terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sua Maravilhosa Cruz - Lição 13

A Cruz e o Grande Conflito (Jó 1, Apocalipse 12, I Pedro 5, Efésios 6)

Introdução: Esta é a última de nossa série de lições sobre a “Maravilhosa Cruz”. Quantas coisas aprendemos sobre o nosso maravilhoso Salvador! Ele morreu pelos nossos pecados. Temos a oportunidade de sermos declarados justos ao aceitarmos o Seu sacrifício. Uma vez que nos tornamos justos, o que fazemos em seguida? Na nossa lição da semana passada aprendemos que deveríamos nos empenhar, usando o poder do Espírito Santo, em direção à santidade. A nossa luta para obedecer diz respeito apenas a nós? Ou, em vez de sermos o centro da ação, somos apenas uma pequena parte de uma batalha maior? Vamos pular para dentro da nossa lição final e descobrir!

I. O Grande Conflito

A. Leia Jó 1:1. Qual é a atitude de Jó com relação ao pecado? (Ele “evitava fazer o mal.”)

1. O que significa “evitar fazer o mal”? (Ele procurava se afastar dele.)

2. Lembre que, na última semana nós discutimos sobre considerarmos em que direção cada escolha que fazemos nos leva. Ela nos leva para mais perto de Deus ou para mais perto do pecado? Como a política de Jó de “evitar fazer o mal” se encaixa nesta sugestão? (parece ser a perfeita implementação da sugestão de que deveríamos fazer escolhas que nos levam para mais perto de Deus.)

B. Leia Jó 1:2-3. Onde esta política de servir a Deus levou Jó?

C. Leia Jó 1:6-7. O que está implícito na resposta de Satanás de que ele havia estado a “perambular pela terra e andar por ela”? (Que ele tinha o controle sobre a terra. Ela é sua “propriedade”, seu “domínio”.)

1. Esta implicação era verdade?

D. Leia Apocalipse 12:7-9. Como satanás chegou à terra? (Ele perdeu a batalha no céu e foi lançado na terra.)

1. Isto se parece com a afirmação de que Satanás está no controle? (Em Mateus 4:8-10 Satanás fala como o governante da terra. Jesus não disputa este ponto.)

E. Leia Apocalipse 12:10. Qual é a natureza da obra de Satanás? (Ele acusa o povo de Deus.)

1. Ele os acusa de que?

F. Leia Apocalipse 12:12. O que este texto sugere que está acontecendo no planeta terra? (Uma luta entre o bem e o mal. Um Satanás irado está fazendo hora extra.)

1. Como você se sente sobre o “tempo” de Satanás ser “curto”?

G. Vamos voltar a Jó. Leia Jó 1:8. Satanás está se vangloriando como se ele possuísse a terra, o que, aparentemente, é verdade. O que levaria Deus a dizer o que disse em Jó 1:8? (Deus está dizendo a Satanás que alguns seres humanos servem a Deus, e não a Satanás.)

H. Leia Jó 1:9-11. Satanás está dizendo, “Você está certo, Deus”?

1. Como a resposta de Satanás se encaixa com Apocalipse 12:10? Satanás está fazendo exatamente o que o Apocalipse fala que ele faz – ele acusa os crentes.)

I. Leia Jó 1:12. Deus está no controle da nossa vida?

1. Por que Deus permite que Satanás tenha controle sobre as posses de Jó?

2. A última parte do verso 12 diz que “Satanás saiu”. O que ele foi fazer quando saiu, buscar leite? (A batalha na vida de Jó tinha começado.)

J. Vamos voltar um momento e considerar isto. O que você acha que está acontecendo exatamente agora, no que diz respeito à tua vida e o sobrenatural? (Leia I Pedro 5:8-9. Satanás está em campo, em busca da tua vida.)

1. Satanás é limitado, no que diz respeito a tocar a tua vida?

II. As Armas da Batalha

A. Vamos continuar a examinar I Pedro 5:8-9. Quais são as chaves da vitória, de acordo com I Pedro 5:8-9? (A fé. Estar alerta, manter o controle, resistindo ao mal.)

1. Considere esta lista de chaves. O que te chama mais a atenção sobre elas? (É uma combinação de fé e obras.)

2. Por que Pedro nos diz que nossos irmãos de fé estão passando pela mesma experiência? (Embora a batalha seja pessoal, ela não diz respeito apenas a você. Satanás está procurando por qualquer pessoa que ele possa “devorar”. Receba encorajamento sabendo que você não está sozinho(a).)

B. Leia Efésios 6:10-11. Qual é a fonte de nossa capacidade para resistir a Satanás? (A nossa força está em Deus. A nossa armadura vem dEle.)

C. Leia Efésios 6:12. Quem é o nosso inimigo? Por que Efésios nos diz que nosso inimigo não são as pessoas que vemos todos os dias? (Eu tenho este problema com a personalização do mal. Vejo algumas figuras do governo, figuras da mídia, escritores, etc., como sendo más. Ela até podem ser, mas a batalha não é contra elas. A batalha é contra Satanás. Temos problemas para demonstrar amor com relação aos outros se nós os vemos como inimigos.)

1. Considere novamente Efésios 6:11. Qual é a verdadeira fonte da nossas batalhas? (As ciladas de Satanás.)

2. Como isto altera os nossos planos de batalha, se sabemos que o nosso inimigo é uma cilada de Satanás, e não a pessoa com a qual trabalhamos?

D. Leia Efésios 6:13-18. Estude cada peça da armadura oferecida por Deus a você. Todas as partes desta armadura estão no lugar certo na tua vida?

1. O que acontece se você não tiver alguma parte da armadura?

III. O Resultado do Conflito

A. Leia João 12:31-32. Segundo Jesus, qual é o resultado de Ele ser “levantado”? (A cruz trouxe a hora do juízo para o príncipe deste mundo.)

1. O que Jesus quer dizer quando fala que Satanás será “expulso”? Isto significa que Satanás deixou este mundo depois da ressurreição de Jesus? (Jesus conquistou novamente a terra das mãos de Satanás. A “gabolice” de Satanás, conforme vimos em Jó 1, está terminada. Jesus agora é o Príncipe da Terra. Mas a luta continua.)

2. Em Apocalipse 12 lemos a seqüência de Satanás sendo expulso do céu para a terra. Lemos sobre a sua perseguição a Jesus (o “menino” de Apocalipse 12:13) e lemos da derrota de Satanás pelo “sangue do Cordeiro” (Apocalipse 12:11). Embora ele esteja derrotado, Apocalipse 12 nos diz que Satanás é expulso da terra? Satanás está desmoralizado? Agora ele é um tigre desdentado? Qual é a atitude mental dele? (Leia Apocalipse 12:12 e 17. A vitória está ganha, mas temos um Satanás furioso no nosso quintal! Ele está em atitude de batalha.)

B. Vamos examinar novamente João 12:31. Somente Satanás está sendo julgado? (Jesus derrotou a Satanás na cruz. Jesus conquistou de volta a Sua posição como Príncipe da Terra. Agora nós temos escolha. Podemos escolher a vida. Nossa decisão é agora o assunto do julgamento.)

C. Leia I Coríntios 15:57-58. Sabendo que Jesus conquistou a vitória final, mas que ainda existem batalhas, que tipo de atitude deveríamos ter? (Agradecidos, Resolutos, Laboriosos.)

D. Amigo, você às vezes se sente desencorajado a respeito das batalhas? É difícil manter os teus olhos fixos na vitória de Jesus na cruz porque estão acontecendo coisas difíceis na tua vida agora? Se sim, continue. Tenha certeza de que a tua armadura espiritual está no lugar. Os reforços estão chegando! Leia sobre isto em Apocalipse 19:11-16. Vem, REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES!

IV. Próxima Semana: Na próxima semana começaremos nosso estudo sobre o livro de Marcos.

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: