terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Bíblia Para Hoje - Lição 07

A Palavra em Nossa Vida (II Coríntios 5; Salmos 19; II Reis 23)

Introdução: “Fé x Obras” é um antigo debate. Qualquer que seja o tempo em que ele existe, uma correta compreensão do papel das “obras” na vida do cristão é muito importante. Há muitos anos atrás um cristão recém convertido me disse que tinha completa liberdade dos Dez Mandamentos. Sua vida não estava restrita pela lei. Alguns anos depois, o vi novamente. Lembrei-lhe de nossa conversa sobre o papel da lei em sua vida. Ele me olhou de forma meio tímida e admitiu que havia chegado à compreensão de que aqueles que foram salvos unicamente pela tem interesse em guardar a lei de Deus. Vamos pular para dentro do nosso estudo desta semana e aprender mais a respeito de como a vida de um cristão deveria ser influenciada pela palavra de Deus!

I. Nova Criação

A. Leia II Coríntios 5:17-19. Quando a Bíblia diz que “as coisas antigas já passaram”, isto é uma referência aos Dez Mandamentos? (Não. Estarmos “em Cristo” nos torna uma nova criação e elimina o “velho” eu.)

1. O que este texto quer dizer quando fala “não levando em conta os pecados dos homens”? Quando somos uma “nova criação” podemos pecar sem sermos condenados?

B. Leia II Coríntios 5:20-21. O texto nos diz que somos embaixadores – alguém que representa Deus. Como representantes de Deus, deveríamos estar dizendo aos outros que seus atos não são importantes? Somos justos porque Jesus pagou o castigo pelo pecado? Estas são duas perguntas diferentes? (Esta parta da carta aos coríntios diz que nossos pecados não são contados contra nós porque Jesus aceitou o castigo pelo nosso pecado. Isto permitiu que nos tornássemos justos. Neste sentido, os nossos atos do passado não importam.)

1. O resultado lógico deste ensinamento é pregarmos que nosso estilo de vida não importa? (Este não parece ser o resultado lógico.)

C. Vamos continuar seguindo esta linha de argumentação. Leia II Coríntios 6:14-17. O que este texto está dizendo para fazermos (ou não fazermos)? (Este texto parece ir muito além de uma instrução para obedecermos a lei. Lê nos diz para não “estarmos em jugo” e para nos “separarmos” dos descrentes.)

1. Quando de separação a Bíblia está sugerindo?

2. O que significa estar “em jugo"?

3. Mais importante, qual é a relevância disto? Qual é a razão para sermos separados? (Deus se preocupa com a nossa vida depois que nos tornamos Seus seguidores.)

D. Vamos continuar lendo esta linha de aconselhamento. Leia II Coríntios 6:18 – 7:1. O que Deus espera do crente no que diz respeito a “obras”? (Pureza.)

1. Quais motivos este texto nos dá? (Reverência para com Deus!)

2. Isto faz sentido para você – que as obras ainda são importantes depois de ter sido salvo pela fé? (Jesus morreu pelos teus pecados da forma mais dolorosa possível. O céu deu o seu maior dom por você! Deus é um Deus santo. Tendo em vista o respeito por quem Ele é e o que Ele tem feito, precisamos nos esforçar para alcançar a pureza. Precisamos estar “aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.”)

II. Nova Direção

A. Leia Salmos 19:7-8. Que afirmação Deus faz com respeito à Sua lei? (Que ela revigora a alma, nos torna sábios (mesmo se somos inexperientes em outros aspectos), nos dá alegria e nos dá uma direção na vida.)

B. Leia Salmos 19:10-11. Lembro-me de um amigo me dizendo que havia sido salvo pela graça, e de como ele se sentia maravilhosamente bem, porque havia sido liberto da lei. Eu sabia exatamente o que ele queria dizer. Como esta emoção pode se adaptar ao nosso texto anterior que diz que os preceitos de Deus nos dão “alegria ao coração”?

1. Como esta emoção de liberdade da lei pode ser reconciliada com nosso texto atual que diz que a lei é mais doce do que o mel e mais valiosa do que o ouro? (A resposta está no verso 11. A lei nos adverte a ficarmos longe de coisas na vida que irão nos ferir. Obedecermos à palavra de Deus resultará em bênçãos n nossa vida – grandes recompensas.)

C. Leia Salmos 19:12-13. Como você se sente quando está viciado em algum pecado? (Terrível. Indigno. Este texto se refere aos nossos pecados “exercendo domínio” sobre nós.)

D. Como você pode explicar a contradição entre o sentimento de alegria ao ser liberto da lei e o sentimento de alegria quando se está seguindo a lei? (Existe um equilíbrio aqui. Por um lado, é um sentimento maravilhoso estar livre da condenação da lei – o conhecimento daquilo que a lei exige e a nossa experiência de que não podemos guardar perfeitamente a lei. Por outro lado, se a nossa euforia é baseado em não precisarmos mais prestar atenção à lei, então o nosso próximo sentimento será o sofrimento prático, causado por uma vida pecaminosa.)

E. Leia Salmos 19:14. Depois de louvar o que a lei faz em nossa vida, por que o salmista termina falando sobre palavras e meditações – coisas que não parecem ser centrais à lei?

1. A Bíblia nos fala para não mentirmos e não tomarmos o nome de Deus em vão. Também nos fala para não cobiçarmos. Mas não existem um mandamento genérico que abranja as nossas palavras ou nossos pensamentos. Por que eles seriam mencionados no “resumo” de Salmos 19? (O pecado começa no “coração” (mente) e se expressa primeiramente por palavras. Jesus demonstrou o significado mais profundo da lei quando disse que o desejo de cometer adultério viola o mandamento contra o adultério (Mateus 5:27-28).)

III. A Palavra Através de Você

A. Leia João 5:36-40. Jesus está discutindo com os líderes judaicos. Qual é o motivo da discussão? (Eles estudam diligentemente a Bíblia, mas deixam de reconhecer o fato de que Jesus é aquele de quem a Bíblia fala.)

1. Aqueles que estão lendo esta lição provavelmente não têm o mesmo problema dos líderes judaicos. Vamos ver esta questão de forma geral. Por que o estudo “diligente” da Bíblia não abriu os olhos dos líderes judaicos? Como isto pode ser possível?

2. Jesus diz que as Suas obras testificam de Seu Pai que está nos Céus. Você conhece pessoas que ou não estudam a Bíblia ou parecem não compreender a mensagem da Bíblia?

a. Qual a importância das obras, que são parte de nossa caminhada cristã, para estas pessoas? (Outra razão pela qual as nossas obras são importantes é que elas são um meio de trazer outras pessoas à fé. Algumas pessoas que nunca leriam a Bíblia, ou que não compreenderiam a Bíblia, podem ser influenciadas a se voltar para Deus pela tua vida. Nossas vidas podem ser uma parte da “Palavra”.)

IV. Renovação

A. Até aqui discutimos como a Bíblia deveria mudar a nossa vida. O pressuposto é que nós estudamos a Bíblia. Vamos ler II Reis 22:8,10-11. Estas pessoas tinham muitas cópias da Bíblia? (Não. Parece que elas haviam perdido a sua única cópia e a encontraram novamente no templo quando algumas reformas estavam sendo feitas.)

B. Leia II Reis 23:1-3. Qual foi o resultado desta leitura pública da Bíblia? (As pessoas fizeram um voto de seguir as instruções dela para suas vidas.)

C. Nos “velhos tempos”, quando viajávamos em nosso motorhome, precisávamos carregar dinheiro conosco. O problema era como evitar que o dinheiro fosse roubado se alguém invadisse o nosso motorhome? Minha solução foi manter o dinheiro “visível”. Em vez de esconder o dinheiro em algum lugar de difícil acesso, eu o colocava em alguma coisa comum, que ladrão veria imediatamente – e descartaria como sendo um lugar para se esconder dinheiro. Será que o diabo esconde a Bíblia de forma “visível”?

1. Com que freqüência você lê e estuda a tua Bíblia?

2. Você é um defensor de uma Bíblia que seja difícil de entender?

3. Você lê e estuda uma Bíblia que você pode entender?

D. Amigo, Deus nos chama para obedecermos aos Seus mandamentos. Nós obedecemos, não porque isto nos traz a salvação, mas porque Deus morreu por causa das exigências da lei. Isto deveria abrir os nossos olhos para a importância da lei. Você vai decidir hoje ler, compreender e obedecer a palavra de Deus?

V. Próxima Semana: Revelação de Esperança

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: