terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Bíblia Para Hoje - Lição 03

Profecias Bíblicas Cumpridas (Mateus 24; Gênesis 6; Daniel 2)

Introdução: Qual é o propósito da profecia na Bíblia? É para nos motivar a fazer o bem? É para que você seja mais paciente com os problemas atuais? É para te deixar entusiasmado a respeito da recompensa futura? É para dar credibilidade à Bíblia? É para te ajudar a confiar em Deus? É para testar a tua fé? Vamos pular para dentro do nosso estudo desta semana e aprender mais a respeito das profecias e das profecias cumpridas na Bíblia!

I. O Templo Destruído

A. Leia Mateus 24:1-2. Por que você acha que os discípulos chamaram a atenção de Jesus para a forma como o Templo de Jerusalém havia sido construído? (Ele era lindo. O comentário The New Bible Commentary nos diz que era uma das maravilhas arquitetônicas do mundo.)

1. Qual foi a resposta de Jesus ao comentário deles sobre a beleza do Templo? (Ele será destruído.)

2. Coloque-se no lugar de um dos discípulos de Jesus: como este comentário faria você se sentir? (Meu primeiro pensamento poderia ser que Jesus estava tendo um dia ruim. Perder o templo seria um desastre irreparável. Não haveria mais um lugar onde Deus pudesse habitar com Seu povo. Provavelmente isto significaria o fim da nação.)

a. Isto te levaria a perder a confiança em Jesus? (Certamente seria um grande teste da minha confiança naquilo que Ele tinha a dizer.)

B. Leia Mateus 24:3. Estivemos especulando sobre o que os discípulos pensaram que a destruição do Templo poderia significar, e agora lemos claramente seus pensamentos. O que eles achavam que a destruição do Templo significaria, do ponto de vista prático? (Eles pensavam que isto significaria o fim do mundo. Com todas as profecias de Israel triunfando sobre seus inimigos, a destruição do Templo deveria significar o fim do mundo. Para uma profecia contrária, veja Jeremias 7:4-15.)

C. Nos versos seguintes, Mateus 24:4-31, Jesus descreve tanto a destruição do Templo quanto o fim do mundo. Jesus não apenas deixou de corrigir a compreensão errada de Seus discípulos sobre o momento do fim do mundo, mas ainda reforçou seu erro, ao discursar sobre o fim do mundo e a destruição do templo juntamente. Por que Deus faz isso? (Duas coisas: Primeiro o comentário IVP Bible Background Commentary diz que era muito comum os profetas do Antigo Testamento agruparem os eventos pos assunto, e não por cronologia. Segundo, Deus é Deus e nós não somos. Às vezes, não podemos compreender os caminhos de Deus. Para mim, esta é uma poderosa advertência contra sermos muito rígidos acerca da nossa compreensão das profecias relativas ao final dos tempos.)

D. Leia Mateus 24:32-36. O que Jesus diz que podemos saber sobre o futuro? (Este texto reforça o que acabamos de discutir. Jesus admite aos Seus discípulos que Ele não sabe quando o mundo acabará – e que eles também não saberão. Porém, haverá sinais que nos darão um alerta geral acerca do momento do fim.)

1. Se esta é a mensagem (Jesus não sabe os detalhes e Jesus mistura dois eventos diferentes), Por que Jesus diz, “Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”? Quando você apresenta ambigüidades e diz que não sabe, por que fazer uma afirmação como esta? (Deus não quer que façamos confusão acerca da fonte do nosso erro. Suas palavras são verdadeiras, o nosso entendimento é limitado.)

E. Leia Mateus 24:42. Qual é o fator crucial para os cristãos que esperam a Segunda Vinda de Jesus? (Estar pronto em todos os momentos.)

1. Há um sub-texto aqui acerca das profecias bíblicas. O que estamos aprendendo sobre as profecias bíblicas? (Pelo menos no que diz respeito às profecias relativas ao fim dos tempos, haverá tanta ambigüidade que só podemos confiar em estarmos prontos em todos os momentos.)

F. Leia João 13:19. O Templo de Jerusalém foi destruído pelo exército romano no ano 70 A.D. A geração que ouviu as palavras de Jesus em Mateus 24 ainda não havia passado quando isto se tornou realidade. Me diga agora, por que a Bíblia contém profecias? (Jesus profetizou que o Templo seria destruído. Ele foi. Isto, como Jesus diz em outro contexto em João 13:19, nos dá confiança na Palavra de Deus.)

II. A Terra Inundada

A. Leia Gênesis 6:11-14. Imagine que você é Noé e acabou de ouvir estas palavras proféticas. Como elas fariam você se sentir?

1. Alguma parte de você duvidaria que isto poderia ser verdade?

2. Leia Gênesis 6:3. A Bíblia não diz com quem Deus estava falando. Não parece que Ele estava falando com Noé. Acrescente este fato ao quadro geral. Como você se sentiria se Deus te dissesse que iria destruir a humanidade com uma inundação, que você deveria construir um barco, e Deus esperasse 120 anos – mas não contasse a você sobre este espaço de tempo?

a. Como você acha que Noé se sentiu 115 anos mais tarde? (II Pedro 2:5 sugere que Noé estava construindo e pregando durante este período. Sem dúvida as pessoas estavam zombando de Noé por pregar sobre um desastre vindouro que não havia ocorrido por 115 anos. Um comentário interessante encontra-se em I Pedro 3:20, que diz que Deus estava esperando por Noé durante esses 120 anos, e não Noé estava esperando por Deus.)

B. Que lições a respeito da profecia bíblica aprendemos a partir da história de Noé? (Ela é certa, mas pode levar algum tempo. Seja paciente.)

III. O Período de Tempo

A. Leia Daniel 2:27-35. Em Daniel 2:28 Daniel fala que Deus havia decidido mostrar ao rei Nabucodonosor o que aconteceria no futuro. Nabucodonosor não era seguidor de Deus. Por que Deus daria a ele uma profecia sobre o futuro?

1. O que Nabucodonosor poderia fazer com esta profecia?

2. O que você pode fazer com esta profecia? (Assim somo a profecia da destruição do Templo e a profecia do dilúvio, esta profecia me dá confiança de que Deus tem em suas mãos o acelerador da história. Nosso Deus está no comando e Ele conhece o futuro.)

IV. O Fim do Tempo da Terra

A. Talvez a profecia mais importante para nós hoje seja a Segunda Vinda de Jesus. Vamos voltar a Mateus 24 para vermos o que Jesus diz a respeito de Deu retorno. Leia Mateus 24:3-5. Você é da opinião de que muitos falsos cristos têm surgido até os nossos dias? (Meu conhecimento da história a este respeito é limitado.)

1. Se esta não tem sido uma tentação ou um problema para você, talvez este seja um evento futuro. Quão sério será este problema? (Jesus dez que “muitos” serão enganados. De fato, a primeira coisa que Jesus fala sobre a Sua Segunda Vinda é “Cuidado, que ninguém os engane”. Este é um assunto sério.)

B. Vamos pular para baixo no texto e ler o restante das afirmações proféticas de Jesus sobre os falsos cristos. Leia Mateus 24:23-27. Considerando esses versos, existe uma maneira simples para distinguir Jesus dos falsos cristos? (Sim. Se alguém tem que te contar a respeito da Segunda Vinda, então não é Ele. Quando Jesus voltar, todos saberão disto. Não será necessário contar a ninguém sobre isto.)

1. Li um artigo sugerindo que Jesus estava antecipando a moderna tecnologia; assim, todos nós O veríamos voltando por meio da televisão. O que você acha desta teoria? (Televisão é um ser humano dizendo coisas a outros. Se você precisa da televisão para saber sobre a vota de Jesus, não é Jesus quem retornou!)

2. Se os falsos cristos e falsos profetas não podem replicar a exigência de “todo olho verá”, o que eles fazem que é tão impressionante? (Eles realizam grandes sinais e milagres. Compare com Mateus 7:22-23.)

a. Por que os milagres são tão impressionantes? (Porque quando Jesus veio pela primeira vez, Ele usou os milagres para provar a Sua dignidade. Veja Marcos 2:6-12.)

3. Note em Mateus 24:24 que Jesus adverte a respeito de uma outra coisa além daqueles que tentam se passar por Ele. Quem mais é um problema? (Falsos profetas que realizam grandes sinais e maravilhas.)

a. Um falso profeta não irá sugerir (eu presumo) que ele é Jesus, mas sem dúvida será uma parte de um grande engano. Como podemos identificar um falso profeta neste contexto? (Leia I João 4:2-3. Um verdadeiro profeta reconhece que Jesus é Deus. Um falso profeta não reconhece que Jesus é Deus. Portanto, qualquer “profeta” que esteja trabalhando com um falso cristo é um falso profeta. Qualquer profeta que faça grandes coisas por si mesmo, sem reconhecer que Jesus é Deus, é um falso profeta.)

(1) Quantos são enganados hoje por falsos profetas?

C. Amigo, as profecias cumpridas reforçam a nossa fé. Elas aumentam a nossa confiança em Deus. As profecias a se cumprirem nos guiam para que evitemos colocar a nossa confiança em falsos cristos e falsos profetas. Você vai estudar cuidadosamente as profecias para evitar que seja enganado?

V. Próxima Semana: A Bíblia‚ Confiável

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: