terça-feira, 23 de setembro de 2008

Jesus aos Olhos de Marcos - Lição 13

Sepultado – Mas Ressucitou! Marcos 15:42-16:8)

Introdução: Desde o início desta série de lições, Marcos apresenta as evidências de Jesus ser o Messias. Nesta semana chegamos à última lição em nosso estudo de Marcos e à gloriosa conclusão das provas de Marcos. Nesta semana iremos testemunhar a ressurreição de nosso Senhor! Será que iremos? Marcos nos deixa com a fé ou com a prova? Vamos pular direto para dentro do nosso estudo!

I. José de Arimatéia

A. Leia Marcos 15:42-43. Por que Marcos cita o “cair da tarde” (versão Almeida)? Ele está apenas nos fornecendo um colorido para o contexto da história? (Ele está fazendo duas coisas: Primeiro, está identificando para a história o dia da morte de Jesus – sexta-feira. Segundo, ele quer que saibamos a pressão que José enfrentou. O enterro deveria ser realizado antes da chegada do Sábado (no pôr do sol da sexta-feira), e portanto José tinha que reunir coragem e ir rapidamente pedir a Pilatos o corpo de Jesus.)

1. Você está contente por José de Arimatéia ter entrado neste quadro? (Certamente! É muito bom ouvir que nem todos os líderes judaicos odiavam a Jesus. Aqui está um homem que havia crido. Além disso, nenhum dos 11 discípulos de Jesus tinha tido ousadia suficiente para pedir o Seu corpo. Eis aqui um homem que tinha as credenciais políticas para assumir a responsabilidade de pedir o corpo.)

2. Mais detalhes são adicionados por João. Leia João 19:38-39. Vemos que José havia sido um discípulo secreto de Jesus Nicodemos, outro membro do Sinédrio (João 3:1), também emerge da confidencialidade e ajuda a sepultar Jesus. Uma vez que José havia sido silenciado pelo seu medo, por que mostrar-se agora como um discípulo?

a. Note que Nicodemos trouxe com ele “trinta e quatro quilos” de especiarias. Como você acha que esses dois homens foram capazes de ajuntar essas coisas tão rapidamente para sepultar a Jesus antes do por do sol? (Eles sabiam o que estava para acontecer e, aparentemente, haviam feito preparativos. No passado, fiz uma pesquisa sobre Nicodemos e minha pesquisa mostrou que, muito provavelmente, ele provinha de uma das famílias mais abastadas. Embora as lojas estivessem fechadas durante a Páscoa, sua família poderia possuir lojas de especiarias – ou talvez ele comprou as especiarias antecipadamente.)

B. Leia Marcos 15:44-45. Por que encontramos este detalhe no relato de Marcos? (Ele nos mostra que Jesus estava “oficialmente” morto. O centurião relatou a Pilatos que Jesus havia morrido.)

1. Por que este detalhe é importante? (Para eliminar a possibilidade de que Jesus tenha apenas parecido haver morrido e que Seus discípulos O houvessem reanimado. Marcos quer que saibamos que Jesus estava realmente morto.)

C. Leia Marcos 15:46-47. Marcos nos fala que Maria Madalena e Maria, a mãe de Jesus, viram onde José e Nicodemos sepultaram a Jesus.

1. O que você acha que as mulheres estavam fazendo? (Elas quiseram ficar com Jesus até o amargo fim.)

2. O que isto nos diz acerca dos 11 discípulos? (Eles não estavam por ali.)

3. Se os discípulos tivessem ficado com Jesus eles teriam sido abençoados? (Eles poderiam ter ajudado com o sepultamento. Apenas o conhecimento de que dois poderosos membros do Sinédrio haviam agora se “declarado” a favor de Jesus teria lhes dado um pouco de conforto.)

D. Leia Isaías 53:9. Qual era a importância para José em seguir os impulsos de sua consciência, deixando de lado a confidencialidade de suas convicções, e ir até Pilatos? (Se eles não tivessem providenciado tudo, provavelmente Jesus não seria sepultado. Eles eram uma parte importante para o cumprimento da profecia.)

1. Foi bom ou ruim o fato de eles terem declarado a sua lealdade a Jesus?

a. É lógico que eles houvessem esperado até o último momento – quando os 11 discípulos estavam se questionando se eles estavam certos em ter seguido a Jesus? (José e Nicodemos devem ter “compreendido”. Seus estudos devem ter lhes revelado que o Messias morreria como o cordeiro sacrifical da Páscoa e do serviço do santuário. Se eles não houvessem compreendido. Não teriam se revelado agora.)

II. As “Marias”

A. Leia Marcos 16:1. Quando as duas Marias e Salomá compraram as especiarias? (Diferentemente de José e Nicodemos, elas não haviam se preparado com antecedência. Isto também sugere que, embora tenham visto onde Jesus fora sepultado, não se aproximaram muito, ou teriam sabido que o corpo de Jesus já havia sido tratado com especiarias. Elas também podem não ter compreendido que José e Nicodemos eram agora crentes declarados.)

B. Leia Marcos 16:2-3. O que este texto sugere a respeito da pedra? (Não era uma coisa fácil de ser removida.)

1. O que este texto sugere acerca das mulheres? (Que seu amor por Jesus foi maior do que o seu bom senso. Se a tumba está selada, o corpo de Jesus já devia ter sido preparado com especiarias. Se a tumba estava selada, ninguém teria autorização de entrar até um ano depois (para o sepultamento secundário dos ossos). Elas estavam atrasadas demais e mal equipadas.)

C. Leia Marcos 16:4-5. Coloque-se no lugar das duas “Marias”. Elas sentiram alívio pelo fato de que a pedra houvesse sido removida. Mas imediatamente depois, sentiram-se alarmadas. O que poderia ter alarmado-as? Elas não acreditavam que Jesus ressuscitaria dos mortos? (Aparentemente elas não anteciparam que Jesus ressuscitaria dos mortos. Mais provavelmente elas estavam meramente preocupadas que os líderes judaicos houvessem executado um insulto – que eles houvessem roubado o corpo de Jesus.)

D. Leia Marcos 16:6-7. Pedro não era um dos discípulos? Por que o anjo diria “digam aos discípulos dele e a Pedro”?

1. Que lição sobre Deus encontramos neste texto? (Pedro estava sentindo amargo remorso por haver negado a Jesus. O céu estava preocupado com ele – em vez de estar irado com ele. Jesus quer que Pedro saiba que ele ainda é amado.)

E. Leia Marcos 16:8. De que eles tinham medo? Que tipo de emoções estão passando por suas mentes?

1. Alguma mulher que você conhece ficaria em silêncio, se possuísse uma informação grandiosa como esta? Conhece algum homem que ficaria em silêncio? (Parece improvável – embora elas possam ter pensado que, como mulheres, não lhes dariam crédito. Além disso, provavelmente elas estavam com medo, com base em toda a série de eventos.)

2. Leia João 20:1-2. Quando Marcos diz que Maria não disse nada, o que ele quer dizer? Como João esclarece isso? (Maria não disse o que o anjo lhe falou para dizer. Ela não falou nada a respeito da parte mais importante!)

a. Por que não? (Simplesmente porque era uma informação muito tremenda. De novo, provavelmente elas pensaram que não creriam nelas.)

F. Leia João 20:15-17. Depois que Maria Madalena relatou aos discípulos que Jesus tinha desaparecido, ela voltou ao sepulcro, onde provavelmente foi a primeira pessoa a ver o Senhor ressuscitado. Por que Jesus escolheu aparecer a ela em primeiro lugar? Ela estava comprando especiarias “no último minuto”, porque não havia compreendido que Ele morreria. O fato de que ela estava comprando especiarias também demonstra que ele não havia compreendido que Ele ressuscitaria dos mortos. A sua “aventura das especiarias” era completamente ilógica, porque uma pedra bloqueava a entrada do sepulcro. Finalmente ela deixou de relatar aquilo que o anjo lhe contara, dizendo simplesmente que Jesus tinha sumido. Tendo em vista toda essa falta de compreensão e de lógica, por que Jesus escolheu Maria? (Através de tudo isso, ela tentou ficar o mais próximo possível de Jesus. Ela ficou ali. Jesus está querendo, em primeiro lugar, que sejamos fiéis. Mais tarde Ele pode acertar as nossas falhas teológicas e lógicas.)

III. Apêndice

A. Marcos 16:9-20 foi acrescentado em alguma época posterior. Alguns dos comentários que li indicam que os manuscritos mais antigos e mais confiáveis não contêm estes versos. Se você quer ler mais acerca disso, uma cobertura abrangente é encontrada no “The Bible Knowledge Commentary”. O acréscimo destes versos, não é particularmente crítica, porque a maior parte do que aparece nestes versos pode ser encontrada em outras partes dos Evangelhos e de Atos.

B. Presumindo (como eu faço) que o relato de Marcos terminou no verso 8, veja novamente Marcos 16:8. Por que Marcos terminaria seu livro com esta observação? (Somos deixados com uma tumba vazia, uma mensagem Angélica de que Jesus havia ressuscitado, e a promessa de um encontro futuro.)

C. Amigo, você está buscando um encontro futuro com Jesus? Aprendemos nesta lição que você pode vir tardiamente para a fé (José de Arimatéia e Nicodemos), você pode vir com falhas (Pedro), e você pode vir com idéias confusas e ilógicas (as “Marias”). O que importa é que você venha. Você vai se arrepender e vir hoje?

IV. Próxima Semana: Começaremos uma nova série de lições (A Vida Espiritual), a respeito de tornar Jesus o Senhor de todos os aspectos da nossa vida.

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: