domingo, 19 de outubro de 2008

Discipulado Cristão - Lição 02

Discipulado Naquele Tempo e Agora (Marcos 16; João 3; Apocalipse 14)

Introdução: Provavelmente você já ouviu mais de um cristão dizer: “Eu quero seguir a Jesus”. Provavelmente você já disse a mesma coisa. Como isto funciona hoje? No tempo de Jesus, os discípulos o seguiam, literalmente, aonde Ele ia. O que devemos fazer hoje? Aprendemos na semana passada que o objetivo original dos discípulos em seguir a Jesus era o interesse próprio. Isto fez com que os discípulos ficassem mais parecidos conosco! De que outras formas eles eram como nós? O que podemos dizer sobre a rivalidade entre os discípulos? Isso existia no tempo de Jesus? Vamos pular para dentro da Bíblia e explorar como podemos ser melhores discípulos agora!

I. Ordens para Marchar

A. Se você fosse procurar na Bíblia por instruções sobre como ser um discípulo de Jesus, olharia a maneira como Jesus instruiu os doze discípulos?

1. Os discípulos estavam fisicamente com Jesus. Como você modificaria a tua pesquisa, para torná-la mais relevante? (Eu procuraria pelas instruções que Jesus deu a eles para quando Ele tivesse partido.)

B. Vamos ver uma dessas instruções. Leia Marcos 16:15. O que somos chamados a fazer, se somos discípulos de Jesus? (Dizer ao mundo inteiro as boas novas acerca de Jesus.)

1. Você diria que este era o trabalho primário dos doze discípulos de Jesus?

2. Já falamos acerca do problema de Jesus não estar fisicamente presente. Qual era o trabalho primário dos doze discípulos quando Jesus estava presente com eles? (Jesus estava lhes ensinando acerca das boas novas. Logicamente, eles precisavam aprender as boas novas antes que pudessem ensiná-las.)

a. Isto quer dizer que precisamos aprender as “boas novas” antes de começarmos a pregar ao mundo?

(1) Neste caso, existe algum substituto hoje para a presença de Jesus? (Leia João 14:25-26. O Espírito Santo nos ensina hoje acerca das boas novas. Os discípulos também registraram as palavras de Jesus para eles e nós podemos e devemos ler e estudar a Bíblia – pedindo ao Espírito Santo para que nos ajude a entender.)

C. Leia Apocalipse 14:6-7. Isto quer dizer que estamos desempregados? Nós falhamos em levar o evangelho, e então anjos são necessários para fazer isso no final dos tempos? (Não. Duas coisas. Primeiro, este anjo deve pregar o evangelho “a toda nação, tribo, língua e povo.” Esta não é uma tarefa nova. Este texto é um paralelo com a tarefa de Marcos 16:15 para “pregar o evangelho a toda criatura. (versão Almeida)” Esta tarefa foi dada por Jesus aos Seus discípulos originais (e a nós) e é repetida no Apocalipse. Segundo, o Apocalipse está cheio de símbolos. Se o anjo representa a nós ou é um anjo literal que nos ajuda, não está claro. O que realmente importa é que esta mensagem é a tarefa dos discípulos de hoje.)

D. Vamos continuar com as instruções de Jesus registradas em Marcos 16. Leia Marcos 16:16. Depois que nós compartilhamos as boas novas com outras pessoas, o que devemos esperar? (Uma reação! Ou as pessoas crerão e serão batizadas, ou não crerão e serão condenadas.)

1. O que isto sugere a respeito de nosso trabalho como discípulos? (Nosso papel é pregar. Deixamos a decisão com o ouvinte.)

2. O ouvinte está sozinho ao tomar esta decisão? (Leia João 16:7-11. Mais uma vez, vemos o importante trabalho de equipe do Espírito Santo quando pregamos as boas novas. Nós pregamos, o Espírito Santo convence e o ouvinte decide.)

E. Leia Apocalipse 14:7. Como este verso é um paralelo de Marcos 16:16? (Este verso repete a necessidade dos seres humanos tomarem uma decisão, porque o juízo está sobre nós.)

1. Isso torna mais claro o nosso papel de proclamar um juízo? (Apocalipse 14:7 enfatiza o ponto de vista do juízo mais do que Marcos 16:16. Conforme se aproxima o tempo da Segunda Vinda de Jesus, pregar sobre o resultado desta escolha torna a mensagem mais urgente.)

2. Que outra questão é enfatizada de forma mais completa em Apocalipse 14:7 do que em Marcos 16:15-16? (Que Jesus é o Criador. Marcos 16:15 se refere a “toda criatura”, sugerindo que há um Criador. Mas Apocalipse 14:7 estabelece a base para a nossa adoração como sendo o atributo de Deus como nosso Criador.)

a. Ao olhar à tua volta, você vê que o papel de Deus como Criador é uma questão mais importante em nossos tempos (finais)? (Sim! O debate evolução/criação persiste como nunca antes – mesmo entre os supostos crentes na Bíblia. Segundo, a adoração no Sábado é um memorial da Criação (Gênesis 2:2-3; Êxodo 20:8-11). A adoração semanal está, atualmente, mais vinculada à ressurreição do que à Criação. Esta é uma mudança de foco que se afasta de Apocalipse 14.)

II. Sinais Para Marchar

A. Leia Marcos16:17-19. O último verso nos mostra que estas são, realmente, as últimas instruções de Jesus. Como a tua igreja se qualifica nesta questão dos sinais? Como você se qualifica?

1. Nós assumimos que as últimas instruções de Jesus se aplicam a nós também. Deveríamos decidir qual parte das instruções se aplica e qual não se aplica? Ou todas elas se aplicam?

2. Se você acha que todas elas se aplicam, vamos ver este ponto com mais detalhes. Jesus está dizendo que devemos pegar serpentes venenosas em nossas mãos e beber veneno?

a. Que relacionamento lógico isto teria com a pregação do evangelho?

b. Considerando o que você já leu na Bíblia sobre a igreja primitiva, você se lembra de ter lido sobre pegar em serpentes ou beber veneno? (Não. O relato de Paulo ter sido mordido acidentalmente por uma serpente (Atos 28:3-5) é o que chega mais perto.)

(1) Se não vemos essas coisas na igreja primitiva, o que você acha que isso quer dizer? (Se raciocinarmos a partir do único exemplo que temos (Paulo sendo picado acidentalmente e não morrendo) parece que Jesus está dizendo que, ao sairmos para pregar o evangelho, podemos nos encontrar em situações de perigo. Ele nos protegerá.)

(2) Deveríamos lidar com serpentes venenosas e beber veneno para verificar esta promessa? (Não. Leia Mateus 4:5-7. esta parece ser uma situação idêntica. Satanás lembra Jesus das promessas de Deus por proteção, mas Jesus responde que não deveríamos nos colocar deliberadamente em perigo.)

III. João e a Rivalidade

A. Vamos trocar de marcha e olhar outro aspecto do discipulado daquela época e de agora. Leia João 3:22-23, 26. Que reclamação os discípulos de João batista tinham a respeito de Jesus? (Que a “concorrência” estava ganhando. As pessoas estavam deixando João Batista e indo para Jesus.)

1. Por que isso deveria preocupar os discípulos de João Batista? (Aparentemente nem todos os discípulos de João entenderam a mensagem de que ele estava preparando o caminho para Jesus. A competição com outros é uma coisa natural na vida. Eles queriam que o seu mestre continuasse a ser o mais popular dentre os competidores.)

2. Por que os discípulos de Jesus reclamaram sobre Jesus estar batizando? (Jesus estava até “roubando” os métodos deles! O que poderia ser mais injusto?)

B. Leia João 3:27. Sobre que homem João está falando? (Ele está falando sobre si mesmo e todas as outras pessoas. Cada pessoa recebe dons de Deus.)

1. Qual é o argumento de João? (Não deveria haver competição por duas razões. Primeira, todos os dons de talento humanos vem de Deus. Por que você exigiria crédito por alguma coisa que te foi dada por outro? Segunda, a quantidade do teu dom é determinada por Deus. Se Jesus tem mais “dons”, então tudo bem. Os discípulos de João não deveriam esperar que ele tivesse mais dons do que o que foi dado a ele por Deus.)

2. Vamos pensar sobe isso por um minuto. O que isto nos diz acerca do orgulho pelo nosso “status” na vida?

a. O que isto diz acerca da inveja? Da cobiça?

b. Antes que desçamos demais nesta estrada; todos usam todos os dons dados a eles por Deus?

(1) Se a resposta é “não”, então está errado ter orgulho em usar mais dons do que as lesmas que são teus concorrentes?

(2) Se a resposta é “não”, então não deveríamos sentir inveja quando nós somos as lesmas e nosso “concorrente” aplicou mais fé e fez um trabalho melhor porque utilizou mais dos seus dons? (Inveja e cobiça são errados. Se estamos onde estamos na vida por causa por causa de termos dons limitados por Deus ou por causa de nossa falha em utilizar de forma vantajosa os dons de Deus, não podemos mudar o passado. Tudo o que podemos fazer é utilizar corretamente os dons e oportunidades que Deus nos dá agora e deixar o resultado com Deus.)

C. Amigo, Deus te ofereceu o emprego de ser Seu discípulo. Você vai aceitá-lo? Vai falar das boas novas da salvação do juízo? Vai trabalhar sem inveja nem competição?

IV. Próxima Semana: O Chamado de Jesus ao Discipulado

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: