terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Bíblia Para Hoje - Lição 11

Sabedoria Diária (Salmos 19; Mateus 20 e 22)

Introdução: Qualquer pessoa inteligente quer ser mais inteligente, certo? Você também gostaria de ser sábio? Qual é a diferença que você vê entre as duas coisas? Qual das duas você preferiria ter, inteligência ou sabedoria? O problema com a inteligência é que ela é herdada – portanto, você tem pouco a fazer com relação a possuí-la ou não. Isto não é verdade com relação à sabedoria. A sabedoria pode ser adquirida através do estudo e do esforço. Nossa lição desta semana é sobre a sabedoria; assim, vamos sabiamente pular para dentro do nosso estudo!

I. Onde Encontrar Sabedoria

A. Leia Salmos 19:7. O que este verso quer dizer com “revigora” a tua alma? (Isto parece ser uma “afinação” ou uma “turbinada” para o âmago do teu ser.)

1. Somente pessoas inteligentes estão se tornando sábias? (Está disponível a todos: “tornam sábios os inexperientes”.)

2. Por que ser “digno de confiança” é parte de tornar-se sábio? (A sabedoria é, em grande parte, a compreensão de como as coisas operam. Portanto, se você tem um conhecimento confiável (você é digno de confiança), está no rumo para a sabedoria.)

B. Leia Salmos 19:8. Nós estudamos a felicidade na semana passada. Como a lei pode nos dar alegria?

1. O que a luz faz para os teus olhos? (Te ajuda a ver as coisas mais claramente.)

2. Que relação existe entre a luz e a beleza? (Quando você coloca uma flor sob uma luz intensa, pode ver mais da sua beleza! A luz te ajuda a perceber as coisas mais corretamente.)

3. O que a luz faz com o mal? (Ela o expõe.)

C. O termo “legalista” é um tipo de palavra pejorativa entre os cristãos. Este texto nos diz que a lei de Deus revigora a nossa alma, nos torna sábios, nos ajuda a ver as coisas claramente e nos dá alegria! Quem iria querer dispensar isso? Por que você não gostaria de se tornar o maior legalista possível?

1. Uma vez que o meu quadro de “legalista” inclui alegria, sabedoria, luz e vigor, talvez estejamos chamando de legalistas as pessoas erradas!

D. Leia Salmos 19:10. Por que é apropriado comparar a lei de Deus com ouro e com mel? (Se você perguntar a alguém se esta pessoa quer algum dinheiro, ou lhe perguntar se ela gostaria de algo doce, ela diria “sim!” Deus está nos dizendo que Sua lei é algo que desejamos. Algo do qual podemos desfrutar.)

E. Leia Salmos 19:11. Como a lei nos “adverte”? (Normalmente uma “advertência” tem a ver com alguma coisa que pode ser perigosa. A vida pode ser perigosa e a lei nos dá advertências acerca das coisas que podem nos ferir. A lei também faz o contrário, ela nos mostra o que é bom para nós.)

F. Qual é o melhor “livro texto” para melhorar a tua vida? (A lei de Deus.)

G. Esta série de versos faz as mais extraordinárias afirmações acerca da lei, dos estatutos, preceitos, ordenanças e mandamentos de Deus. Se estas afirmações são verdadeiras, quem é a fonte de sabedoria, alegria e uma vida gloriosa? (Deus.)

1. Como podemos explorar esta fonte de sabedoria, alegria e bênçãos? Como adquirimos o conhecimento da lei de Deus? (Lendo e estudando a palavra de Deus – a Bíblia.)

H. O leitor desta lição provavelmente não é uma pessoa muito jovem. Portanto, você pode testar isto na tua própria vida. As tuas experiências de vida confirmam ou negam o que o salmista escreve em Salmos 19:1-11?

1. Para responder esta pergunta de uma forma competente, você precisa ter não apenas experiência de vida, mas também precisa conhecer bem a palavra de Deus. Você é competente para responder esta pergunta? Você conhece a tua Bíblia bem o bastante para saber se seguir a lei torna a tua vida melhor?

I. No web site “Progressive Adventism” (Adventismo Progressivo), topei com um vídeo de Martin Sheen, com uma legenda que dizia que que Sheen conhecia a sua Bíblia. No vídeo Sheen cita várias leis de Deus do Antigo Testamento, as quais ele pensa que a sua audiência achará ridículas. A razão para ele fazer isto é defender o argumento de que as leis de Deus acerca das práticas homossexuais também são ridículas.

1. O que isto diz acerca da visão do salmista acerca da lei versus a visão de Sheen (ou a visão dos autores do seu vídeo)? (O ponto de Sheen é que a lei de Deus não é sábia nem é digna de confiança. Exatamente o oposto da visão do salmista.)

2. Se decidimos ignorar alguma parte da lei de Deus, estamos assumindo o papel de legisladores? (Sim, mas esta não é uma questão simples. Em Atos 15 a igreja primitiva lutava com a questão de quais partes da lei deveriam ser observadas pelos gentios. No final, a igreja decide que apenas parte do que Moisés escreveu era válido para os gentios (Atos 15:19-21). Penso que Salmos 19:8 nos ajuda – ao dizer que, se estudamos a lei de Deus, teremos “luz para os olhos”, o que nos ajudará a compreender a vontade de Deus para nós.)

II. Sabedoria Emocional

A. Você gostaria de se relacionar melhor com os outros? (Tenho lido que a maioria dos empregados que são dispensados de seus empregos não são despedidos por incompetência, mas sim porque não conseguem se relacionar. Apenas a incompetência nem sempre faz com que você seja dispensado.)

B. Leia Mateus 22:37-40. Que sabedoria emocional encontramos aqui? Que instrução encontramos para nos relacionarmos com os outros e mantermos o nosso emprego?

1. Determinamos em Salmos 19 que a lei de Deus era uma ferramenta perfeita para tornar nossas vidas melhores. Que atalho Jesus nos dá, se não temos certeza se conhecemos a Sua lei? (Jesus reduz a lei a dois princípios fundamentais. Você deve ser capaz de acompanhar duas coisas!)

a. Estes princípios são simples de se dizer. Quão fácil é aplicar o princípio do amor aos outros como você se ama a si mesmo?

C. Leia Colossenses 3:22-24. Um dos ataques de Sheen à lei de Deus era a sua regulamentação – e não a eliminação – da escravatura. Se você fosse Deus, aconselharia os escravos a se revoltarem contra as autoridades?

1. Que conselho Deus dá aos escravos?

2. Este conselho se aplicaria aos empregados dos dias atuais?

3. Se você fosse um empregador, o que você faria com um empregado que cumprisse Colossenses 3:23 de coração? (Eu nunca dispensaria este empregado!)

III. Sabedoria de Cidadão

A. Leia Romanos 13:1-5. Isto é sabedoria no trato com o governo?

1. Paulo continua repetindo que as autoridades governamentais são “servos de Deus”. Ele estava falando acerca de Roma, a qual tinha líderes que pareciam estar longe de serem “servos de Deus”. O que Paulo quer dizer com isto?

2. Se você é um americano, e crê que Deus tem abençoado nosso país, como você encaixa a nossa rebelião contra a Inglaterra com este texto?

a. Os Estados Unidos seriam o que são hoje sem a nossa guerra pela independência?

3. A sabedoria de Romanos 13 também se aplica ao trabalho?

IV. Sabedoria de Liderança

A. Leia Mateus 20:20-22. Levando em conta apenas os fatos relatados nestes versos, você acharia que estes filhos estavam qualificados para assumir as mais altas posições no reino de Jesus? (A mãe faz o pedido na presença deles! Os verdadeiros líderes fariam o pedido eles próprios, ou um grupo de outros líderes pediria por eles.)

1. Descontando o fato de a mamãe negociar as tuas promoções, este é um plano razoável?

a. Se você quer o “ouro”, tem que ir atrás dele, certo?

B. Leia Mateus 20:23. Jesus vai conceder as promoções? (Não.)

C. Leia Mateus 20:24-28. A que Jesus está respondendo? Ao pedido da mãe? À irritação dos outros dez discípulos? Ou à natureza da liderança? (A implicação aqui é que todos eles gostariam de serem os líderes principais. Jesus está dizendo que o trabalho não é o que você pensa – espero que você seja um líder servidor.)

1. Esta “sabedoria” se aplica às posições administrativas da igreja? Ou é uma sabedoria que se aplica a qualquer posição gerencial? (Jesus diz que isto é o que ele fez por nós. Parece que é um princípio universal para os cristãos.)

D. Amigo, a palavra de Deus pode te fazer sábio. Você vai se dedicar a estudá-la? Vai concordar em fazer o mais avançado curso de “melhoria de vida” do mundo?

V. Próxima Semana: Crescendo pela Palavra

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: