quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Espírito Santo - Lição 07

Os Dons do Espírito Santo (I Coríntios 12)

Introdução: Na semana passada discutimos o batismo do Espírito Santo e, de uma forma geral, discutimos os dons do Espírito Santo. Para esta semana eu havia prometido que entraríamos em um estudo acerca de dons específicos. Quais são eles? Como eles operam? Quais dons você acha que tem? Por que alguns deles parecem estar escondidos? Vamos ser mais específicos e mergulhar em nosso estudo da Bíblia!

I. Visão Geral dos Dons

A. Na semana passada aprendemos, a partir de I Coríntios 12:7, que os dons do Espírito Santo são dados para o “bem comum”, não para a glória de um indivíduo ou de um grupo específicos. Vamos continuar a ler I Coríntios 12:8-10. Quais dons você pode ver aqui? Faça uma lista deles. (palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, fé, dons de curar, poder para operar milagres, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas, interpretação de línguas.)

1. Que agrupamentos você vê nesses dons? Eles se agrupam naturalmente em categorias gerais? (palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, discernimento de espíritos e profecia são dons do intelecto. Fé, dons de curar e , poder para operar milagres são dons de demonstração. Variedade de línguas e interpretação de línguas são dons de comunicação.)

2. A importância de alguns desses dons poderia se alterar com o tempo e as circunstâncias?

a. Eles se alterariam com o avanço da tecnologia? Por exemplo, nas discussões de classe da semana passada, alguém sugeriu que um cirurgião habilidoso demonstra o poder do Espírito Santo. Outros discordaram. Será que médicos habilidosos em uma região reduzem a necessidade do dom de cura? (Isto é certo: sem a presença de médicos habilidosos, a única forma pela qual casos difíceis poderiam ser curados seria através de uma cura especial pelo Espírito Santo.)

(1) Qual papel os médicos desempenham na cura? (Estou lendo um livro popular a respeito da história da gripe. Ele trás à tona o fato de que os grandes avanços científicos nas vacinas foram simplesmente uma forma de disparar as defesas naturais do corpo. Deus deu aos nossos corpos extraordinários poderes de cura.)

b. Se não vemos alguns desses dons espirituais agora, que explicação você tem para isso? Eles estão ocultos porque nós somos indignos? (Leia I Coríntios 12:11)

B. Vamos passar agora a alguns dons específicos.

II. Dons do Intelecto

A. Leia I Coríntios 12:8. O que você entende ser o dom da “palavra de sabedoria”? (A palavra grega pode ser traduzida como “palavras sábias”.)

1. Sobre que tipo de sabedoria estamos falando? Seria aquele homem (ou mulher) velho, sábio, da congregação de nossa igreja? (Trata-se da sabedoria de Deus operando através de uma pessoa.)

2. Este é um dom especial, de momento, ou é o resultado da operação do Espírito Santo na mente da pessoa por décadas? (Poderia ser um momento de inspiração de sabedoria, mas inclino-me a crer que aqueles que tem “palavras sábias” são os que tem sido guiados e ensinados pelo Espírito por um longo tempo.)

3. Este seria um dom para pregadores? (Seria útil se os sermões fossem sábios. Mas, este parece ser um dom para ajudar a direcionar a igreja. Não estamos falando apenas a respeito da instrução espiritual, mas mais sobre tomadas de decisões práticas.)

B. Veja novamente I Coríntios 12:8. O que você acha que seja a “palavra de conhecimento”? (A palavra grega pode ser lida como “palavra de discernimento”. É a compreensão de um assunto.)

1. Como este dom difere das “palavras de sabedoria”?

2. Você conhece alguém que possui muita informação, mas não é muito sábio? (Neste contexto, penso que a diferença entre sabedoria e conhecimento não é tão grande quanto quando usamos esses termos no contexto secular. Aqui, o discernimento é do Espírito Santo. A diferença é que a palavra de discernimento nos ajuda a compreender as palavras/mente de Deus. A palavra de sabedoria nos ajuda a compreender o que deveríamos fazer com a nossa compreensão da vontade de Deus.)

a. Como exemplo disso, sabemos que Deus mão deseja que mintamos. Mas a forma como aplicamos este conhecimento pode variar de acordo com a aplicação da sabedoria de Deus, certo? (Compare com João 16:12-13. Jesus fez um julgamento sobre quanto Ele iria revelar acerca da verdade aos discípulos, naquela época.)

C. Leia I Coríntios 12:10. O que você acha que seja o dom de profecia? (Leia I Coríntios 14:1-3. Paulo nos diz que o dom de profecia é de um valor especial. Parece que, em grande parte, ele se combina com os dons da sabedoria e do conhecimento para a “edificação, encorajamento e consolação” da igreja.)

D. Releia I Coríntios 12:10. O que você acha que seja o dom de “discernimento de espíritos”?

1. Sobre que tipo de “espíritos” estamos falando? A que tipo de problema este dom se refere?

a. Seriam os “espíritos” apenas “o Espírito Santo” e “o que Fulano pensa que seja certo, mas diz que o ‘espírito’ lhe falou”?

b. Ou será que existe um lado mais obscuro nisso? Podem os “espíritos” incluir demônios? (Poderiam ser todos esses. Creio que pessoas já me disseram que o “espírito” as guiou a fazer coisas que eram meramente a suas próprias preferências ou desejos. Veja I João 4:1. Por outro lado, I Timóteo 4:1 fala de “espíritos enganadores e doutrinas de demônios.” Distinguir entre os espíritos é uma forma de discernir o Espírito Santo no meio dos competidores – tanto malignos quanto tolos.)

III. Dons de Demonstração

A. Leia I Coríntios 12:9. O que você acha que seja o dom da “fé”? (Tenha cuidado aqui. Dificilmente parece ser o caso de Paulo estar escrevendo a respeito da “fé que salva”, porque todos temos esta fé, se somos salvos. Para termos uma idéia melhor do tipo de fé ao qual estamos nos referindo aqui, leia Mateus 17:20 e I Coríntios 13:2.)

1. Que tipo de fé você vê em Mateus 17:20 e I Coríntios 13:2? (Esta é a fé que opera milagres. Ela faz as montanhas se moverem. Ela expulsa demônios.)

2. Muitas vezes ao longo dos anos tenho estado com outros anciãos quando ungimos alguém com óleo para curar (Tiago 5:14). Nenhum dos que estavam sendo ungidos pulou, curado imediatamente quando a unção terminou. De fato, alguns morreram mais tarde. Minha esposa me disse que, como em um maço de cigarros, eu deveria fazer uma advertência a todos os que me pedem para ungi-los: “Isto nunca funcionou nas vezes anteriores”.

a. Está tudo bem se eu não tiver o dom da fé? (Leia I Coríntios 12:11. O Espírito Santo determina quem recebe quais dons.)

b. Vamos examinar Tiago 5:14-16. Tiago está escrevendo acerca do dom da fé, quando diz “A oração feita com fé...”? (Espero que sim. Normalmente eu justificaria a minha experiência como fraqueza na minha fé ou pecaminosidade de minha parte, mas nesta semana li um artigo de Philip Yancy, na contracapa da última edição da revista Christianity Today. Yancy estava entrevistando um pilar da fé da comunidade evangélica, com 90 anos, o qual admitiu nunca ter visto um milagre de cura real, ao vivo, instantâneo. Mas ele ainda estava olhando e crendo!)

B. Leia I Coríntios 12:9. Como o dom de cura é diferente do dom da fé? (Parece ser ou um dom “menor” ou uma manifestação específica do dom da fé. [O livro] Word Pictures in the New Testament liga este dom de cura a Tiago 5:14, sugerindo, desta forma, que Tiago estava se referindo especialmente a dons espirituais específicos, e não a fé comum possuída por cada cristão.)

C. Leia I Coríntios 12:10. O que é o dom de “operar milagres” e como ele se relaciona aos dons de fé e de cura? (Leia em Atos 13:8-11 o que Paulo fez a Elimas através do poder do Espírito Santo. Nem todos os milagres são “positivos” em seus efeitos.)

IV. Dons de Comunicação

A. Olhe novamente em I Coríntios 12:10. Assumindo que o dom de línguas se refere a um idioma estrangeiro, você pode imaginar uma situação onde você precisaria do dom de interpretação de línguas? (Sim. Uma vez entrei, acidentalmente, em uma igreja coreana. Eu pensava que aquela era uma igreja que falava inglês. Teria sido útil para mim, naquela ocasião, ter o dom de interpretação!)

B. Leia I Coríntios 14:2-5. Paulo está falando sobre idiomas estrangeiros aqui? (O argumento de que Paulo está falando apenas de idiomas estrangeiros é difícil de aceitar. Por que Paulo diria que esta pessoa fala apenas “para Deus”? Por que Paulo escreveria “ninguém o entende”? Por que Paulo iria se referir a um idioma estrangeiro como “em espírito fala mistérios”?)

C. Leia I Coríntios 14:9-12. Qualquer que seja a forma como você compreende o dom de línguas, qual é a “conclusão” do que Paulo está dizendo sobre este dom? (Você precisa buscar ter aqueles dons que podem ser compreendidos, porque este tipo de dom edifica a igreja. Palavras ininteligíveis, não fazem nada para a edificação da igreja, mas ao invés, criam confusão. O dom de línguas que é útil para o bem comum é o dom de comunicação.)

D. Amigo, o que você está fazendo para edificar a igreja? Todos nós temos, pelo menos, um dom espiritual para ajudar a edificar a igreja. Você vai decidir hoje exercer o(s) teu(s) dom(ns) e começar a edificar?

V. Próxima Semana: O Fruto do Espírito Santo

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: