terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Bíblia Para Hoje - Lição 05

Quando as Pedras Clamam (João 20; Gênesis 23; Mateus 28)

Introdução: Uma das questões importantes em qualquer processo legal americano é o ônus da prova. Quem tem o dever de demonstrar que os fatos ocorreram de certa maneira? A designação do ônus da prova pode fazer toda a diferença para ganhar um caso. Digamos que a acusação ganha se o semáforo estivesse vermelho. A defesa ganha se o semáforo estivesse verde. Se a acusação tem ônus da prova, e ninguém tem certeza sobre a cor do semáforo, a defesa ganha. Se a defesa tem o ônus da prova e ninguém tem certeza sobre a cor do semáforo, a acusação ganharia. E sobre as verdades da Bíblia, quem tem o ônus da prova aos olhos de Deus? Deus acredita que Ele tem o ônus da prova de Suas verdades para nós? Ou Deus acredita que temos a obrigação de descobrir a verdade? Talvez seja um ponto entre uma coisa e outra? Vamos pular para dentro do nosso estudo e ver como Deus respondeu a estas perguntas no passado!

I. A Atitude de Jesus Com Relação à Prova

A. Leia João 3:36. Qual é a importância desta questão de crer que Jesus é Deus? (É a questão mais importante na vida.)

B. Leia João 20:24-25. Quem Tomé parece pensar que tem o ônus de provar que Jesus ressuscitou dos mortos? (Ele crê que Jesus tem este ônus.)

1. Quais provas estavam disponíveis a Tomé? (1. Leia Mateis 16:21. Jesus tinha estado contando a Seus discípulos tudo isto antecipadamente. 2. Ele tinha o relato de todos os discípulos, que haviam sido testemunhas oculares dos fatos.)

2. Jesus já havia atendido ao ônus da prova com relação a Tomé?

a. Tomé está pedindo por mais provas do que as que estão disponíveis para você?

C. Leia João 20:26-29. O que Tomé concluiu? (Que Jesus é Senhor e Deus e que Ele havia ressuscitado. Tomé encontrou agora a resposta para a questão de João 3:36.)

1. Quem assumiu o ônus da prova da ressurreição de Jesus com relação a Tomé? (Jesus assumiu este ônus. Ele foi além do que poderia ser exigido dEle.)

2. O que isto nos ensina acerca da atitude de Jesus com relação a nós quando se trata do ônus da prova a respeito das verdades de Deus? (Deus parece disposto a andar a segunda milha.)

3. Preste atenção a João 20:29. O que acontece com aqueles que aceitam a Jesus sem o nível de prova exigido por Tomé? (Eles são abençoados.)

a. O que Jesus quer dizer com isto? Eles são abençoados porque aceitam a Jesus como Deus? Enquanto isto, aqueles que tem a abordagem de Tomé e não vêem Jesus em carne e osso, estão perdidos?

II. Vendo-O Através da Arqueologia

A. Qual é a importância da evidência física da tua crença na palavra de Deus?

B. Leia Gênesis 23:1-6. Qual é a importância para a tua fé em encontrar alguma evidência arqueológica de que os hititas existiram? (Por muitos anos, foi considerado um problema o fato de que não haviam evidências arqueológicas de que os hititas houvessem existido. Contudo, mais recentemente tem ocorrido várias descobertas arqueológicas atestando a existência dos hititas. )

C. Leia Números 1:17-19. O contexto para isto é que Deus disse a Moisés para recensear o povo. Vemos que Moisés e Arão estão ao apenas contando o povo, mas eles estão registrando seus nomes. O problema com isto é que, por muitos anos os críticos da Bíblia afirmaram que, no período da vida de Moisés nem havia a linguagem escrita. As pessoas eram primitivas demais para escrever. Isto significaria que Moisés não poderia ter escrito os primeiros cinco livros da Bíblia, e isto colocava em dúvida que Deus houvesse escrito os Dez Mandamentos, e Moisés houvesse escrito a lei cerimonial. Como podemos saber que existia a escrita no tempo de Moisés? (Os arqueólogos desenterraram uma pedra entalhada chamada “Black Stele”, a qual continha as detalhadas leis de Hammurabi – o qual foi anterior a Moisés. Os tabletes de Elba, descobertos no norte da Síria nos anos de 1970, revelam escritos que existiam mil anos antes de Moisés.)

D. Leia Hebreus 11: 24-26. Há muitos anos atrás, o Museu Smithsonian exibiu uma exposição da tumba do faraó egípcio Tutancâmon [N.T.- Embora esta exposição tenha sido nos EUA, tivemos em São Paulo, há alguns anos, uma grandiosa exposição egípcia]. Quantos de vocês viram esta exposição? Se viram, o que acharam dela? (Eu vi a exposição e a achei fantástica. O incrível trabalho de arte na máscara mortuária de ouro mostrava que quando a Bíblia se refere aos “tesouros do Egito”, ela está perfeitamente correta.)

1. O que estes tesouros egípcios, juntamente com as outras coisas que sabemos sobre o Egito, sugerem sobre a capacidade de Moisés para escrever? (Esses tesouros fazem com que os críticos que sugerem que Moisés não pudesse escrever pareçam ainda mais mal informados. Obviamente que os egípcios tinham uma civilização muito sofisticada. Seus edifícios demonstram o conhecimento da matemática. Eles tinham uma linguagem escrita. Uma vez que Moisés foi educado como filho do Faraó, obviamente que ele foi treinado na ciência e na escrita.)

III. Fé e Prova

A. Leia Mateus 28:2-7. Assuma que você é um investigador contratado para determinar a veracidade deste relato. Que passos você daria para confirmar ou negar este relato?

1. E se você fosse um investigador que viesse 100 anos mais tarde para confirmar ou negar o relato. Como isto alteraria a tua abordagem?

2. Começamos com Tomé exigindo provas, baseadas nos ferimentos no corpo de Jesus. De que forma provar este relato pode ser diferente? (Tomé conhecia Jesus. Quando Jesus veio a ele, era fácil comparar suas observações com os fatos. Quando estamos pesquisando em tumbas ou outras evidências físicas, é muito mais difícil, quando nem se sabe ao certo onde a tumba de Jesus estava localizada.)

3. O Dr. William Shea fez, recentemente, uma palestra em minha igreja local a respeito da afirmação do Discovery Channel sobre haverem encontrado a tumba de Jesus. Parte da “prova” era a utilização da evidência do DNA dos ossos encontrados. Além da contradição à Bíblia, o que parece ser improvável acerca do uso deste “achado arqueológico” para negar a ressurreição? (Uma vez que eles não possuem o DNA de Jesus quando vivo [para fazer uma comparação], dificilmente podem afirmar poder demonstrar qualquer coisa a partir de amostras de DNA para provar as suas afirmações. O Dr. Shea relatou que os nomes de “Jesus” e “José” eram muito comuns durante o tempo de Jesus. Encontrar uma tumba com estes dois nomes não seria um fato notável.)

B. Vamos voltar ao nosso relato de Mateus 28. Releia Mateis 28:5-7. Que evidências físicas o anjo ofereceu às mulheres? (O mensageiro já era bastante impressionante! Além disso, sua prova foi que Jesus não estava no local em que havia sido sepultado.)

1. A ausência de Jesus seria prova suficiente para você? (Era suficiente para mostrar que Ele não estava lá. Mas, como prova de que Ela havia ressuscitado, é outra coisa.)

2. Que prova adicional o anjo ofereceu? (Que elas veriam a Jesus na Galiléia.)

C. Leia Mateus 28:8-10. Que prova adicional Jesus deu às mulheres de Sua ressurreição?

1. Que provas adicionais Ele promete aos Seus discípulos? (De que eles O veriam.)

D. Vemos que Jesus oferece, de forma consistente, provas físicas de Si mesmo. Ele não deixa a responsabilidade da prova na palavra de outros. Ele não deixa a responsabilidade da prova com a tumba vazia. O que isto sugere acerca das provas de Jesus para nós hoje? (Falando de forma estrita, eu não vi Jesus e não conheço alguém que O tenha visto. Se Ele aparecesse pessoalmente para mim, ficaria preocupado se não seria um dos truques de Satanás (II Coríntios 11:14). Mas, sinto as interações de Deus em minha vida. Há muitas histórias que eu poderia contar, apenas dos últimos seis meses, mas a mais recente envolve a minha filha. O carro dela quebrou na entrada da universidade que ela freqüenta. A correia sincronizadora quebrou. Ela viu isto como um sinal de desaprovação divina. Mas ela (e talvez eu!) estava agendada para dirigir quase 1.000 quilômetros, para casa, em cerca de uma sema. Vejo isto como um favor extraordinário de Deus para nós, que este problema importante no motor não houvesse ocorrido a centenas de quilômetros entre nossa casa e a universidade.)

E. Amigo, Deus parece estar desejoso de assumir o ônus da prova de que Ele existe e veio te resgatar do pecado. Você vai aceitar as evidências que Ele tem dado?

IV. Próxima Semana: A Bíblia e a Ciência

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: