terça-feira, 23 de setembro de 2008

Recebendo a Jesus como Senhor - Lição 08

Senhor de Nossos Recursos (Lucas 12, I Timóteo 5)

Introdução: Quando lemos um título como “Senhor de Nossos Recursos”, pensamos: “Ah, não, outra argumentação para nos fazer dar mais dinheiro.” Sermos fiéis a Deus não é apenas uma questão de dinheiro (embora certamente ele seja uma parte disso), envolve todos os nossos dons e talentos. Vamos mergulhar na nossa lição e ver o que Deus diz a respeito dos nossos recursos!

I. Nossas Palavras

A. Leia Lucas 12:8-9. O que você acha que quer dizer “confessar” a Jesus?

1. O que Jesus promete que fará se O confessarmos diante dos outros? (Temos, em Hebreus 8, a imagem de Jesus levantando-Se a nosso favor no céu. Ele está sendo o nosso mediador, assim como o Sumo Sacerdote era o mediador em favor do povo de Israel no dia da Expiação.)

2. Se Jesus está sendo o nosso mediador no céu, o que este texto nos ensina acerca do que Ele quer de nós, quando diz que deveríamos “confessá-Lo” diante dos outros? (Parte do nosso “dever” nesta vida é identificar a Jesus como a fonte de nosso poder espiritual e a fonte da nossa salvação. Precisamos reconhecer o que Jesus tem feito e está fazendo por nós.)

B. Confessar a Jesus envolveria mais do que palavras?

1. Se você diz que “sim, isto envolve mais do que palavras”, o que mais isto envolve?

2. Envolveria não apenas o que você diz, mas também como você diz?

II. Nossas Posses

A. Leia Lucas 12:15. Até que ponto esta afirmação é verdadeira na tua vida?

B. Leia Lucas 12:16. Qual era a fonte da boa colheita? (A Bíblia aponta o solo como a fonte, em vez do agricultor.)

1. Qual é a fonte do teu dinheiro? Até que ponto é “tua culpa” que você tenha dinheiro? (Um livro interessante, “The Bell Curve” revela que o teu trabalho é um indicador da tua inteligência relativa. Os empregos mais bem pagos geralmente são ocupados por pessoas mais inteligentes.)

a. Que controle você tem sobre a tua inteligência? (Nenhum, quando se trata de inteligência hereditária. Como este agricultor da parábola, a maior parte da nossa riqueza relativa não está em nosso controle.)

C. Leia Lucas 12:17:19. O que há de errado com os planos do agricultor?

1. É errado construir celeiros maiores para guardar a safra abundante?

2. É errado pensar na aposentadoria futura?

3. É errado viver de forma tranqüila?

4. É errado comer, beber e alegrar-se?

D. Leia Lucas 12:20. Este agricultor era tolo, porque preparou-se para o futuro, mas morreu durante aquela noite?

1. Com o que Deus está preocupado aqui? Ou Deus está apenas dizendo que a vida é imprevisível?

E. Leia Lucas 12:21. O que você sugeriria para que este agricultor fizesse, de forma que se tornasse rico com relação a Deus? (O erro deste agricultor foi pensar somente em si mesmo quando considerou o que fazer com as suas posses. A morte deste agricultor demonstra como as posses podem ser inúteis.)

F. Em Lucas 12:22-28, Jesus ensina que Deus cuida de nós e, portanto, não deveríamos nos preocupar com o nosso futuro. Deus cuidará de nós. Leia Lucas 12:29-30. O que significa “buscar ansiosamente” o que iremos comer ou beber?

G. Leia Lucas 12:30-31. Deus promete nos das posses materiais?

1. Se sim, isto é apenas no céu? (Parece que também pe prometido que teremos o suficiente na terra.)

H. Leia Lucas 12:32-34. Jesus está nos dizendo hoje, (e isso quer dizer você) que deveríamos vender as nossas posses e dá-las aos pobres?

1. Então seríamos pobres?

2. Leia Atos 2:44-45. A igreja primitiva está seguindo o conselho de Jesus?

a. Os cristãos primitivos estão vendendo todas as suas posses?

I. Leia Atos 2:46. O que este texto nos fala sobre a extensão em que eles vendiam todas as suas posses? (As suas posses principais, como suas casas, eles não vendiam. Não me parece que Jesus está nos dizendo para vendermos tudo o que possuímos. Ele está nos dizendo para estarmos dispostos a vender as nossas posses para o avançamento do Reino.)

1. O livro “Word Pictures in the New Testament” leva a nossa atenção para o futuro desses cristãos em Jerusalém que moravam neste estado comunitário. Leia Romanos 15:25-26. A sugestão é que os santos em Jerusalém tornaram-se pobres, pelos quais Paulo estava constantemente solicitando o auxílio dos cristãos gentios.

J. Seria benéfico ler todo o capítulo de II Coríntios 9. O contexto para este texto é outra solicitação para que auxiliassem os santos pobres de Jerusalém. Vamos nos concentrar em II Coríntios 9:6-9. Qual é a nossa obrigação de vender as nossas posses, de acordo com Paulo? (Deus não está nos obrigando a vendermos as nossas coisas. Paulo parece dizer que quando os nossos corações estão em sintonia com a vontade de Deus, iremos querer dar para o avanço do Reino. O resultado desta atitude de dar serão bênçãos cada vez maiores sobre nós.)

K. A carta de Paulo a Timóteo dá a ele conselhos práticos para a supervisão da igreja em Éfeso. Vamos ler o conselho de Paulo referente às obrigações dos cristão para com as viúvas pobres. Leia I Timóteo 5:3-4 e I Timóteo 5:7-8. O que é a primeira linha de suporte para os velhos pobres? (A sua própria família imediata.)

L. Leia I Timóteo 5:9-11. Que princípio encontramos aqui para darmos o nosso dinheiro aos pobres? (Paulo parece ensinar que dar dinheiro aos pobres para causas não emergenciais, simplesmente porque são pobres, é errado. Em vez de apenar dar o dinheiro, precisamos considerar a vida da pessoa. Em I Timóteo 5:11-15 Paulo nos aconselha a considerarmos o impacto do nosso auxílio sobre a vida espiritual da pessoa que estamos ajudando.)

M. Leia Levítico 19:9-10. O que este texto ensina aos donos de propriedades no campo? (Ao dono da colheita é garantido o melhor daquilo que ele plantou. Porém, não é garantido a ele tudo, até a mínima parte. Da sua abundância, ele deve deixar algo para os pobres e os estrangeiros.)

1. Aqueles que sabem alguma coisa de plantações, me digam, que tipo de colheita cresce nas extremidades da lavoura? (nos meus dias de apanhador de frutas, quando garoto, observei que a extremidade do campo era a manos produtiva.)

a. Existe um princípio bíblico que pode ser tirado deste fato?

2. Que princípio Levítico 19:9-10 nos ensina a respeito de ajudarmos o pobre? (O pobre e o estrangeiro tem algum trabalho a fazer. Eles não trabalham para plantar ou cuidar da lavoura, mas tem que trabalhar para colher as sobras. Não é dito para que o dono colha os frutos remanescentes, coloque-os em cestos e os distribua nas casas dos pobres.)

N. Leia Levítico 27:30. Que outra exigência Deus faz sobre as nossas posses? (Deus exige um décimo do que recebemos.)

1. Leia Números 18:21. Qual é o propósito do dízimo? (Apoiar aqueles que estão no ministério.)

O. Leia Deuteronômio 26:12. O sistema dos dízimos em Números e Deuteronômio tem algumas complexidades que em não compreendo atualmente. Alguns comentaristas sugerem que este é o “segundo” dízimo, não o dízimo anual a que nos referimos acima. Minha razão para examinar este texto é determinar o que ele nos ensina a respeito do nosso relacionamento com os pobres. Que lição adicional aprendemos aqui? (Lembre-se do ponto anterior, sobre os pobre terem a obrigação de trabalhar, quando estavam rebuscando os campos dos fazendeiros? Aqui temos uma instrução para darmos aos pobres, de forma que tenham o suficiente para comer.)

III. Nosso Tempo

A. Leia Lucas 12:35-37. Sobre qual recurso Jesus está discutindo aqui? (Nosso tempo.)

B. Leia Lucas 12:42-46. Como Jesus sugere que deveríamos estar gastando o nosso tempo? (De forma produtiva)

C. Leia I Pedro 4:10-11. Quais recursos nós possuímos, além das palavras, dinheiro e tempo? Qual é a nossa obrigação com respeito a estes outros recursos?

D. Amigo, você fez de Deus o Senhor de todos os teus recursos? Você vai decidir hoje fazer dEle o Senhor?

IV. Próxima Semana: Senhor do Templo do Nosso Corpo

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: