terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sua Maravilhosa Cruz - Lição 11

A Cruz e a Justificação (Romanos 3)

Introdução: Na Convenção nacional dos Radialistas Religiosos, Meic Pearse me deu uma cópia autografada de seu livro “Por que o Resto do Mundo Odeia o Ocidente”. Este livro fascinante, no qual estou na metade da leitura, sugere que “o resto” odeia “o Ocidente” por que a nossa cultura imoral está destruindo a sua cultura. O que realmente me chamou a atenção foi a sugestão de Pearse que o nosso tópico de estudo desta semana é uma das fontes do problema. Pearse diz que a aceitação no Ocidente do argumento da “justificação pela fé”, de Martinho Lutero resultou em um declínio da conduta correta no Ocidente. O que é esta doutrina? Ela é contrária à vontade de Deus? Ela produz obras malignas? Nesta semana o nosso estudo é sobre a justificação e na próxima semana o nosso estudo é sobre santificação. Vamos pular com os dois pés para dentro do nosso estudo, para aprendermos a vontade de Deus!

I. Bocas Fechadas

A. Leia Romanos 3:19. Você já esteve em uma discussão com alguém, na qual você disse alguma coisa que os convenceu de que eles estavam errados e que você estava certo? O que você disse? (Já tenho visto pessoas começarem a dizer alguma coisa, e então fecharem a boca quando vêem que aquilo que estavam para dizer era errado.)

1. O que as pessoas que “fecharam a boca” estavam para dizer, em Romanos 3:19? (O contexto, Romanos 3:10-18, descreve quão ímpios nós somos. As pessoas que fecharam as suas bocas estavam para dizer que eram justas, que elas obedeciam a lei.)

B. Leia Romanos 3:20. Quantos seres humanos podem cumprir as exigências da lei?

1. É possível que estejamos acreditando que estamos cumprindo a lei? (Creio que podemos enganar a nós mesmos. É por isto que este verso nos dá a perspectiva das coisas do ponto de vista de Deus, em vez de dar a nossa perspectiva. Este texto diz que “ninguém” será visto por Deus como justo através da obediência da lei.)

2. Se não podemos cumpri-la, qual é o propósito da lei? (Ela nos torna conscientes de nossos pecados.)

a. Como isso pode fazer algum sentido? Se não podemos guardar a lei, que razão existe para que tenhamos algo que continuamente nos diz “Você é um pecador! Você não consegue fazer o que é direito! O bicho-papão vai te pegar! Buuuu!”

b. Imagine que você está acima do peso e a cada vez que você se assente no teu carro uma vozinha mecânica diz: “Ei gordão, coloque o cinto de segurança!” Você desligaria o equipamento que faz esta voz?

II. Braços Abertos

A. Leia Romanos 3:21. Por que iríamos querer uma justiça que é “independente da Lei”? (Penso que este texto responde as perguntas que eu estava fazendo anteriormente. A razão pela qual queremos que a lei nos torne “conscientes do pecado” é que iremos desejar fazer alguma coisa a respeito de nossos pecados. Se somos constantemente lembrados pelo nosso carro que estamos acima do peso, isto pode nos impulsionar a buscar uma solução para o nosso problema de peso. Aqui nos é oferecida uma solução “viável”, porque é “independente da Lei”. Existe uma forma realística de escapar do pecado.)

1. Como podemos saber que esta solução alternativa é válida? (Porque dela “testemunham a Lei e os Profetas”. Eles dizem que ela é válida.)

a. Se a “Lei e os Profetas” nos dizem que ela é válida, porque é tão disseminada a crença de que um viver correto nos salvará?

B. Leia Romanos 3:22. Como obtemos a justificação “independente da Lei?” (Através da fé em Jesus Cristo.)

1. Qual é a fonte desta justiça? (Isto é muito importante. Romanos 3:22 nos diz que esta justiça vem de Deus. Portanto, ela tem um pedigree muito mais elevado do que uma justiça que venha dos seres humanos. Uma senhora, que há alguns anos atrás trabalhava em nosso escritório, está com câncer e o médico lhe deu pouco tempo de vida. Eu não a conhecia muito bem, mas quis visitá-la. Falei com uma de suas amigas sobre como poderia visitá-la, perguntei sobre sua condição espiritual e disse que queria discutir este assunto com ela, antes que ela morresse. Sua amiga, uma senhora religiosa, respondeu, “Oh, eu acho que ela está salva. Ela viveu uma boa vida.”)

a. Viver uma boa vida é a resposta correta? (Viver uma vida boa é o objetivo de cada cristão, mas isto não nos torna justos. A justificação vem unicamente de Deus.)

2. O que é requerido de nós para obtermos esta fé em Jesus? (Precisamos crer nEle.)

a. Crer em que? (Crer que Jesus é a solução para o pecado sobre a qual (Romanos 3:21) a Lei e os Profetas estiveram testificando: que Deus, em forma humana, veio à terra, viveu uma vida perfeita, e foi morto para pagar o preço pelos nossos pecados.)

C. Vamos ler a última frase de Romanos 3:22 juntamente com Romanos 3:23. Quando a Bíblia diz Não há distinção”, de que distinção ela está falando? (Não existe diferença entre você e qualquer outra pessoa!)

1. Você gosta de ouvir isso? (Em muitos níveis, eu não gosto. Eu gosto de títulos! Gosto de saber que estou me saindo melhor do que os outros, estes preguiçosos!)

a. Se você quer realmente se sentir mal, leia Romanos 3:15-18. Quantas pessoas você conhece que não temem a Deus? (Eu conheço essas pessoas. Odeio ser visto como “sem diferença” em relação a elas, mas isso é verdade, quando se trata da justificação.)

2. Se você acha que se sai melhor do que os outros “preguiçosos” – e provavelmente você pensa assim – qual é o problema com isto? (Orgulho! Ninguém, desde o pastor da igreja ao membro que está na cadeia, conseguiu a “nota de corte”. Se você admite isto, antão a atitude “mais santo do que os outros” se evapora.)

3. Vamos pular alguns versos para continuarmos com esta questão do “mais santo do que os outros”. Leia Romanos 3:27. O que acontece com a “vanglória”? (Ela é excluída. Embora algumas pessoas obedeçam a Deus melhor do que outras, nada nesta obediência nos dá a “nota de corte”. Todos nós falhamos no exame. Todos nós precisamos desta forma alternativa de salvação: Jesus.)

D. Leia novamente Romanos 3:23 e acrescente Romanos 3:24. É difícil, para você, ser salvo através desta “forma alternativa”? (Somos justificados “gratuitamente” pela graça através de Jesus. Você e os preguiçosos têm a mesma oportunidade de conseguir. Não é preciso ser um “cientista” para obter isto.)

III. Justiça

A. Leia Romanos 3:25-26. Por que Deus fala da “justiça” da morte de Jesus na cruz? Isto parece ser justiça para você? (Jesus, o Criador dos seres humanos, aceitou o castigo pelos seus pecados. O sangue doador de vida do Criador cobriu os pecados mortais dos seres humanos. Morrer pelos nossos pecados vai muito além da justiça, do nosso ponto de vista. Nós não merecemos um tratamento tão amoroso e gentil! Porém, do ponto de vista de Deus, o pecado exige a morte. Nunca deveríamos esquecer o ponto de vista de Deus com relação ao pecado.)

1. Neste contexto, o que você entende que signifique ser justificado? (Jesus pagou o preço pelos nossos pecados. Nosso débito foi pago. Estamos em pé diante de Deus, com nosso registro limpo.)

B. Leia Romanos 4:4-5. Quando você trabalha e teu patrão te paga, isto é justiça, não um presente. Deus não nos “deve” por causa das boas coisas que temos feito?

C. Leia Romanos 4:1-3. Abraão fez boas obras? (Na semana passada aprendemos que ele foi um intercessor! Ele fez muitas boas obras. Em Gênesis 18:19 aprendemos na semana passada que Abraão “se conserv[ou] no caminho do SENHOR, fazendo o que é justo e direito”.)

1. Deus “devia” a Abraão por suas obras “justas e direitas”? (Leia novamente Romanos 3:23. Todos, incluindo Abraão ficaram muito aquém daquilo que Deus espera. Quando se trata da salvação, todos pecaram, ninguém “conseguiu a nota”, e todos merecem o castigo pelos seus pecados, e não uma recompensa por suas boas obras. Abraão, de acordo com Romanos 4:3, foi justificado com base em sua crença em Jesus, e não por causa de suas obras. O teu único caminho para a salvação é aquilo que Jesus fez em teu favor.)

D. Amigo, você vai crer nisto? A porta da salvação está aberta diante de você!

IV. Próxima Semana: A Cruz e a Santificação

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: