terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Bíblia Para Hoje - Lição 09

A Bíblia e a Saúde (Romanos 12 e 14; Marcos 7)

Introdução: Todo mundo quer ser saudável. Ao mesmo tempo, é muito mais fácil, (e mais gostoso) comer e beber tudo o que queremos. É doloroso (às vezes literalmente) fazermos exercícios. Se usar o cinto de segurança não for um hábito, ele é incômodo. Teremos mais tempo para nós mesmos (e, talvez, para o estudo da Bíblia) se diminuirmos nosso tempo de sono, ou, pelo menos, é o que parece. Deus gastou muito tempo no Antigo Testamento dando ao Seu povo mensagens que são obviamente “saudáveis”, através de Moisés. Deus gastou muito tempo no Novo Testamento parecendo minimizar a importância do que entra no corpo, em oposição ao que sai (Veja Marcos 7:18-23). Obviamente que, se tivermos mentes claras e corpos saudáveis, poderemos servir melhor a Deus. Mas isto é uma questão moral? Ou é somente uma questão de bom senso? Os cristãos que se concentram em evitar certos tipos de alimento em vez de evitar certos pensamentos impuros estão sendo usados por Satanás? Vamos mergulhar em nossa lição e ver o que a Bíblia tem a dizer acerca da saúde e a caminhada cristã!

I. Mente x Corpo

A. Leia Romanos 12:1. O que vem à tua mente quando você lê as palavras “sacrifício vivo”? (Primeiro, o sacrifício da vida de Jesus em nosso favor. Segundo, o serviço do santuário com seus sacrifícios.)

1. Que princípio de vida cristã vem à nossa mente quando lemos estas palavras? (A idéia de auto-sacrifício. O princípio de altruísmo. Nossa vida deveria ser um tributo a Deus.)

2. Na introdução, mencionei uma dieta saudável e exercícios podem ser “dolorosos”. Estas são questões que deveriam ser consideradas parte do nosso estilo de vida de “auto-sacrifício” (santo)?

3. A Bíblia tem este tema de que dar resulta em receber (Lucas 6:38). O “auto-sacrifício” naquilo que comemos, se fazemos exercício, quanto dormimos, qual é o nosso peso, termina nos trazendo mais na vida?

B. Leia Romanos 12:2. Embora Paulo escreva sobre os nossos “corpos”, sobre o que ele está realmente falando? (Ele está falando, em primeiro lugar, da nossa mente. Renovamos a nossa mente com coisas espirituais e nossos corpos seguem a trilha das nossas mentes.)

C. Leia Romanos 14:1-3. Qual é a questão do assunto aqui? (Assuntos controvertidos.)

1. Qual é a importância relativa da comida nestes versos?

D. Leia Romanos 14:5-8. O que este texto sugere sobre a importância do debate acerca daquilo que comemos?

1. O que você acha que era o assunto “controvertido” sobre a dieta? (O comentário “The New Bible Commentary” aponta para o verso 6, que se refere a dar graças a Deus ao comer carne e sugere que a questão trata de comer carne oferecida aos ídolos. Os cristãos “fracos” estariam tão preocupados sobre comer carne oferecida aos ídolos que evitariam comer qualquer carne, porque não teriam como se certificar de sua origem.)

2. Este texto, é claro, é de grande interesse para aqueles que pensam que Deus ordena um dia semanal de adoração. Você entende, a partir deste texto, que Deus eliminou o dia especial de adoração semanal? Será que Ele eliminou a importância de um dia de adoração sobre os outros? O comentário “A Commentary, Critical and Explanatory on the Old and New Testaments” assim como outros comentários, diz “não” a essas questões. Ele aponta que Jesus anunciou que era o “Senhor do Sábado” (Marcos 2:28) e, portanto, o Sábado do Decálogo não poderia ter sido parte dos assuntos “controvertidos”. Ao contrário, Romanos 14 se refere aos “obsoletos dias festivos judaicos, aos quais apenas os ‘fracos’ poderiam imaginar que ainda estariam em vigor.”)

E. Vamos continuar com esta linha de argumento. Leia Romanos 14:13-17. Qual é a preocupação primária de Paulo nestes versos? (Aquilo que você come pode criar um problema espiritual para outra pessoa. Seja cuidadoso em não prejudicar outras pessoas por causa das tuas convicções acerca da dieta.)

F. Leia Romanos 14:19-21. Que classificação relativa Paulo faz entre a mente e o corpo? Entre a dieta e as questões espirituais? (A dieta vem em segundo lugar.)

II. A Prioridade de Deus

A. Leia Marcos 7:1-5. Quão importante é a pureza para a saúde?

1. Qual você acha que era o propósito de Deus nas normas de “purificação” através da lavagem, dada através de Moisés? (Para ajudá-los a serem saudáveis.)

B. Leia Marcos 7:6-8. Quais duas linhas de pensamento opostas Jesus vê? (Os mandamentos de Deus e as tradições dos homens.)

1. O que mais incomodava a Jesus – deixar de lado os mandamentos de Deus ou sustentar as tradições dos homens?

C. Leia Marcos 7:14-15. Quando consideramos as questões de dieta, saúde e boa forma, estas são questões de bom senso ou questões de pecado?

D. Leia Marcos 7:17-23. A comida vai afetar a tua espiritualidade? (O bom senso diz que um corpo saudável torna mais fácil pensar de forma clara. Mas, Jesus está dizendo uma coisa muito importante a respeito das questões de dieta. Ele ensina que a comida vai para o nosso estômago e depois para fora do nosso corpo. A comida não nos leva a pecar. Por outro lado, os maus pensamentos do nosso coração são a base para as nossas más ações. Portanto, o que é produzido por nossas mentes e nossos corações deveria ser o foco principal da nossa saúde espiritual – e não a dieta, boa forma, saúde e exercícios.)

E. Leia Romanos 14:22-23. Deveríamos estar discutindo essas questões em nossa lição? (Paulo dedica um capítulo inteiro a este assunto. Penso que é nos detalhes da dieta que Deus nos avisa para não criarmos problemas na igreja, colocando pontos de vista controvertidos com os irmãos mais “fracos” da igreja.)

III. Qual Templo?

A. Sempre que as questões de saúde, dieta e boa forma são levantadas, alguém brada que “nosso corpo é um templo”. Esta é uma afirmação correta das Escrituras?

B. Leia I Coríntios 3:16-17. Este “templo” é uma referência ao nosso corpo ou à nossa igreja local? (Se você não tem certeza, leia todo o capítulo (I Coríntios 3). O comentário “The Wycliffe Bible Commentary” diz que “o templo é a igreja local”. De forma bastante clara, o contexto demonstra que Paulo não está falando sobre saúde, dieta e boa forma, está falando sobre o progresso espiritual da igreja local.)

C. Leia I Coríntios 6:18-20. Esta referência ao “templo” tem a ver com sobre saúde, dieta e boa forma? (Não. Ela está tratando de pecados sexuais. Se você duvida disto, leia o contexto: I Coríntios 6:12-17.)

1. Note que Paulo coloca os pecados sexuais à parte e diz que eles são deferentes. Como eles são diferentes? (Leia I Coríntios 6:16-17. Paulo se refere ao plano original de Deus para o casamento, no qual dois se tornam um. Esta unidade física/espiritual no casamento é única. Portanto, os pecados sexuais também são únicos e especialmente danosos.)

IV. Saúde e Cura

A. Leia Mateus 4:23-25. Por que Jesus toma tempo para curar as pessoas quando poderia ter gasto mais tempo advertindo-os sobre o pecado em suas vidas? (Deus quer que tenhamos saúde e vida.)

1. O que este texto nos ensina a respeito do nosso ministério? (Se Jesus está preocupado com a nossa saúde, também deveríamos estar preocupados com ela. Se Jesus fez da saúde uma parte do Seu ministério, deveríamos torná-la parte do nosso. Saúde, dieta e boa forma, em seu lugar apropriado, deveriam ser uma parte do nosso testemunho.)

2. Existem outras razões pelas quais Jesus poderia ter curado as pessoas? (Sem dúvida isto ajudava a atrair pessoas para ouvir a Sua mensagem. Pessoas que poderiam não vir de outra forma, queriam ser curadas ou ver as curas.)

a. Existe uma lição nisto para nós? (A mensagem da saúde, dieta e boa forma pode ser a forma pela qual algumas pessoas são atraídas para a mensagem espiritual de Deus.)

B. Leia I Timóteo 3:2-4. Todos estes requisitos são necessidades espirituais para todos os crentes?

1. Se você diz que “não”, por que Deus estabelece esses requisitos para o “supervisor” da igreja? (Esta é a descrição de uma pessoa temperante e santa. Deus não somente está interessado em todos os aspectos da nossa vida, Ele crê que Seus seguidores serão atraídos para aqueles que são temperantes. O “pacote total” é um testemunho aos outros.)

C. Amigo, e você? Vai fazer da dieta, saúde e boa forma uma parte da tua caminhada cristã? Vai compreender seu lugar apropriado na tua vida? Vai evitar entrar em disputas com aqueles que vêem as coisas de forma deferente?

V. Próxima Semana: Bíblia e Felicidade

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: