terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Bíblia Para Hoje - Lição 10

Bíblia e Felicidade (João 10; I Timóteo 6; Romanos 15)

Introdução: Felicidade é um assunto complexo. Muitas coisas na vida cristã parecem ser o oposto de felicidade. Falamos sobre auto-negação e auto-sacrifício. Falamos sobre tomar a “nossa cruz”. E, mesmo assim, olhando para os meus amigos cristãos (e para mim mesmo), não vejo toda esta abnegação. Vejo pessoas que tem “coisas” melhores do que eu e penso “Eu gostaria de ter coisas assim”. “Coisas” são a chave para a felicidade? Renunciar a “coisas” é o caminho da alegria”? Os cristãos estão deixando de ter felicidade porque tem tantas coisas? Vamos mergulhar na Bíblia e descobrir os objetivos de Deus para nós!

I. O Objetivo de Deus e o Dinheiro

A. Qual é o objetivo de Deus para nós? É que sejamos pobres? Apontamos para Jesus como nosso exemplo, e Ele era um “sem-teto” (veja Mateus 8:20).

1. Nenhum cristão que eu conheço escolhe ser um sem-teto. Estamos simplesmente ignorando o Seu exemplo?

B. Leia João 10:9-10. Quando Jesus diz que quer que Seus seguidores “tenham vida ... plenamente”, está falando de uma vida eterna abstrata, ou da vida aqui e agora? (O que quer que Jesus esteja se referindo, de acordo com [o dicionário] Strong, a palavra grega traduzida por “plenamente” (perissos) quer dizer “superabundantemente”, “excessivamente”. Note que Jesus começa estes textos falando da vida eterna.)

C. Leia Provérbios 15:6. Este texto se refere a dinheiro e “coisas” em nossa vida aqui e agora? (Sim.)

1. Existe um outro conceito sugerido implicitamente neste verso? (Sim. Tanto o justo quanto o ímpio tem dinheiro neste verso, mas para o ímpio, o dinheiro lhe causa problemas.)

2. Leia Provérbios 10:22. O que este verso diz acerca de riquezas e problemas? (Este verso sugere que o dinheiro, por si mesmo, traz problemas. Quando Deus nos abençoa com dinheiro, Ele deixa os problemas para trás.)

D. Leia Provérbios 11:28. O que este verso diz acerca do dinheiro e da justiça? (Um dos problemas com o dinheiro é confiarmos nele com relação ao nosso futuro. A pessoa justa, que confia em Deus e não no dinheiro, tem uma “folhagem verdejante” no futuro!)

E. Leia I Samuel 2:7. Este verso se refere ao dinheiro de forma negativa ou positiva? (A pobreza parece nos humilhar e a riqueza nos exalta.)

1. Quem está por trás desta humilhação ou exaltação? (Deus.)

2. O que te faz mais feliz – ser humilhado ou exaltado?

F. Leia Isaías 5:8. O que este verso sugere a respeito de ser rico? (Que você está sozinho!)

G. Leia Marcos 4:18-19. O que este verso diz acerca da riqueza e a palavra de Deus? (Que o “engano” das riquezas “sufocam” a palavra.)

H. Vamos parar e meditar no que lemos. Vimos textos tanto do Antigo quanto do Novo Testamentos. Normalmente, temos a tendência de comparar uma vida “superabundante”, uma vida “excessiva”, com dinheiro. Mas, qual lição geral estes versos nos ensinam a respeito do dinheiro e de teremos uma vida justa? (O dinheiro é uma coisa enganosa. Ele pode trazer problemas – de fato, normalmente traz. Apenas uma combinação de retidão e riqueza pode tornar a vida melhor.)

1. Qual você diria que é o objetivo de Deus para nós no que diz respeito ao dinheiro? Deus vai nos dar dinheiro para que sejamos felizes?

2. Se dizemos que Deus vai nos abençoar com dinheiro, deveríamos ser justos como forma de nos tornarmos ricos? (Leia I Timóteo 6:5. Vamos explorar mais tarde o contexto deste verso, mas ele diz claramente que somente uma “mente corrompida”, “privada da verdade”, pode pensar que “a piedade é fonte de lucro.”)

I. Vimos o que a Bíblia tem a dizer sobre a vida abundante e o dinheiro. As coisas podem trazer a felicidade? Vamos explorar isto em seguida?

II. A Vida Feliz

A. Leia I Timóteo 6:3-5. Que palavras você vê neste texto e que não são aquilo que vem à tua mente quando você pensa em ser feliz?

1. O que parece ser a fonte desta infelicidade? (Pessoas arrogantes que não tem a verdade de Deus.)

B. Leia I Timóteo 6:6-10. Como podemos evitar a tristeza? (Piedade com contentamento.)

1. Se ligarmos a idéia de felicidade com riqueza, qual é o problema em querermos ser ricos? (A Bíblia é clara em dizer que o desejo pelo dinheiro é um caminho perigoso, que pode facilmente nos levar à ruína e destruição.)

C. O dinheiro não parece ser o caminho para a felicidade. Vamos olhar alguns textos que sugerem uma rota positiva para a felicidade. Leia Salmos 133:1. Qual é uma fonte de felicidade entre aqueles que seguem a Deus? (Unidade.)

D. Leia Romanos 15:13-14. Que papel o Espírito Santo desempenha em nossa felicidade? (O Espírito Santo nos enche de esperança – e esperança nos dá alegria e paz.)

1. O que estamos esperando? (Todo este capítulo fala sobre esperança. Mas este texto específico fala que estamos confiando em Deus. A conclusão lógica é que se as coisas não vão bem, estamos esperando que elas melhorem no futuro. Se as coisas estão indo bem, confiamos em Deus quanto ao futuro. O Espírito Santo nos dá o poder de termos um tipo especial de esperança. E esperança enche o nosso coração de alegria e paz.)

E. Leia Gálatas 5:22-25. Quantas das palavras encontradas neste texto teriam alguma conexão com felicidade?

1. Qual é a fonte desta felicidade? (Termos o Espírito Santo em nossa vida.)

F. Leia Filipenses 4:4-7. Se alguém te diz para se “regozijar” ou para “ficar feliz”, isto funciona? O que está por detrás desta afirmação “Alegrem-se sempre no Senhor”? (Confiança em Deus. Apresentamos as nossas orações e petições a Ele, e se confiamos nEle, a paz entrará em nossos corações.)

1. Esta paz é lógica? (Não! O texto diz que ela “excede todo o entendimento”. Deus pode fazer o impossível. Somente precisamos confiar nEle.)

G. I Tessalonicenses 5:16-18. Novamente, temos um texto que nos diz para nos “alegrarmos”. O que este texto sugere que seja o caminho para a alegria? (Sermos agradecidos a Deus. Estarmos em contato com Deus através da oração. Se você está continuamente agradecendo a Deus por Suas bênçãos em teu favor, isto eleva o espírito.)

H. Leia Lucas 12:15. Pense em todos os textos que lemos e estudamos nesta lição. Com quais pressupostos começamos, com relação à felicidade? (Que a felicidade tem a ver com riquezas e posses.)

1. O que apreendemos ser a verdadeira fonte da felicidade e alegria? (Um relacionamento com Deus. A vida não consiste naquilo que temos. Uma vida cheia do Espírito é o caminho para a alegria!)

I. Amigo, você quer felicidade e alegria na tua vida? O caminho para a felicidade não é a riqueza, mas sim um relacionamento com Deus. Você vai convidar o Espírito Santo para entrar na tua vida agora mesmo, para começar a trilhar o caminho da paz, confiança e alegria?

III. Próxima Semana: Sabedoria Diária

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: