terça-feira, 23 de setembro de 2008

Recebendo a Jesus como Senhor - Lição 01

Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (Salmos 14, Romanos 3, I Coríntios 18, Atos 22)

Introdução: Você gosta de ser chamado de “estúpido”, ou de “tolo”? Embora eu não dê muita importância a isso, em nosso estudo desta semana o termo “tolo” aparece com uma certa freqüência. Se você não gosta deste termo, talvez você não deva lê-lo! Falando sério, é perigoso pensarmos que não somos tolos? Se você é tolo, existe uma forma de tornar-se um “ex-tolo”? A nossa nova série de lições que começa esta semana nos leva a repensar cada aspecto da nossa vida. Em vez de confiarmos em nossa forma tola de pensar, na nossa própria sabedoria, vamos examinar os benefícios de olharmos para Deus, para resolver as questões da nossa vida. Vamos mergulhar!

I. Tolos

A. Leia Salmos 14:1. À primeira vista, por que o tolo se corrompe? (Parece ser porque ele não acredita em Deus.)

1. Por que a segunda parte deste verso diz que “não há ninguém” que faça o bem? Ou será que isto quer dizer que “nenhum tolo faz o bem”?

B. Leia Salmos 14:2-3. Ainda estamos limitando a maldade aos tolos? (Deus olha para baixo e vê que todos nós estamos corrompidos.)

1. Veja novamente estes dois versos. Qual é a fonte do problema? (Nós não buscamos nem entendemos a Deus. Nós nos “desviamos”.)

2. Então, somos todos tolos? Certamente aqueles que lêem estes comentários acreditam que existe um Deus. Mesmo os leitores destes comentários são tolos? (O salmista nos diz que não somos sérios acerca de aceitarmos a Deus como nosso Senhor. Não somos sérios acerca de compreender e buscar a Deus. Isto faz de nós tolos.)

C. Em Romanos 3:10-17 Paulo cita Salmos 14:1-3 (e outros Salmos) para estabelecer uma conclusão lógica. Leia Romanos 3:19-20. Considerando que aprendemos que somos todos tolos, qual é o propósito da lei? (Evitar que nos vangloriemos de como somos bons e nos tornar conscientes de que somos tolos!)

D. Leia Romanos 3:21-22. Há esperança para os tolos? (Sim. Os tolos tem um caminho para a justiça que vem somente através da fé em Jesus.)

E. Leia Romanos 3:23-26. Na semana passada terminamos o nosso estudo do evangelho de Marcos. Acabamos de estudar a crucifixão e ressurreição de Jesus. Como a crucifixão demonstra (verso 25) a justiça de Deus? (Este texto nos mostra que Deus leva o pecado muito a sério. Nos, tolos, não estamos compreendendo isso tão claramente quanto deveríamos, mas Deus leva o pecado tão a sério que Se dispôs a morrer uma mote muito dolorosa para pagar o preço do nosso pecado. )

F. A que conclusão deveríamos chegar, neste ponto? (Os tolos tem acesso a se tornarem justos através da crença em Jesus. Ao mesmo tempo, o pecado é uma coisa muito perigosa, que os tolos deveriam levar a sério.)

II. Recuperando Tolos

A. Leia I Coríntios 1:18. O que separa os tolos completos dos tolos em recuperação? (Se eles acreditam ou não na “mensagem da cruz”.)

1. Qual é a “mensagem da cruz”? (A mensagem da cruz é que, por nós mesmo, somos tolos. O único caminho para a salvação é através do poder de Deus. A mensagem da cruz também é acerca do amor ilimitado de Deus e a Sua intolerância em relação ao pecado.)

B. Leia I Coríntios 1:19-21. Qual é o problema com a sabedoria do mundo? (Ela não conhece a Deus. Ela não reconhece a Jesus.)

1. Se você olhar cuidadosamente I Coríntios 1:21, o verso parece dizer que era o plano de Deus (Sua “sabedoria”) que a sabedoria humana não compreendesse a Jesus. Por que Deus iria querer evitar o apoio da sabedoria humana? (Estamos começando a ver um argumento contra a auto-confiança. A auto-confiança na área da sabedoria nos traz problemas. Quanto menos tolos nós somos, pelos padrões do mundo, mais tolos somos pelos padrões de Deus.)

C. Isto significa que o cristianismo é “anti-intelectual”?

1. Leia I Coríntios 1:22-25. (Deus é tanto poder quanto sabedoria, em um grau muito mais elevado do que a força e a sabedoria humanas. Isto quer dizer que Deus não é “anti-intelectual”; quer dizer que não compreendemos corretamente a Sua sabedoria.)

D. Leia I Coríntios 1:26-29. Que boas novas há neste texto para nós? (Todos nós temos a possibilidade de nos recuperarmos de sermos tolos e aprendermos a sabedoria de Deus! Não temos que nascer espertos para fazer parte da sabedoria de Deus.)

III. Um Exemplo de Tolice

A. Leia Atos 22:2-3. Paulo era um homem altamente educado? (Sim.)

1. Qual era a natureza desta educação? (Religiosa.)

B. Leia Atos 22:4-5. Paulo era uma pessoa motivada e diligente em seu trabalho?

1. Você gostaria que ele trabalhasse para você?

C. Leia Atos 22:6-9. O que começou a mudança na vida de Saulo (Paulo)? (Ele viu a luz.)

D. Leia Atos 9:10-14. Ananias está preocupado de que Deus não esteja muito bem informado a respeito de Saulo/Paulo?

1. Deus está escolhendo um tolo para ir falar com outro tolo?

a. Isto é uma boa notícia ou não?

E. Leia Atos 9:15. Por que Deus escolheu a Saulo?

F. Leia Atos 9:17-19. Saulo/Paulo estava pronto para ser usado por Deus em sua condição anterior?

1. O que havia de errado com a sua condição anterior? (Ele pensava que podia ver. Ele pensava que estava certo. Foi necessário receber nova luz e ser cheio do Espírito Santo para que Paulo pudesse realmente ver.)

G. Leia Atos 22:10. Qual foi a primeira resposta de Paulo ao ver a luz? (“Que devo fazer, Senhor?”)

1. Esta é a resposta correta?

H. Amigo, e você? Está satisfeito com o teu conhecimento atual de Deus? Ou está disposto a ver nova luz, deixar a tolice para trás e aprender os caminhos de Deus? Se sim, venha comigo neste trimestre em uma grande aventura para aprendermos a fazer de Jesus o Senhor de cada aspecto de nossas vidas!

IV. Próxima Semana: Senhor das Nossas Prioridades.

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: