terça-feira, 23 de setembro de 2008

Jesus aos Olhos de Marcos - Lição 10

Predições do Fim (Marcos 13)

Introdução: Se eu pudesse prever o teu futuro, você iria querer ouvi-lo? Iria preferir saber as linhas gerais ou gostaria de ouvir os detalhes? Nesta semana, o nosso estudo é um dos mais interessantes e complexos da Bíblia. Jesus fala aos Seus discípulos acerca do futuro. Há pouca dúvida de que eles não compreenderam corretamente esta descrição naquele momento. Não tenho tanta certeza de que podemos compreendê-lo corretamente hoje, mas vamos pular para dentro do nosso estudo e ver o que podemos aprender!

I. Destruição

A. Leia Marcos 13:1. Por que você acha que os discípulos fizeram esta observação ao Mestre? (O Templo de Jerusalém era uma das maravilhas do mundo. Recentemente ouvi o relato de [Flávio] Josefo “As Guerras Judaicas” e a sua descrição do templo é simplesmente assombrosa. Quando o sol refletia no ouro do templo, Josefo diz que se parecia com fogo. Josefo descreve algumas das enormes pedras de Jerusalém. Ele também discorre sobre alguns dos parques, as fontes e aquedutos. Enquanto considerava a descrição de Josefo, pensei comigo, “Que cidade maravilhosa! Eu gostaria de estar lá”. Ela não fazia parte da Judéia rural!)

B. Leia Marcos 13:2. Coloque-se no lugar dos discípulos. Quando Jesus disse isto, o que você pensaria? (Eu moro nas redondezas de Washington, D.C. Se me disserem que aqui “não ficará pedra sobre pedra”, provavelmente eu concluiria que os Estados Unidos seriam completamente destruídos. Acrescente a isto o pensamento de que Jerusalém era o centro da adoração a Deus. A catástrofe para a tua nação, teu Deus, tua religião, é quase além da imaginação.)

1. Você acha que os discípulos acreditavam, nesta época, em “últimos dias” e na ressurreição? (Eles tinham acabado de ouvir Jesus falar da ressurreição e do céu (Marcos 12:25). É lógico concluirmos que Jesus ensinou aos discípulos o que Ele ensinou a Marta – a qual, claramente, acreditava na ressurreição no “último dia” (João 11:23-24).)

2. Que relação você acha que os discípulos viram entre a destruição de Jerusalém e os “últimos dias”? (Leia o relato de Mateus sobre este assunto. Mateus 24:3 nos mostra que eles acreditavam que a destruição de Jerusalém e o “final dos tempos” eram o mesmo evento.)

C. Leia Marcos 13:3-4. Por que eles viriam a Jesus em particular? (Temos visto este gesto se repetir, em um padrão. Os discípulos de Jesus não queriam parecer tolos, fazendo perguntas em frente às multidões. Já que podiam vir ao Mestre em particular, eles o fizeram. Veja Marcos 9:28.)

1. O que eles queriam saber? Quando estas coisas aconteceriam e como eles poderiam ser alertados antecipadamente.)

a. Essas coisas também estão na tua mente, quando se trata do tempo do fim?

II. Instruções e Advertências

A. Leia marcos 13:5. Jesus está chegando ao final de Sua vida na terra, e está dando as instruções finais a respeito da tribulação que se aproxima. Qual é o primeiro conselho que Ele lhes dá? (“Cuidado, que ninguém os engane.” Amigo o valor deste conselho não pode ser medido. Tantas pessoas pensam que sabem exatamente como as coisas acontecerão. O fato de que os líderes judaicos deixaram de perceber a primeira vinda de Jesus é uma severa advertência contra a arrogância religiosa. O fato é que todas as provas que necessitamos (como se precisássemos de alguma) da importância crítica da advertência de Jesus: “Cuidado!”)

1. Sabemos, a partir de Mateus 24:3 e pela história, que os discípulos tinham se enganado em alguns conceitos – de que o mundo terminaria quando Jerusalém fosse destruída. Por que Jesus não disse a eles, “Vocês já estão confusos. Deixem-me acertar esses conceitos para vocês – e então tomem cuidado para que não fiquem confusos ou sejam enganados novamente?”

B. Leia Marcos 13:6. Com o que estamos tendo cuidado? (Enganos acerca da Segunda Vinda de Jesus.)

C. Leia Marcos 16:7-8. O que Jesus diz acerca destes sinais? Estes sinais são o princípio do período de tribulação. A época dos problemas começa com estes sinais.)

D. Leia Marcos 13:9, 11. Jesus está falando acerca da Segunda Vinda aqui? (Não. Ele está falando sobre tribunais e julgamentos judaicos.)

E. Leia Marcos 13:10. Jesus está falando acerca da Segunda Vinda aqui? (Parece que está.)

F. Leia Marcos 13:14-16. Jesus está falando acerca da Segunda Vinda aqui? (partir imediatamente foi um conselho importante. Josefo nos fala em “As Guerras Judaicas”, que depois que os romanos impuseram o cerco contra Jerusalém, os líderes judaicos matavam qualquer pessoa que tentasse deixar a cidade. A nossa lição (terça-feira) aponta para o relato de Josefo acerca dos cristão haverem escapado da cidade antes de sua destruição, baseados na compreensão de Marcos 13:14 e em obediência às instruções de Jesus. Quando Jesus se refere aos “que estiverem na Judéia”, Ele está falando de Jerusalém.)

G. Leia Daniel 9:26-27. Como este texto se relaciona com Marcos 13:14? (Jesus está citando Daniel!)

1. Sobre o que Daniel está falando? (Daniel está nos dando uma profecia a respeito da destruição de Jerusalém pelos romanos.)

2. Note Daniel 9:27. A NVI faz uma coisa que a maioria das traduções não faz. Ela insere as palavras “do templo”, depois de “ala” (que também quer dizer “asa”). (Os colchetes mostram esta inserção [N.T. - Apenas na versão em inglês. Em português, os colchetes não aparecem]. Simplesmente deixar o grego como ele está escrito (“em uma ala (ou asa) ele estabelecerá a abominação que causa a desolação”) faz mais sentido para mim. O brasão romano era uma águia. Ele tinha asas proeminentes. Josefo nos fala que houve uma tremenda disputa quando os romanos montaram seu brasão com a águia fora do templo. Se estamos falando do símbolo do império romano, ou do próprio império, Roma foi a abominação que causou a destruição de Jerusalém [N.T. - O verso de Daniel 9:27, na versão Almeida Revisada diz o seguinte: “E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador.”]

H. Leia Marcos 13:17-19. Este texto é uma referência à Segunda Vinda ou à destruição de Jerusalém? (Josefo relata o que aconteceu em Jerusalém logo antes e durante a destruição. O relato é terrível. Nada do que Jesus predisse é pior do que o que Josefo relata que realmente aconteceu. Porém, não tenho certeza se esta predição é “apenas para Jerusalém”.)

I. Leia Marcos 13:24-26. Isto é a destruição de Jerusalém ou a Segunda Vinda? (Obviamente, Marcos 13:26 está falando da Segunda Vinda. Em algum lugar entre Marcos 13:19-23 Jesus está fazendo uma transição. Marcos 13:24 diz “após aquela tribulação”, e então fala sobre o escurecimento do sol. Isto parece se referir a um período de tempo posterior à destruição de Jerusalém. Embora eu me lembre de que Josefo tivesse relatado que durante o cerco a Jerusalém o sol se escureceu um dia. Nota ao leitor: Eu ouvi uma versão gravada da obra “As Guerras Judaicas”. Desta forma, não estou fornecendo a referência das páginas.)

J. É apropriado tentar estabelecer limites como estivemos fazendo entre a Segunda Vinda e a queda de Jerusalém? (Talvez não. Marcos 13:24 começa com “Mas naqueles dias”, referindo-se aos versos que parecem descrever a queda de Jerusalém. Marcos 13:26 acrescenta uma outra ligação temporal “Então...”. Jesus ajunta estes versos, não fornecendo uma linha de tempo clara.)

1. Como outro exemplo, leia Isaías 13:9-11. Jesus cita este texto em Marcos 13:24-25. A que período de tempo este texto se refere? (Isaías afirma claramente que se trata da Segunda Vinda (“o dia do Senhor”). Veja também Joel 2:10-11.)

2. Existe alguma outra abordagem que você considere apropriada, além de tentar descobrir que profecia se aplica a qual período de tempo? (Algumas profecias bíblicas tem mais de um cumprimento. Veja, por exemplo, Zacarias 8:4-8, que se refere à primeira reconstrução do templo de Jerusalém e também poderia ser aplicada (em parte) à Nova Jerusalém.)

III. O Que Realmente Importa

A. Leia Marcos 13:32-34. Quanto deveríamos depender daquilo que estudamos nesta lição para determinar quando Jesus voltará? (Depois de falar sobre alguns detalhes, Jesus disse que não deveríamos depender deles. Aquilo em que devemos confiar é em estarmos atentos e vigilantes.)

B. Leia Marcos 13:35-36. Qual é o conselho mais importante que Jesus nos dá a respeito de Sua Segunda Vinda? (Vigiem! Jesus termina esta discussão com a mesma ênfase que a começou: Marcos 13:5. “Cuidado!”)

C. Amigo, eu acho Marcos 13 confuso. Mas penso que esta era a intenção de Jesus. Jesus está nos dizendo, para nos consolar, que Ele sabe os eventos terríveis que estão para vir. A lição para nós é estarmos constantemente alertas, e não sermos arrogantes a respeito da nossa compreensão das profecias e das nossas predições baseadas nas afirmações de Jesus. Ele sabe o nosso futuro e precisamos saber a nossa tarefa: Vigiar!

IV. Próxima Semana: Traído e Preso

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: