sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O Evangelho, 1844 e o Juízo - Lição 07

As Setenta Semanas (Daniel 9:24-27; Esdras 4 e 7)

Introdução: Na semana passada, depois de estudarmos a oração de Daniel para que se povo pudesse retornar às suas casas e que o santuário fosse reconstruído, aprendemos que Gabriel veio imediatamente para dar a Daniel uma resposta. Uma resposta direto do trono de Deus! Não pudemos evitar: demos ima “olhada” alguns versos à frente para vermos o que Gabriel tinha a dizer para Daniel. Nesta semana, vamos revisar os mesmos versos e então tentarmos compreender o que eles querem dizer. Vamos mergulhar!

I. Interpretando a Visão

A. Leia Daniel 9:24. “Setenta setes” é um termo estranho. O que você acha que significa? (“Sete” deve se referir, logicamente, a uma semana. Uma semana tem sete dias. Portanto, Gabriel está falando de 70 semanas.) (N.T. - Esta expressão é encontrado na versão em Inglês (NIV). Na NVI em português a expressão é “setenta semanas”.)

1. Quanto tempo duram setenta semanas? (Setenta semanas seriam cerca de um ano e quatro meses.)

B. Leia Daniel 9:25. Quem você acha que é o “Ungido”? (Veja Atos 10:37-38. Este texto se refere ao Messias – Jesus.)

1. Considerando que o período de tempo geral é desde o momento do decreto para reconstruir Jerusalém, até o tempo de Jesus, poderíamos estar falando de pouco mais de um ano? (Não. Assim como em Daniel 8, essas 70 semanas são claramente simbólicas (1 dia = 1 ano). Assim, 70 vezes 7 (490 dias) significam, mais provavelmente, 490 anos. Isto reforça a nossa conclusão anterior que os 2.300 dias de Daniel 8:14 simbolizam 2.300 anos.)

C. Considere novamente Daniel 9:24-25. O que acontece durante esses 490 anos? (É dado um tempo para “acabar com a transgressão, dar fim ao pecado, expiar as culpas, trazer justiça eterna”, tanto no povo judeu quanto em Jerusalém.)

1. Como o povo judeu poderia dar fim ao pecado e trazer a justiça eterna? (Eles não podiam. Isto nos dá maiores provas de que o “Ungido” é Jesus. Jesus garantiu o fim do pecado e a vida eterna para os justos.)

2. Daniel 9:24, de acordo com a referência Strong, utiliza a palavra hebraica “chathak”, que significa “cortar, separar”. A NVI traduz como “decretadas”, e a Almeida traduz como “determinadas”. Isto faz algum sentido para você? (Considere esta aplicação moderna: O chefe “corta” a discussão quando decide (determina ou decreta) o que fazer. Olhe este texto com mais profundidade, porque existe um outro ângulo. Uma vez que Gabriel está explicando a Daniel o que a profecia de Daniel 8 dos 2.300 dias (Daniel 8:14) significa, podemos, logicamente, compreender que a profecia das “70 semanas” é parte (foi “cortada”) da profecia dos 2.300 dias.)

D. Leia Daniel 9:26. O que significa dizer que o Ungido será “cortado”? (Soa como morte. Compare com Gênesis 9:11 e a profecia Messiânica de Isaías 53:8.) (N.T. – A NVI em português diz claramente: “o Ungido será morto”

E. Vamos olhar mais de perto os números que vemos em Daniel 9:24-27. Quantos períodos de tempo você vê? (Três. O total, 490 anos (70 x 7) é encontrado no verso 24. A primeira divisão deste total são 49 anos (“sete semanas” e encontra-se no verso 25. A segunda divisão, 434 anos (62 x 7) encontra-se nos versos 25-26. A última divisão são sete anos (“uma semana”) e encontra-se no verso 27. Juntos, esses períodos somam 490 anos, ou setenta “semanas”.)

1. O que acontece durante os 49 anos? (Parece que este período se refere à reconstrução de Jerusalém.)

2. O que acontece no final dos 483 anos (49 + 434)? (A vinda do Ungido (Daniel 9:25). Embora tenham existido três decretos para reconstruir Jerusalém, os vários comentários tem relativamente poucas diferenças com relação às datas iniciais. O comentário The SDA Bible Commentary situa o decreto para a reconstrução em 458/457 A.C. (o decreto de Artaxerxes. Veja Esdras 7:1-26.). Começando em 457 A.C., os 483 anos nos levam ao ano 27 A.D. – o ano do batismo de Jesus e a início de Seu ministério público.)

3. O que acontece durante os sete anos? (Daniel 9:26 nos diz que depois dos 483 anos o Ungido seria “cortado” e Daniel 9:27 nos diz que o Ungido colocaria um fim ao sacrifício no meio da “semana”. Continuando com a nossa linha de tempo a partir de 457 A.C. até 27 A.D., mais 3-4 anos (metade de sete) nos leva ao ano 31 A.D. – o ano da crucifixão de Jesus. A descrição de Gabriel faz sentido, porque a crucifixão de Jesus terminou com o sacrifício de animais no santuário reconstruído de Jerusalém.)

a. Como você entende o estabelecimento (Daniel 9:27) de “uma aliança que durará uma semana”? (Em Mateus 21:43-45 Jesus prediz que o reino de Deus será tirado dos oficiais judaicos que O rejeitaram e dado a outros – os quais, como vemos em Atos, incluíram os gentios. O comentário The SDA Bible Commentary nota que o ano de 34 A.D. (7 anos depois de 27 A.D.) marcou o apedrejamento de Estevão e o início da pregação do evangelho aos Gentios. Veja Atos 7 e 8.)

b. Como você entende a referência de Daniel 9:26 à destruição da “cidade e o Lugar Santo” (o santuário)? (Roma destruiu Jerusalém e o santuário que havia sido reconstruído no ano 70 A.D.. Este fato se encaixa com a descrição do “governante que virá”. Salmos 79:1 prediz que o templo será “profanado” por aqueles que reduzem Jerusalém a ruínas – de acordo, portanto, com “o sacrílego terrível” [na NVI, ou “a abominação desoladora”, conforme outras versões].)

F. Como você se sentiria se fosse Daniel, ouvindo esta mensagem de Gabriel? (Da mesma forma como ouvi boas notícias, agora ouço notícias terríveis. O santuário será reconstruído e depois destruído novamente! Pior, o Messias será “morto, e já não haverá lugar para ele”! Argghh!)

II. Construindo a Realidade

A. Leia Esdras 7:1 e Esdras 7:6-7. O que aprendemos sobre Esdras? (Ele era um estudioso e professor da Bíblia.)

1. Qual era o relacionamento dele com o rei Artaxerxes? (Ele tinha o favor do rei, porque o rei lhe deu tudo o que ele havia pedido.)

2. Qual era o relacionamento dele com Deus? (Ele também desfrutava do favor de Deus.)

B. Leia Esdras 7:8. O que você acha que Esdras pediu ao rei Artaxerxes? (Voltar para Jerusalém e reconstruí-la.)

C. Leia Esdras 7:11-19. A que você acha que o verso 19 se refere quando diz “todos os utensílios que foram confiados a você para o culto no templo”? (Penso que estes eram os artigos para a adoração no templo que haviam sido tomados pelos babilônios quando eles destruíram o templo. Os móveis e utensílios do templo estavam sendo levados de volta.)

D. Leia Esdras 7:20-23. Estes versos realmente dizem que eles estavam reconstruindo o templo? (Não exatamente. O verso 23 os autoriza a fazer “com presteza para o templo do Deus dos céus”, “tudo o que o Deus dos céus tenha prescrito”. Um comentário, (A Commentary, Critical and Explanatory, on the Old and New Testament) disse que “as ordens estavam relacionadas exclusivamente para a reconstrução do templo, e não os muros” da cidade.)

E. Leia Esdras 4:6-8 e Esdras 4:11-12. Qual é a reclamação? (Os judeus estão reconstruindo os muros de Jerusalém.)

F. Leia Esdras 4:13-16. Qual é o argumento que Reum está colocando? (Que se os judeus reconstruíssem as os muros da cidade de Jerusalém, eles se rebelariam, defenderiam a cidade e não pagariam impostos.)

G. Como este texto tende a demonstrar que Artaxerxes emitiu um decreto para reconstruís o templo, e não os muros de Jerusalém? (Ele demonstra que os judeus tinham autoridade para voltar e reconstruir. Além disso, ele reforça a idéia de quye a sua autoridade era para reconstruir o templo, o santuário de Deus, e não para reconstruir os muros da cidade. É por isso que Reum estava reclamando ostensivamente às autoridades acerca do que estava acontecendo na reconstrução.)

1. O que estes textos nos mostram acerca da exatidão da visão de Daniel? (Os textos mostram que a primeira fase do que Daniel viu estava se cumprindo.)

H. Leia Esdras 4:17-21. Reum venceu?

1. Qual, exatamente, foi o resultado? (Leia Esdras 4:24. A construção parou. Aliás, de acordo com o comentário de Wiersbe, Expository Outlines on the Old Testament, o Dario a que se refere Esdras 4:24 NÃO é Dario o Medo de Daniel 5, 6 e 9.)

2. Note o que realmente havia parado. Reum estava dizendo a verdade? (Esdras 4:24 diz que eles pararam de trabalhar no templo. Assim, parece que Reum estava dizendo que eles estavam reconstruindo ilegalmente os muros da cidade, de forma a conseguir que fosse parada a reconstrução do templo.)

a. Quando você estava fazendo a obra de Deus, alguém já mentiu sobre você?

I. Como você se sente, milhares de anos depois, ao ler a interpretação de Gabriel para a visão? (Isto me dá provas adicionais de que: a) Deus está no controle da história; b) Jesus foi o Messias prometido, uma vez que Jesus veio pela primeira vez assim como havia sido profetizado; c) Que Deus manterá Sua palavra com relação à Segunda Vinda de Jesus!)

J. As datas que eu forneci estão sujeitas a debates. Você acha que isto faz alguma diferença? (Vamos assumir que as datas exatas do decreto para reconstruir Jerusalém, o ministério público de Jesus e Sua crucifixão estão sujeitas a debates. Mudar essas datas um pouco Mara mais ou para menos não altera a incrível precisão da visão de Daniel. Em vez de ser apanhado em um debate acerca dos anos exatos, podemos ter confiança no contexto geral da maravilhosa precisão de fatos e de tempo desta profecia das 70 semanas.)

K. Amigo, existe um Deus que conhece o futuro e que conhece o teu futuro. Você vai servi-Lo com confiança?

III. Próxima Semana: 1844 Simplificado

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: