terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Bíblia Para Hoje - Lição 06

A Bíblia e a Ciência (Salmos 14; Jó 38; Salmos 119; Provérbios 17)

Introdução: Há não muito tempo atrás, eu estava lendo a transcrição do julgamento do “Design Inteligente” (“DI”), que aconteceu em uma corte federal da Pensilvânia há cerca de um ano e meio atrás. Design inteligente é uma teoria científica que defende que a nossa criação ocorreu como resultado da operação de uma inteligência, ao contrário da teoria de Darwin, da mudança através do acaso. O que me chamou a atenção, enquanto lia os depoimentos (e as declarações do juiz), era que a defesa do darwinismo não era baseada tanto em provar que este era verdadeiro e lógico, mas sim baseado em se as principais mentes científicas, associações e publicações de cientistas aceitavam o darwinismo como verdade. Existe algum sentido nesta abordagem, porque os juízes não são especialistas em ciência. A comunidade científica abraça o darwinismo e (de forma genérica) rejeita o DI. Portanto, o darwinismo venceu. Os leitores destas lições sabem que sou um advogado e uma pessoa lógica, e não um cientista. Em vez de publicações científicas, o que o nosso bom senso, nossa experiência de vida e a nossa lógica dizem acerca da existência de Deus e da verdade de Sua palavra? Vamos mergulhar neste tópico fascinante!

I. Tolos?

A. Os mais importantes cientistas de 300 – 500 anos atrás apoiavam a idéia de um Deus criador. Hoje, a maioria parece hostil ou indiferente. Leia Salmos 14:1. Assuma que você e eu estamos em um debate sobre alguma questão importante. Meu argumento é que você é um tolo, e o teu argumento tem a ver com o mérito da questão. Quem deveria ganhar? (Insultar alguém não é substituto para um argumento razoável.)

1. Eu digo que, se você não é um (Republicano, Democrata ou Independente – você escolhe), você é um tolo. Você está convencido?

2. Deus está simplesmente insultando os que não crêem nEle? Ou existe alguma coisa mais nisto que Deus está dizendo? (Quando você vê a palavra “tolo” na Bíblia, ela geralmente está se referindo a alguém que não possui “sabedoria”. Deus não está dizendo que um tolo é estúpido. Deus está dizendo que um tolo não possui sabedoria – o que é uma coisa muito diferente.)

3. Olhe novamente a última parte de Salmos 14:1. Poderíamos dizer que estas palavras são mais insultos? (Sim! Assim como o juiz no julgamento do DI olhou o que os especialistas disseram, em vez de determinar cientificamente o que é verdade, também Deus diz para olharmos os resultados de crer nEle. O tolo vive a vida como se Deus não existisse. A vontade de Deus e o juízo de Deus não são parte da “equação” na tomada de decisões desta pessoa. Portanto, os atos desta pessoa são corruptos e detestáveis.)

a. Tenho certeza de que existem muitas pessoas que não crêem em Deus e que protestariam dizendo que não vivem vidas corruptas e detestáveis. O que você diria a estas pessoas? (Se eles não acreditam em um poder fora de si mesmos, então seu processo de tomada de decisão, invariavelmente, se voltará para o que eles acham que é melhor para si mesmos.)

B. Você acha que um cientista pode dizer, de forma válida, que não existem provas de que Deus existe ou que Ele tenha criado o universo?

1. Se não, por que não? (Não existem provas claras da ausência de Deus. Stephen Hawking tem a reputação de ser um dos homens mais inteligentes vivos. Uma das coisas que eu aprecio muito em seus escritos científicos populares é a sua humildade. Frequentemente ele poderá dizer (parafraseando), “Esta é a nossa teoria atual. Já estivemos errados no passado e quando conseguirmos melhores evidências, pode ser que descartemos esta teoria.” Seus escritos com freqüência se referem a um deus (querendo se referir a algum poder não explicado por trás de toda ciência). Nunca li nada que me faça crer que Hawking acredite no Deus Criador da Bíblia, mas, pelo menos, Hawking é sábio o bastante para escrever de forma que não exclua definitivamente tal possibilidade.)

C. Todos nós conhecemos a história de Jó. A maior parte dos comentários que ouvi sobre Jó menosprezam algumas das coisas duras que Jó diz acerca de Deus. Leia Jó 9:32-35. O que Jó está pedindo? (Ele pensa que Deus está sendo injusto com ele. Ele quer “processar Deus” (levar Deus a um tribunal, diante de um juiz), para que possa ter uma audiência justa sobre o que Deus está fazendo com ele.)

1. Jó acredita em Deus (Sim!)

2. O que Jó está desafiando? (A justiça de Deus.)

D. Vamos ler agora Jó 38:1-3. Como Deus responde a um desafio à Sua justiça (e não à sua existência)? (Deus diz que Jó não sabe o que está falando.)

E. Leia Jó 38:4-7. Em que Deus baseia a Sua declaração de possuir um conhecimento superior? (Em ser o Criador da terá.)

F. Leia Jó 38:19-21. Como Deus compara a Si próprio com os seres humanos?

G. Leia Jó 38:31-36. Em todos estes versos de Jó 38, Deus está construindo um argumento muito específico sobre quem o que Ele é. Sobre o que o argumento de Deus está baseado? (Na ciência. Deus diz para olharmos os céus, olharmos a terra e a nós mesmos. Você criou estas coisas? Você controla estas coisas?)

H. Que conflito interessante. Quando Deus é chamado a argumentar acerca de Sua sabedoria superior, Ele aponta para a ciência da criação. Os cientistas de hoje “derrotam” a teoria do Design Inteligente apontando para a criação. Vamos testar isto nas próximas seções.

II. Testando a Lógica dos Tolos

A. Considere a tua mão. Até onde você sabe, os seres humanos podem reproduzir perfeitamente a operação da mão? (Não. Nem mesmo chegam perto.)

1. Qual é a conclusão lógica que podemos chegar a partir disso? (Se os seres humanos [com toda a sua “sabedoria”] não podem recriar a operação da mão, a idéia de que as mãos surgiram por acaso é irracional.)

B. Considere a operação do teu cérebro e do teu olho. Os seres humanos podem distinguir facilmente um rosto do outro. Os computadores podem fazer isso? (Não. Existe muito trabalho nesta área para tentar criar câmeras/computadores que poderiam “reconhecer” nos aeroportos os terroristas conhecidos. A tecnologis dos computadores tem um longo caminho a percorrer.)

C. Preste atenção novamente a Jó 38:33. Stephen Hawking escreve a respeito das nossas observações de que o universo está expandindo. Este é um fato importante para a teoria da origem do universo conhecida como teoria do “Big Bang”. Podemos ver que o universo está vagarosamente se expandindo em todas as direções. Portanto, alguns cientistas concluem que o universo começou a partir de uma explosão.

1. Pense a respeito disto e da teoria da atração gravitacional por um instante. Com o que nós deveríamos, logicamente, estar preocupados? (Se o universo está expandindo, esta expansão está enfraquecendo a atração gravitacional. Portanto, se a expansão for muito rápida, o universo se separará em algum momento. Se for muito lenta, a atração gravitacional atrairá o universo em direção ao centro e ele implodirá.)

a. Do que depende a nossa sobrevivência? (De que a expansão ocorra precisamente na taxa correta.)

(1) Pela lógica isto seria uma questão de acaso? Uma questão a ser experimentada? Ou esta seria uma das “leis dos céus”, citadas em Jó 38:33.

III. Provas em Nossa Vida

A. Leia Salmos 119:105. Que afirmação está sendo feita com relação à Bíblia? (Que você deveria dirigir a tua vida pelos preceitos encontrados nela. Ela mostra o caminho a percorrer na vida.)

1. Dado este texto, se você pudesse demonstrar que seguir o conselho de Deus incremente de forma mensurável a qualidade de vida, esta seria uma prova científica da confiabilidade da palavra de Deus? (Sim.)

B. Existe uma diferença na taxa de divórcio entre os cristãos e o mundo? (Tenho lido que não existe, mas estes estudos não distinguem entre cristãos praticantes daqueles que professam ser cristãos. De acordo com P. Fagan, “Why Religion Matters Even More: The Impact of Religious Practice on Social Stability,” [Por que a Religião é Ainda Mais Importante: O Impacto da Prática Religiosa sobre a Estabilidade Social] (18 de dezembro de 2006, Heritage Foundation Backgrounder), “Matrimônios nos quais ambos os cônjuges freqüentam cultos religiosos frequentemente tem 2,4 menos chances de terminar em divórcio [do que quando os cônjuges não assistem].” (Fagan, p. 3). Aqueles que param de freqüentar a igreja se divorciaram 2,5 vezes mais frequentemente do que aqueles que continuaram a freqüentar. (Fagan, pp. 3-4).)

1. O que você acha que é o fator mais importante para a predição da estabilidade conjugal? (Freqüência à igreja (Idem).)

C. Será que morar junto antes do casamento, fazendo um “teste” para o casamento, melhora as tuas chances de permanecer casado? (Não. Casais que viveram juntos antes do casamento tiveram 59% a mais de probabilidade de divorciar do que aqueles que não fizeram isto. (Fagan, p. 4).)

D. A freqüência à igreja afeta os relacionamentos entre mães e filhas? (Mães que consideram a religião como sendo importante se dão melhor com suas filhas. Mães e filhas que freqüentam a igreja com a mesma regularidade tem relacionamentos significativamente melhores. Mesmo a freqüência das avós à igreja tem um impacto sobre seus descendentes. “Quanto mais religiosa for a mãe da mãe, maior é a probabilidade de um bom relacionamento com os filhos” (Fagan, p. 5).)

E. Como a freqüência à igreja afeta o relacionamento de pais e filhos? (Uma prática religiosa maior melhora os relacionamentos de pais e filhos (Fagan, pp. 5-6).)

F. Trinta e sete por cento dos nascimentos nos Estados Unidos ocorrem fora do casamento! (Fagan, p. 7) Esta é uma prova da falência da religião? (Não. A prática religiosa regular é um dos mais poderosos fatores na prevenção dos nascimentos fora do matrimônio. Mulheres jovens que não se consideram “muito religiosas” tem de 2 a 3 vezes mais nascimentos fora do matrimônio do que aquelas que se consideram “muito religiosas” (Fagan, p. 7).)

G. Leia Provérbios 17:22. Um relacionamento com Deus afeta a nossa disposição?

H. Membros da igreja que sofrem se depressão ou outras doenças mentais têm reclamado para mim que as pessoas não acham que eles sejam “bons cristãos”, se continuam com sua doença. Outros sugerem que recomendar oração para a sua situação fica aquém do problema e que o que seria realmente necessário uma intervenção médica. A palavra de Deus é um fator negativo ou positivo, quando se trata de saúde mental? (Positivo: 81% de 99 estudos descobriram “alguma associação positiva... entra o envolvimento religioso e uma maior felicidade, satisfação pessoal, moral afeto positivo, ou outros indicadores de bem-estar” (Fagan, p. 9). “Adolescentes que freqüentam regularmente cultos religiosos e teme um nível elevado de apoio espiritual de outras pessoas em sua comunidade tem os mais baixos níveis de depressão” (Fagan, p. 10).)

I. Amigo, olhe à tua volta. Em praticamente todos os aspectos da nossa vida vemos provas de que Deus existe e que a Sua palavra é verdadeira. Você vai escolher servi-Lo como demonstrado em Sua palavra?

Próxima Semana: A Palavra em Nossa Vida

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: