terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Bíblia Para Hoje - Lição 04

A Bíblia‚ Confiável (Apocalipse 22; Deuteronômio 4; I Timóteo 5; Gálatas 2)

Introdução: A cada semana estivemos construindo o argumento a respeito do porque os seres humanos deveriam prestar muita atenção à palavra de Deus. Nesta argumentação, o nosso pressuposto é que a Bíblia é a palavra de Deus. Você sabe como viemos a ter a Bíblia? Algumas pessoas falam como se o texto completo, na versão Almeida, houvesse caído dos céus e os seres humanos o tivessem aceitado e reimpresso. A verdade é muito diferente. Recentemente, a mundo pagão começou a realizar ataques diretos à composição da Bíblia. O livro e filme populares, “O Código DaVinci”, afirmam que certos livros que deveriam estar no Novo Testamento foram deixados de fora. Livros deixados de fora? O que isso quer dizer? Vamos mergulhar na nossa lição de descobrir mais!

I. Adicionando e Subtraindo

A. Leia Apocalipse 22:18-19. Por que João, o autor do Apocalipse, se refere aos seus escritos como “livro de profecia”, em vez de dizer “a última parte da Bíblia”? (Porque o livro não era parte da Bíblia quando foi escrito.)

1. Com o que João está preocupado? (Que alguém adulterasse o texto e acrescentasse ou removesse alguma coisa.)

2. Esta advertência nos diz alguma coisa sobre os pensamentos de João a respeito da autoridade sob a qual ele escreveu o livro. Que autoridade é esta? (Ele claramente acredita que Deus está envolvido na autoria do livro.)

B. Leia Deuteronômio 4:1-2. Que advertência Moisés nos dá a respeito do que ele escreveu em nome de Deus? (Ele não quer que qualquer pessoa acrescente ou subtraia qualquer coisa àquilo que ele escreveu em nome de Deus.)

C. Estes dois grandes escritores bíblicos deveriam ter esta preocupação? Esta questão de acrescentar ou subtrair é um problema?

D. Quando você olha a tua Bíblia hoje, quais são as questões que estão em jogo, com relação a se o que você tem nas mãos é confiável? (Vamos começar de cima e ir descendo. Primeiro, a minha tradução é exata? O tradutor fez um bom trabalho? Segundo, o tradutor estava trabalhando num texto no idioma original correto? Se as pessoas são tentadas a acrescentar ou subtrair coisas do texto da Bíblia, como posso saber se o meu tradutor estava usando um texto preciso? Terceiro, como posso saber se os livros que aparecem na minha Bíblia são os livros certos? Os católicos não tem mais livros? O Código DaVinci não diz que alguns livros que deveriam estar na Bíblia não estão lá?)

II. Quais Livros Constituem a Escritura?

A. Leia I Timóteo 5:17-18. A que Paulo está se referindo quando diz que essas palavras vieram da “Escritura”? (Paulo tinha alguma coisa que ele chamava de Bíblia.)

1. Leia Deuteronômio 25:4, Mateus 10:10 e Lucas 10:7. Quem ou o que Paulo está citando? (Ele está citando Moisés e Jesus. Portanto, sabemos que a igreja primitiva considerava os escritos de Moisés e sobre Jesus como sendo Escrituras. A igreja Primitiva considerava pelo manos o Antigo Testamento e as palavras de Jesus como sendo “a Bíblia”.)

B. Como conseguimos o restante do Novo Testamento? (O volume 5 do Comentário Bíblico Adventista, páginas 123-132 e um artigo popular de C. Hansen, disponível em http://www.christianitytoday.com/history/newsletter/2003/nov7.html (veja o artigo “Fax from Heaven?”, em inglês) delineiam o processo histórico pelo qual a igreja primitiva decidiu quais livros e cartas escritas pelos apóstolos e líderes primitivos deveriam ser consideradas como parte do Novo Testamento:

“O Novo Testamento eram as boas novas relativas a Jesus Cristo e os cristãos criam naturalmente que as apresentações mais autênticas desta mensagem eram aquelas escritas pelos homens que tiveram estado com Jesus. Consequentemente, apenas aquelas obras foram aceitas ... as que eram fruto de um apóstolo ou do companheiro de um apóstolo escrevendo no período apostólico.”

III. O Texto é Preciso?

A. Os eruditos crêem que o Apocalipse, o último livro da Bíblia, foi escrito por volta do ano 90 A.D. Ainda existem por aí algum original de algum livro ou carta do Novo Testamento? (Não. O fragmento mais antigo de uma cópia de um livro do Novo Testamento são alguns versos de João 18 os quais se crêem que datam dos anos 100-115 A.D. (P.W. Comfort, Early Manuscripts & Modern Translations of the New Testament, p. 4 (Tyndale 1990))

B. Se não existem originais, mas meramente cópias de cópias, como podemos saber que o texto que chamamos de Bíblia é preciso? (Temos muitas cópias. Existem, sabidamente, aproximadamente 4.500 manuscritos do Novo Testamento Grego (Comentário Bíblico ASD, vol. 5, p. 112).

C. Quando eu era jovem, quase todas as pessoas usavam a versão King James (a versão inglesa equivalente à versão portuguesa de João F. Almeida) da Bíblia. Em que a versão King James se baseia? (A versão King James e a versão New King James do Novo Testamento são baseadas em um grupo de cópias do Novo Testamento chamado “Textus Receptus”. Estes textos incluem cópias dos livros e manuscritos do Novo Testamento datando de cerca de 700-800 A.D. (Comentário Bíblico ASD, vol. 5, p. 116-119, 140-142). A razão para isto é que a tradução da versão King James foi escrita pela primeira vez em 1611. A maioria das pessoas não tem consciência de que a versão King James foi a oitava grande tradução inglesa da Bíblia (Comentário Bíblico ASD, vol. 5, p. 128 (veja gráfico), 142). De acordo com P. W. Comfort, nos últimos 100 anos encontramos quase 100 manuscritos do Novo Testamento nas areias e ruínas do Egito, que datam de 200 A.D. (Comfort, pp. xvii, 27). No último ano o Instituto Smithsonian hospedou uma exibição de um manuscrito antigo, do qual eu vi um fragmento, que datava de cerca de 125 A.D.!)

D. Por que a versão King James [assim como a nossa versão Almeida] possui trechos que não aparecem em traduções mais modernas como, por exemplo, a Nova Versão Internacional? (Conforme descobrimos trechos mais e mais antigos da Bíblia, os estudiosos olham para ver se existem concordâncias entre estas cópias. Por exemplo, se todas as cópias de um trecho do livro de João, que sejam datadas de antes de 250 A.D. não contêm um certo verso, então parece lógico concluir que algum escriba acrescentou seu próprio comentário mais tarde – e os escribas que vieram depois dele, que estavam copiando de sua cópia, pensaram que o trecho era parte do original. Desta forma, as descobertas recentes de fragmentos e cópias mais antigas nos dão uma visão pais precisa do que foi originalmente escrito.)

E. Deveríamos estar preocupados com os versos faltantes? Preocupados de que alguma coisa importante deixada de fora ou alguma coisa acrescentada de forma indevida à nossa Bíblia? (Todos os comentaristas que li concordam que estamos falando sobre uma pequena porcentagem do Novo Testamento que está sob disputa – e nada que envolva uma doutrina importante da fé cristã. Temos uma grande evidência para a confiabilidade do nosso Novo Testamento – seja qual for a tradução que usemos.)

IV. Admissão Contra o Interesse

A. Pense nas vezes em que você contou uma história sobre si mesmo. Você se fez parecer melhor ou pior na história?

B. Leia Gálatas 2:11-13. Como você descreveria a conduta de Pedro? (Inconsistente, hipócrita. Ele estava comendo com os gentios. Mas quando alguns judeus da “matriz” apareceram ele parou de comer com os gentios.)

1. Por que a Bíblia inclui esta história sobre um dos maiores seguidores de Jesus?

2. Paulo está contando essa história para que os gentios gostem mais dele do que de Pedro? (Talvez, embora isto pareça ser indigno de Paulo. Uma explicação melhor é que isto é comum na Bíblia. A Bíblia não esconde as falhas de caráter dos grandes seguidores de Deus.)

3. O que podemos concluir a partir do fato de que a Bíblia conta a verdade acerca de seus heróis? (Quando você está testemunhando em uma corte americana, normalmente é proibido de repetir o que outra pessoa disse fora da sala do tribunal. A razão para isto é que estas palavras não podem ter sua veracidade provada através do cruzamento de informações. Existem algumas exceções a esta regra, e uma delas é quando uma pessoa fora da sala do tribunal diz algo que é prejudicial a si mesma. Isto é chamado de “admissão contra o interesse”. Estas afirmações são consideradas como tendo passado o teste da verdade, porque uma pessoa geralmente está falando a verdade quando admite uma coisa má sobre si mesma.)

C. Amigo, você pode confiar na Bíblia! Você vai decidir hoje comprar uma Bíblia que possa compreender facilmente, e que vai começar a lê-la?

V. Próxima Semana: Quando as Pedras Clamam

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: