terça-feira, 23 de setembro de 2008

Recebendo a Jesus como Senhor - Lição 02

Senhor de Nossas Prioridades (Salmos 24, Lucas 6 e 22)

Introdução: às vezes falo para mim mesmo: “O que devo fazer primeiro?” Esta é uma questão importante a ser considerada, porque se não o fizer, vou me encontrar trabalhando primeiro em qualquer coisa que chame a minha atenção, e não naquilo que é prioritário. Nossa lição desta semana é sobre prioridades espirituais. Fazemos dos assuntos espirituais uma prioridade, ou simplesmente cuidamos daquilo que chama a nossa atenção no momento? Vamos mergulhar em nossa lição e ver o que Deus tem a dizer sobre o assunto das prioridades espirituais!

I. Senhor de Tudo

A. Leia Salmos 24:1. Sobre o que Deus governa? (Sobre tudo.)

B. Leia Salmos 24:2. Por que Deus reclama o domínio sobre todas as coisas? (Porque Ele as criou. Ele criou todas as coisas, portanto Ela as possui.)

C. Imagine que você é dono de um negócio e que o teu maior e melhor cliente te ligou. Você deixaria de lado todas as outras tarefas para tratar com o teu melhor cliente? (Eu seria tolo se fizesse outra coisa.)

1. O que este exemplo do negócio nos ensina acerca de fazer de Deus a nossa mais alta prioridade? (Uma razão para fazer de Deus a nossa primeira prioridade é que Ele é o nosso “melhor cliente”, no sentido em que Ele nos deu tudo o que possuímos.)

D. Leia Salmos 24:3. Leve esta idéia sobre aproximar-se de Deus a um outro contexto. Imagine que uma pessoa é dona de toda a tua cidade. O que poderia levar você a se aproximar do dono da cidade? (Se você quisesse autoridade para fazer alguma coisa. Se quisesse um favor. Se estivesse agradecido por ele ter permitido que você morasse na cidade.)

E. Leia Êxodo 19:5-6. Que razões Deus nos dá para nos aproximarmos dEle? (Seremos Seus representantes. Temos um relacionamento especial com Ele.)

1. Que tipo de representante um sacerdote é? (Um representante que se presume que aja em nome de Deus.)

F. Vamos voltar para Salmos 24:3-4. Leia o verso 4 no contexto do verso 3. Deus está no controle de tudo. Ele tem vagas para representantes pessoais. Que qualificações Deus está procurando para Seus representantes pessoais?

1. “Mãos limpas e o coração puro”. Deus está procurando por pessoas que tomam bastante banho, para serem Seus representantes? (Ele está procurando por pessoas que têm pureza de pensamentos (coração) e fazem o que é correto (mãos).)

2. “Não recorre aos ídolos”. O que significa recorrer a um ídolo? (Significa servir a alguém ou a algo que não seja Deus.)

a. O que, na tua vida, interfere com a tua lealdade a Deus?

b. O que este texto nos ensina sobre o desejo de Deus para que façamos dEle a nossa primeira prioridade? (Deus nos diz que se queremos representar a Sua autoridade, precisamos fazer dEle a prioridade em nossas vidas.)

3. “Jura falsamente”. Esta expressão está se referindo a honestidade? (Certamente que honestidade é parte disso. Porém, o texto parece incluir promover o que é impróprio.)

4. Como você resumiria essas três qualificações para ser um representante de Deus? (Deus quer ser o primeiro em nossa lealdade (e não um ídolo), Ele quer ser o primeiro em nossos argumentos (não jurar falsamente) e Ele quer que a nossa mente e nossas ações reflitam a Sua vontade (coração puro e mãos limpas).)

G. Como você faria para fazer de Deus, Seus objetivos e Sua vontade, uma prioridade na tua vida?

II. Uma Vida Refletindo Nossas Prioridades

A. Leia Lucas 22:39-40. Como podemos usar a oração para guiar as nossas prioridades?

1. Quando Jesus disse que os discípulos deveriam orar para que não caíssem em tentação, o que esta afirmação tinha a ver com as prioridades deles? (A tentação busca substituir a vontade de Deus para a nossa vida com a vontade de Satanás para a nossa vida.)

B. Leia Lucas 22:41-42. Como Jesus tornou a vontade de Deus s Sua prioridade?

1. Considere as palavras de Jesus: Primeiro Jesus diz ao Seu Pai o que ele gostaria que acontecesse. Esta é a maneira que devemos fazer, ao estabelecer as nossas prioridades na vida?

2. Qual é o “ponto principal” para Jesus? (Ele diz ao Seu Pai as Suas preferências, mas Jesus diz, “Eu vou fazer a Tua vontade, não importando as minhas preferências.”)

3. Ao estabelecermos as nossas prioridades a cada dia, é razoável dizer a Deus o que gostaríamos de fazer, orar para que não sejamos vencidos pelas prioridades de Satanás, e terminarmos dizendo que queremos que as prioridades de Deus sejam as nossas prioridades?

C. Imagine que você acaba de fazer a oração que discutimos acima. O que você faz em seguida? Como você, do ponto de vista prático, dá continuidade a esta oração?

D. Leia Lucas 6:46-48. O que Deus quer de nós? (Obediência. Isto é o que Jesus estava oferecendo ao Seu Pai quando disse “não seja feita a minha vontade, mas a Tua.”)

1. Lucas 6:47 nos dá os passos para a obediência. Quais são eles? (Vejo três passos: Primeiro, tomamos uma decisão consciente de vir a Deus. Segundo, “ouvimos” a palavra de Deus. Por último, colocamos a palavra de Deus em prática.)

a. O que significa “ouvir” a palavra de Deus? (Primariamente significa que você está fazendo o que é correto agora mesmo – estudando a palavra de Deus, a Bíblia.)

E. Leia Lucas 6:49. Qual é a falha deste construtor? (Não colocar em prática as palavras de Deus.)

1. Nesta parábola, o que você acha que a “casa” representa? (A tua vida!)

2. O que a enchente representa? (Tempos difíceis. O juízo final.)

3. Se a casa é a nossa vida, que benefício pessoal recebemos ao fazer de Deus a nossa primeira prioridade? (Este é o “segredo” maravilhoso em fazer de Deus o primeiro – isto abençoa a nossa vida.)

F. Leia Efésios 5:28. Este é não apenas um dos meus textos favoritos, creio que é um texto que vai muito além do relacionamento do casamento. Que lição encontramos neste texto acerca de amarmos a nós mesmos? (Esta é uma descrição mais detalhada do segredo de fazer de Deus o primeiro. Deus nos ensina que se O obedecemos (por exemplo, amando o nosso cônjuge), isto será uma benção para nós mesmos. Fazer de Deus a nossa primeira prioridade, resulta em bênçãos para nós.)

III. Um Tempo Para Refletir nas Nossas Prioridades

A. Leia Marcos 1:35 e Salmos 5:3. Nenhum desses versos nos dá qualquer mandamento, eles simplesmente descrevem o fato de que Jesus e Davi se aproximaram de Deus pela manhã. Você já tentou se aproximar de Deus estudando a Sua palavra pela manhã? Se sim, você acha melhor do que fazer isso à tarde? (Enquanto estou escrevendo isso, é de manhã e estou em um hotel. Logo antes de ler estes textos em Marcos e Salmos, estava desligando o meu computador, porque achei que estava na hora de fazer o “check-out”. Mencionei a minha esposa como eu tinha descoberto ser importante estudar e escrever esses comentários pela manhã. Ela descobriu que tínhamos mais uma hora para fazer o “check-out” e eu pode continuar trabalhando. Os próximos textos que li foram esses textos de Marcos e Salmos – os quais confirmaram o que eu tinha acabado de dizer a ela!)

B. Além de oferecer a Deus uma mente mais clara pela manhã, o que mais a oração e o estudo da Bíblia pela manhã fazem para nós? (Nos ajuda a lembrara das prioridades de Deus para a nossa vida naquele dia.)

C. Amigo, Deus tem direitos sobre a tua vida, porque Ele te criou e depois te salvou da morte eterna. Você vai decidir vir a Ele a cada manhã e fazer de Sua vontade a tua prioridade para aquele dia?

IV. Próxima Semana: Senhor de Nossos Pensamentos

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: