terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Bíblia Para Hoje - Lição 12

Crescendo pela Palavra (João 3; Hebreus 4-6)

Introdução: Um caso muito difícil de liberdade religiosa com o qual lidei envolvia um cliente que teve mudanças estáveis e substanciais em sua vida depois de ter entregado sua vida a Jesus. O lado contrário argumentava que ele não era sincero em suas convicções religiosas (e que, portanto, não deveria ganhar a causa) por causa do conflito ente o que ele havia sido no passado e o que dizia e fazia agora. O advogado principal do lado contrário era um pagão que não tinha compreensão sobre o assunto da nossa lição desta semana: o crescimento cristão. Gastei bastante tempo em minha explanação ao tribunal discutindo esta idéia do crescimento cristão e como ele ocorrera na vida do meu cliente. Felizmente, o juiz entendeu esta idéia e decidiu em nosso favor. Vamos mergulhar neste nosso estudo sobre o crescimento cristão!

I. Nicodemos

A. Leia João 3:1-2. O que aprendemos sobre Nicodemos e seus pontos de vista sobre Jesus? Nicodemos era um homem muito importante. Ele não compreendia que Jesus era o Messias – considerava Jesus como um mestre cheio do Espírito e um operador de milagres.)

1. O que você acha que Nicodemos queria? (Ele se encontrou com Jesus à noite. Isto sugere que Nicodemos estava sinceramente interessado em descobrir mais sobre Jesus sem prejudicar a sua reputação ou dar a entender que estava tomando partido ao lado deste polêmico “mestre”.)

2. Se você fosse Jesus, qual seria teu objetivo para esta conversa? (Converter Nicodemos.)

B. Leia João 3:3. Sei que isto é difícil, mas limpe a tua mente de tudo o que você sabe sobre “nascer de novo”, e me diga a que conclusão você chegaria a partir do que Jesus disse?

1. A resposta de Jesus é uma resposta natural à pergunta de Nicodemos? (A declaração de Nicodemos era um início lento e diplomático (ou era o que ele pensava) para uma discussão espiritual que deveria determinar quem era Jesus. Jesus pula a diplomacia e vai direto ao ponto ao qual ambos desejavam chegar.)

2. Nicodemos ficaria ofendido com esta resposta? (Isto seria natural – dado às exaltadas qualificações políticas e religiosas de Nicodemos. Ele devia pensar que precisaria edificar sobre o que já havia alcançado, e não começar tudo de novo.)

C. Leia João 3:4-6. O que Jesus quer dizer quando fala que Nicodemos (e você) deveria “nascer de novo”? (Batismo da água e do Espírito Santo.)

D. Se você fosse pensar sobre a afirmação de Jesus sobre a necessidade de nascer de novo – que significado esta expressão teria além do batismo? (A analogia de Jesus com uma nova vida sugere que o novo cristão deve crescer. De fato, Jesus fala bastante sobre o nascimento do “Espírito” no cristão “nascido de novo”. A idéia do crescimento espiritual como um todo é central ao argumento de Jesus.)

1. Será que mesmo Nicodemos, um estudioso da Bíblia, precisaria “nascer de novo”?

2. O que podemos dizer então, de você?

II. A Expectativa de Deus

A. Leia Hebreus 5:11-12. O que há de errado com estes cristãos? O texto diz que eles eram lentos para aprender. Eles não eram inteligentes?

B. Leia Hebreus 5:13-14. O que Hebreus está ensinando sobre a justiça? (Que a justiça é uma questão de crescimento no conhecimento da palavra de Deus. Se você precisa continuar a reaprender as verdades elementares do evangelho, algo está errado com a tua compreensão dos objetivos de Deus para a tua vida.)

1. O que significa para um cristão estar se alimentando de “alimento sólido”? (O “alimento sólido” te permite distinguir o bem e o mal. Este é um trabalho constante e é o resultado de crescimento na justiça.)

C. Leia Hebreus 6:1-2. Quando o livro de Hebreus nos conclama a não “lançar novamente o fundamento do arrependimento” está dizendo que o crescimento cristão não deveria envolver teremos de nos arrepender novamente? (Não. Hebreus está descrevendo os fundamentos introdutórios (o “leite) do cristianismo: arrependimento dos pecados, fé em Deus, batismo, imposição de mãos, a ressurreição e o juízo vindouros.)

D. Leia Hebreus 6:4-6. Considere esta advertência sobre o crescimento cristão: isto significa que não deveríamos ir atrás daqueles que deixam a igreja? E se nós deixarmos a igreja – não podemos voltar?

E. Leia Hebreus 6:7-8. Como podemos saber se caímos? (Hebreus está comparando a vida cristã produtiva com a vida “caída”. A pessoa caída pode continuar se assentando na igreja, molhando-se com a “chuva” (O Espírito Santo), mas esta pessoa produz uma vida de “espinhos e ervas daninhas”. Não creio que este seja o “filho pródigo” que sai da igreja e depois volta para os braços d um pai amoroso. Veja Lucas 15:11-24.)

F. Qual é o ponto principal de Hebreus 5:11-6:8? (Todo o sentido desta argumentação é a falha no crescimento cristão. Precisamos estar avançando no conhecimento. Precisamos der cristãos produtivos.)

G. Leia Tiago 5:19-20. Como isto se encaixa no quadro que o autor de Hebreus está pintando? (Podemos cair em pecado e voltar. Podemos nos desviar e retornar. O que não podemos fazer é estarmos plenamente conscientes e estabelecidos na verdade e então nos afastarmos de Deus. Um coração endurecido como este provavelmente não irá retornar. Veja também Hebreus 3:12-4:2.)

H. Como os textos desta seção podem ser comparados a dirigir um carro? (Ou você está dirigindo e avançando em direção ao objetivo da maturidade cristã ou não está. Você pode estar parado ou em marcha a ré. Nenhum dos dois á uma boa coisa. Se está em marcha a ré, está se movendo para longe do ideal e em direção a um coração ainda mais endurecido.)

1. Em que direção o teu “carro” espiritual está se movendo?

III. Fé e Descanso

A. Este mandamento para continuarmos crescendo na maturidade cristã, para continuar dirigindo em frente, parece ser cansativo? Ele exige mais energia do que você tem disponível? Está sem gasolina? Vamos ler Hebreus 4:1-3. Como o acréscimo da fé ao nosso conhecimento da mensagem de Deus nos dá descanso? (O paralelo (Veja Hebreus 3) é o Êxodo do Egito para Canaã. Se o povo simplesmente continuasse indo adiante com Deus, simplesmente confiasse nEle, teriam entrado na terra prometida – a terra do descanso.)

B. Leia Hebreus 4:4-7. A que Deus compara o descanso da fé e da confiança nEle? (O sábado termina a semana de trabalho, assim como o sábado original terminou a semana da criação. Se não entrar no descanso espiritual que vem da fé, você não terminou o caminho do crescimento cristão.)

C. Lei Hebreus 4:8-11. Que ligação existe entre a guarda do sábado e a fé? (O sábado é o memorial semanal do descanso que nos é dado pela fé. “Todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras.” O sábado reflete a nossa fé e nossa compreensão de que Deus tem um descanso celestial em mente para nós – não apenas aqui, mas na terra prometida celestial.)

D. Você diria que parte do nosso crescimento cristão é o nosso desejo de estar em uma jornada para o céu?

IV. Amor

A. Leia I Coríntios 13:1-3. Acabamos de estudar a importância da fé para o nosso crescimento cristão. Aprendemos agora que a fé sem amor é nada. Como isto pode ser verdade?

B. Leia I Coríntios 13:4-7. Há espaço na tua vida para crescimento na área do amor?

C. Leia I Coríntios 13:8-13. Por que o amor é tão maravilhoso? (Penso que este texto nos diz que podemos ter doutrinas, profecias e conhecimento imperfeitos. Ou seja, o ensinamento da igreja pode não ser exatamente perfeito. Mas uma atitude de amor está tão perto da perfeição de Deus quanto podemos chegar agora. Assim como o aviso aos pais – o amor perdoa muitíssimos “pecados” (veja I Pedro 4:8). O amor é uma parte necessária do nosso crescimento cristão.)

V. Resultado

A. Leia Efésios 4:14-15. Conforme amadurecemos em nossa compreensão da palavra de Deus, que benefício entra em nossa vida?

1. Quando encontramos um membro que ainda não alcançou a maturidade, e está sendo levado por uma falsa doutrina, como deveríamos responder? (Conforme falamos a “verdade em amor”, continuamos a crescer em nosso conhecimento de Jesus.)

B. Amigo, como está a tua vida? Você está continuando a crescer na compreensão da vontade de Deus para a tua vida? A tua fé e o teu amor estão crescendo? Se não, você vai se comprometer a estudar a palavra de Deus a cada dia, para que a tua vida se mova em direção àquele “descanso sabático” que Deus prometeu?

VI. Próxima Semana: A Palavra de Deus Permanece

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: