sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O Evangelho, 1844 e o Juízo - Lição 12

O Juízo Pré-Advento (Daniel 7)

Introdução: Na nossa última lição aprendemos que a salvação somente pela graça foi a questão importante quando consideramos se o “Chifre Pequeno” era Antíoco Epifânio ou Roma. Acontece que “1844” é uma questão de justificação pela fé: temos um Mediador no santuário Celestial, o qual deu a Sua vida e oferece o Seu sangue em favor de nossos pecados. Por que precisamos de um mediador? Será que Deus o Pai não nos ama? Ele não vai levar a todos para o céu com Ele? Vamos mergulhar em nosso estudo e descobrir por que precisamos de Jesus como nosso mediador!

I. O Juiz

A. Leia Daniel 7:8-9. Qual parece ser o período do Chifre Pequeno e de Deus se assentando? (Estes eventos parecem estar acontecendo ao mesmo tempo.)

B. Obviamente Deus é um ancião. Você acha que Ele precisa se sentar porque está cansado?

1. Se não, o que significa “um ancião se assentou”? (Ele está se sentando em Seu trono. Isto quer dizer que Ele está se preparando para alguma tarefa oficial.)

C. Deus tem cabelos brancos e está usando uma vestimenta branca. Por que? Tenho ouvido falar de mulheres que escolhem a cor de suas roupas para realçar a cor de seus olhos. Você acha que alguma coisa assim está acontecendo aqui – roupas brancas para combinar com os cabelos brancos?

1. Leia Levítico 16:3-4. Quem é Arão? (O sumo sacerdote). De que cor é o linho? (Branco). Por que o sumo sacerdote se veste de branco? (É um símbolo de santidade, do sagrado.)

2. É por isto que Deus se veste de branco? (Sim. Deus está se assentando em Seu trono para tomar parte em um ato santo, sagrado.)

D. Note em Daniel 7:9 que o trono tem rodas flamejantes. (E você pensava que as rodas do teu carro eram bonitas!) Que ponto está sendo colocado aqui para nós?

1. O que você acha que o “fogo” representa? (Poder. Pureza)

2. O que você acha que as “rodas” representam? (Velocidade. Inteligência.)

E. Leia Daniel 7:10. O fogo flui como um rio saindo do trono de Deus. Qual é o significado disso? O que isto simboliza? (Você já viu uma erupção vulcânica? Qualquer coisa que esteja no caminho do rio de fogo é destruída. Novamente, vejo o simbolismo como sendo de poder e pureza. Nada que seja impuro pode permanecer diante de Deus.)

1. Leia Jeremias 23:29-31. Como o “fogo” é usado aqui? (No sentido de julgamento e discernimento.)

F. Em Daniel 7:10 lemos acerca das pessoas estando diante dEle. Essas pessoas são um símbolo? Ou serão alguma outra coisa? Será que são realmente pessoas? (Leia Hebreus 12:22. Daniel não diz que são pessoas. Ele somente diz que são “milhares”, que “servem” a Deus. Penso que são anjos e que eles, mais uma vez, revelam a nós o poder de Deus.)

G. Qual é o propósito de tudo isso? (Julgamento, ou juízo. O “tribunal” está sentado e os “livros” são abertos.)

H. Pense nos nossos modernos juízes. Quais são algumas das questões que surgem sobre os juízes de hoje? (Será que eles são justos? Será que eles são honestos? Será que suas sentenças serão cumpridas? Será que as suas sentenças deveriam ser cumpridas?)

1. Considerando a nossa discussão até aqui, como todas essas questões são resolvidas quando de trata do juízo de Deus? (Deus é santo, sagrado, puro e poderoso. Seu fogo consome o que está errado.)

II. O Julgamento

A. Você gostaria de estar em pé diante de Deus na cena que acabamos de estudar? (Todas as salas de tribunal mais antigas da Corte Federal Americana que eu já vi são projetadas para instilar um sentimento de temor às pessoas que comparecem diante do juiz. Os juízes sempre se assentam em uma posição mais alta do que os advogados ou qualquer outra pessoa. Conforme contemplamos esta cena de julgamento na Bíblia, o fator “temor” salta aos olhos.)

1. Além de ser uma cena que inspira temor, o que mais te preocupa acerca de estar diante deste juiz? (Pureza. Santidade. Tenho uma visão clara de pelo menos parte dos meus pecados. Como eu jamais poderia estar em pé diante de tal Juiz? Eu não poderia.)

B. Leia Daniel 7:11 e Daniel 7:21-22. Como o Chifre Pequeno se sai diante do Juiz? (A sentença é pronunciada contra ele. Ele é morto.)

1. Este Chifre Pequeno é louco? Como ele pode estar diante de Deus e falar palavras arrogantes? (Parece ser absolutamente impossível acreditar que o Chifre Pequeno está realmente na presença de Deus sendo arrogante. A cena dificilmente permitiria tal coisa.)

2. Se o Chifre Pequeno não está na presença de Deus, Por que Daniel enfatiza as palavras “arrogantes”, no contexto do juízo de Deus? (Lembre-se de que na semana passada discutimos que Roma se qualificava como Chifre Pequeno, por causa de sua abordagem errada à questão do pecado. Desde o princípio dos tempos (compare Daniel 8:10 com Apocalipse 12:3-4) o símbolo do Dragão / Chifre Pequeno tem permanecido afastado de Deus, sem depender de Deus. O perdão dos pecados vem de confessarmos os pecados a Jesus e da aplicação, através da fé, do sacrifício de Jesus em nosso favor. Concluímos que todas as religiões baseadas em “obras” estão incluídas no simbolismo do “Chifre Pequeno”. Se pudermos visualizar a partir de Daniel 7 apenas uma porção do poder e da pureza de Deus, veremos quão incrivelmente arrogante, estúpida e presunçosa é a idéia de estarmos diante do nosso Santo Deus baseados em nossas próprias obras!)

III. Nosso Advogado / Mediador

A. Leia Daniel 7:13-14. Quem é aquele que é “semelhante a um filho de homem”? (Jesus! Este é Jesus após Seu nascimento como ser humano, de forma que agora Ele se parece conosco.)

1. Em oposição ao Chifre Pequeno, como Jesus se sai diante do puro, santo e todo-poderoso Deus Pai? (Ele é bem recebido. Ele tem os mesmos atributos de Deus o Pai: “autoridade, glória e o reino”.)

a. Este é “o Homem” que você quer para te representar diante de Deus no céu? Ele á quem você deseja que esteja no teu lugar?

IV. Nossa Escolha

A. Leia novamente Daniel 7:21-22. Se estamos certos no fato de que este julgamento começou por volta de 1844 (ou seja, em uma época moderna, e não no tempo de Antíoco) e ocorre antes da Segunda Vinda de Jesus, como o Chifre Pequeno vai fazer guerra contra os santos e derrotá-los? (Ele os está derrotando pela retirada de suas mentes da preocupação com um juízo final e abatendo a sua fé em Jesus como seu Mediador. Ele os derrota quando os convence de que podem estar em pé diante de Deus por si mesmos.)

1. Amigo, a guerra entre o bem e o mal para remota para você? A tua expectativa para a Segunda Vinda de Jesus é alguma coisa que pode ser empurrada para o fundo da tua mente?

B. Leia Daniel 7:24-25. Temos um período específico de tempo mencionado aqui. Você se lembra o que estudamos sobre isso? (Na lição 4 desta série estudamos que este período de 3,5 anos abrangiam 1.260 dias. Usando o simbolismo “um dia = um ano”, que já estudamos, isto nos dá 1.260 anos.)

1. Como este período de 1.260 anos se encaixa em nosso quadro do Chifre Pequeno fazer guerra contra os santos até que o Tribunal Celestial se assente e dê a vitória aos santos? (Considere duas respostas possíveis. O comentário “A Commentary, Critical and Explanatory” se refere aos “1.260 anos de supremacia” e “perseguição papal”. Isto pode ser datado a partir de 538 A.D.. Este comentário também aponta o fato de que o poder secular da igreja começou em 752 A.D., quando a igreja começou a conceder os títulos aos governantes da Europa. Se começarmos o período de 1.260 anos com a data de 752 A.D., isto nos leva ao tempo presente.)

a. Se você concorda comigo de que o simbolismo do “Chifre Pequeno” abrange não apenas Roma, mas qualquer grupo religioso que ensina a salvação por qualquer outro meio que não a justiça de Cristo, os cristãos estão hoje em guerra com este tipo de poderes religiosos?

C. Leia Apocalipse 16:13. Que “figura” familiar vemos aqui novamente? (O dragão de novo!)

1. O que ele tem com ele? (Rãs, a besta e o falso profeta.)

2. Esses companheiros também são simbólicos do tema do “chifre pequeno”, sobre a salvação pelas obras? (Levi de Paula Tavares, que por muitos anos tem traduzido estas lições para o Português, aponta que essas “rãs” também representam religiões espiritualistas, que crêem na purificação gradual através de sucessivas reencarnações. Eu creio que o “falso profeta” é o Islamismo – outra religião baseada em “obras”. Vemos aqui um grupo de “defensores das obras”, unidos juntos.)

D. Amigo, você vê o alinhamento final dos poderes? Você consegue ver a escolha que você precisa fazer? Um julgamento está acontecendo. Você vai ficar em pé, sozinho, pelos teus próprios méritos, diante de um Deus temível? Ou vai escolher Jesus como teu representante, teu substituto? Para mim, a escolha tão simples, que nem preciso pensar: eu escolho a graça!

V. Próxima Semana: O Evangelho e o Juízo

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: