quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Espírito Santo - Lição 09

O Guia do Cristão (Lucas 2, Atos 8, Romanos 8)

Introdução: Já discutimos os dons concedidos pelo Espírito Santo. Já discutimos o fruto do Espírito Santo em nossas vidas. O que mais o Espírito Santo faz por aqueles que estão dispostos a trabalhar com Ele? Você já se sentiu impressionado pelo Espírito Santo? Já sentiu que o Espírito Santo estava guiando as tuas ações? Vamos explorar o que Deus tem a dizer a respeito da direção prática do Espírito Santo na vida dos cristãos dispostos e atentos!

I. O Espírito Santo e Simeão

A. Leia Lucas 2:25. Que tipo de homem era Simeão?

1. Nosso texto nos diz que ele está em uma missão. Que missão é esta? (É um tipo de missão passiva. Ele está esperando a “consolação de Israel”.)

a. O que é a “consolação de Israel”? (O Messias – Jesus.)

b. Por que Jesus seria chamado de “Consolação de Israel”? (Quando você está se sentindo mal, precisa de alguém que te console. Israel (e a humanidade) se tornou inimigo de Deus. Jesus nos reconciliou com o Pai. (Romanos 5:10). Esta reconciliação não apenas nos consola, mas nos dá alegria! (Romanos 5:11).)

B. O que é significativo em Simeão, no contexto das nossas lições? (Lucas 2:25 – O Espírito Santo estava sobre ele.)

1. Estivemos discutindo acerca de por que os discípulos tiveram que esperar pelo Espírito Santo até o Pentecoste (Atos 1:4-5), e se o Espírito estava presente antes disso. O que este texto nos fala? (Este texto demonstra claramente que o Espírito Santo estava presente e operando em um tempo anterior.)

C. Leia Lucas 2:26-27. O que, do ponto de vista prático, significa dizer que o Espírito Santo estava “sobre” (verso 25) Simeão? (O Espírito Santo fez duas coisas por Simeão. Primeiro, Ele revelou a Simeão uma parte do futuro. Segundo, Ele guiou seus movimentos.)

1. Vamos discutir isto por um momento. Freqüentemente mencionamos o Espírito Santo nos ajudando a compreender a Bíblia. Freqüentemente mencionamos o Espírito Santo nos convencendo do pecado. Raramente alguém me diz que o Espírito Santo lhe revelou algum evento futuro de sua vida e então o guiou a um determinado lugar. Por que você acha que isto é verdade?

2. Ao entrar no templo, os passos de Simeão foram guiados pelo Espírito Santo. Você já sentiu o Espírito Santote guiar a lugares específicos? Já ouviu a voz ou sentiu o impulso do Espírito Santo? (Eu fiz uma pesquisa eletrônica pela palavra “voz” na Bíblia (versão inglesa) e encontrei 198 ocorrências. Uma grande porcentagem dessas ocorrências se referia à voz de Deus falando a seres humanos e lhes dando instruções.)

3. Há uma semana atrás, minha filha e eu estávamos dirigindo da Universidade Andrews, onde ela estuda, de volta para casa. Paramos em uma área de descanso e uma mulher abriu a porta de seu carro e me pediu dinheiro para a gasolina. Eu lhe dei $10,00 – o que pareceu ser satisfatório para ela. Quando estava falando com minha filha acerca dessa situação e como eu fiquei desconfortável com isso, por não saber se era realmente uma “necessidade” ou uma “fraude”, ela me lembrou de um incidente anterior, ocorrido anos antes em uma área de descanso desta mesma rodovia. Naquela ocasião, vi um casal sentado em um caminhão e senti que Deus estava me impressionando a lhes dar dinheiro. Fui até o caminhão e eu lhes dei $20,00. Eles pegaram o dinheiro – mas não disseram nada sobre terem estado orando pelo dinheiro. Senti que havia feito a vontade de Deus, mas não tinha certeza. Como você pode saber, a não ser que a outra pessoa confirme isso? (Minha esposa já teve essas impressões e recebeu a confirmação da pessoa que recebeu o donativo. Pode ser que as pessoas no caminhão estivessem orando por mais do que $20,00. Falando sério, penso que o problema está em que ainda não sou tão “afinado” com o Espírito Santo, de forma que possa discernir claramente a Sua mensagem.)

D. Leia Lucas 2:28-33. Os pais de Jesus confirmaram a direção do Espírito Santo a Simeão? (Não. Eles ficaram surpresos (“admirados”) com isso.)

II. O Espírito Santo Como Guia Físico

A. Leia Atos 8:26-39. Note que começamos com um anjo dando instruções a Felipe para que ele viajasse para uma certa estrada. Então, no verso 29, temos o Espírito Santo dando instruções a Felipe para que ele ficasse perto de uma carruagem. Que propósito estava sendo cumprido pelo Espírito Santo?

1. Já que aprendemos que o Espírito Santo pode nos ensinar, por que o Espírito Santo simplesmente não trabalhou diretamente com o etíope? (Deus quer que sejamos colaboradores dEle. Neste caso específico, Deus realmente precisava de um parceiro humano, pois Felipe terminou batizando o etíope.)

2. O que Atos 8:39 nos ensina a respeito dos meios pelos quais o Espírito Santo pode nos guiar? (Isto foi um transporte literal. Alguém se lembra de “Teletransporte-me, Scotty”? Isto é o que eu chamo de uma parceria real com o Espírito Santo.)

B. Leia Atos 10:17-20. Neste caso, o Espírito Santo parece guiar sendo simplesmente um mensageiro. Existe algo mais nisso do que simplesmente alertar a Pedro que ele tinha visitas? (Leia Atos 10:27-29. O Espírito Santo é usado para corrigir uma “lei” que discriminava com base em raça e religião.)

1. O que isto nos diz acerca da lei que Pedro estava agora violando?

C. Leia Atos 13:2-5. Que novo aspecto da guia do Espírito Santo vemos aqui? (Isto é mais do que simplesmente o Espírito Santo falando à mente de um indivíduo. Aqui o Espírito Santo está falando a um grupo inteiro. A instrução é tão específica que o Espírito Santo fornece os nomes dos indivíduos ao grupo e então diz a estes indivíduos onde devem ir.)

D. Leia Atos 16:6-10. O que aprendemos acerca do primeiro entendimento de Paulo a respeito de sua missão? (Ele não estava certo do que Deus tinha em mente. Ele tinha em mente algo que Deus não tinha em mente.)

1. Como o Espírito Santo nos guia nesta situação? (O texto diz que Ele “os impediu” de entrar na Ásia. Embora isto não esteja claro, parece ser algo mais do que apenas uma palavra de advertência.)

2. Por que o Espírito Santo impede alguém de pregar o evangelho em uma área nova? Nos exemplos que vimos até aqui, o trabalho do Espírito Santo foi guiar pessoas até pessoas que queriam ouvir o evangelho – e não de impedir pessoas de ouvir o evangelho. (Lemos que o Espírito Santo tinha um lugar melhor para eles irem. Paulo foi à Europa, em vez da Ásia. Se você ler I Pedro 1:1, vemos que Deus o usou, e talvez outros maiôs, para alcanças o povo da Ásia.)

a. Que lição prática aprendemos disso? (Paulo era um poderoso evangelista e a Ásia era um grande campo aberto ao trabalho. O que é óbvio para nós nem sempre é a vontade de Deus. Deus tinha em mente uma pessoa diferente para a Ásia e um campo missionário diferente para Paulo.)

III. O Espírito Santo Como Guia Espiritual

A. Leia Romanos 8:5-8. O que podemos fazer para termos certeza de que o Espírito Santo nos guia em nossa vida? (Paulo nos ensina a “ter a mente voltada” para o que o Espírito Santo deseja.)

1. O que significa, do ponto de vista prático, “ter a mente voltada para o que o Espírito deseja”? (Paulo coloca duas alternativas. Podemos ter as nossas mentes voltadas para o que a nossa natureza deseja ou termos as nossas mentes voltadas para o que o Espírito Santo deseja.)

B. Leia Romanos 8:9. Estamos sozinhos ao tomarmos a decisão e usarmos a vontade para “direcionar as nossas mentes”? (Não. Pedimos ao Espírito Santo que entre em nossa vida e então o Espírito Santo controlará os nossos desejos. Mas a decisão é nossa.)

1. Qual é a importância de termos a mente controlada pelo Espírito Santo? (Este verso nos fala que não “pertencemos a Cristo” se permitimos que a nossa mente seja controlada pela nossa natureza pecaminosa.)

C. Amigo, você está aberto, está ouvindo a instrução do Espírito Santo na tua vida? Já convidou o Espírito Santo para viver em teu coração em na tua mente? Se não, por que não confessar isto agora mesmo e pedir ao Espírito Santo que te torne mais consciente da Sua direção?

IV. Próxima Semana: Vida pelo Espírito Santo

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: