sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O Evangelho, 1844 e o Juízo - Lição 04

Daniel 7 (Daniel 7)

Introdução: Na semana passada estudamos um sonho fabuloso dado ao rei Nabucodonosor. Em nosso estudo de Daniel nesta semana, temos outro sonho, mas um sonho que foi dado diretamente a Daniel. Assim como Nabucodonosor na semana passada, Daniel ficou extremamente perturbado por este sonho – particularmente a respeito de um terrível animal carnívoro, com enormes dentes de ferro. Vamos pular para dentro deste sonho e manter nossos olhos abertos para o perigo!

I. O Sonho

A. Leia Daniel 7:1. Por que Daniel escreveria este sonho? (Ele não queria ser como Nabucodonosor, e esquecer o seu sonho! Falando sério, isto nos diz duas coisas. Primeira, Daniel pensou que seu sonho era importante. Segunda, que podemos ter confiança de que temos um relato correto e exato de seu sonho.)

B. Leia Daniel 7:2-3. Imagine-se no meio deste quadro. Você está em uma tempestade? O que você acha que ele quer dizer com “os quatro ventos do céu”, os quais “agitavam o grande mar”? (Se você está em um barco, deveria seguir para a praia! Parece ser uma grande tempestade. Os quatro ventos do céu parecem ser os quatro pontos cardeais da bússola.)

1. Leia Apocalipse 17:15. O que este texto nos sugere sobre o significado do mar? (O quadro que temos a partir de Daniel 7:2-3 é que os povos do mundo estão em confusão, em desordem, e destas “águas tempestuosas” surgem quatro grandes animais.)

C. Leia Daniel 7:4-7. Já estudamos alguma coisa no livro de Daniel que parece ser remotamente similar? (Sim,. Na semana passada, em Daniel 2, tivemos um vislumbre da história, profetizada no sonho da estátua. Ela representava quatro grandes reinos: Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma, os quais se levantaram e caíram sucessivamente.)

D. Vamos ler até o fim deste sonho. Leia Daniel 7:8-14. Se este texto é uma declaração abrangendo a história mundial e o juízo final, como penso que é, como você se sente a respeito disso? (Assim como no sonho de Daniel 2, Deus tem um juízo. Deus e Seu povo serão vencedores. Deus triunfa na história dos seres humanos.)

1. Que duas atividades de Deus este sonho revela? (Os versos 9-10 mostram que Deus estabelece um julgamento no céu e os versos 11-14 mostram a destruição dos poderes terrestres e a coroação de Jesus (o “filho do homem” – Mateus 17:22.).)

2. Quando o julgamento parece começar? (Ele parece acontecer antes do fim dos tempos, quando o “chifre pequeno” ainda está atuando.)

II. O Significado do Sonho

A. Vamos parar por um minuto. O que, em geral, Daniel 2 (da semana passada) e Daniel 7 nos ensinam? (Deus está no controle dos reis, dos reinos e do desenrolar da história. Existe uma luta universal entre o bem e o mal. Deus tem um juízo vindouro. Enquanto isso, Deus faz uma parceria com os seres humanos para revelar a derrota futura do mal.)

B. Leia Daniel 7:15-16. Como a reação de Daniel ao sonho se compara com a nossa? Como ela se compara à reação de Nabucodonosor na semana passada? (Daniel está perturbado pelo sonho. Ele quer saber o que ele significa.)

1. Por que você acha que Daniel está perturbado?

2. Quem é esta pessoa, de quem Daniel se aproxima no verso 16? (A última parte da visão de Daniel mostra que ele está observando o que está acontecendo no céu. A conclusão razoável é que Daniel se aproxima de um ser celestial e pede ajuda na interpretação do sonho.)

C. Leia Daniel 7:17-18. Temos esta interpretação diretamente do céu. Qual é a interpretação para os quatro animais? (Estes são poderes mundiais que se levantam em sucessão. Portanto, podemos ver claramente que se trata da mesma série de poderes mundiais que foram revelados em Daniel 2: Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma.)

1. Você acha que Daniel tinha a mesma idéia geral acerca do significado do sonho?

a. Se sim, pergunto novamente por que Daniel está perturbado? Os santos vencem! (Daniel não teria razão para ficar perturbado por aquilo que ele já sabia desde que era um jovem (Daniel 2). Em vez disso, o que perturba Daniel, e o que passaremos a maior parte do tempo considerando, é a nova informação e respeito do quarto animal.)

D. Leia Daniel 7:19-20. O que há de diferente a respeito deste quarto animal? (Uma coisa é que ele é terrível. Porém, todos os quatro animais parecem bastante assustadores para mim. A principal diferença são os chifres. Daniel 7:7 destaca que ele é diferente e aponta especificamente os chifres.)

1. O que há de especial a respeito deste chifre específico? (Ele parece estar identificado com uma pessoa. Note que, com relação aos três primeiros animais, Babilônia (Daniel 7:4) é descrita com características “humanas”. Uma vez que estivemos estudando que Nabucodonosor foi o seu governante mais proeminente, isto parece ser uma referência a ele. Os outros animais, contudo, aparecem como poderes mundiais sem a identidade com uma pessoa proeminente. O chifre, como a Babilônia, mas diferentemente dos outros animais, é descrito com traços “humanos”.)

E. Leia Daniel 7:21-22. O que mais aprendemos a respeito deste chifre pequeno? (Que ele persegue os cristãos e os está “derrotando”. Esta vitória sobre os santos chega a um fim com o julgamento de Deus. Compare com Daniel 7:8-11.)

F. Leia Daniel 7:23-25. O intérprete celestial diz que os chifres são dez reis. Como isto se compara com o sonho de Nabucodonosor acerca da estátua? (Ele se encaixa perfeitamente. Nenhum reino mundial dominou depois de Roma. Em vez disso, o Império Romano se transformou em pés e dedos (provavelmente você tem dez deles – como os dez chifres), que eram uma mistura de ferro com barro. Assim, vemos que depois do Império Romano temos nações que são fracas (barro) e fortes (ferro), mas nenhum deles governa o mundo. Compare com Daniel 2:40-43.)

III. Examinando o “Chifre Pequeno”

A. Quando o “chifre pequeno”, que se parece com um homem, se levanta? (Ele se levanta após a divisão do Império Romano nos dez reinos. Daniel 7:24 diz que ele se levanta “depois” dos “dez reis que sairão desse reino”[Romano].)

1. Por quanto tempo este “chifre pequeno” estará no poder? (Temos duas declarações acerca do tempo. Ele está no poder até o tempo do juízo celestial (Daniel 7:8-9, 26) e está no poder por “um tempo, tempos e meio tempo”. (Daniel 7:25.).)

2. Um ensinamento popular diz que o “chifre pequeno” é um selêucida de menor importância chamado Antíoco Epifânio, que governou por onze anos, entre 175 e 164 A.C.. Antíoco chegou ao poder depois da morte de Alexandre o Grande, ao final do Império da Grécia. (Veja Goldstein, Graffiti in the Holy of Holies, p.39-42.)

a. Antíoco Epifânio se encaixa na descrição do chifre pequeno? (Não. O período está completamente errado. Antíoco chegou ao poder antes, e não depois do Império Romano. O comentário Treasury of Scripture Knowledge demonstra que os dez reinos nos quais o Império Romano ocidental se dividiu foram estabelecidos entre 356 e 526 A.D. Portanto,. Antíoco está mais de 500 anos adiantado para se encaixar no cumprimento desta profecia. Além disso, o seu reinado de 11 anos dificilmente se estende até o tempo do juízo final.)

B. De acordo com Daniel 7:25, este chifre pequeno tenta mudar “os tempos e a lei”. O que você acha que isto significa? (Compare com Daniel 2:19-21. Mudar os tempos e a lei são prerrogativas de Deus. Portanto, este chifre pequeno, com a sua perseguição aos santos e sua afirmação acerca de prerrogativas divinas, parece ser um poder semi-religioso, que afirma ter a autoridade de Deus.)

1. Quando você pensa de um momento no qual Deus estabeleceu uma lei, o que vem à tua mente? (O que vem à minha mente é Êxodo 20:8-11 – o mandamento para a adoração sabática.)

C. Baseado nas pistas que temos até agora, o que você acha que o “chifre pequeno” representa? (Existem discórdias entre os comentaristas a este respeito, mas eu creio que as evidências apontam claramente para Roma Papal. Ela surgiu depois que o Império Romano estava desmoronando, foi diferente dos outros reis no sentido em suas demandas pelo poder religioso foram maiores do que pelo poder secular. Ela é identificada com um homem – Roma Papal é identificada com o Papa. Roma Papal teve um período muito triste durante a Idade Média, quando perseguiu aqueles que discordavam dela. Dois comentários que li concluem que o “chifre pequeno” é Roma Papal. (O “Treasury of Scripture Knowledge” e “A Commentary, Critical and Explanatory, on the Old and New Testaments”.) O comentário “New Bible Commentary” parece apontar para Roma Papal, sem contudo, identificá-la especificamente. Quero que meus leitores saibam que alguns dos casos mais proeminentes de liberdade religiosa que defendo são em defesa de católicos. Eu amo e admiro a forma como a Igreja Católica permanece forte contra o aborto e outros males. Mas, devo concluir que estes textos apontam pata a Roma Papal histórica.)

1. É possível que estes textos apontem para um poder diferente? (Os estudiosos da Bíblia divergem, mas Matthew Henry tem uma posição muito importante a este respeito. Ele aponta que as profecias frequentemente possuem mais de um cumprimento. Uma preocupação minha é que Daniel 7:25-27 descreve uma sequência, na qual o “chifre pequeno” é destruído e os santos governam. Isto cria um problema de tempo (o tempo será discutido em seguida). Talvez seja possível que, enquanto Roma Papal seja um cumprimento desta profecia, haverá outro “rei-chifre”, o qual cumprirá as predições sobre o anti-cristo e estará vivo na Segunda Vinda de Jesus.)

D. Vamos ver se podemos chegar a um acordo acerca do período de tempo para este “chifre pequeno”. Daniel 7:25 se refere a “tempos” em conexão com o período de governo do “chifre pequeno”. O que são “tempos” (Para compreender melhor esta questão, veja Daniel 4:16 e 25. Quando foi dito a Nabucodonosor que “sete tempos” passariam sobre ele, isto significou sete anos. Portanto, é razoável supor que “tempo, tempos e meio tempo” se refere a três anos e meio.)

1. Esses três anos e meio são literais ou simbólicos? (A outra referência de tempo que nos foi dada, - de que o “chifre pequeno” permanece no poder até o tempo do juízo – certamente parece exigir mais do que 3 anos e meio literais. O comentário Treasury of Scripture Knowledge aponta o princípio profético do “dia-ano”. Isto se traduziria os três anos e meio em um período de 1.260 dias e conclui que isto representa 1.260 anos.)

a. Você já viu alguma referência a um período de 1.260 dias/anos em algum outro lugar na Bíblia? (Sim. Apocalipse 11:3 e 12:6 se referem ambos a este mesmo período de tempo. Apocalipse 13:5 também se refere a “quarenta e dois meses” (Que são 1.260 dias).)

E. Leia Daniel 7:26. Que atividade acontece no final do período de 1.260 anos? (A “corte se assentará”. Uma sessão judicial começa. Esta é a sessão de julgamento que está descrita de uma forma mais completa em Daniel 7:9-10.)

F. Leia Daniel 7:27. O que acontece no final desta sessão judicial? (Todos os poderes do mundo são entregues aos santos. Deus estabelece o Seu “reino eterno”. Isto aponta para a Segunda Vinda de Jesus!)

G. Amigo, temos um “mapa temporal” que nos leva ao fim do mundo como o conhecemos. Você está certo de que Deus está no controle? Vai decidir fazer parte do Seu reino?

IV. Próxima Semana: Daniel 8

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: