domingo, 19 de outubro de 2008

Discipulado Cristão - Lição 03

O Chamado de Jesus ao Discipulado (João 1; Lucas 5)

Introdução: O que foi preciso para que você se tornasse um discípulo de Jesus? O que será preciso da tua parte para convencer outras pessoas a se tornarem discípulos de Jesus? Se você não é um discípulo, o que será preciso para te convencer? Nossa lição desta semana continua a nossa pesquisa sobre como Jesus chamou Seus discípulos e como eles responderam. Vamos mergulhar na Bíblia e aprender mais!

I. Chamando os Discípulos

A. Em nossas lições anteriores desta série, vimos a forma como Jesus chamou André, Pedro, Tiago e João. Vamos continuar, lendo João 1:43-45. Quão fácil foi convencer Felipe a seguir a Jesus? (Jesus simplesmente disse “Siga-me” e ele O seguiu.)

1. O que motiva Felipe a Segui-Lo? (Felipe crê que Jesus é o Messias. Sabemos isto, porque ele fala isto para Natanael.)

B. Leia João 1:46. Natanael pensa que está recebendo uma mensagem confusa da parte de Felipe. O que parece estar fora de lugar? (Felipe diz que é o Messias, mas também diz que ele é filho de um homem chamado José, de uma cidade terrível.)

1. Leia Mateus 2:4-6. O que este texto diz sobre o local de origem do Messias?

2. Leia João 7:52. Nazaré fica na região da Galiléia. Natanael tem um argumento teológico razoável? (Se ele tivesse feito alguma pesquisa genealógica, teria descoberto que Jesus havia nascido em Belém – o que estava de acordo com a profecia. (Compare Miquéias 5:2 com Lucas 2:4-7.) Duvido que Felipe seja muito ligado a pesquisas genealógicas, mas ele parece conhecer as profecias!)

C. Leia novamente João 1:46. Como Felipe responde às questões teológicas de Natanael?

1. Que lição isto nos ensina com respeito ao recrutamento de discípulos?

2. Como você compararia entrar em um debate teológico com falar a uma pessoa o que Jesus tem feito na tua vida? Qual seria mais confortável para você? Qual seria mais estimulante?

D. Leia João 1:47. Natanael está cético. Como Jesus o aborda?

1. Jesus está “amaciando” Natanael ao elogiá-lo?

2. Quando nos deparamos com céticos, devemos dizer que eles estão com boa aparência, ou que tem boas roupas, ou que obviamente são inteligentes?

E. Leia João 1:48-49. O que isto acrescenta à nossa discussão se Jesus está “amaciando” Natanael? (Ele não está elogiando Natanael. Note como Jesus muda de assunto. Natanael quer que Jesus prove que Ele é o Messias. Jesus altera a discussão para o caráter de Natanael – se ele está qualificado para ser um discípulo. Jesus diz “Eu conheço teu caráter”. Quando Natanael pergunta “Como”, Jesus lhe mostra que Ele não é um simples homem.)

1. Quão convincente é a prova que Jesus viu Natanael debaixo da figueira? Esta prova te convenceria?

F. Leia João 1:50-51. Jesus é simplesmente um bom homem? Que afirmação Ele faz com respeito a Si mesmo? (Ele diz a Natanael que ele terá muito mais evidências de que Jesus é o Messias.)

G. Leia Lucas 5:1-3. Em nossa primeira lição desta série, estudamos como André e Simão Pedro se tornaram discípulos. Comentamos sobre como “no mesmo instante” Simão e André “deixaram as suas redes e seguiram (a Jesus)” (Mateus 4:18-20). Quando você acha que essa história (relatada em Lucas) aconteceu? Antes ou depois que Jesus os chamou? (Os comentaristas estão divididos com relação a isto. Um terço deles não fala nada acerca do tempo. Um terço diz que Lucas tem um relato mais detalhado acerca do chamado de Mateus 4. Cerca de um terço diz que o relato de Lucas é o último de uma série de chamados progressivos aos discípulos.)

H. Leia Lucas 5:4-5. O que há de errado na sugestão de Jesus? (Eles estiveram pescando toda a noite – que é o horário lógico para encontrar os peixes. Jesus, que era um “pregador” e não um “pescador profissional” deu a Pedro um conselho profissional tolo. Pedro nota que este é um mal conselho, mas diz que vai segui-lo de qualquer forma.)

1. Note que Simão Pedro chama Jesus de “Mestre”, e tem alguma razão para seguir o conselho de Jesus, apesar de sua própria experiência profissional. O que isto sugere sobre se este era o chamado original ao discipulado? (Este fato sugere que este foi um chamado posterior.)

I. Leia João 21:1-6. Qual é o momento desta história? (Depois que Jesus foi crucificado e ressuscitou.) (Ver “Nota do Tradutor”, ao final da lição.)

1. O que este texto nos fala sobre os discípulos e a pesca? (Que eles voltaram a pescar!)

2. O que estes textos sugerem sobre a ordem dos chamados? (Gosto da idéia de chamados progressivos aos discípulos, porque parecem ser mais consistentes com a minha vida e com a deles. Jesus chama, e eu tropeço (falando de forma genérica) no caminho da obediência. Deixar tudo “imediatamente” é o objetivo. Mas Jesus continua a bater na porta do coração.)

J. Leia Lucas 5:6-7. Por que você acha que Jesus realizou um milagre para aumentar os lucros de um emprego que Jesus queria que Pedro abandonasse?

K. Leia Lucas 5:8-11. Que resposta este texto sugere para as minhas perguntas anteriores? (Quando Jesus realizou um milagre maravilhoso em conexão com a profissão de Pedro, Pedro sabia que era um milagre real. Nada era falsificado aqui. Aquele milagre mudou o seu coração.)

1. O que isto sugere a respeito do chamado de Jesus para que você seja um discípulo? O que isto sugere acerca da direção da tua vida? (Jesus está perseguindo Pedro e os outros! Penso que você pode pedir a Deus para que Ele seja claro no direcionamento que você deve dar à tua vida. Se Ele não é claro, então siga a direção que os teus talentos e a tua compreensão da vontade de Deus (em geral) te indicarem..)

2. Você notou quem são os “sócios” de Pedro? (Todo o grupo – Pedro, Tiago e João – tinham algum tipo de relacionamento de negócios.)

3. O que você acha de Pedro e seus sócios terem abandonado as recompensas financeiras do milagre? (Isto demonstra que eles finalmente compreenderam a mensagem que a sua carreira estava mudando.)

L. Leia Mateus 9:9. O que você sabe a respeito dos “coletores de impostos” no tempo de Jesus? (Eles eram judeus que estavam coletando impostos para os romanos.)

1. O que você acha que os judeus pensavam disso? (Roma era uma nação invasora. Como resultado disso, os coletores de impostos eram vistos como traidores.)

2. Da forma como eu entendo isso, Roma “fazia uma proposta” dos impostos de certas áreas. A pessoa que ganhava a proposta, deveria pagar a Roma o valor da proposta dos impostos e tinha a autoridade de Roma para coletar os impostos naquela área. Que problemas você vê neste esquema? (A idéia da pessoa que ganhava a proposta era tirar lucro. Quanto mais impostos você pudesse coletar, maior o teu lucro.)

a. Normalmente pensamos que tirar lucro produzindo alguma coisa valiosa é razoável e bom. Que produto o coletor de impostos estava produzindo? (Você pode ver por que os coletores de impostos eram considerados não apenas traidores, mas também pareciam ser desonestos e ambiciosos.)

3. Por que Jesus chamaria tal pessoa para ser Seu discípulo? (Jesus viu alguma coisa nele – e Jesus estava certo, porque este homem escreveu o evangelho de Mateus. Isto também mostra que Jesus quer você para ser Seu discípulo, qualquer que seja o contexto em que você estiver.)

4. O que aprendemos sobre Mateus, pela forma como ele descreve seu chamado para ser um discípulo? (Ele foi honesto acerca de seu contexto. Ele não acrescentou mais detalhes para aparentar que fosse melhor. Isto nos dá alguma idéia sobre como ele abordou a tarefa de escrever seu evangelho.)

M. Amigo, e você? Vai responder ao chamado de Jesus para ser Seu discípulo?

II. Próxima Semana: Lições de Candidatos a Discípulos

Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.

Nota do Tradutor – Comparando os relatos de Lucas 5 e João 21, não encontro paralelo direto entre os dois relatos. Um forte indício de que o relato de Lucas não ocorreu após a ressurreição (como o de João) é que Jesus estava ensinando as multidões; e este foi o motivo para utilizar o barco de Simão. Em Lucas havia dois barcos; em João apenas um. Além disso, significativamente, em Lucas, quando o milagre ocorre, Pedro fala a Jesus: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!”. Porém, em João, após o milagre, João (o discípulo amado) diz “É o Senhor!” e Pedro imediatamente lança-se ao mar, ao encontro do Mestre. Finalmente, Em Lucas, após o milagre eles “arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.”, enquanto que em João, eles ficaram, comeram juntos e aprenderam aos pés de Jesus. Entendo que, como os discípulos não O reconheciam, Jesus repetiu o milagre da pesca maravilhosa, para que os discípulos O reconhecessem e compreendessem que falavam com o próprio Jesus, e não outro. Ellen White corrobora este ponto de vista. Veja “O Desejado de Todas as Nações” pp. 773-775.

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: