terça-feira, 23 de setembro de 2008

Recebendo a Jesus como Senhor - Lição 12

Senhor de Nosso Serviço (João 13, Marcos 10, Lucas 10, I Coríntios 12)

Introdução: Deus nos chama para que O sirvamos em tudo o que fazemos? Que tipo de atitude Deus deseja que tenhamos em nosso trabalho? O que, especificamente, se espera que façamos? Cada membro da igreja tem o mesmo papel na igreja? Vamos explorar o que a Bíblia nos ensina acerca do serviço!

I. A Bênção do Lava-Pés

A. Leia João 13:1-3. Diga-me: O que Jesus sabia naquele momento?

1. Se você soubesse que veio do céu e que vai retornar ao céu, que tipo de atitude teria?

a. Que tipo de atitude você teria em relação aos seres humanos? (Eu saberia que sou da mais alta realeza. Estava visitando uma raça (espécie?) inferior. Era hora de voltar ao convívio dos seres celestiais, como seu líder.)

B. Leia João 13:4-5. O verso 4 começa com “assim”. Como lavar os pés dos outros (o serviço mais baixo) pode ser a conclusão lógica de que Jesus é o Grande Deus do Céu e que está voltando para casa? (Em nossa forma de pensar, isto não faz qualquer sentido. Não existe uma ligação lógica.)

C. Leia João 13:6-8. Pedro tinha razão ao protestar? (É claro que sim. Do ponto de vista do mundo, Jesus não deveria estar lavando os pés de Pedro.)

D. Leia João 13:8-9. Por que Pedro passaria de um “não”, para “lave-me por inteiro”? (De repente Pedro compreendeu que não se tratava de limpar os seus pés. Tratava-se de ter parceria com Jesus. Neste caso, Pedro queria ser lavado o máximo possível. Ele queria ter total parceria com Jesus.)

E. Leia João 13:12-15. Qual é o ponto central em Jesus lavar os pés dos discípulos? Era sobre limpar os pés? Era sobre parceria? (Jesus reafirma Seu status como Senhor e Mestre, mas lhes diz que está estabelecendo o exemplo para eles.)

F. Leia João 13:16-17. Qual razão lógica Jesus dá para que os cristãos (e os líderes cristãos) tenham este tipo de atitude no serviço? (Você pode ser um líder, pode ser importante, mas não é melhor do que Jesus. Uma vez que Ele estava disposto a fazer assim, nós deveríamos estar dispostos a fazer assim. Além disso, Jesus disse que há uma benção em realizar atos de humildade.)

II. O Serviço da Liderança

A. Leia Marcos 10:35-37. Qual foi a atitude de Tiago e João antes que Jesus lhes lavasse os pés? (Eles queriam as mais altas posições.)

B. Leia Marcos 10:41. Que atitude os outros discípulos tinham antes que Jesus lhes lavasse os pés? (Eles tinham a mesma atitude – todos queriam receber as posições mais importantes.)

C. Leia Marcos 10:42-45. Quando Jesus explicou Seu ato de lavar os pés, disse: “Vocês não são melhores do que Eu; portanto também deveriam estar dispostos a fazer assim.” Esta não é uma explicação muito lógica da razão para ter este tipo de atitude. Que explicação lógica Jesus dá aqui? (É praticamente a mesma explicação anterior. Jesus diz que veio para servir. Deveríamos ter a mesma atitude. Porém, Jesus deixa bem claro que a ordem das coisas no “mundo” não deveria se aplicar à igreja.)

1. Que lógica você encontra naquilo que Jesus ordena a respeito da nossa atitude com relação à liderança da igreja?

2. Se você vê um líder que tem uma atitude se serviço, isto te afeta? (Há muitos anos atrás, eu estava em pé no banheiro do escritório, com o meu chefe. Algum mal-educado tinha deixado uma folha de papel toalha no chão. Minha atitude foi que eu nunca jogaria o papel toalha no chão, mas eu não pegaria aquele papel para o “porco” que jogou. Além disso, nós pagamos pessoas para que limpem o banheiro. Meu chefe parou, pegou o papel e o jogou na lata de lixo. Seu exemplo me impressionou tanto que desde então eu sempre faço a mesma coisa.)

D. Leia Marcos 2:15-16. Que resposta você daria para os fariseus, baseado no que estivemos lendo até agora? (Se temos uma atitude “superior” quando estamos tentando alcançar outros para Cristo, teremos pouco sucesso. Penso que isto demonstra a verdadeira lógica por trás do modelo de “servo-líder” de Jesus. Uma atitude superior, do tipo “eu estou no comando”, não é eficaz para liderar outras pessoas para o reino ou para levar outras pessoas a uma verdade maior.)

E. Leia Marcos 2:17. Os fariseus eram justos? Se não, porque Jesus disse isto? (Vamos ler três textos. Romanos 3:10, Romanos 3:20 e Mateus 23:27-30. Se você tem a atitude de que é justo, Jesus não vai ser interessante para você. Você não precisa dEle. Quando Jesus disse que veio para ajudar os doentes, creio que Ele quis dizer que veio para aqueles que sentem a sua necessidade de salvação. A atitude de servo não é simplesmente uma atitude para a liderança da igreja, é uma atitude que todos nós precisamos ter para a nossa própria salvação.)

III. Equilíbrio no Serviço

A. Leia Lucas 10:38-40. Qual dessas duas mulheres representa melhor a nossa abordagem ao serviço?

1. Marta estava certa ao reclamar? Não é verdade que alguns líderes na igreja são sobrecarregados, enquanto outros membros estão sentando e não estão fazendo a sua justa parte?

B. Leia Lucas 10:41-42. Por que Jesus deixou que Maria ficasse sentada? (Jesus está nos dizendo que “fazer as coisas” na igreja não deve nos levar a negligenciar o nosso relacionamento com Jesus. O relacionamento é mais importante.)

IV. Métodos de Serviço

A. Leia I Coríntios 12:27. Quantos membros da igreja tem uma parte a desempenhar no trabalho? (“Cada um” de nós tem uma parte.)

B. Leia I Coríntios 12:7. Quantos de nós tem dons do Espírito Santo para nos ajudar a servir na igreja? (Novamente, a “cada um” é dado um dom “visando ao bem comum”.)

C. Leia I Coríntios 12:8-10. Olhando para esses dons, você encontra o teu?

D. Leia I Coríntios 12:28. Olhando para essa lista de trabalhos para a igreja, qual desses trabalhos é o teu?

E. Leia I Coríntios 12:11 e I Coríntios 12:29-30. Por que Paulo faz esta advertência? (Não se espera de nós que tenhamos todos aqueles dons. Não devemos ficar com inveja se não tivermos um dom que outra pessoa tem. Nosso objetivo é descobrir os dons que Deus nos deu e empregá-los no serviço.)

F. Leia I Coríntios 12:31. Este texto é uma licença para ter inveja dos dons dos outros?

1. Se não é, o que Paulo está dizendo? Os dons são voláteis? É possível receber novos dons com o tempo? (Deve ser possível receber novos dons, ou Paulo não teria escrito isso.)

G. Amigo, Deus te deu um dom e um papel a desempenhar na igreja. Você está usando o que te foi dado para servir aos outros? A tua atitude sobre ser parte da liderança na igreja está correta? Ou você deseja ser um líder apenas para a tua própria glória? Você vai decidir hoje usar teus dons para servir a outros?

V. Próxima Semana: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: