quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Espírito Santo - Lição 08

O Fruto do Espírito Santo (I Coríntios 13, Gálatas 5)

Introdução: Uma conversa entre cristãos a respeito do Espírito Santo pode, às vezes, se tornar muito confusa. Na semana passada estudamos os “dons” específicos do Espírito Santo – o que, para que não está envolvido com o tema, pode parecer que o Espírito Santo tem algo a ver com o Papai Noel. Nesta semana estudaremos o “fruto” do Espírito Santo, o que pode soar como se o Espírito Santo tivesse algo em comum com uma árvore frutífera. Como você explicaria a diferença entre os dons do Espírito Santo e o fruto do Espírito Santo? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e descobrir!

I. Dons x Fruto

A. Leia Gálatas 5:22-23. Por que é apropriado chamar “amor, alegria, paz, etc.” como o “fruto” do Espírito Santo? Essas coisas não se parecem com qualquer fruto que eu já tenha visto em uma quitanda. Como você explica isso?

B. Leia Mateus 7:15-17. Como Jesus usa o termo “fruto” neste contexto? (Assim como uma arvora dá fruto, da mesma forma as pessoas dão “fruto”, através de seus atos e atitudes.)

C. Leia Mateus 7:18-19. O que o “fruto” de uma pessoa diz a respeito desta pessoa? (O fruto revela o tipo de pessoa que você é. Se você é uma pessoa má, vai dar “frutos” maus. Uma pessoa boa dá bons “frutos”.)

D. Vamos dar uma olhada novamente no assunto do nosso estudo da semana passada. Leia I Coríntios 12:8-10. Se alguém recebe do Espírito Santo o “dom” da sabedoria, o “fruto” desta pessoa seriam “idéias inteligentes”? O fruto do dom de cura não seriam pessoas saudáveis?

1. Se sim, por que essas coisas não são mencionadas como “frutos” do Espírito Santo?

2. Leia I Coríntios 121:7. Qual é o propósito dos dons do Espírito Santo? (O “bem comum”. A idéia que vejo é que todos têm um ou mais “dons” do Espírito Santo que são usados para edificar a igreja – o corpo dos crentes. Portanto, dizermos que um “fruto” do dom da sabedoria seriam “idéias inteligentes” não está exatamente correto. A idéia é que o dom ajuda a outros, e não apenas melhora o portador do dom. Todos trabalham juntos, com seus diferentes dons, para tornar melhor todo o corpo da igreja.)

E. Leia I Coríntios 13:1-3. Note que este texto coloca juntos os dons e os frutos. O que Paulo está dizendo acerca deles?

1. Paulo está dizendo que uma pessoa pode ter um dom sem ter fruto? (Aparentemente sim. Ele também parece estar dizendo que pensa que “idéias inteligentes” não são um fruto do Espírito Santo.)

a. Se Paulo está dizendo isso, o que você acha que está errado em ter um dom mas não ter um fruto?

(1) Vamos olhar os exemplos que Paulo nos dá. Se alguém tem o dom da “fé” – a fé para realizar milagres especiais, tais como mover uma montanha, mas não tem amor, por que isso é um problema?

(a) Na semana passada discutimos o fato de que nem todos os cristãos tem todos os dons. É possível que o “amor’ simplesmente não seja um dom concedido a esta pessoa que pode mover montanhas?

(b) Se alguém com o dom da fé me curar de câncer, vou me preocupar se esta pessoa está amando ou não? Eu prefiro ter alguém que me cure de câncer sem amor do que alguém que me ama, mas que é incapaz de me curar. “Meu advogado (ou doutor) é uma boa pessoa, mas é, basicamente, incompetente.”

(2) Note o outro exemplo: o dom de línguas. O que decidimos na semana passada que seria o propósito do dom de línguas? (Comunicar.)

(a) O que Paulo está tentando nos dizer quando fala que o dom de línguas sem amos é como “o sino que ressoa ou como o prato que retine”? (Você ouve o som, mas ele não quer dizer nada para você.)

F. Você já viu alguém que tenha uma ferramenta maravilhosa, caríssima e poderosa – mas que não sabe como usá-la de forma apropriada? Penso que isso ilustra a diferença entre dons e frutos. Dons são “ferramentas” que o Espírito Santo nos dá para promover o bem comum. Frutos são os resultados em nossa vida pessoal do uso dessas ferramentas.)

1. Os dons e os frutos estão relacionados?

G. Leia Mateus 7:21-23. Este é um problema de “dons” e de “frutos”? (Sim. Você de lembra que os frutos demonstram o tipo da árvore? Aqui, as pessoas estão demonstrando os dons do Espírito Santo, mas não conhecem verdadeiramente a Deus. O fruto do amor demonstra que a pessoa conhece a Deus e tem um relacionamento com Deus.)

H. Amigo, se você é um cristão, este é um assunto assustador, não é? Você pode exercitar os mais “altos” dons do Espírito Santo e, de acordo com Mateus 7, não ser salvo, porque os teus frutos demonstram que você não conhece a Deus. Isto torna o fruto muito importante; então vamos nos voltar agora para o primeiro fruto mencionado em Gálatas 5:22.

II. Primeiro Fruto: Amor

A. Leia I Coríntios 13:4. Uma vez que carros ainda não haviam sido inventados, haveria alguma exceção à paciência, como “dirigir um carro”? Deveria haver exceções?

1. Você já viu alguém que obviamente tinha dons do Espírito Santo importantes, mas que não parecia ser paciente ou bondoso?

a. Você se encaixaria nesta categoria?

2. Que relacionamento a inveja, a vanglória e o orgulho tem entre si? (Eles tem em comum a comparação se si mesmo com os outros. Ou os outros são melhores e você não gosta disso, ou você está fazendo melhor e quer que os outros saibam disso.)

3. Na semana passada meu filho, Blake, que é o webmaster e a fonte primária de financiamento do meu website (www.GoBible.org) se formou na Universidade Andrews. Ele se formou com as mais altas honras possíveis: Summa Cum Laude. Eu mencionei isto a amigos (na verdade, para qualquer um que quisesse ouvir) muitas vezes entre e durante a semana passada. Será que eu pequei escrevendo isso? Será que contar isso para outros é vanglória e orgulho, ao invés de amor?

B. Leia I Coríntios 13:5. Você vê algum relacionamento entre ser rude, irar-se facilmente, procurar teus interesses e guardar rancor? (estes sentimentos são o oposto a se paciente, bondoso e não se orgulhar. Se voe não consegue dizer se é paciente, bondoso e que não se vangloria, veja se você se vê descrito no verso 5.)

1. Por que não deveríamos guardar rancor?

C. Leia I Coríntios 13:6. O que significa se alegrar com a injustiça? Você poderia me dar um exemplo?

1. I Coríntios 13:6 seria um texto especial para editores de jornais? (Alegrar-se com a injustiça seria apreciar o infortúnio dos outros.)

D. Leia I Coríntios 13:7. De que forma você acha que o amor “espera” e “suporta”? (Em vez de se alegrar com o infortúnio dos outros, você espera que eles se dêem bem. Você continua a ansiar pelo dia em que as coisas ficarão melhor para eles.)

E. Leia I Coríntios 13:8-10. De que outra forma o fruto do Espírito Santo é diferente dos dons do Espírito Santo? (Este texto nos diz que os dons do Espírito Santo não são uma coisa constante. Eles vem e vão. Mas o fruto do Espírito é uma coisa que deveria ser constante em nossa vida.)

1. O que você acha que é mais importante, dons ou o fruto?

F. Leia I Coríntios 13:13. Por que o amor é o maior dos frutos do Espírito?

G. Amigo, que tipo de fruto você encontra na tua vida? Se o teu “fruto” demonstra que você é uma árvore má, eu te convido hoje a confessar os teus pecados, pedir a Jesus que te salve e o Espírito Santo te dê um bom fruto.

III. Próxima Semana: O Guia do Cristão

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: