sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O Evangelho, 1844 e o Juízo - Lição 08

1844 Simplificado (A Profecia dos 2.300 Dias) (Daniel 8)

Introdução: Na semana passada estudamos uma das profecias mais importantes da Bíblia. Aprendemos, a partir de Daniel 9:22-27, que as datas especificas da vinda de Jesus, o Messias, foram reveladas com centenas de anos de antecipação através da mensagem de Gabriel a Daniel. Do meu ponto de vista, esta é a mensagem mais importante de Daniel. Deus revela a Seu povo não apenas os detalhes do vislumbre da história, Ele revela o momento da vinda de Seu Filho. É claro, aprendemos muitas outras coisa importantes também. Aprendemos que o santuário seria reconstruído e depois destruído novamente. Aprendemos que o evangelho passaria de uma mensagem dirigida aos judeus para uma mensagem a todos nós atualmente. Porém, ficaram ainda algumas “pontas soltas”. Uma das coisas não resolvidas foi o significado dos 2.300 dias de Daniel 8:14. Vamos cavar no livro de Daniel para vermos quais outros segredos Deus tem nos revelado hoje!

I. O Santuário

A. Leia Daniel 8:13-14. Coloque-se no lugar de Daniel. Se você pudesse ter uma pequena “lista de desejos” sobre o futuro, o que colocaria nela? (Lembre-se que Daniel havia sido levado de seu lar quando era um rapaz muito jovem. Ele gostaria de voltar para o seu país nativo, Judá.)

1. O que viria à mente de Daniel quando o santuário fosse mencionado nesta visão? (Certamente Daniel pensaria a respeito do santuário (templo) que fora construído por Salomão. Veja I Crônicas 22:17-19.)

2. O templo de Salomão existia no tempo da visão de Daniel? (Não. Os babilônios haviam destruído Jerusalém e o templo de Salomão. Esta era parte da tragédia de sua juventude. Ele havia sido levado como cativo, e as instituições importantes de sua pátria haviam sido destruídas. Isto incluía a cidade de Jerusalém e o templo de Salomão, o centro da adoração judaica.)

3. Quando Daniel ouviu que o santuário seria “reconsagrado” (NVI) (“purificado”; versão Almeida), o que ele logicamente pensaria que deverá acontecer? (É lógico crer que seus primeiros pensamentos foram que o templo de Salomão seria reconstruído. Esta visão acerca do futuro poderia ser a respeito de uma das esperanças mais ternamente acalentadas por Daniel – de que o centro da adoração judaica estaria novamente em operação.)

4. Que outras possibilidades poderiam vir à mente de Daniel quando ele ouviu que o santuário seria reconsagrado? (Leia Salmos 102:19; Êxodo 25:8-9 e Hebreus 8:1-5. Um “padrão” havia sido dado originalmente a Moisés, para que o santuário no deserto fosse construído de acordo com o santuário existente no céu. Salomão construiu então uma versão permanente do santuário, para abrigar a arca de Deus e continuar a adoração e o serviço sacrifical. Apenas a cópia na terra havia sido destruída. O original celestial ainda existia. Uma vez que o santuário na terra havia sido destruído, Daniel poderia ter pensado que esta visão tinha algo a ver com o santuário celestial.)

B. Qual é o período de tempo dado para que o santuário fosse reconsagrado? (2.300 dias.)

C. Vamos voltar um minuto e ler o contexto dos 2.300 dias de Daniel 8:14. Leia Daniel 8:9-13. Qual santuário você acha que está sendo descrito nestes versos? (Na lição 5 desta série (sobre Daniel 8) concluímos que este “chifre” eram as fases Pagã e Papal de Roma. Portanto, este seria o santuário reconstruído prometido a Daniel.)

1. Se isto é verdade, Gabriel poderia estar falando de 2.300 dias literais – um pouco mais de seis anos? (Não. Estes dias teriam que ser dias simbólicos (significando que um dia equivale a um ano), e não dias literais. Roma estava centenas de anos no futuro.)

a. Leia Daniel 8:19-26. esta é a explicação de Gabriel para visão das “tardes e manhãs”, e ele diz que ela se refere a um “futuro distante”. Há alguma possibilidade de que os 2.300 dias fossem dias literais? (Não posso ver qualquer maneira pela qual isto fosse possível!)

D. Então, o que acontece ao final destes 2.300 anos? O que significa o santuário ser reconsagrado? Sobre que santuário estamos falando? Isto é o final do mundo?

E. Vivendo no século vinte e um, sabemos que, eventualmente, o templo em Jerusalém foi reconstruído e por centenas de anos os judeus mantiveram seus sacrifícios diários e adoraram a Deus no santuário. Também sabemos que no ano 70 de nossa era os romanos destruíram o santuário. Dado este nosso conhecimento, a qual santuário você acha que Daniel 8:14 está se referindo? (Leia Daniel 8:17. Uma vez que esta é uma visão para “os tempos do fim”, e como sabemos que o santuário na terra foi destruído há quase 2.000 anos atrás, isto logicamente deixa somente o santuário celestial como o objeto desta visão.)

1. Que argumento você pode apresentar de que esta visão refere-se a um santuário que será novamente reconstruído em Jerusalém antes que o mundo termine? (Tal argumento negaria que Jesus é o Messias. Ele ignoraria o ministério Sumo Sacerdotal de Jesus no céu, referido no livro de Hebreus. Se os judeus reconstruírem um templo em Jerusalém, ele serviria apenas para continuar o mesmo sistema sacrifical que Jesus cumpriu através de Sua vida e morte.)

a. Leia Hebreus 9:8-12. O que este texto sugere acerca da possibilidade de um novo templo ser construído em Jerusalém? (o livro de Hebreus nos fala que o templo na terra era tanto uma ilustração quando um impedimento à obra de Jesus por nós no céu. A idéia de que ele seria reconstruído em algum momento antes da Segunda Vinda de Jesus está em completa oposição a Hebreus e a todo o conceito de Jesus haver cumprido o simbolismo do serviço do santuário.)

F. A conclusão razoável, baseada no que sabemos da história e a nossa compreensão do evangelho, é que o santuário que será reconsagrado (purificado) é o santuário celestial.

II. A Natureza da Purificação

A. Se Daniel 8:14 é acerca da reconsagração (purificação) do santuário no céu, a questão lógica é: “Por que ele precisa ser purificado?”

B. Leia Levítico 16:32-34. Estes três versos descrevem de forma resumida um evento anual para o povo judeu. Você pode me falar a respeito deste evento? (Durante todo o ano o povo viria ao templo para sacrificar animais para o perdão dos seus pecados. Simbolicamente, o sangue derramado do animal transferia o pecado da pessoa para o santuário. Então, uma vez ao ano, no Dia da Expiação, o próprio santuário era purificado de todos esses pecados, os quais haviam se acumulado durante o ano. Naquele dia, o Sumo Sacerdote entrava no lugar Santo dos Santosdo santuário.)

C. E os pecados do povo? Eles eram tratados de forma plena durante o ano? (leia Levítico 16:29-30. Parece que a purificação do santuário no Dia da Expiação era o ato final na remoção dos pecados do povo.)

D. Uma vez que o santuário terrestre seguia o padrão do santuário do céu, você acha que existe uma atividade paralela no céu? Se sim, qual é ela? (De acordo com o texto de Hebreus que lemos anteriormente (Hebreus 9:11-12), Jesus é o sacrifício para o santuário celestial. Ele também é o Sumo sacerdote, que entra no lugar Santo dos Santos.)

1. Quando Daniel 8:14 nos fala que o santuário será reconsagrado (purificado), poderia significar que depois do período de 2.300 dias o Dia da Expiação aconteceria no céu? (Parece ser isto que ele quer dizer. Uma vez que o santuário não poderia ser o santuário na terra, deve ser o santuário no céu. Hebreus nos diz que Jesus entrará no lugar Santo dos Santos do santuário celestial – assim, faz sentido acreditarmos ser este o significado de Daniel 8:14.)

III. O Significado do Dia da Expiação

A. Vamos fazer uma revisão por um minuto. O santuário a que se refere Daniel 8:14 é o santuário celestial. O significado histórico da purificação do santuário é o Dia da Expiação. Assim, a próxima pergunta é qual seria o significado do Dia da Expiação no céu? Leia Daniel 8:26-27. Daniel entendeu o que significava a reconsagração do santuário do céu?

1. Note que o verso 27 diz que Daniel não entendeu a visão. Ele não entendeu qual parte da visão? (Este texto se refere à visão do Carneiro/Bode/Chifre da primeira parte de Daniel 8. Gabriel falou a Daniel acerca do significado do Carneiro e do Bode. Foi apenas a respeito do Chifre e dos 2.300 dias que não houve explicação. Uma vez que Daniel chama esta visão de a “visão das tardes e das manhãs”, devem ser mais especificamente os 2.300 dias que causaram o mistério.)

2. O que você acha que o Dia da Expiação representa? É o começo do Juízo? O fim do Juízo? A Segunda Vinda de Jesus?

B. Ao tentarmos resolver este mistério seria interessante sabermos quando este período de 2.300 anos terminou. O que precisamos saber para determinarmos isto? (Quando este período de tempo iniciou.)

1. Daniel 8 diz quando o período de 2.300 anos se inicia? (Não. De fato, Daniel 8:26 parece dizer que os detalhes estão “selados” por enquanto.)

C. Vamos reler o que estudamos na semana passada. Daniel 9:25-27. Temos algumas datas bastante precisas neste texto. Este texto parece estar falando do mesmo assunto? (Sim. Estou bastante certo de que Daniel não está compreendendo a respeito de qual santuário Gabriel está falando, mas estamos de volta ao tema do futuro do santuário e da sua “desolação”.)

1. Vamos assumir – de forma bastante razoável – que a nossa mensagem das “Setenta Semanas” de Gabriel em Daniel 9 é uma explicação adicional da mensagem de Gabriel em Daniel 8. Uma vez que concluímos que as setenta semanas começam em 457 A.C., quando os 2.300 anos terminam? (Em 1844 A.D.. O título de nossa lição é “1844 Simplificado”. A matemática certamente é simples, mas estou longe de ter certeza de que qualquer outro aspecto desta profecia seja simples!)

D. Se estamos certos a respeito de ligarmos as duas profecias e marcarmos seu início para 457 A.C., o que isto esclarece acerca da questão anterior a respeito da natureza da purificação do santuário, este Dia da Expiação? (Ele não significa o fim do mundo – a menos que Deus esteja simplesmente retardando a Sua vinda. Sabemos, através do paralelismo nas visões que estudamos, que o fim do mundo começa com o julgamento dos justos e termina com a Segunda Vinda de Jesus. Historicamente, o julgamento e o “término” do pecado ocorriam dentro do Dia da Expiação.)

E. Qual deveria ser a reação de um cristão com relação a esta profecia? (Esta mensagem é importante, ela veio diretamente do trono de Deus, através de Gabriel. A mensagem é confiável – porque todas as outras profecias dadas a Daniel aconteceram. Se o ano de 1844 foi o “momento previsto” para a Segunda Vinda de Jesus, ou se ele inicia o momento do juízo final, nossa conclusão principal deveria ser que a Segunda Vinda de Jesus é iminente. Alguma coisa muito importante está acontecendo no céu e tem a ver com o nosso Messias trazendo o pecado à sua conclusão final.)

F. Amigo, você está pronto para o julgamento? Para a Segunda Vinda? Está ansiando para que o teu Salvador retorne?

IV. Próxima Semana: O Princípio Dia/Ano

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: