terça-feira, 23 de setembro de 2008

Jesus aos Olhos de Marcos - Lição 11

Traído e Preso (Marcos 14:1-51)

Introdução: Na semana passada, quando deixamos Jesus e os discípulos, Jesus os estava preparando para a Sua morte (Marcos 12:1-11) e para o período de Sua prisão e julgamentos (Marcos 13:9-11). O início dos problemas para eles está chegando. Vamos mergulhar em nosso estudo e aprender mais acerca das últimas horas da vida de Jesus aqui na terra.

I. Preparação Física

A. Leia Marcos 14:3-5. A Bíblia nos dá uma forma simples para determinar o valor deste perfume. Ele custou mais do que um ano de salário. Qual é a média salarial anual onde você mora? (O Departamento de Estatísticas Trabalhistas dos EUA diz que o salário médio dos trabalhadores americanos em 2002 foi de US$ 36.000.)

1. O que você acha acerca da “mordomia” em gastar esta quantia em um perfume? (O preço de compra do carro novo médio nos EUA em 2003 foi de US$ 28.000, de acordo com a publicação Motor Trend. Você poderia comprar um carro novo e pagar a gasolina por vários anos, ou poderia comprar um vidro de perfume.)

2. Uma severa repreensão é apropriada?

B. Leia Marcos 14:6-8. Por que Jesus diz que este ato é apropriado? (Porque está preparando Seu corpo para o sepultamento.)

C. Leia João 12:1-3. João faz duas coisas. Ele identifica a mulher como Maria, a irmã de Lázaro, e estabelece a data do jantar como sendo seis dias antes da Páscoa.

1. Leia Marcos 14:1. Marcos começa dizendo que eram dois dias antes da Páscoa, e então faz um “flashback”, contando uma história que se passou Há quatro dias. Por que ele faz isso? (Marcos quer focalizar em como os amigos mais íntimos de Jesus O trataram, conforme Ele se aproximava da morte.)

2. Como você reage à morte de Jesus? Ela desperta em você um desejo de auto-sacrifício?

II. Traição

A. Leia Marcos 14:10-11. João 12:4 revela que a pessoa que fez uma objeção ao desperdício de dinheiro no perfume foi Judas. Que ligação você pode ver entre este presente, a repreensão de Jesus e a decisão de Judas de trair a Jesus por dinheiro?

1. Mateus 26:15 nos fala que Judas traiu a Jesus por trinta moedas de prata. A Bíblia de Estudo da NVI revela que este seria o salário de cerca de quatro meses. Para Maria, os últimos dias da vida de Jesus foram relacionados a uma doação sacrifical. Para Judas, as últimas horas da vida de Jesus foram relacionadas com lucro pessoal. Como você acha que a maioria dos cristãos aborda seus relacionamentos com Jesus?

a. Freqüentemente ouço pessoas dizerem que certa igreja ou culto religioso “não preenche as minhas necessidades”. Este pensamento é legítimo, ou é um “pensamento de Judas”?

b. Como você reagiria se fosse repreendido espiritualmente?

III. A Última Ceia

A. Jesus envia Pedro e João a Jerusalém para fazerem preparativos para a ceia da Páscoa. Leia Marcos 14:17-20. Quando eles comeram esta refeição? (“Ao anoitecer”. Isto significa depois de estar escuro na quinta-feira (dia 15 de Nisan, de acordo com o comentário The Bible Knowledge Commentary).)

1. Em que dia Jesus foi crucificado? (A forma judaica de contar o tempo é que um dia vai do por do sol até o por do sol. Marcos 15:34-45 nos diz que Jesus morreu cerca das três horas da tarde da sexta-feira (dia 15 de Nisan). Portanto, Jesus foi crucificado na Páscoa – a celebração do sangue do cordeiro que salvou os primogênitos e da libertação da escravidão do Egito!)

a. A morte dos filhos primogênitos egípcios durante a Páscoa convenceu o faraó a libertar os judeus. Medite neste simbolismo do sacrifício do filho de Deus para nos libertar do pecado.

2. Marcos 14:19 (compare com Mateus 26:25) relata que mesmo Judas declarou que ele não trairia Jesus (“Com certeza não sou eu!”). Ele estava simplesmente mentindo? Ou você acha que ele tinha alguma razão para esta afirmação. (Lembra quando estudamos Marcos 11 e a entrada triunfal em Jerusalém, como um rei? Talvez Judas pensasse que através de seus atos, forçaria Jesus a restabelecer o reinado de Davi. Talvez ele pensasse que não se tratava de uma traição, mas uma aplicação de uma inteligência superior.)

B. Leia Marcos 14:21. Quando tentamos ser mais espertos do que Deus, onde isso nos leva?

C. Leia Marcos 14:22-24. O comentário The Bible Knowledge Commentary nos diz que era costumeiro que o “chefe da casa” explicasse o significado da ceia da Páscoa – recitando a libertação de Israel do Egito. Jesus dá uma nova explicação. Que explicação é essa?

D. Leia Marcos 14:25. Mateus 26:29 deixa claro que Jesus não beberia “deste fruto da videira” até que Ele o beba com os discípulos no céu. Por que Jesus fez esta promessa? Por que também não evitar de comer o pão?

1. Leia Êxodo 6:6-7. Li vários comentários bíblicos e outras descrições da Páscoa, os quais sugerem que era costume, no tempo de Jesus, tomar quatro copos de vinho tinto. Estes copos seriam passados em volta da mesa, em seqüência, e cada um deles teria um significado especial. Embora a descrição do significado dos copos varie, alguns dizem que para cada copo, uma das afirmações sobre redenção contida nos versos abaixo era recitada:

a. Copo 1 – Trazer: Eu vos trarei para fora do jugo do Egito.

b. Copo 2 – Libertar: Eu os libertarei da escravidão.

c. Copo 3 – Redimir: Eu os redimirei e executarei o juízo sobre os egípcios.

d. Copo 4 – Tomar: Eu os tomarei como meu povo e serei o vosso Deus.

2. Que copo representaria o que Jesus disse em Marcos 14:24? (Seria o terceiro copo.)

3. Se o quarto copo ainda restava para ser bebido, por que Jesus diz que não tomaria novamente até que eles estivessem juntos para tomá-lo no céu? (O quarto copo celebrava a Deus tirando-os do Egito e levando-os a um lugar onde pudesse ser o seu Deus. Dentro deste contexto, este é uma bela afirmação, que faz um sentido perfeito. O último copo seria tomado por todos juntos, depois que todos estivessem seguros no céu, resgatados deste mundo pecador!)

IV. Falha

A. Leia Marcos 14:26-29. Jesus disse duas coisas. Qual delas chamou a atenção de Pedro? (A boa parte é que Jesus diz que Ele os encontrará em um lugar pré-estabelecido. Mas Pedro se concentra na parte sobre a “dispersão das ovelhas”.)

1. Por que?

B. Leia Marcos 14:30-31. Você acha que Pedro queria dizer o que disse? Ele estava disposto a morrer por Jesus?

C. Leia Marcos 14:32-41. Quantas vezes Pedro falhou com Jesus, não vigiando e orando? (Marcos 14:41 – três vezes.)

1. Isto era rejeitar a Jesus? De que forma estes discípulos falharam com Jesus? (Na última parte de Marcos 14, Pedro nega explicitamente a Jesus por três vezes. Mas penso que a falha em vigiar e orar também é um tipo de negação a Jesus.)

2. E se estivermos dispostos a morrer por Jesus, mas somos incapazes de vigiar e orar a Ele a cada dia?

a. É possível ter uma grande determinação para os desafios importantes da fé na vida, mas falhar espiritualmente na nossa rotina diária?

D. Leia Marcos 14:42-47. Quem decepou a orelha do servo do sumo sacerdote? (João 18:10 revela que foi Pedro.)

1. Pedro estava disposto a morrer por Jesus? (Sim! Uma turba armada chegou, e ele estava disposto a lutar.)

2. O que teria sido mais importante para Jesus: orar e vigiar no Getsêmani, ou estar disposto a lutar com a turba?

3. O que era mais importante, estar disposto a lutar com a turba ou estar disposto a abrir mão de um ano de salário para ungir Jesus com perfume?

a. Você consegue encontrar alguma lição nestes eventos para a tua vida?

E. Leia Marcos 14:48-50. Por que Pedro e os outros fugiram? (Jesus não iria lutar. Eles estavam dispostos a lutar, mas com medo do sacrifício.)

F. Amigo, nesta semana vimos que Jesus e Maria tiveram uma atitude de sacrifício. Judas teve uma atitude de “meu lucro” e os discípulos estavam dispostos a lutar, mas com medo do sacrifício. E você? Qual é a tua atitude com respeito a servir a Jesus?

V. Próxima Semana: Julgado e Crucificado

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: