terça-feira, 23 de setembro de 2008

Jesus aos Olhos de Marcos - Lição 09

Os Últimos Dias do Templo (Marcos 11:27-12:44)

Introdução: na semana passada estudamos como Jesus entrou em Jerusalém como Messias e Rei. Nesta semana veremos a liderança judaica atacando, em reposta, não com força bruta, mas com perguntas engendradas para colocar Jesus numa situação difícil com as autoridades romanas ou com o povo. Como Jesus irá reagir? Nosso estudo desta semana mostra que Jesus ainda está trabalhando para a salvação daqueles que declararam guerra contra Ele. Vamos mergulhar no nosso estudo e aprender mais!

I. Com que Autoridade?

A. Leia Marcos 11:27-28. Uma vez que nós pulamos este relato na lição da semana passada, vamos ler Marcos 11:15-17. Quem você acha que eram os responsáveis pelo que acontecia no dia-a-dia do templo? (Marcos 11:27 – “os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes religiosos” – as próprias pessoas que vieram fazer a pergunta.)

1. Por que você acha que eles queriam saber isso? (Provavelmente eles consideraram ofensivo que Jesus estivesse usurpando a sua autoridade. Obviamente Jesus não gostava da forma como eles estavam fazendo o trabalho deles.)

2. Olhando em Marcos 11:17, que autoridade Jesus estava invocando? (Ele se apoiava na Bíblia (Isaías 56:7) como Sua autoridade.)

a. E você? A Bíblia é a tua autoridade final – apesar do que os humanos possam dizer ou fazer ao contrário dela?

B. Leia Marcos 11:29-32. Temos aqui um relato do que estava acontecendo na “equipe” dos líderes judaicos. O que você acha desta discussão?

1. Qual era a base para a resposta deles? (Medo. Eles rejeitaram a João, e portanto, devem ter decidido que a autoridade dele vinha dos homens.)

2. Alguma das tuas crenças religiosas é baseada em medo dos outros?

3. [Alguma das tuas crenças religiosas é baseada na autoridade dos homens, em vez da Bíblia?]

C. Leia Marcos 11:33. Os líderes judaicos estão sempre tentando embaraçar Jesus com as suas perguntas. Agora é hora de retribuir – Ele lhes dá uma pergunta capciosa – ou será que não? (Não. Esta não é uma pergunta capciosa. Jesus age com a mesma autoridade de João. Ele está lembrando aos líderes judaicos que eles rejeitaram a João, e agora estão rejeitando a Ele.)

II. Rejeitando O Filho

A. Vamos continuar com uma parábola sobre rejeição. Leia Marcos 12:1-8. Quem e o que é simbolizado nesta parábola? Jesus é o filho. Deus é o dono da vinha. O povo escolhido de Deus são os arrendatários. Os servos que foram enviados são os profetas. A cerca é a proteção histórica de Deus ao Seu povo. A torre é o templo. O tanque para prensar as uvas são as Escrituras. As uvas são os potenciais conversos.)

B. Vamos mais fundo nesta parábola. Qual é o pecado dos arrendatários? (Eles não respeitam a autoridade e, portando, são rebeldes. Eles são egoístas ao ponto de se disporem a espancar e matar para manter a propriedade.)

1. Os líderes judaicos compreenderam esta parábola? (Sim. Leia Marcos 12:12.)

C. Leia Marcos 12:9. Quais são os castigos para estes pecados? (Eles serão mortos e será dado a outros a oportunidade de serem arrendatários e fazerem o trabalho esperado.)

1. Você está confortável com esta descrição de Deus?

2. Esta é uma descrição precisa de Deus? (Jesus disse isso. As pessoas que estavam agindo errado entenderam o que Ele disse. Isto se tornou realidade de uma forma terrível com a destruição do templo no ano 70 A.D. E ainda assim, alguns cristãos são incapazes de compreender que o nosso Deus executa Seus juízos sobre aqueles que são os Seus inimigos. Amigo, a salvação e a obediência são assunto muito sério.)

3. Quem esta cuidando da vinha hoje em dia? (Somos nós.)

a. Você está fazendo bem este trabalho?

III. O Céu

A. Leia Marcos 121:18-23. Este relato começa com as afirmações de que os Saduceus não acreditavam na ressurreição. Por que então, já que eles não criam, fizeram esta pergunta? (Eles queriam ridicularizar Jesus e a Sua crença na ressurreição.)

1. Deuteronômio 25:5-6. Qual é a razão para esta regra? (Note que o primeiro filho deve levar o nome do irmão morto. Isto é para evitar a extinção da linhagem familiar e para criar um herdeiro homem.)

a. Por que esta prática não é necessária no céu? (Nós não morreremos (Apocalipse 21:4) e, portanto, não precisaremos ter filhos. Não estaremos na mesma situação que em Gênesis 1:28, quando Deus disse “Sejam férteis e multipliquem-se”.)

B. Leia Marcos 12:24-25. O que não estará acontecendo no céu? (De acordo com o comentário Bible Knowledge Commentary, quando Jesus diz que nós não nos casaremos, Ele quer dizer que não combinaremos o nosso próprio casamento. Quando Ele diz que nós não seremos dados em casamento, quer dizer que nossos pais não combinarão casamento para nós.)

1. Este texto não fala sobre aqueles que já são casados. O que acontece com eles? Eles permanecem casados? (A lei Mosaica foi necessária por causa da morte e da necessidade do casamento para continuar a raça. Uma vez que no céu a morte irá findar, o casamento não será necessário. Porém, não está claro se será permitido que casamentos específicos sejam reatados. Marcos 10:8-9 dá esperança àqueles que querem continuar casados no céu. Deis pode ter em mente uma ordem de coisa ainda mais gloriosa.)

C. Nós não queremos deixar de lado a gloriosa afirmação de Jesus em Marcos 12:25. O que Jesus está dizendo para aqueles que não acreditam na ressurreição dos mortos? (Que ela irá acontecer!)

1. O que Jesus também sugere e respeito da natureza dos que ressuscitam? (Que eles estavam mortos antes da ressurreição.)

D. Leia Marcos 12:26-27. Jesus agora volta-Se para o tema principal, existe uma ressurreição? Estes patriarcas estavam vivos na época da afirmação de Moisés? Eles estão vivos hoje?

1. Leia Deuteronômio 34:5-6 e Judas 9. Qual é a natureza da disputa em Judas?

2. Leia Marcos 9:2-4. Como este texto esclarece Judas 9? (Esta série de textos demonstram que Moisés morreu e foi enterrado. Então, Deus ressuscitou o corpo de Moisés e Moisés estava disponível para conversar com Jesus. Uma vez que Moisés foi ressuscitado e levado corporalmente ao céu, é perfeitamente possível que Abraão, Isaque e Jacó estejam vivos no céu.)

3. Que outra possível interpretação existe para Marcos 12:26? (Uma vez que o assunto é a ressurreição dos mortos, é possível que Jesus esteja falando daquilo que acontecerá – Deus olha para os que morreram à luz da ressurreição vindoura.)

E. Existe uma crença muito comum de que quando um crente morre, seu espírito vai para o céu, mas o seu corpo permanece aqui até a ressurreição, quando seu corpo se reunido ao seu espírito. Os textos que acabamos de ver são muito claros acerca da ressurreição de Moisés. O que esta ressurreição em particular nos ensina? (Deus veio buscar o seu corpo. Se Moisés fosse um espírito completamente vivo no céu, qual seria a necessidade de trazer o seu corpo da terra? O exemplo na Bíblia de um ser humano morrendo e depois indo para o céu demonstra claramente (Judas 9) que Deus leva o corpo.)

F. Existe algum outro exemplo de ressurreição na Bíblia? (Sim, Jesus ressuscitará alguns dias depois da discussão com os saduceus.)

1. O que sabemos acerca da ressurreição de Jesus? O Seu espírito precedeu o Seu corpo na ascensão ao céu? (Leia João 20:16-17. No domingo pela manhã Jesus diz a Maria que Ele ainda não havia retornado ao Seu Pai – e ela deveria compartilhar esta mensagem com os discípulos. Se Jesus tivesse estado no céu, como um espírito, esta afirmação não faria sentido. Nos dois exemplos reais de ressurreição na Bíblia, os detalhes são claros. Ressurreição é um “pacote completo” – corpo e espírito são levados juntos para o céu. Isto pode acontecer logo após a morte (como aconteceu com Moisés e Jesus) ou isto pode acontecer no futuro, na Segunda Vinda (como Jesus sugere em Marcos 12:25). Veja também João 11:21-27; I Coríntios 15:42-44; I Tessalonicenses 4:16-18.)

G. Amigo, você vai aceitar Jesus como o teu Messias e Salvador? Vai aceitar a Sua oferta de ressurreição e vida eterna?

IV. Próxima Semana: Predições do Fim

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: