terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sua Maravilhosa Cruz - Lição 12

A Cruz e a Santificação (Romanos 6)

Introdução: Na semana passada aprendemos acerca de uma “rota alternativa” para a salvação. Esta rota não envolve a guarda da lei, ela envolve ter fé em Jesus. Conforme estudamos mais detidamente Romanos 3, descobrimos que nossa rota “alternativa”, passando ao largo da lei, é a única rota possível. Em vez de ser uma rota “alternativa”, um “atalho”, aprendemos que este á o único caminho para a justificação. Isto nos deixa com o problema apontado por Meic Pearse: este negócio de justificação pela fé nos leva a uma cultura imoral. Será que isto é verdade? Vamos pular para dentro da nossa lição e descobrir!

I. Aumento do Pecado

A. Leia Romanos 5:18-19. Como Jesus é o contraponto a Adão? (Alguns podem argumentar que é “injusto” que Adão e Eva tenham trazido o pecado a nós – uma vez que não temos escolha neste assunto. Para os que dizem isto, Romanos nos ensina que Jesus nos trouxe a graça – sendo que nós também não temos escolha neste assunto.)

B. Leia Romanos 5:20-21. Por que a lei foi introduzida? (Para que o pecado fosse ressaltado.)

1. Por que Deus iria querer que o pecado fosse ressaltado?

2. Por que a graça cresce com o aumento do pecado? (Penso que Romanos está nos dizendo que nossa compreensão do nossos pecados cresce com a lei. Nós entendemos, quando consideramos a lei, quão longe estamos do plano de Deus. Esta compreensão da abrangência de nossos pecados nos ajudou a compreendermos o vasto poder da graça.)

C. Leia Romanos 6:1. Se a graça aumenta para cobrir nossos pecados que estão aumentando, isto significa que está tudo bem com Deus se pecarmos? Este ponto vai ao centro do argumento de Meic Pearse – se somos justificados pela graça, podemos esquecer o que se refere a comportamento correto?

D. Leia Romanos 6:2-3. Na semana passada discutimos como Jesus morreu em nosso lugar. Ele morreu por nós. Este texto refina esta idéia um pouco mais. O que aconteceu conosco quando Jesus morreu pelos nossos pecados? (Quando Jesus morreu, nós morremos.)

1. Isto é automático? Jesus morreu, assim nós morremos simbolicamente e, portanto, todos nós possuímos a graça? (Romanos nos ensina que o mecanismo simbólico para aceitar esta morte é o batismo. A graça está automaticamente disponível, mas não é aplicada automaticamente.)

E. Leia Romanos 6:4. Quando nós temos esta “nova vida”? (Romanos pinta um lindo quadro aqui. A morte de Jesus em nosso lugar é aceita por nós quando somos “sepultados” nas águas do batismo. Esta é a nossa morte simbólica para o pecado. A vitória de Jesus sobre a morte [ocorrida] na sua ressurreição simboliza a nossa vitória sobre a velha vida de pecado. Quando nos levantamos das águas do batismo, entramos em uma nova vida (uma nova vida eterna).)

II. Aumento no Viver Correto

A. Leia Romanos 6:5-7. Qual é o nosso relacionamento com a nossa velha vida de pecados? ( Nosso “corpo do pecado”é “destruído”, para que não sejamos mais “escravos” do pecado.)

B. Leia Romanos 6:11-13. Qual é a nossa obrigação depois que fomos salvos pela graça? Descobriremos que o pecado vai embora automaticamente quando aceitamos a graça? (Considere a linguagem de Romanos 6:12 “não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais” Este texto nos diz que temos uma escolha a fazer. O pecado é uma escolha.)

1. Que tipo de quadro vem à tua mente quando você ouve dizer para não deixar que o pecado “domine” a tua vida? Você será completamente livre do pecado? (Podemos falhar em nossa luta contra o pecado, mas não podemos deixar que ele reine sobre nós.)

C. Na semana passada, em minha classe [da Escola Sabatina] desenhei uma figura dos Dez Mandamentos com uma portinha de entrada no primeiro e uma portinha de saída no décimo – com a palavra “justificação” escrita logo após a porta de saída. Romanos 3 nos ensina que não podemos alcançar a justificação seguindo nosso caminho através dos Dez Mandamentos. Ao invés disso, desenhei um caminho em volta dos dez mandamentos, chamado “Fé em Jesus” – o qual terminava no mesmo lugar – justificação. Enquanto estamos neste lugar, a justificação, olhando para cima, para os Dez Mandamentos, qual é a nossa obrigação? (Nossa obrigação é tentar obedecer a eles.)

D. É provável, enquanto estamos olhando para cima, para os Dez Mandamentos, que às vezes nós sintamos que o pecado domina a nossa vida – mesmo depois do batismo? (Leia Romanos 7:14, 21-24. Vemos que Paulo lutava com o problema de fazer coisas pecaminosas que ele não queria fazer.)

E. Como evitamos, de acordo com Romanos 6:13, que o pecado domine a nossa vida? (A cada dia nós fazemos escolhas. Deus nos diz que a chave para uma vida correta é “oferecer” nosso corpo a Deus, em vez de oferecê-lo ao pecado.)

1. O que você acha que isto quer dizer, de forma prática? O que você acha que significa, digamos na segunda-feira da próxima semana, oferecer o teu corpo a Deus? (Temos pensamentos e ações que não são, em si mesmas, pecado. Mas cada pensamento ou ação tende a nos guiar na direção de Deus ou na direção de Satanás. Deus nos diz para prestarmos atenção a isto. Mova-se em direção (ofereça-se) a Deus, não Satanás, se quer desfrutar a nova vida na qual Deus reina. Se você quer uma ilustração prática, bíblica sobre isto, leia II Samuel 11:1-4. A cada vez que a Bíblia menciona alguma atividade do rei Davi, pergunte a si mesmo “isto é pecado”? Esta ação levando em direção a Deus ou em direção ao pecado”? Você verá rapidamente como é importante ter certeza de que as tuas ações “inocentes” estão te levando em direção a Deus.)

F. Leia Romanos 6:14-16. Do que nós somos “escravos”? (Da obediência. A conclusão parece lógica que no meu pequeno desenho dos Dez Mandamentos e das portas, nós entramos pela porta de “saída” dos Dez Mandamentos e “fazemos” nosso caminho através deles. O objetivo não é a salvação (já a possuímos pela graça de Jesus). Não estamos “nos esforçando” para sermos salvos. Ao contrário, estamos nos esforçando para obedecer – para uma vida que seja consistente com a nova vida que Jesus nos deu através da fé.)

G. Volte por um momento e considere onde estamos. Voltamos ao ponto da guarda dos Dez Mandamentos. Este é algum caminho escorregadio, para te levar de volta à salvação pelas obras? O que é significante diferente entre o que eu estou ensinando e a justificação pelas obras? (A diferença chave é a tua segurança da salvação. Você faz escolhas para guardar a lei de Deus sabendo que a tua salvação está assegurada porque você é salvo pelo dom da graça, e não pelos teus próprios esforços.)

H. Leia Romanos 6:14 e 18. Que outra ajuda nós temos para fazermos as escolhas certas? (Dizendo que estamos sob a graça, este texto deixa implícito que Deus nos ajuda em nossas decisões. Dizendo que estamos “libertados” do pecado, este texto sugere que temos uma ajuda sobrenatural. Vamos deixar Romanos 6 por um momento e explorar esta idéia.)

I. Leia Romanos 8:6-9. O que está disponível para que vivamos uma vida correta? (O Espírito Santo. Precisamos ter o Espírito Santo vivendo em nós, para que possamos pertencer a Cristo.)

J. Leia Romanos 8:10-11. O que estes versos sugerem que seja o mecanismo para dar “nova vida” aos nossos corpos que morreram por causa do pecado? (Este texto nos ensina que, assim como o Espírito de Deus ressuscitou Jesus dos mortos, da mesma forma o Espírito de Deus impulsionará a nossa nova vida. Quando nos levantamos do batismo para esta nova vida, o Espírito Santo está ali para nos ajudar a vivermos em obediência a Deus.)

K. Leia Romanos 8:12-14. Como podemos ter a capacidade de “fazer morrer” o pecado em nossa vida? (Pelo poder do Espírito Santo.)

L. Agora, vamos voltar para Romanos 6. Leia Romanos 6:19. Lembre-se, novamente, que somos justificados somente por causa da nossa aceitação da vida e da morte de Jesus em nosso lugar. Depois que temos esta justificação, qual é o objetivo da nossa vida, de acordo com o verso 19? (Santidade.)

1. Isto vai ser conseguido imediatamente? (Não. Isto nos leva de volta à minha afirmação de que diariamente fazemos escolhas que nos levam em direção ao pecado ou em direção a Deus. Romanos 6:19 nos ensina que quando éramos escravos do pecado, estávamos constantemente fazendo escolhas que nos levavam à “maldade” cada vez maior. Agora que somos justos, espera-se que façamos escolhas que levem a uma santidade cada vez maior. Imagine: você, santo!)

M. Leia Romanos 6:20-23. Qual é o benefício de levar uma vida que tenda para a direção da santidade? (A vida eterna.)

N. Amigo, o caminho para a vida eterna está diante de você. Jesus te dá a salvação como um presente gratuito. Ele não exige nada além da tua aceitação. Mas, depois que você se torna justo, tem decisões a tomas a cada dia. Deus espera, através das tuas escolhas e do poder do Espírito Santo, ver você fazendo progressos na direção da santidade. Eis, meu amigo, o caminho – siga por ele.

III. Próxima Semana: A Cruz e o Grande Conflito

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: