quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Espírito Santo - Lição 11

O Restaurador (Gênesis 3; Romanos 4-6)

Introdução: Os seres humanos caíram em pecado, mas isto não foi como tropeçar acidentalmente em uma raiz e cair. Adão e Eva fizeram algumas escolhas importantes em sua “aventura” para o pecado. Agradecemos o fato de que o nosso Deus não nos abandonou, em desgosto. Ao contrário, O desejo dEle naquele momento, assim como agora, é nos tirar do pecado. Nesta semana o nosso estudo é sobre como nós nos envolvemos com o pecado e o que o Espírito Santo está fazendo para nos ajudar a se preparar para a vida eterna. Vamos mergulhar na Bíblia e aprender mais!

I. Pecado

A. Leia Gênesis 3:1. O texto nos fala que a serpente era o animal mais astuto de todos. Obviamente, esta era uma serpente muito esperta, para estar falando. Era apenas uma serpente? (Não. Leia Apocalipse 20:2. Trata-se de Satanás tomando a forma de uma serpente.)

1. Parece que Eva deveria sair correndo de uma serpente falante. Por que você acha que ela não fez isso? (Primeiro, o texto nos diz que as serpentes eram muito espertas – assim, ela pode ter pensado que isto era incomum, mas não impossível. Seria mais ou menos como se você encontrasse um golfinho falante. Segundo, os seres humanos tinham domínio sobre todos os animais (Gênesis 1:28) e, desta forma, Eva estava “no controle” desta serpente e pode ter se sentido confiante por causa disto.)

B. Leia Gênesis 3:2-5. Que atitude a serpente sugere com relação a Deus? (Deus não é digno de confiança. Ele está tentando tirar vantagem de Eva. Quer manter Eva no escuro. Deus não quer ajudar Eva a ser igual a Ele.)

1. Que ferramentas Eva tinha para resistir a esta tentação? (Ele tinha estado em contato com Deus o suficiente para ser capaz de confiar em Deus.)

2. Que ferramentas faltavam a Eva para resistir a esta tentação? (Eva não sabia o que Deus sabia. Ela não podia ter certeza se Satanás estava apresentando erroneamente os fatos. Talvez esta fosse uma árvore especial, com poderes especiais, apresentada por uma serpente especial, com poderes especiais.)

3. Como a tentação de Eva se compara com a maioria das nossas tentações? (Na maior parte das nossas tentações temos uma idéia razoavelmente boa sobre Satanás estas apresentando erroneamente os fatos. Nós já vimos os resultados do pecado. Provavelmente já vimos os resultados do próprio pecado que Satanás está nos tentando agora.)

a. De que forma as tuas tentações são parecidas com a tentação de Eva? (Satanás estava pedindo duas coisas a Eva. Primeira, não confiar em Deus. Segunda, exercer o seu próprio juízo sobre uma ordem específica de Deus.)

b. Quão comum é a tentação para confiar nas tuas próprias decisões, em vez de confiar na decisão de Deus? (Toda vez que dizemos que iremos desconsiderar a Bíblia porque sabemos mais do que o que está escrito ali, ou porque somos mais sofisticados, estamos confiando na nossa sabedoria e juízos, sobre a ordem de Deus.)

II. Anti-pecado

A. Leia Romanos 4:1-3. O que é o “anti-pecado”? (Abraão “creu em Deus”. Fé na palavra de Deus. Fé em Deus. Isto foi contado como Justiça em Abraão.)

B. Vamos ler um pouco do contexto disso. Leia Gênesis 15:2-6. Compare para mim a situação de Eva com a situação de Abraão. (Ambos tinham um desejo por algo que no presente não possuíam. Um creu em Deus e outro não creu.)

1. Quanto Deus era digno de crédito em cada situação?

2. Em que Eva poderia ter baseado a sua fé?

3. Em que Abraão poderia ter baseado a sua fé?

4. Que evidência em contrário cada um deles tinha?

5. A tua situação é mais como a de Abraão ou mais como a de Eva?

C. Vamos continuar com Romanos 4. Leia Romanos 4:4-5. A quem Deus justifica? Ao ímpio que não trabalha, mas confia nEle?

D. Existe um ditado comum que ouvi: “Deus nos salva dos nossos pecados, não nos nossos pecados.” Como isto se compara com o que acabamos de ler em Romanos 4:4-5?

1. Leia Romanos 4:6-8. Como este pequeno ditado de compara com o que Davi diz?

a. Davi fala sobre nossos pecados serem “apagados” (em vez de serem eliminados) porque ele era um “pecador óbvio”? (Pecadores óbvios são os que deveriam reconhecer mais claramente o que Deus fez por eles.)

E. Leia Romanos 6:1. O que esta pergunta sugere acerca da resposta lógica a se o ímpio é salvo pela fé? (Esta pergunta torna o assunto muito mais claro – a conclusão óbvia é que os pecadores são salvos pela fé. Eles são salvos “em” seus pecados. A extensão lógica disto é “Vamos continuar pecando, para que a graça de Deus possa apagar ainda mais dos nossos pecados.)

1. Qual é a vontade de Deus com respeito aos nossos pecados? (A graça salva os pecadores em seus pecados. Mas, Deus nos diz que assim como Jesus foi ressuscitado para uma nova vida, também nós precisamos morrer para os nossos pecados e “vivermos uma nova vida”.)

2. Leia Romanos 6:15-18. O que você acha das palavras “passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.” O que isto quer dizer? (Essas pessoas trabalharam com todo o seu coração para obedecer a Deus.)

a. Como essas palavras se aplicam às reações de Eva e de Abraão, que estudamos acima?

b. Como essas palavras se encaixariam com Romanos 4:5 “aquele que não trabalha, mas confia em Deus [é justificado]”? (Obras estão desconectados da salvação. Mas, quando escolhemos Deus e escolhemos a graça, escolhemos obedecer.)

c. Como essas palavras se aplicariam agora à frase “você foi salvo dos teus pecados, não nos teus pecados”? (Deus salva pecadores. Mas o objetivo de Deus para nós é nos tirar do pecado e deixar os nossos pecados para trás.)

III. O Espírito Santo e a Fé

A. Leia Romanos 5:1-2. Sobre que base temos acesso à paz e à graça? (Fé em Jesus.)

1. Nós decidimos anteriormente que “Satanás estava pedindo duas coisas a Eva. Primeira, não confiar em Deus. Segunda, exercer o seu próprio juízo sobre uma ordem específica de Deus.” Esta ainda é a abordagem de Satanás hoje? (Sim. É por isso que a fé, confiança em Jesus é muito importante.)

B. Vamos pular no texto e ler Romanos 5:18-19. O que você fez para ser acusado dos pecados de Eva e Adão?

1. O que você fez para merecer a obediência de Jesus? (Esta é uma maneira excelente para vermos como nossas “obras” nos salvam. Temos tanto a ver com o pecado de Adão e Eva quanto temos a ver com a vitória de Jesus sobre o pecado. Não podemos reclamar o crédito.)

C. Leia Romanos 5:1-5. Pedi que lêssemos os versos um e dois novamente para que pudéssemos ver como todos esses versos se correlacionam. O que o verso 2 diz que é a base para nos gloriarmos? (Esperança na glória de Deus.)

1. Como conseguimos a esperança? (Aqui está uma dica de que a vida do cristão nem sempre será fácil. A esperança é o resultado de uma série de transformações que começam com o sofrimento!)

2. Qual é o papel que você acha que a nossa natureza pecaminosa desempenha nos nossos sofrimentos? (Em Romanos 7 Paulo fala sobre a luta pessoal dele com o pecado. Creio que este “sofrimento” inclui a nossa batalha contra o pecado. Não gostamos do fato de que ainda temos um problema com o pecado, mas podemos ter paz acerca disso, porque seremos capazes de ver a transformação, de perseverança, para desenvolvimento de caráter, para esperança de um futuro melhor.)

3. Que papel o Espírito Santo desempenha nesta série de transformações? (O Espírito Santo derrama o amor de Deus em nossos corações – nos dando assim a substancia da nossa esperança.)

D. Leia Romanos 5:6-8. Acabamos de dizer que na batalha contra o pecado, o Espírito Santo derrama o amor de Deus em nossos corações. O que isto significa, do ponto de vista prático? Como estes versos explicam isso? (O maior amor de Deus foi demonstrado a nós na crucifixão de Jesus por nossos pecados. Ele morreu por você. A obra do Espírito Santo é nos lembrar de que Jesus pagou preço dos nossos pecados. Que somos salvos pela fé, não por quaisquer obras de nós mesmos. Este conhecimento daquilo que Jesus amorosamente fez em nosso favor para derrotar o pecado e a morte nos leva a desejar escolher e confiar nEle com respeito ao pecado. Além disso, o Espírito Santo derrama amor em nossos corações para nos ajudar a cumprir a nossa esperança de caminhar mais intimamente com Deus. Para nos ajudar a refletir mais completamente o caráter de Deus.)

E. Leia II Pedro 1:2-4. O que o poder do Espírito Santo nos ajuda a fazer? (“fugir da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.”)

F. Amigo, você vai confiar em Jesus e escolher servi-Lo hoje?

IV. Próxima Semana: O Pecado Contra o Espírito Santo

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: