terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Bíblia Para Hoje - Lição 13

A Palavra de Deus Permanece (Salmos 119; Números 21; João 3; Mateus 24)

Introdução: Quase tudo parece mudar durante nosso curto período de vida. Quantas coisas nós usamos no nosso dia-a-dia que tenham milhares de anos de idade? Quantas coisas que tenham esta idade têm qualquer relevância hoje? Posso pensar em apenas uma: A Bíblia. Simplesmente o fato de que a Bíblia continua a ser um guia para a vida de forma relevante e popular nos ensina alguma coisa sobre suas origens divinas. Infelizmente, alguns discordam. Exatamente agora, há pelo menos dois livros em uma lista de mais vendidos que atacam a crença em Deus. O livro de Hitchens, “Deus Não É Grande” é o nr. 3 e o livro de Dawkins, “A Desilusão de Deus” é o nr. 26 na lista de mais vendidos do jornal New York Times. Vamos mergulhar e gastar algum tempo considerando por que a palavra de Deus permanece, a despeito de seus críticos!

I. A Palavra de Deus: Um Mapa Confiável

A. Leia Salmos 119:105. Você já usou um mapa que estava desatualizado? O que fez com este mapa?

1. O Salmista nos diz que a palavra de Deus é um roteiro para a vida. Você concorda?

a. O que aconteceria se a maior parte das pessoas achasse que a Bíblia dá maus conselhos para suas vidas? (Elas a rejeitariam. Existe um termo legal, “auto-autenticação”, e acho que este termo se aplica aqui [N.T. – Auto-autenticação é a tradução literal de “self-authenticating”, mas este tradutor não tem conhecimento se este conceito existe por aqui e, caso afirmativo, qual seria o termo jurídico apropriado]. A Bíblia é sua própria testemunha com relação à sua confiabilidade e fidelidade. Esta é uma importante razão pela qual ela continua sendo tão popular.)

2. Você conhece pessoas que rejeitam a Bíblia como um guia confiável para a vida? Se sim, existe uma característica comum entre elas? (Geralmente são pessoas que possuem um estilo de vida que a Bíblia não aprova. Não existem muitas pessoas que ataquem os princípios gerais da Bíblia como sendo falsos. Em vez disso, eles desafiam apenas uma regra ou duas, porque elas não se encaixam com os seus desejos.)

B. Leia Salmos 33:11. Como Deus permanece relevante através das gerações? (Deus tem um plano-mestre e um propósito para os seres humanos que não mudam “por todas as gerações”. Deve ser um plano fabuloso para continuar sendo relevante!)

1. Quais são estes planos para nós? (Leia Jeremias 29:11. Deus deseja nos dar esperança, prosperidade e um futuro.)

a. Existe alguma evidência disto? (Uma vida melhor é outra razão pela qual a palavra de Deus prova a si própria vez após vez. Mesmo hoje o plano de Deus opera para tornar nossas vidas melhores. Mais do que isto, o plano de Deus nos dá uma maneira de escape da morte eterna – isto sim, é algo que nos dá esperança!)

II. A Palavra de Deus: Uma Abordagem Revolucionária à Liderança

A. Leia Números 21:4-5. O que o povo de Deus pensava acerca de Sua palavra naquela época? (Nenhuma das acusações era verdadeira – exceto, talvez, que eles não gostavam da comida.)

1. Sabendo o que você sabe sobre o Êxodo, o que acha sobre as reclamações do povo contra a liderança de Deus?

B. Leia Números 21:6-7. A resposta de Deus à rebelião foi enviar castigos e punições. O que isto diz acerca da liderança de Deus?

C. Leia Números 21:8-9. Qual é a lógica em fazer uma imagem de uma serpente e dar vida às pessoas se elas olhassem para a imagem? (Penso que a chave é enfrentar os teus pecados. A serpente é o símbolo histórico do pecado. O reconhecimento do teu pecado é o primeiro passo para a vida.)

D. Leia João 3:14-15. Por que Jesus Se compara à serpente no deserto? (Jesus assume os nossos pecados. Ele se torna pecado por nós. Se “olhamos” para o nosso Senhor crucificado, este ato nos dá vida.)

1. Como a abordagem do nosso Deus difere da abordagem de outros deuses e outros governantes? (A abordagem de Deus é notavelmente diferente. Ele deu a Sua vida por nós! A maioria dos líderes tira algo de seus seguidores. Eles usam e abusam daqueles que estão abaixo deles. Mas não o nosso Deus.)

2. Existe um estilo de liderança diferente na abordagem de Deus em Números (ao enviar as serpentes) e em João (ao aceitar o nosso castigo pelo pecado)? (Não. Esta é uma diferença muito importante entre o nosso Deus e os outros deuses e governantes: nosso Deus Se sujeita à regra da lei. Ele não altera as leis, para que sejam aquilo que Ele quer a cada momento. O povo no deserto foi punido pelo seu pecado de rebelião – até que se afastaram deste pecado. Jesus não fez uma anistia e simplesmente esqueceu a questão da rebelião do pecado. Em vez disto, Jesus cumpriu a lei, pagando a penalidade em nosso lugar.)

3. O que o “estilo” de liderança de Deus tem a ver com a relevância e a popularidade duradouras de Sua palavra? (Este estilo é diferente de tudo o mais na terra.)

4. Todos nós conhecemos homens e mulheres piedosos que são líderes servidores e que não abusam daqueles que estão “debaixo” deles. Em minha experiência, estas pessoas são cristãs. Imagine como o mundo seria não houvesse o exemplo de um Deus que liderou dando a Sua vida?

E. Leia Hebreus 2:14-15. Por que Jesus destrói a morte com a Sua morte? (Satanás é o nosso inimigo, que quer a nossa morte. Quando Jesus morreu em nosso lugar, tirou o poder de Satanás de exigir a nossa morte por causa dos nossos pecados. Que conceito! Jesus vence dando a Sua vida. Permite que Satanás O torture e mate para nos dar a vida eterna.)

F. Leia Romanos 4:18-25. Quantas vezes você vê outros levando o crédito por um trabalho que não fizeram? A quem Jesus atribui o crédito por Sua vida perfeita? (Ele atribui o crédito àqueles que crêem nEle.)

1. O que a ressurreição de Jesus faz por nós? (Ela nos justifica. Ela tira os nossos pecados quando pedimos perdão.)

2. É comum os líderes atribuírem a outros o crédito que é, na verdade, devido a eles?

G. Leia Mateus 28:18-20. Nos negócios, treinamos as pessoas para que, em algum momento, sejam auto-suficientes. É assim que você ganha dinheiro com o trabalho delas. É assim que funciona a liderança de Jesus? (Ele diz que sempre estará conosco.)

H. Leia Miquéias 6:8. Como Deus quer que reajamos a Seu estilo de liderança? (Este é um resumo da abordagem de Deus: justiça (a regra da lei), misericórdia (o amor de Deus), e andar humildemente (o sacrifício de Deus em nosso favor e Sua liderança de serviço).)

I. Nossa lição é sobre a permanência da palavra de Deus. O que a abordagem da liderança de Deus tem a ver com este assunto? (Este é um líder que você quer seguir! Este é um líder que você pode seguir a tua vida inteira, e teus filhos depois de você. Este é um líder que permanecerá ao teu lado. Este é um líder que te ama e cuida de você – enquanto também ama a regra da lei.)

III. A Palavra de Deus: Esperança para o Futuro

A. Leia Mateus 24:30-31. Quem está vindo para nos levar para o céu? (Jesus está vindo. Mas, note que os anjos “ajuntam” os justos para levá-los ao céu.)

1. Qual é a importância desta promessa de recompensa para a natureza permanente da palavra de Deus?

B. Leia Mateus 24:36-39. Jesus fala sobre coisas sobre as quais podemos saber e coisas sobre as quais não podemos saber. O que podemos saber? (Que Jesus está voltando para nos levar ao céu com Ele.)

1. O que não sabemos? (Quando isto vai acontecer.)

2. Há alguma coisa de errado com as coisas que Mateus 24:38 descreve que as pessoas estariam fazendo? (Não. Eles simplesmente foram apanhados nas coisas deste mundo. Deus nos chama para estarmos atentos a respeito das coisas de Deus.)

C. Leia Mateus 24:42-44. Por que Jesus compara a Sua Segunda Vinda com a visita de um ladrão? Por que Jesus usaria a ilustração de alguém que vem para roubar as tuas coisas? (Existe aqui a idéia do ladrão fazendo uma visita inesperada. Mas, mais fundamentalmente, temos muito a perder ou a ganhar na Segunda Vinda. Precisamos estar alertas para que Satanás não “invada” as nossas vidas e roube a nossa vida eterna. Precisamos “estar preparados” com a palavra de Deus pelo resto de nossas vidas – para que estejamos prontos para a Sua Segunda Vinda.)

1. O que esta comparação entre a recompensa do cristão com a vinda de um ladrão tem a ver com a natureza permanente da palavra de Deus? (A palavra de Deus não é uma coisa que você lê apenas uma vez, e então passa para outras coisas na vida. Deus nos diz que estarmos firmes em Sua palavra e prestarmos atenção ao nosso relacionamento contínuo com Ele, é um concerto contínuo da mais alta ordem. Se você aceita isto, ensinar isto aos teus filhos torna-se muito importante.)

D. Amigo, a palavra de Deus tem sobrevivido por milhares de anos. Você vai fazer dela uma parte importante da tua vida?

IV. Próxima Semana: Iniciaremos uma nova série, chamada “No Melhor e No Pior: Lições dos Casais do Antigo Testamento”. Iremos explorar os casamentos de casais no Antigo Testamento para ver o que podemos aprender para melhorar nossos próprios casamentos.

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: