terça-feira, 23 de setembro de 2008

Recebendo a Jesus como Senhor - Lição 09

Senhor do Templo do Nosso Corpo (I Coríntios 6 e 10)

Introdução: Quantas vezes já ouvi alguém dizer que “O teu corpo é o templo de Deus”? O que isso quer dizer? Isso significa que eu tenho que praticar corrida? Significa que batatas fritas estão descartadas do menu, porque não posso ficar muito gordo? Tenho que usar o cinto de segurança quando estou dirigindo? Devo evitar dirigir carros pequenos ou voar em aviões particulares? Geralmente, as pessoas que usam esta frase estão falando sobre fumar e beber, não sobre exercícios. Esta frase transforma questões de saúde, segurança, condicionamento físico e temperança em questões espirituais? Vamos mergulhar no nosso estudo e ver o que a Bíblia realmente ensina sobre os nossos corpos, como sendo o templo de Deus!

I. Templo: Físico ou Espiritual?

A. Leia I Coríntios 6:19-20. Que aspecto do meu corpo faz dele um “templo”? (Paulo fala que o Espírito Santo habita em nós.)

1. O que isto quer dizer? É uma coisa parecida com uma gravidez? Como o Espírito Santo entra em nós? (Leia I Coríntios 12:13. Descobrimos que nós bebemos o Espírito Santo! Obviamente, você precisa prestar muita atenção às informações nutricionais! Ah, se os fabricantes de bebida soubessem desta possibilidade!)

B. Leia I João 3:21-24. Nós também estamos vivendo no corpo de outra pessoa? (Espero não ter ofendido alguém, parecendo ridículo, mas o ponto é muito sério. Paulo está usando termos físicos para descrever algo que, obviamente, é somente espiritual e mental. Nós não vivemos fisicamente em Deus e Ele não habita fisicamente em nós. “Habitar” se refere a viver uma vida em sintonia com a vontade de Deus. Somos auxiliados no conhecimento da vontade de Deus pelo Seu Espírito Santo.)

C. Vamos voltar para I Coríntios 6:19-20 e nos concentrarmos no verso 20. Qual é a razão para o nosso corpo ser preenchido com o Espírito Santo? (Fomos comprados por um preço – Jesus morreu em nosso favor. Deus possui o nosso templo.)

1. Esta é uma questão espiritual ou física? (A morte de Jesus certamente foi física. Quando Paulo se refere aos nossos corpos, deve estar falando tanto do aspecto físico quanto do aspecto espiritual. Porém, a ênfase é no espiritual.)

II. O Contexto do Templo

A. Não podemos compreender a referência de Paulo aos nossos corpos serem um templo a menos que estudemos o contexto de suas palavras. Vamos fazer isso agora mesmo. Leia I Coríntios 6:12-13. Note que a frase “Tudo me é permitido” está entre aspas. O grego não tinha aspas; então o que os tradutores da NVI estão sugerindo para nós? (O comentário The Bible Exposition Commentary (entre outros) explica que “Tudo me é permitido” era um ditado comum em Corinto – a cidade na qual morava o povo para quem Paulo estava escrevendo. Paulo está repetindo um ditado comum, e não aquilo que ele acredita.)

1. Qual é a resposta de Paulo a “Tudo me é permitido”? (De forma interessante, Paulo não diz que “isto é uma mentira”. Em vez disso, ele acrescenta que nem tudo é benéfico para nós e algumas coisas podem acabar nos dominando.)

B. Que outra frase entre aspas é citada em I Coríntios 6:12-13? (“Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos”.)

1. O que isto significa? (Significa que o nosso estomago foi projetado para comer comida. É o mesmo tipo de lógica (embora seja o oposto) de dizer “Se Deus quisesse que fumássemos, teria nos criado com chaminés.”)

2. Que ponto este ditado coríntio está defendendo? (O comentário The Bible Exposition Commentary explica que os coríntios estavam falando de sexo. Assim como é natural comer, eles argumentavam que nossos corpos foram feitos para o sexo – e, portanto, é da vontade de Deus que satisfaçamos essas necessidades e usemos nossos corpos da forma para qual Deus os projetou.)

a. Este é um argumento que ouvimos hoje? (Sim, com certeza. “Deus me fez assim, então o que estou fazendo é o que Ele quer.)

C. Leia I Coríntios 6:13-14. O que Paulo pensa a respeito deste argumento de que o projeto do nosso corpo prova que fomos naturalmente criados para o sexo irrestrito? (1. Paulo os lembra que virá o dia do juízo: Deus destruirá tanto o estômago quanto a comida. 2. A criação do nosso corpo mostra que fomos feitos para servir a Deus. 3. Paulo nos lembra que Jesus nos redimiu do pecado e nos deu a vida eterna.)

D. Vamos continuar. Leia I Coríntios 6:15-17. Sobre que assunto Paulo está falando quando diz que nossos corpos são “membros de Cristo” e templos? (Paulo está discutindo acerca da imoralidade sexual.)

1. Concentre-se no verso 16. Que argumento histórico Paulo está defendendo? (Paulo nos lembra Gênesis 2:24; Mateus 19:5) que Deus inventou o sexo, e Ele também nos deu instruções sobre como o sexo deveria ser usado. O sexo é único, no sentido em que reproduz a vida.)

a. Veja novamente I Coríntios 6:14, 17. Por que Paulo está falando sobre Ressuscitar a Jesus (e nós) e nós nos unirmos a Jesus? O que a vida eterna tem a ver com a imoralidade sexual? (O sexo é a forma pela qual os humanos dão a vida. Paulo nos lembra que, como cristãos, Jesus nos deu nova vida. A lógica dele é essa: Por que você se uniria para [gerar] uma nova vida com uma prostituta, quando já está unido a Jesus para a vida eterna? Os dois conceitos são fundamentalmente opostos.)

III. Tomando o Templo de Assalto: A Imoralidade Sexual

A. Leia I Coríntios 6:18-20. Quando Paulo nos lembra que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, ele está falando de exercícios, ficar gordo, fumar, beber ou usar cintos de segurança? (Não. Paulo está nos dizendo que “todos os outros pecados” são fora do corpo. O único pecado que é contra os nossos corpos é a imoralidade sexual. Nossa revisão do contexto destes versos mostra claramente que Paulo está tratando da imoralidade sexual.)

1. Sempre eu me perguntei por que a igreja é tão dura em questões de infidelidade conjugal. Orgulho, arrogância, ganância, tudo isso e você pode continuar seguramente nos bancos da igreja; mas se tiver um caso, é expulso da igreja. Isto é apropriado? (Sim. Paulo identifica a imoralidade sexual como uma classe especial de pecado. Em vez de preservar este processo para “a mulher (ou marido) da tua juventude”, nós o compartilhamos com um(a) estranho(a). Isto ofende a Deus de uma forma particular, porque Ele nos dá nova vida e “habita” em nós.)

2. Se você fosse Satanás, e soubesse que a imoralidade era particularmente ofensiva a Deus, a que tentações você dedicaria maior esforço?

a. Olhando o mundo à tua volta, quão grande é o esforço de Satanás em favor da imoralidade?

3. Note como I Coríntios 6:18 começa. O verso diz “fujam” da imoralidade sexual. Como, de maneira prática, você colocaria este conselho em prática na tua vida?

4. Como eu acredito na “verdade do ensinamento”, há dois pontos sobre I Coríntios 6:18 que eu gostaria de compartilhar. A tradução mais apropriada do grego seria “Todos os pecados que um homem comete são fora do corpo”, em vez de “todos os outros pecados”. Contudo, penso que os tradutores da NVI acrescentaram de forma apropriada a palavra “outros”, porque este é o sentido no qual Paulo está escrevendo. Segundo, uma minoria de comentaristas acredita que o começo deste verso é um outro exemplo de Paulo estar citando um ditado popular de Corinto. Se for verdade que “Todos [outros] os pecados que um homem comete são fora do corpo” é um ditado Corinto e não a visão de Paulo, então isto minaria seriamente as conclusões às quais chegamos, de que segurança e saúde são questões práticas, e não questões morais. Menciono a visão da minoria apenas para que o leitor possa tomar uma decisão com sabedoria. Eu penso que a visão da minoria está errada.

B. Leia Mateus 15:16-20. Jesus diz que a imoralidade sexual vem do coração – e parece compará-la com o que entra no corpo. Há um conflito entre o ensinamento de Jesus e o de Paulo? (Não. Jesus concorda com Paulo que o pecado, em geral, não diz respeito ao corpo. Jesus nos diz que a origem da imoralidade sexual está na mente. Paulo acrescenta que este é o único pecado que é contra o nosso corpo.)

C. A próxima vez que alguém te lembrar que o teu corpo é o “templo de Deus”, ao falar de dieta, saúde, condicionamento físico, cintos de segurança, etc., o que você vai dizer? (Eles precisam estudar mais a Bíblia! (E não precisamos, todos nós?) Dieta, saúde, condicionamento físico, o uso de cintos de segurança, todas essas são excelentes idéias, mas não fazem parte das questões do “templo”, discutidas por Paulo em I Coríntios 6.)

IV. O Templo dos Outros

A. Em I Coríntios 10, Paulo escreve que os coríntios deveriam focalizar seus corações nas coisas certas. Uma coisa que deveriam evitar era a adoração de ídolos. Vamos tomar o conselho de Paulo, lendo I Coríntios 10:23-24. Paulo repete novamente este ditado coríntio comum, mas ele acrescenta um novo elemento ao que ensinou em I Coríntios 6. Que novo elemento é esse? (Que, ao decidirmos qual conduta é aceitável para nós, precisamos considerar o seu impacto sobre os nossos companheiros cristãos.)

B. Leia I Coríntios 10:25-27. Paulo diz que os coríntios não deveriam se preocupar se a carne que eles compravam ou que lhes era servida como convidados, havia sido sacrificada aos ídolos. Por que? (Paulo já havia dito anteriormente que o ídolo é nada (I Coríntios 10:19-20) e, portanto, não deveríamos nos preocupar se a carne havia sido previamente oferecida como sacrifício a um ídolo. Deus – e não os ídolos – é o dono de todas as carnes.)

C. Leia I Coríntios 10:28-29. A consciência de quem está sendo protegida? (A consciência da outra pessoa.)

1. Que princípio Paulo está nos ensinando? (Que embora saibamos que certos atos não são pecaminosos, deveríamos evitá-los diante de outras pessoas que acham que eles são pecaminosos.)

D. Leia I Coríntios 10:31-33. O que Paulo sugere que comer e beber tem a ver com pecado? (A sugestão aqui é que quando decidimos o que deveríamos comer e beber, o fator primário é o impacto que esta decisão tem sobre os nossos companheiros cristãos.)

1. O ensinamento “comam, bebam ... para a glória de Deus” é um ensinamento sobre dieta ou saúde? (Não. É sobre ter consideração com o ponto de vista dos outros cristãos.)

E. Amigo, Deus nos pede que mantenhamos o templo do nosso corpo livre da imoralidade sexual. Você está determinado a fugir deste pecado?

V. Próxima Semana: Senhor de Nosso Trabalho

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: