terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sua Maravilhosa Cruz - Lição 06

A Semana da Paixão (Lucas 19 e 22; João 13)

Introdução: Como você se sente nos últimos dois ou três dias das tuas férias? A cada semana, quando termina a tarde do domingo, como você se sente? Creio que muitos de vocês começam a pensar sobre ter que voltar ao trabalho. Você gostaria que as tuas férias ou o final de semana pudessem ser maiores. Então, você dá muito valor a estas preciosas últimas horas de liberdade. Imagine se as tuas férias fossem seguidas não pela volta ao trabalho, mas por tua tortura e morte? Quão mais preciosas seriam então para você estas últimas horas? A nossa lição desta semana focaliza a última semana da vida de Jesus como homem na terra. Vamos entrar nela e ver o que podemos aprender!

I. O Contexto para a Entrada Triunfal

A. Leia Lucas 19:11-13. A parábola dos dez talentos (nesta versão, “minas”) é familiar para a maioria de nós. Um rei dá dinheiro aos seus servos, diz a eles para que invistam este dinheiro e quando volta, pergunta a eles sobre os investimentos. É como se fosse uma versão bíblica do moderno programa de televisão “O Aprendiz”, com Donald Trump [NT- no Brasil, com Roberto Justus]. Olhando o verso 11, por que Jesus decidiu contar esta parábola neste momento? (O povo estava pensando que Jesus estabeleceria Seu reino nesta terra neste momento.)

1. Por que a parábola dos dez talentos é apropriada para esta preocupação? (Sabemos agora que Jesus não estabeleceria Seu reino naquele momento. Então, a lição é que eles deveriam ser produtivos até o momento de Seu retorno.)

B. Se você não está familiarizado com a história dos dez talentos, leia Lucas 19:14-25. Dois dos três servos relataram ter colocado o dinheiro do rei para trabalhar e obtido um bom retorno do investimento. Um servo simplesmente escondeu o dinheiro e o devolveu. Quando o rei volta, ele repreende este servo, toma de volta este dinheiro e o dá ao servo que mais produziu.

1. Vamos ler a última parte desta história: Lucas 19:26-27. Você se lembrava disto? (Creio que mesmo os que conheciam bem esta história, não se lembravam da afirmação do verso 27!)

2. Qual é o ponto desta parábola? (Se você é simplesmente preguiçoso, e não trabalha para o rei, perderá tudo o que te foi dado. Se você é hostil ao rei, será morto.)

3. Se você pensava que Jesus estava para estabelecer Seu reino aqui na terra, O que concluiria, com base em Sua declaração do verso 27? (Que aqueles que se opõe a Ele iriam morrer.)

II. A Entrada Triunfal

A. Com este contexto em mente, vamos para a “entrada triunfal” de Jesus. Leia Lucas 19:28-32. Se você fosse um dos discípulos que foram enviados adiante, o que pensaria quando encontrasse o jumentinho, da forma como Jesus havia dito? (Seria reforçada a idéia de que este não era um homem comum. Ele podia não apenas prever o futuro, mas tinha autoridade para confiscar propriedade privada.)

B. Leia Lucas 19:33-36. Por que o povo lançaria suas capas na estrada para que o jumentinho pisasse em cima? Você faria isso com a tua capa nova? (Leia Mateus 21:4-5. Penso que o povo havia entendido que Jesus, tendo montado o jumentinho, demonstrava que estava vindo a Jerusalém como Rei. Veja também I Reis 1:37-39. Eles lançaram suas capas no chão para criar um caminho apropriado para o novo Rei! Veja II Reis 9:13.)

C. Leia Lucas 19:37-38. O que as pessoas estavam dizendo? O que elas estavam pensando? (Elas pensavam que o Messias havia chegado. Este era o dia que haviam aguardado por toda a sua vida!)

1. Leia uma parte de uma profecia messiânica encontrada em Salmos 118:26-27. O povo teria esta profecia em mente? Se sim, o que isto lhes diria? (Jesus era o Messias longamente aguardado!)

D. O relato de Mateus acrescenta um outro detalhe. Leia Mateus 21:4-5. O que Mateus disse que está acontecendo aqui?

1. A profecia cumprida que Mateus está citando está em Zacarias 9:8-10. Leia este texto em Zacarias.

E. Junte todas as evidências que estudamos até aqui. A parábola que termina com a morte dos inimigos do rei. O conhecimento sobrenatural de Jesus acerca do jumentinho. Sua afirmação sobre ter o direito de usar o jumentinho. O cumprimento específico da profecia messiânica sobre a libertação de Israel e um mundo de paz. Que conclusão estas evidências exigem? (As esperanças e os sonhos de Israel estão sendo cumpridos exatamente agora. Este é o dia! Amigos, é isso!)

1. Existe algum ponto obscuro nestas evidências? (Aquela questão acerca da “demora” na história dos dez talentos.)

F. Leia Lucas 19:39-40. O povo estava simplesmente sendo levado? Eles estavam fazendo celebrações não autorizadas? Estavam agindo de forma contrária à vontade de Jesus? (Não. Novamente, a única conclusão lógica é que um poder sobrenatural estava presente nesta celebração. Toda a natureza estava para romper em cânticos.)

G. Você conhece o final da história. O que Jesus está fazendo? Como isto faz algum sentido? Por que os fariseus não estão certos em pedir que Jesus repreenda a multidão? Por que Jesus está permitindo que a multidão seja “excitada” por nada? (Penso que Jesus está fazendo três coisas: Primeiro, está afirmando claramente Seu direito de ser Rei. Segundo, se você ler textos como João 7:30, verá que Jesus ainda não havia sido morto anteriormente porque “Sua hora ainda não havia chegado”. Agora, a hora havia chegado. Como o comentário “Bible Exposition Commentary” coloca, os líderes judaicos haviam planejado matar a Jesus depois da Páscoa (Mateus 26:3-5), mas Deus havia ordenado que o “Cordeiro de Deus” fosse morto na Páscoa. Assim, Jesus estava forçando a situação dos líderes judaicos com esta celebração. Finalmente, a profecia de paz de Zacarias 9 antevia o povo de Deus aceitando-O. Eles não o fizeram. Como resultado, a paz não estava no seu futuro.)

III. O Começo do Fim

A. Leia Lucas 19:41-44. Por que Jesus disse que Jerusalém enfrentaria destruição em vez de paz? (Eles não O reconheceram.)

1. Se a nação judaica tivesse aceitado a Jesus, as coisas teriam sido diferentes? (Jesus diz, em Lucas 19:42, que eles poderiam ter compreendido o que traria paz a eles. O que eles se recusaram a conhecer era o próprio Jesus.)

2. Descreva os sentimentos de Jesus exatamente agora. Lembre-se que estes eram os últimos dias de Sua vida aqui e Jerusalém tinha se afastado dEle. (Este fato acrescenta outra visão sobre a atitude de Jesus acerca da morte de Seus inimigos.)

B. Leia Lucas 19:45-46. O que está começando a acontecer aqui? Como o papel de Jesus está começando a mudar? (O juízo está começando a cair sobre Jerusalém e o Templo.)

1. Isto é uma advertência para nós? Se rejeitarmos Jesus, enfrentaremos o Juízo?

C. Leia Lucas 19:47-48. Se as linhas estão começando a ser desenhadas e Jerusalém está do lado errado da linha, como você explica o fato de que “todo o povo” no templo “estava fascinado pelas palavras [de Jesus]”? (Amós tem esta figura da possibilidade de ser “um tição tirado do fogo” (Amós 4:11). Jesus mantém Sua mão estendida para cada indivíduo que venha a aceitá-lO.

IV. A Estratégia de Combate

A. Leia João 13:2-5. Qual era a extensão do poder e da autoridade de Jesus neste momento? (Deus tinha colocado todas as coisas sob a autoridade de Jesus.)

1. Quando você acaba de receber poder e autoridade, o que você faz com isto?

2. O que Jesus fez com o Seu poder e autoridade?

B. Leia João 13:6-8. Pedro não está certo? O Rei Jesus não deveria estar lavando pés!

1. Jesus diz que “mais tarde” eles compreenderiam. Me explique, como você entende a afirmação de Jesus de que a menos que Pedro tivesse seus pés lavados, não teria parte com Jesus? Eu pensava que Pedro estivesse olhando a autoridade de Jesus quando disse “Não lavarás meus humildes pés!” (Leia I Pedro 3:20-22. A limpeza pela água simboliza Jesus nos purificando de nossos pecados.)

C. Leia João 13:12-17. Que outra lição Jesus estava ensinando a Seus discípulos? (Ele estava ensinando a eles uma atitude de serviço.)

1. Como isto se encaixa na citação sobre a “morte dos inimigos do rei”, de Lucas 19:27?

2. Vamos voltar e apanhar um verso que um saltei. Leia João 13:1. Qual era a extensão completa do amor de Jesus? (Imagino que este verso aponta para a morte de Jesus em nosso lugar. Mas o contexto imediato é que Jesus demonstra Seu amor por nós nos ensinando a ter a atitude correta com relação a nossos companheiros cristãos.)

3. Servir aos outros é a tua idéia de “bons momentos”, para aqueles últimos momentos do final de semana ou das tuas férias?

V. O Getsêmani

A. Leia Lucas 22:39-42. O que Jesus estava enfrentando? (Ele agora havia chegado ao momento de Sua prisão, tortura e morte.)

1. Qual era a Sua preocupação com Seus discípulos? (Jesus estava orando por eles!)

2. Descreva a atitude de Jesus a respeito da aproximação de Sua tortura e morte. (Ele desejava evitar isto – mas estava disposto a submeter a Sua vontade à vontade do Pai. Esta era uma atitude de servo.)

B. Leia Lucas 22:45. Por que os discípulos estavam dormindo? (Eles estavam exaustos pela tristeza.)

1. “Tristeza” pelo que? (Temo que não apenas pela morte de Jesus, mas a morte de suas esperanças de que Ele estava para se tornar Rei.)

C. Amigo, e você? Você está alerta para as tuas responsabilidades enquanto aguardamos nosso Rei vindouro? Está executando as tuas tarefas com a atitude de um servo? Tem submetido a tua vontade à vontade de Deus? Não é tarde demais para se decidir a seguir a Jesus!

VI. Próxima Semana: Passagem para o Calvário

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: