quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Espírito Santo - Lição 01

Personalidade e Divindade do Espírito Santo (Mateus 12, Gênesis 1, Marcos 3)

Introdução: A natureza de Deus é um assunto importante na Bíblia. O que separava os seguidores do Deus Vivo do restante do mundo era a sua crença em um único Deus vivo, e não em um grande número de deuses. Mesmo hoje, judeus praticantes ficam se perguntando como os cristãos puderam “sair da linha” com a sua crença em três, e não em um Deus. Por que nós acreditamos que o Espírito Santo é uma parte da Trindade que é Deus? Quem é o Espírito Santo? Qual é a Sua natureza? O nosso estudo desta semana nos leva a essas perguntas a respeito do Espírito Santo. Vamos começar, ficando ligados no nosso estudo agora mesmo!

I. Santo, Santo, Santo

A. Leia Gênesis 1:1-3. Em que ponto da Bíblia somos apresentados ao Espírito Santo? (No princípio de tudo.)

B. Leia Salmos 104:30. Este texto, e Gênesis 1 sugerem que o Espírito de Deus nos criou? (Sim.)

C. Leia João 1:1-3. Quem nos criou, de acordo com este texto? (A Palavra [ou o Verbo].)

1. Quem é a Palavra? (Leia João 1:14. Este capítulo em João deixa claro que Jesus é a Palavra.)

D. Esses textos se contradizem? Alguns textos dizem que o Espírito nos criou, outros dizem que Jesus nos criou. Como explicamos isso? (Leia Gênesis 1:26. Deus utiliza o plural quando diz que vai criar os seres humanos à Sua imagem. No início da Bíblia somos apresentados a esta idéia da natureza “plural” do nosso Deus Vivo.)

E. Leia Isaías 6:3 e Apocalipse 4:8. Você já se perguntou por que quando estão louvando a Deus os seres celestiais repetem “Santo” três vezes? (Isto também implica em uma Trindade de três pessoas.)

F. Leia Mateus 28:18-19. Depois da ressurreição de Jesus dentre os mortos Ele deu esta instrução aos discípulos. Quando Jesus nos instrui a “batizar em nome de”, o que Ele está dizendo? (Os novos convertidos estão entrando em um novo relacionamento com o seu Deus. Eles reconhecem seu comprometimento ao seu novo Deus.)

1. Quem é Deus, a quem eles servem agora? (Em Mateus 28:18 Jesus anuncia que agora que Ele derrotou Satanás, toda a autoridade foi Lhe dada novamente. Ele retoma Seu lugar de direito como uma das três facetas de Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.)

2. Para o propósito desta lição, estamos mais interessados no Espírito Santo. Que autoridade o Espírito Santo possui? (Ele é parte integrante da Trindade. Quando somos batizados, aceitamos o Espírito Santo como Deus, exatamente da mesma forma como aceitamos ao Pai e a Jesus como nosso Deus.)

II. Blasfêmia

A. Leia Mateus 12:22-23. Quando o povo vê Jesus executar este milagre, que pensamento veio às suas mentes? (Que Ele poderia ser o Messias prometido, o “Filho de Davi”.)

B. Leia Mateus 12:24. Que resposta alternativa os fariseus sugerem para o que o povo estava pensando? (Que Jesus está usando o poder de Satanás para fazer milagres. Ele não é simplesmente um homem, é um homem que usa os poderes do mal.)

C. Leia Mateus 12:25-27. Como Jesus responde à acusação dos fariseus? Que lógica Ele utiliza? (Que bom senso existe em dizer que Satanás está expulsando as suas próprias forças? Por que Satanás faria isso? Se é verdade que Satanás está disposto a expulsar as suas próprias forças, então quando os fariseus expulsam demônios eles também podem estas dependendo de Satanás!)

D. Leia Mateus 12:28. O que este verso nos ensina sobre o Espírito Santo? (1. Que Ele é mais forte do que Satanás. 2. Que Ele está disposto a trabalhar com os seres humanos para vencer Satanás. 3. Sua obra é uma prova da presença do Reino de Deus.)

E. Leia Mateus 12:29. Jesus está nos dizendo que Ele e o Espírito Santo são ladrões?

1. Se sim, o que está sendo tomado pelos ladrões? (Pecadores! Aqueles que estão cativos do pecado. Eu estava para pular este texto, quando me dei conta da importância do que Jesus está dizendo: Não podemos converter pecadores sem que primeiro Satanás seja amarrado pelo Espírito Santo.)

F. Leia Mateus 12:30. O que é “ajuntar”? (Ajudar a converter outras pessoas.)

1. Por que não podemos ser neutros? Por que a falha em “ajuntar” é “espalhar”?

2. Quando tive um curso de lógica em no colégio (um colégio cristão), meu professor apontou para uma afirmação semelhante feita por Jesus como sendo um exemplo da falácia “Preto/branco” ou “Divisão”. Meu ponto de vista na época, assim como agora, era que os dizeres de Jesus não poderiam ser uma falácia lógica. Então, como você entende a afirmação de Jesus? (em muitas situações da vida, podemos ser neutros. Desta forma a falácia lógica é precisa. Mas aqui, o contexto é muito importante. Jesus nos diz que um “homem forte” está operando, e ele já tem “bens”. Não começamos como neutros. Começamos como seres humanos caídos, pecadores, que são possessão de Satanás. Quando se trata de assuntos espirituais, não existem partidos neutros.)

G. Leia Mateus 12:31-32. Você pode blasfemar contra alguém que não é Deus? (Não. Esta é mais uma prova da divindade do Espírito Santo.)

1. Esta é uma prova de que Jesus não é divino, já que falar contra Ele pode ser perdoado? (Não. O que se presume da afirmação de Jesus é que falar contra Ele também é blasfêmia. Contudo, pode ser perdoada.)

2. O que, exatamente, é a blasfêmia contra o Espírito Santo aqui? (Volte para a história da cura do homem possuído pelo demônio. Atribuir a Satanás o poder do Espírito Santo é a blasfêmia.)

3. Como podemos evitar blasfemarmos contra o Espírito Santo no futuro? (Lembro-me de artigos em publicações religiosas (não carismáticas) as quais chamaram diretamente certas curas de fé como produto do poder de Satanás. Este tipo de afirmação é muito perigoso. Você precisa ter 100% de certeza antes de fazer uma afirmação como esta. Chamar a obra de outro cristão de trabalho de Satanás é uma coisa muito perigosa.)

H. Leia Marcos 3:28-29, outro relato da afirmação de Jesus. Por que a blasfêmia contra o Espírito Santo é o pecado imperdoável? Tomados isoladamente, estes dois versos de Marcos se contradizem. Obviamente, Jesus não os considera como sendo contraditórios. Como reconciliar esses dois textos? (Um comentário, Critico e Explicativo, sobre o Antigo e o Novo Testamentos tem uma explicação, parte da qual eu gosto. Ele olha Marcos 3:28 e conclui “Não existe pecado, qualquer que seja, do qual possa ser dito ‘Este não é um pecado perdoável.’” Assim, o verso 29 explica o verso 28, não o contradiz. Não há coisa alguma na natureza de qualquer pecado em si mesmo que o torne imperdoável.)

1. Então, o que acontece com este pecado que o torna imperdoável? (leia João 16:8-11. Este é um texto sobre a obra do Espírito Santo. É o Espírito Santo que traz a convicção do pecado e a salvação. Se você rejeitar o poder do Espírito Santo na tua vida, se atribuir a obra do Espírito a Satanás, então nunca sentirá necessidade de confessar o pecado ou aceitar o dom de Deus da salvação. Não é que algum pecado seja imperdoável, trata-se simplesmente de que se o teu pecado é rejeitar o poder que te convence do pecado, você nunca será convencido do teu pecado!)

a. Rejeitar o Espírito Santo é coisa de “uma vez”, ou é um processo lento da vida? (Deve ser lento, porque João 16:8 diz que p Espírito “convencerá o mundo do pecado”. Não creio que você precisa aceitara o Espírito Santo para ser convencido do pecado. É através de uma recusa consistente dos esforços do Espírito que você dirige o teu caminho para a destruição eterna.)

I. Amigo, aceitar o Espírito Santo completamente como Deus é essencial para tornar-se um cristão. Aceitar a obra do Espírito Santo na tua vida é essencial para viver uma vida cristã. Você vai convidar o Espírito Santo para a tua vida hoje?

III. Próxima Semana: Símbolos do Espírito Santo nas Escrituras

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: