terça-feira, 23 de setembro de 2008

Jesus aos Olhos de Marcos - Lição 12

Julgado e Crucificado (Marcos 14:53-15:41)

Introdução: Nosso estudo desta semana nos traz ao coração do evangelho. Jesus entregou a Sua vida para que você possa viver. Vamos mergulhar no nosso estudo!

I. Pedro

A. Leia Marcos 14:53-54. Coloque-se no lugar de Pedro. Ele está nervoso?

1. Pedro está esperando que Jesus faça algum milagre para salvar a Si mesmo?

2. Por que Pedro segue à distância?

3. Com a resposta anterior em mente, por que Pedro se assentaria com os guardas em frente ao fogo, onde a sua face foi iluminada? (Ou Pedro não está pensando claramente, ou ele está se rendendo mais uma vez à fraqueza humana (ele queria se aquecer). Para a sua segurança, teria sido muito melhor ficar com frio, mas manter o seu rosto na escuridão.)

B. Vamos pular para Marcos 14:66-68. Leia. Por que Pedro saiu para o alpendre? (Talvez para sair da iluminação do fogo. Talvez para que pudesse fazer uma saída rápida.)

C. Leia Marcos 14:69. Esta acusação é mais perigosa do que a primeira? (Sim. Esta mulher está agora compartilhando a sua acusação com outras pessoas.)

D. Leia Marcos 14:70. Ela conseguiu atrair a atenção dos outros com a sua acusação?

1. Note que o texto diz “Pouco tempo depois” eles acusaram Pedro de ser um seguidor de Jesus porque ele era um “galileu”. Por que levou algum tempo? Por que eles disseram que Pedro era galileu, em vez de dizerem que tinham visto ele com Jesus? (Essas pessoas não tinham visto Pedro com Jesus. Eles estavam pensando na acusação que aquela mulher havia feito e da negação de Pedro. Sua negação revelou que ele tinha um sotaque galileu. De repente, essas pessoas notaram que este homem era da Galiléia e, portanto, deve ter estado com Jesus.)

E. Leia Marcos 14:71. Pedro está dizendo palavrões? O que quer dizer o fato de ele ter começado a se amaldiçoar e a jurar? (Ele não está praguejando no sentido em que pensamos hoje. Ele está dizendo que coisas ruins deveriam acontecer a ele se não estivesse dizendo a verdade.)

1. Por que ele diria maldições sobre si mesmo, já que sabia que estava mentindo? (Ele deve ter pensado que aconteceriam coisas piores a ele se contasse a verdade.)

2. Pedro está disposto a morrer por Jesus agora? (Leia Marcos 14:30-31. Ele disse que estava disposto e eu acredito que isto fosse verdade. Mas agora ele mudou de idéia. Ele não quer realmente morrer.)

F. Vamos voltar por um momento. Assuma que Jesus não ressuscitou dos mortos. Pedro continuaria a testemunhar sobre Jesus e enfrentar a morte? (Pedro estava disposto a morrer quando imaginou que Jesus seria um rei. Quando as coisas estavam indo para o lado errado, Pedro não estava disposto a perder a sua vida. Esta é uma forte evidência de que o contínuo testemunho de Pedro estava baseado na sua crença de que Jesus havia ressuscitado e que Ele era o Messias.)

G. Leia Marcos 14:72. Pedro chorou em frente ao grupo? Por que ele chorou? (Seu coração foi quebrantado por causa de sua falha em ser fiel a Jesus.)

II. Jesus Diante do Sinédrio

A. Leia Marcos 14:55-56. Jesus está em julgamento diante de “todo o Sinédrio”. Nós exigimos juízes justos e imparciais. Como eram estes juízes?

1. Quem você acha que arranjou para que as falsas testemunhas aparecessem?

2. Qual era o objetivo do Sinédrio com estas testemunhas? (Leia Deuteronômio 17:6. O problema deles é que precisavam de pelo menos duas testemunhas que dissessem aproximadamente a mesma coisa antes que pudessem dar a Jesus a sentença de morte.)

3. Qual era a seriedade do crime de ser uma falsa testemunha? (Este crime não apenas violava um dos Dez Mandamentos (Êxodo 20:16), mas uma testemunha falsa em um caso de pena de morte deveria ser morto (Deuteronômio 19:16-21).)

a. Por que o Sinédrio não parou o julgamento de Jesus e começou a processar estas falsas testemunhas?

B. Leia Marcos 14:57-61. Por que Jesus não respondeu a estas acusações? (Ele não era obrigado a testificar contra Si mesmo.)

1. Como o sumo sacerdote está se sentindo agora sobre o caso? (Ele está quase estrangulando seus assistentes. Eles são incompetentes para arranjar falsas testemunhas. Sem dúvida o sumo sacerdote está furioso e decidiu tentar a possibilidade de que Jesus diria algo que O incriminasse.)

C. Leia Marcos 14:61-62. Por que Jesus decide agora responder a esta questão? (Leia Mateus 26:63. Mateus acrescenta um detalhe que Marcos omite. O sumo sacerdote ordenou a Jesus, sob juramento, a responder. Um comentário que li disse, baseado em Levítico 5:1, isto obrigava Jesus a responder. Não estou certo de que Levítico 5 deva ser interpretado desta forma, mas claramente o sumo sacerdote está aumentando a pressão para que Jesus responda.)

1. Considere por um momento a resposta de Jesus. O que o sumo sacerdote está pensando? Se ele pensa que Jesus é um lunático, por que matá-Lo? Se ele pensa que Jesus é um rival, como pode ignorar isso?

D. Leia Marcos 14:63-65. Qual deveria ser a resposta à pergunta do sumo sacerdote? (Eles ainda precisam de outra testemunha! O testemunho do próprio Jesus não é suficiente. Deuteronômio 17:6.)

1. Que atitude em relação a Jesus podemos ver nestes versos? (Eles estavam tão desesperados para condenar a Jesus que estavam dispostos a violar a lei das formas que fossem necessárias. Sua ira é revelada nos atos de cuspir, murros e tapas.)

a. Por que os líderes judaicos estavam tão irados contra Jesus?

III. Jesus Diante de Pilatos

A. Leia Marcos 15:1-10. O que Pilatos pensa das acusações contra Jesus? (A palavra grega traduzida (verso 10) por “inveja” significa “má-vontade”, “ciúme”, maldade. Ele não achava que as acusações tivessem qualquer mérito legal.)

1. Considere mais detalhadamente os versos 9-10. Qual seria a resposta lógica para esta pergunta? “Sim, nós queremos o nosso rei de volta, por favor?” Os líderes judaicos reconheceriam que Jesus era o seu rei?

a. O que você acha que Pilatos estava tentando fazer? (Ele estava insultando os líderes judaicos. Parece que ele não se preocupava com o destino de Jesus.)

B. Leia Marcos 15:11-14. Que crime contra Roma Jesus cometeu? (Nenhum. Se pilatos realmente acreditava (Marcos 15:2) que Jesus era um revolucionário que estava tentando se tornar um rei, teria um crime em suas mãos. Aparentemente, ele decidiu que Jesus não era uma ameaça para Roma.)

C. Leia Marcos 15:15. Com que base Jesus foi açoitado e crucificado? (Pilatos queria agradar a multidão.)

1. Para você, qual é a importância em agradar aqueles que te rodeiam? Você está disposto a sacrificar os princípios para agradar?

2. Que ponto Marcos está enfatizando para nós? (Esta não foi uma sentença justa.)

IV. Jesus e a Cruz

A. Leia Marcos 15:16-19. Satanás tinha apenas um tempo muito curto para fazer Jesus pecar. Quais tentações ele usa, como suas melhores armas? (Note que ser escarnecido e ser torturado estão no mesmo nível, quando se trata de tentação.)

1. Por que ser escarnecido é uma arma tão poderosa? (Eles estavam escarnecendo de Jesus a respeito de uma coisa que era verdade – Ele era o Rei deles!)

2. Como você reage quando as pessoas riem de você? E se eles estão rindo porque são ignorantes demais para saberem a verdade? E se eles são inferiores à tua “classe”?

B. Leia Marcos 15:25,29-30. Era possível para Jesus descer da cruz e salvar a Si mesmo?

1. Se Ele fizesse isso, quem não seria salvo?

C. Leia Marcos 15:31-34. Todos os que estão à volta de Jesus estão dizendo que Ele não pode salvar a Si mesmo. O que as palavras de Jesus revelam acerca da forma dEle pensar? (Leia Salmos 22:1-2. Jesus cita um texto que é uma súplica a Deus para que Ele salve. Com o fardo dos nossos pecados sobre Seus ombros, e a multidão questionando o Seu poder, Jesus foi severamente pressionado na questão de se Ele iria conseguir passar por tudo isso. Ele não poderia confiar em Seu próprio poder. Ele se preocupou de que Deis O tivesse abandonado.)

1. Veja novamente Marcos 15:31. Esta é uma afirmação verdadeira?

D. Leia Marcos 15:37-39. O centurião era um dos que zombaram de Jesus? Por que ele mudou de idéia?

1. Qual é o significado do véu (que separava o compartimento santo do santíssimo) ser rasgado de alto a baixo? (Um sinal divino de que o simbolismo dos sacrifícios havia terminado. Tudo tinha sido cumprido na morte de Jesus.)

E. Amigo, Jesus deu a Sua vida por você. Ele foi torturado por você. Qual é a tua resposta a Ele? Qual é a tua atitude com relação aos outros?

V. Próxima Semana: Sepultado – Mas Ressuscitou!

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: