terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sua Maravilhosa Cruz - Lição 09

Ele Ressuscitou (Mateus 27 e 28; Lucas 7; João 5)

Introdução: Na semana passada terminamos o nosso estudo com a admissão, por parte daqueles que crucificaram Jesus, de que Ele era o Messias. Que erro! O que você faz quando mata alguém por engano? Como você conserta isso? Vamos mergulhar em nossa lição e aprender as boas novas acerca de “consertar” a morte de Jesus e o que isso significa para nós!

I. O Sepultamento

A. Leia Mateus 27:57-60. Pedro, ou qualquer um dos onze discípulos, teria pedido o corpo de Jesus?

1. Se você diz que “não”, por que não? (Perigoso demais. Talvez eles pudessem ser mortos como Jesus.)

2. Que nível de perigo existia para José, por causa de suas ações?

a. Você acha que ele ficou preocupado por causa do perigo?

B. Leia Mateus 27:62-64. Quão de perto os líderes judaicos haviam seguido o sepultamento de Jesus? (Eles sabiam que Ele estava em uma tumba e onde era.)

1. O que isto nos conta sobre a questão do “perigo para José”? (O perigo era real.)

2. O que preocupava os líderes judaicos?

3. Sob quais acusações Jesus tinha sido considerado culpado pelos líderes judaicos? (Reveja Mateus 26:60-64.)

a. Os líderes judaicos estavam realmente preocupados com a possibilidade de o corpo de Jesus ser roubado?

(1) Se sim, esta era uma preocupação real?

(2) Considere esta idéia do ponto de vista de um dos onze discípulos. Se você fosse um discípulo, iria querer roubar o corpo de Jesus?

4. Note o momento relatado aqui: “No dia seguinte” refere-se à sexta-feira à noite - o começo do Sábado. Que tipo de negócio é este, para os líderes judaicos, que eram tão estritos guardadores do sábado?

C. Leia Mateus 27:65-66. Que razões você acha que Pilatos tinha para concordar em colocar uma guarda e selar a tumba? (Todos eles se preocuparam de que Jesus realmente ressuscitasse.)

II. A Ressurreição

A. Leia Mateus 28:1. Mateus tinha a oportunidade perfeita para mencionar que “o sábado do Antigo Testamento” havia perdido o seu significado e o novo sábado, o Dia do Senhor, estava começando”. Por que ele ainda usa a antiga terminologia? (Mateus não nos dá qualquer indicação de que a ressurreição do nosso Senhor tenha resultado em um novo dia de adoração.)

B. Leia Mateus 28:2-4. Quantos anjos do céu vieram para “resgatar” Jesus da sepultura? (O texto nos mostra que “em segurança como acharem melhor”, do ponto de vista humano (Mateus 27:65) torna-se em nada quando chega o poder de um dos anjos de Deus.)

1. Qual é a lição para você quando enfrenta problemas baseados nos esquemas armados por homens?

2. Note que o anjo assentou-se sobre a pedra. O que é isto? (Eu gosto muito deste quadro mental! Ele estava no comando facilmente.)

C. Leia Mateus 28:5-6. Quem eram as testemunhas do que o anjo fez? (As mulheres (Mateus 28:1) e os guardas (Mateus 28:4).)

1. Por que o anjo disse apenas às mulheres “Não tenham medo”? Será porque as mulheres são naturalmente mais amedrontadas? (Os guardas, homens, estavam com tanto medo que ficaram “como mortos” (Mateus 28:4). O que vemos aqui é uma lição importante para a vida. Deus quer tirar o medo de nossas vidas. Mas, uma parte importante do processo de não ter medo é estar do “lado certo”.)

2. Note que o anjo diz que Jesus “ressuscitou, como tinha dito”. Por que o anjo faz esta observação? (Este texto aponta para o tema central do julgamento e da controvérsia: Jesus seria capaz de ressuscitar em três dias? Ela havia dito que seria. Agora Ele provou que era capaz.)

3. O anjo se oferece para mostrar às mulheres onde Jesus havia estado deitado no sepulcro. Por que? (O céu está estabelecendo o seu “caso”. Jesus havia dito que ressuscitaria em três dias. O lugar onde ele estava sepultado está vazio. Um ser celestial atesta este fato.)

D. Leia Mateus 28:7-9. Quais outras provas da ressurreição de Jesus encontramos nestes textos?

1. Por que Jesus aparece primeiro para estas mulheres? Por que não para os seus discípulos? (Leia Mateus 27:61 e Mateus 28:1. Penso que elas nunca O deixaram, mesmo depois de Seu sepultamento. Na manhã seguinte, depois do Sábado, elas voltaram e continuaram a vigília em Sua tumba.)

a. Qual lição há para nós nisto?

E. Leia Mateus 28:10. Que promessa Jesus faz para Seus discípulos? (Que Ele apareceria a eles também.)

1. Por que não aparecer apenas para as mulheres fiéis? (Tenho certeza de que naquela cultura o testemunho de duas mulheres perturbadas não seria considerado.)

F. Leia Mateus 28:11. Imagine por um minuto o que está se passando nas mentes dos líderes judaicos. O que eles sabem agora?

1. Leia Mateus 28:12-14. Por que fazer isto? Por que não se arrepender?

III. A Reação

A. Leia Mateus 28:16-17. Com base em que eles duvidariam? Eles tinham visto Jesus!

1. Se o propósito principal do livro de Mateus é confirmar a crença em nosso Senhor ressuscitado, por que ele confessa que alguns dos discípulos duvidaram?

B. Vamos listas todas as razões pelas quais os discípulos não deveriam ter tido dúvidas acerca da ressurreição de Jesus?

C. Leia Lucas 7:11-12. O que aprendemos sobre esta viúva? (Ela agora estava sozinha. Havia perdido seu marido e seu filho. Ou ela ou seu filho eram pessoas queridas: uma grande multidão veio. Possivelmente ela enfrentava um futuro difícil, do ponto de vista econômico.)

D. Leia Lucas 7:13. O que este texto nos diz sobre o coração de Jesus? Ele se envolve quando a tragédia chega à tua família?

E. Leia Lucas 7:14-15. Amigo, este é o Deus que você quer servir? O Deus que devolve os filhos às suas mães?

1. Que lição os discípulos deveriam ter aprendido deste episódio? (Uma vez que os discípulos sabiam que Jesus tinha o poder de ressuscitar os mortos, fica difícil de compreender porque eles duvidariam que Jesus havia ressuscitado. Talvez a tortura e os açoites que Ele havia sofrido tiveram um grande impacto em suas mentes.)

F. Leia João 11:25. Este texto é parte do relato da ressurreição de Lázaro. Os discípulos teriam ouvido a afirmação de Jesus aqui?

1. Como eles podiam distinguir a ressurreição de Lázaro e do filho da viúva de Naim da ressurreição do próprio Jesus?

G. Leia João 5:21. Quem Jesus diz que tem o poder de dar a vida? (Tanto Deus o Pai quanto Deus o Filho.)

1. Como isto é uma resposta às dúvidas de alguns dos discípulos? (Assuma que eles haviam compreendido mal a tortura e a morte de Jesus: eles pensaram que isto havia acontecido porque Ele não tinha o poder ou a autoridade para parar os executores. Qualquer que fosse o poder de Jesus, Deus tinha o poder da vida. Penso que as dúvidas de alguns dos discípulos eram baseadas mais na emoção do que na lógica.)

IV. O Resultado

A. Leia João 5:26-27. Por que o status de Jesus como “Filho do Homem” dá a Ele a autoridade de julgar? (Este texto se refere à vitória de Jesus sobre a morte. Jesus viveu uma vida perfeita, morreu pelos nossos pecados, e isto dá a Ele a autoridade de julgar acerca da vida eterna e da morte eterna.)

B. Leia João 5:24-25. Quando aqueles que ouvem e crêem receberão a vida eterna? (Podemos “passar” para a vida eterna exatamente agora.)

1. Note que aqueles que ouvem a palavra de Deus durante a vida, também a ouvem durante a morte!

C. Amigo, você gostaria de ter a vida eterna? Se você ouvir a Jesus, confessar os teus pecados e crer no que Ele tem feito por você, pode ter a vida eterna agora mesmo! Por que não aceitar a vida eterna hoje?

V. Próxima Semana: O Coração da Cruz

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: