terça-feira, 23 de setembro de 2008

Recebendo a Jesus como Senhor - Lição 10

Senhor de Nosso Trabalho (Colossenses 3, Lucas 3, Mateus 6)

Introdução: Que tipo de empregado um cristão deveria ser? Nossas crenças religiosas deveriam afetar o nosso trabalho secular? Se você é um bom trabalhador, isto se reflete em nosso Deus? Será que a Bíblia nos dá instruções práticas a respeito de nosso trabalho diário? Vamos trabalhar em nossa lição!

I. O Empregado Cristão

A. Leia Colossenses 3:22. Este texto é dirigido aos “escravos”. Duvido que qualquer um dos leitores destas lições são escravos literais. Por que razões este conselho se aplica aos empregados. Por que razões ele não se aplica? (A diferença entre um empregado e um escravo é que o empregado pode deixar o emprego quando quiser. Além disso, o dono do escravo dificilmente vai “demitir” o seu escravo. Se um escravo, que não pode ser demitido deveria seguir este conselho, quanto mais um empregado, que pode ser demitido? Parece que, se você não quer seguir o conselho dado aos escravos, com relação ao teu empregador atual, deve mudar de emprego.)

1. Se concordarmos que este texto é um conselho relevante para empregados que querem manter seus empregos atuais, o que ele nos ensina sobre a nossa necessidade de supervisão?

a. Você trabalha de forma diferente quando o chefe está de férias?

2. Note que Paulo faz uma ligação entre ser um bom funcionário não apenas para ganhar o favor do chefe, mas com “sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem o Senhor.” O que espiritualidade tem a ver com ser um empregado diligente? (Paulo acredita que existe uma ligação implícita entre o nosso relacionamento com Deus e ser um bom funcionário.)

B. Leia Colossenses 3:23-24. Paulo revela agora a ligação entre a nossa espiritualidade e o trabalho secular. Que ligação é essa? (Devemos considerar a Deus como o nosso empregador! Deveríamos trabalhar como se estivéssemos trabalhando para Deus.)

1. Por que é assim? (Paulo nos diz que Deus nos dará o pagamento. Ele nos recompensará com uma herança.)

a. Por que Deus faria esta ligação entre o nosso trabalho secular e as nossas obrigações religiosas? (Deus deve acreditar que a qualidade do nosso trabalho á refletida sobre Ele.)

C. Leia Colossenses 3:25. Deus irá nos punir se agirmos errado com nosso empregador?

D. Vamos ler Colossenses 4:1 para termos uma visão equilibrada. O que Deus exige dos empregadores? (Deus diz aos empregadores que eles são responsáveis diante dEle e, portanto, devem ser “justos e direitos” com seus empregados.)

II. Sindicatos

A. Leia Lucas 3:14. Como este conselho de Jesus se relaciona com a decisão de um empregado em unir-se ou não a um sindicato?

1. Qual impacto este conselho teria sobre a decisão de um empregado em fazer greve? (Se você aceita o conselho de Paulo em Colossenses, para trabalhar como se estivesse trabalhando para Deus, e se acrescentar o conselho de Jesus para estar contente com o salário e não extorquir mais dinheiro, não vejo espaço para greves. As greves, especialmente greves violentas, onde a propriedade do empregador é danificada e os trabalhadores substitutos são aterrorizados, é extorsão.)

2. O conselho de Jesus para estarmos “contentes com o nosso salário” significa que não podemos mudar de emprego? (Se você pensar a respeito do conselho de Jesus aos soldados, Ele está dizendo “Não complementem o pagamento de vocês arrancando dinheiro das pessoas.” Isto se aplicaria à questão das greves, mas não parece nos impedir de mudar de emprego se outro empregador está disposto a nos pagar mais.)

B. O conselho para trabalhar como se estivesse trabalhando para Deus, e o conselho de Jesus para estar contente com o salário, são conselhos que se aplicam unicamente para outra época? Como eu ando bastante de avião, quando penso em greves, penso na Eastern Airlines. Ela foi uma das maiores companhias aéreas. Os funcionários em greve colocaram a Eastern para fora dos negócios. E então esses funcionários não tinham um emprego. Que grande idéia! Colocar teu empregador para fora dos negócios para que você não tenha pagamento!)

C. O conselho de Jesus aos soldados para coletar apenas a quantia à qual eles tinham direito tem outras aplicações. Se você fosse o administrador do empregador, e estivesse enganando os acionistas a respeito da saúde financeira da companhia, estaria sendo abrangido pelo conselho de Jesus? (Sim. Embora Jesus estivesse se referindo a tomas dinheiro pela força e a falsas acusações, este conselho se aplicaria logicamente a fraudar as pessoas com informações falsas.)

1. O conselho de Jesus se aplicaria a roubar suprimentos do teu empregador? A roubar tempo ao telefone?

2. Se você representa o governo e aceita propinas, o conselho de Jesus se aplicaria a você?

III. A Natureza do Trabalho

A. Se você ganhasse na loteria, ou herdasse milhões, pararia de trabalhar?

B. Leia Gênesis 2:15. Este texto descreve um período de tempo antes da entrada do pecado no mundo. Que necessidade Adão tinha de dinheiro ou posses?

1. Por que você acha que, num mundo perfeito, Deus deu um emprego a Adão?

C. Leia Gênesis 3:17-19. Como o trabalho de Adão mudou depois da entrada do pecado?

1. Isto quer dizer que existe um aspecto do trabalho que é um castigo pelos nossos pecados?

2. Por quanto tempo foi dito que Adão deveria trabalhar?

D. Leia Êxodo 20:8-10. Nós sempre citamos este texto por causa do mandamento positivo para guardarmos o sábado, deixando de trabalhar. Que outro mandamento encontramos aqui? (Para trabalhar nos outros seis dias.)

1. Este texto quer dizer que é exigido que trabalhemos seis dias, ou quer dizer que temos seis dias nos quais devemos fazer nosso trabalho? Se terminarmos o trabalho em, digamos quatro dias, tudo bem?

E. Quando estudamos a lição “Senhor dos Nossos Recursos”, meditamos sobre a história a seguir. Leia Lucas 12:16-21. A condenação de Jesus encontra-se em Lucas 12:21 – o homem não era rico diante de Deus. Se você guarda recursos para a tua aposentadoria, está sendo “rico” diante de Deus?

1. Existe um ponto na vida no qual você pode dizer apropriadamente o que este lavrador disse em Lucas 12:19?

F. Leia Salmos 92:12-15. O que o salmista sugere para a terceira idade? (Ainda dar fruto.)

G. A menos que algum leitor me corrija, em toda a Bíblia apenas Salomão se refere a uma pessoa idosa “desfrutando a sua prosperidade” (Eclesiastes 6:3 e 6). Não encontro exemplos de um seguidor de Deus simplesmente sentando e ficando sem fazer nada. Parece que o lavrador e seus celeiros nos mostram que ficar sem fazer nada, quando ainda somos fisicamente capacitados para sermos uma benção aos outros, é egoísmo. Todos os heróis da Bíblia morreram enquanto ainda lutavam pela missão de Deus para eles.

IV. O Obra do Senhor

A. Leia Mateus 6:28-34. Vamos nos concentrar nos versos 32 e 33. Quando Jesus diz que “os pagãos é que correm atrás dessas coisas”, ele está falando do trabalho duro? (Deve estar.)

1. Se devemos ser trabalhadores diligentes, trabalhando como se Deus fosse o nosso empregador, não se espera de nós que trabalhemos duro? Se sim, porque o trabalho duro dos pagãos está sendo menosprezado? (Mateus 7:33 nos dá o equilíbrio que Deus busca. Em tudo o que fazemos, devemos buscar primeiro a vontade de Deus. Parece que os pagãos estão buscando o dinheiro. Deus nos promete que, se O buscarmos em primeiro lugar, Ele nos dará o que necessitamos. Não precisamos nos preocupar.)

B. Amigo, Deus nos dá uma fórmula para o nosso trabalho diário. Busque primeiro a vontade de Deus. Trabalhe como se Deus fosse o teu empregador. Seja honesto e contente com o teu salário. Se fizermos essas coisas, Deus nos pede para deixarmos as preocupações do trabalho para trás e simplesmente confiarmos nEle para o suprimento das nossas necessidades. Você vai aceitar a fórmula de trabalho de Deus para a tua vida?

V. Próxima Semana: Senhor de Nossa Adoração

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: