sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O Evangelho, 1844 e o Juízo - Lição 05

Daniel 8 (Daniel 8)

Introdução: Daniel sonha que está andando junto à água quando de repente está frente a frente com um poderoso carneiro com dois grandes chifres – e não havia ninguém ali para salvá-lo. Acontece que os sonhos dele não são tanto sobre perigos, ou aventuras, mas sim sobre o futuro. Vamos pular para dentro do sonho de Daniel e ver o que podemos aprender sobre o futuro!

I. O Carneiro

A. Leia Daniel 8:1-3. Como você reagiria se tivesse este sonho? Ficaria com medo?

1. Será que Daniel já teve muitos animais assustadores no sonho da semana passada, e provavelmente por isso ele não está assustado?

B. Leia Daniel 8:4. Devido ao contexto dos sonhos passados, que Daniel ou interpretou ou sonhou, quais são os teus pensamentos sobre esse carneiro? (Claramente ele parece ser um poder mundial. Um império que governa sobre outras nações.)

II. O Bode

A. Leia Daniel 8:5-8. O que você pensa sobre este bode com o chifre quebrado? (Parece ser outro poder mundial que derrota o império do “carneiro”.)

III. Gabriel Acerca do Carneiro e do Bode

A. Vamos pular um pouco para baixo neste capítulo. Leia Daniel 8:15-16. Por que Daniel escreveria que alguém “parecia homem”? Por que não dizer simplesmente “Um homem parou diante de mim”? (Daniel está nos dizendo que este ser não era um homem. Ele apenas parecia com um homem.)

1. Quem estava em pé diante de Daniel? (Gabriel.)

a. Quem é Gabriel? (Leia Lucas 1:19. Ele está sempre na presença de Deus.)

b. Além de falar com Daniel, qual outra importante missão Gabriel desempenhou? (Leia Lucas 1:26-28. Gabriel trouxe a mensagem da vinda de Jesus a Maria!)

c. Daniel 8:16 relata que a “voz de um homem” estava dando instruções a Gabriel. Quem dá estas instruções a Gabriel? (Deus!)

d. O que isto sugere a você sobre a mensagem de Gabriel a Daniel? (Quando Deus tem uma mensagem importante, Ele manda Gabriel. Deus o envia agora a Daniel.)

B. Leia Daniel 8:17. Como Daniel reage a Gabriel?

1. Por que? Por que Daniel não está com medo deste animais terríveis, mas tem medo de Gabriel? (Ou ele sabia quem Gabriel era, ou Gabriel deve ter parecido não apenas como um homem, mas como alguém que veio do céu.)

2. Como deveríamos reagir à mensagem de Gabriel? Deveríamos ter uma grande fé nela? (Ela vem diretamente do trono de Deus!)

3. O que Daniel diz que é o assunto principal deste sonho? (O tempo do fim.)

C. Leia Daniel 8:18. O que está acontecendo aqui? Daniel ainda está sonhando? (Ou isso é um sonho dentro de um sonho, ou Daniel está saindo deste estado de sonho e ouvindo a explicação de Gabriel.)

D. Leia Daniel 8:19-22. O que são essas duas bestas? (A Medo-Pérsia e a Grécia.)

1. Já vimos isso antes? (Pode apostar que sim! Vimos esses dois impérios simbolizados no sonho de Nabucodonosor, de Daniel 2 e os vimos no sonho de Daniel 7.)

a. Por que Deus fica repetindo a mesma profecia? (Você já ouviu falar que é preciso repetir três vezes uma coisa, para que o teu ouvinte entenda? Aparentemente, Deus quer que compreendamos isto. Além disso, a cada novo sonho temos mais informações. Deus pode muito bem estar repetindo a informação antiga para nos ajudar a compreender melhor a informação nova.)

IV. O Chifre

A. Agora vamos voltar e ver o resto do sonho. Leia Daniel 8:9-12. Você já viu antes um poder representado por um “chifre”? (Nosso estudo de Daniel 7 revelou o “chifre pequeno” (Daniel 7:8).)

1. Você acha que o chifre de Daniel 8 é o mesmo do pequeno chifre de Daniel 7? (Esta pergunta nos coloca no meio de um grande debate. Muitos comentaristas crêem que os chifres de Daniel 7 e o de Daniel 8 são o mesmo, e eles representam Antíoco Epifânio, um rei selêucida que, conforme vimos anteriormente, reinou por 11 anos (175-164 A.C.). Quando estudamos Daniel 7 na semana passada, descobrimos que o momento histórico estava completamente errado para que este chifre fosse Antíoco. Não apenas Antíoco estava 500 anos adiantado (vindo depois do império Grego, não do império Romano), mas o seu reinado não se estende até o fim dos tempos.)

2. O momento histórico está errado para Antíoco ser o chifre de Daniel 8:9? (O momento histórico de Antíoco se encaixa muito melhor em Daniel 8. Ele surgiu a partir da fragmentação do império Grego (que é a razão pela qual ele não pode ser o “chifre pequeno” de Daniel 7 – este veio da fragmentação do império Romano). Embora eu dificilmente seja um especialista nisso, a mim me parece que a maior parte dos comentaristas que entendem que o chifre de Daniel 8 seja Antíoco, levam a sua interpretação de volta para Daniel 7 – onde Antíoco não se encaixa – e entendem que ele é o “chifre pequeno” de Daniel 7.)

3. E se nós fizéssemos isso ao contrário; podemos trazer o nosso entendimento do “chifre pequeno” de Daniel 7 (de que o chifre é a fase Papal do império Romano) para Daniel 8? O momento histórico poderia se encaixar para Roma Papal?

a. Leia novamente Daniel 8:8-9. O chifre surge de um dos quatro ventos ou de um dos chifres? (O texto não é claro. O comentário The SDA Bible Commentary sobre este assunto aponta que a identificação do gênero no hebraico se encaixa melhor com os ventos, não com os chifres. Se o chifre surge dos ventos, então este sonho se parece exatamente com os sonhos de Daniel 2 e 7 – de que o chifre é o império Romano, que se segue à Medo-Pérsia e à Grécia.)

B. Vamos revisar Daniel 8:9-12. Considere o restante da descrição deste chifre. Ele se encaixa melhor com Roma pagã e Roma papal, ou com Antíoco? (A descrição do poder deste chifre se compara ou excede a descrição do poder do carneiro e do bode. (Por exemplo, o carneiro é chamado (verso 4) de “grande” e o bode é chamado (verso 8) de “muito grande”. Porém o chifre é descrito (verso 10) como sendo grande o bastante para alcançar os céus. Como o chifre é descrito como chegando a ser maior do que a Medo-Pérsia e a Grécia, dificilmente seria apropriado concluir que os 11 anos do reinado de Antíoco, um rei selêucida menor, seja comparável aos impérios Persa e Grego! Por outro lado, o império Romano (tanto em sua fase pagã quanto Papal) é claramente comparável aos impérios Persa e Grego.)

1. Roma destruiu (Daniel 8:11) destruiu o santuário? (Os romanos destruíram o templo de Deus no ano 70 A.D.. Salmos 79:1 se refere à primeira destruição de Jerusalém e do templo como sendo uma “profanação” do templo.)

2. Roma alcançou (verso 8:10) os céus, atirou parte dos cidadãos do céu ao chão e os pisoteou?

V. Gabriel Acerca do Chifre

A. Leia Daniel 8:23-25. Vamos agora para a explicação adicional de Gabriel sobre a parte do chifre no sonho de Daniel. Quem é o Príncipe dos príncipes a que se refere o verso 25? (Só pode ser Jesus.)

1. Roma fez alguma coisa contra Jesus?

2. Como este texto se encaixa na referência de Daniel 8:10 sobre o chifre alcançar os céus e pisotear as hostes das estrelas? (Roma crucificou a Jesus. Penso que isto se encaixa tanto na descrição de pisotear os cidadãos do céu quanto se insurgir contra o Príncipe dos príncipes.)

B. Como termina o chifre? (Daniel 8:25 nos fala que é destruído por um podre que não é humano.)

1. O que você acha que isto significa? (A conclusão lógica é que ele é destruído por Deus.)

C. Entendo que o argumento daqueles que concluem que o poder representado pelo chifre de Daniel 8 é Antíoco Epifânio, baseado no momento histórico (quando a Grécia estava se fragmentando) e o fato de que ele sacrificou um porco sobre o altar do santuário. Por outro lado, creio que Roma (tanto na fase pagã quanto na fase Papal) se encaixa melhor na profecia. Primeiro, o chifre de Daniel 7 se encaixa perfeitamente com Roma Papal. Os paralelos entre a grande visão histórica de Daniel 2, 7 e 8 fazem do chifre de Daniel 8 o paralelo de Roma em Daniel 2 e 7. Isto, agregado à descrição do chifre de Daniel 8 como sendo tão grande quanto, ou maior do que a Medo-Pérsia e a Grécia, torna a identificação com Antíoco Epifânio ainda mais duvidosa. Como m rei menor, que reinou por 11 anos, poderia ser considerado como um poder mundial, ou comparado aos grande impérios da Pérsia e Roma? Antíoco Epifânio simplesmente não se encaixa na descrição da mesma forma que Roma se encaixa.

VI. O Tempo

A. Leia Daniel 8:13-14 e 26. Por quanto tempo este chifre ficaria no poder? (2.300 dias.)

1. Que marcadores de tempo nós temos em Daniel 8 para compreendermos melhor este período de tempo? Por exemplo, quando o poder do chifre começa e quando ele termina? (Claramente, ele começa depois do bode (império Grego) e continua (Daniel 8:17) até o tempo do fim.)

2. O que se encaixaria melhor neste período de tempo: 2.300 dias literais, ou 2.300 dias proféticos (um dia = um ano, veja Ezequiel 4:6)? (Para se prolongar da queda da Grécia até o tempo do fim, deveriam ser 2.300 anos, e não dias.)

B. O que acontece ao final destes 2.300 anos? O que significa o santuário ser reconsagrado? É o fim do mundo? (Em Daniel 8:26 é dito a Daniel que isto se refere a um futuro distante – mas nós iremos trabalhar para resolver este mistério nos próximos estudos!

C. Amigo, Deus quer que Seus seguidores saibam que Ele controla os reis e os reinos e está disposto a compartilhar este conhecimento com você. Você está disposto a tomar tempo para ouvir e aprender?

VII. Próxima Semana: Daniel 9

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: