não seria detida por isso. Jesus, tendo testado a sua fé e visto que era forte, curou a sua filha.)

III. Italianos

A. Leia Atos 10:1-2. O que aprendemos sobre Cornélio? (Ele era comandante de uma divisão romana. Ele parece ter sido um italiano (O texto se refere ao “Regimento Italiano” e ele tinha um nome latino.). Ele acreditava no Deus verdadeiro e era um devoto. Contudo, ele pode não ter sido um judeu convertido “completo”, porque mais tarde ele é chamado de “incircunciso”. Veja Atos 11:1-17.)

B. Leia Atos 10:3-5. O que este texto nos fala sobre a capacidade dos não-judeus para serem discípulos? (Deus tem uma mensagem especial para alguém que não era judeu! Deus tem algum tipo de plano para Cornélio.)

1. Que problema você vê nesta mensagem? (Leia Atos 10:27-28. Deus dirige Cornélio para que ele traga um judeu à sua casa. O problema, como Pedro explica mais tarde, é que os judeus praticantes não iriam querer visitar a casa de um gentio.)

C. Leia Atos 10:9-17. O texto diz que Pedro estava “refletindo no significado da visão”. O que havia para ficar refletindo? A mensagem não era perfeitamente clara – toda tipo de carne agora é carne pura? (Isto é precisamente o que a visão significa à primeira vista. Porém, Pedro não podia acreditar que era isto o que a visão realmente queria dizer.)

D. Leia Atos 10:17-19. Esta história mudou de assunto? Por que o texto nos fala que Pedro ainda estava refletindo no significado da visão enquanto estes três homens chegaram à sua casa? (Isto nos diz que a missão dos homens enviados por Cornélio e a visão de Pedro estão ligados.)

E. Leia Atos 10:23-29. Esta visão é sobre carnes impuras? (Não. Qualquer que seja o teu ponto de vista acerca da proibição levítica contra comer carnes impuras (veja Levítico 11), esta história claramente não é sobre o que você pode comer. É sobre quem pode ser discípulo de Deus.)

F. Leia Atos 10:30-33. Em uma escala de 1 a 10, que certeza você tem de que Deus estava por trás do encontro de Pedro e do italiano Cornélio? (Ambos foram dirigidos por Deus para terem este encontro.)

G. Leia Atos 10:34-38 e Atos 10:44-47. O que estes textos nos ensinam acerca do racismo na igreja?

1. Que lição aprendemos sobre se Deus faz qualquer distinção étnica no que diz respeito ao discipulado?

2. Sobre que base Deus faz discriminação? (Atos 10:34-35. A base de Deus para “discriminação” são aqueles que O temem e fazem o que é certo.)

H. Amigo, se Deus não discrimina com base na raça, que direito você ou eu temos para fazer discriminação com esta base? Se você acha que é vítima de racismo, lembre-se a Bíblia recomenda aqueles que não levam em conta os insultos raciais em sua busca por Deus.

IV. Próxima Semana: Preparação Para o Discipulado

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: