terça-feira, 23 de setembro de 2008

Jesus aos Olhos de Marcos - Lição 08

A Jornada Difícil (Marcos 10:32-11:25)

Introdução: Pense nas vezes que você teve que enfrentar prazos apertados para tarefas muito difíceis ou desagradáveis. Como você reagiu durante os últimos “dias de aperto”? Para algumas pessoas, a pressão serve para ajudá-las a se concentrar. Para outras, a pressão interfere com a sua concentração. Jesus está chegando à última semana da Sua vida na terra. Nesta semana veremos histórias que revelam a Sua concentração. Vamos mergulhar!

I. Temor

A. Leia Marcos 10:32. Capte este quadro em sua mente. Jesus está caminhando na frente. Os discípulos e a multidão tinham estes sentimentos de admiração e medo. O que você acha que causava estes sentimentos? (Deve ter sido o maneira de Jesus, o que estava estampado em Sua face. Compare com Isaías 50:7).

B. Leia Marcos 10:33-34. Os discípulos e a multidão estavam certos em ter sentimentos de temor e medo? (Jesus está fazendo a Sua última viagem na terra. Ele tem somente cerca de uma semana até a Sua morte.)

1. Se você soubesse que estava para enfrentar uma terrível dor e a morte em uma semana a partir de agora, como estaria a tua expressão?

2. Por que Jesus está falando isso para os discípulos? (Ele se preocupa com eles. Ele está (mais uma vez) advertindo-os daquilo que está à frente. Ele também está dando a eles esperança.)

II. Posição

A. Leia Marcos 10:35-37. É possível que Tiago e João não estivessem ouvindo e somente apanharam a parte em que Jesus disse “Três dias depois ele ressuscitará”?

1. O que você acha do pedido deles?

2. Coloque a tua vida nesta história. Jesus veio para servir e morrer dolorosamente em nosso favor. Como Seus seguidores, que tipo de pedidos nós apresentamos a Ele?

3. Há um pregador muito popular na televisão, cujas mensagens eu geralmente gosto de assistir. Eu o ouvi dizer que ora para que Deus tire o tráfego pesado da frente dele e para que Deus o ajude achar uma vaga para estacionar – E Deus ajuda. Por um lado, gosto de pensar em Deus me ajudando nas pequenas coisas da vida. Por outro lado, quando consideramos a experiência de Jesus aqui, isto me parece centralizado em mim mesmo – como os pedidos de Tiago e João. O que você acha de orar sobre coisas pequenas, talvez egoístas, como estas?

B. Leia a resposta de Jesus em Marcos 10:38-39. Esses discípulos entendiam o que estavam pedindo? (Jesus diz que não.)

C. Leia Marcos 10:41-45. Como as melhores vagas para estacionar e o tráfego livre se encaixam nisto? Ou Jesus está falando apenas de nosso relacionamento com outras pessoas na nossa igreja?

III. Entrada Gloriosa

A. Leia Marcos 11:1-3. O grupo está se aproximando agora do lugar em que Jesus disse (Marcos 10:33-34) que iria morrer. Como você acha que os discípulos se sentem?

B. Leia Zacarias 9:9. Se eles conhecessem esta profecia, o que estaria passando por suas mentes?

C. Lembre que Jesus está indo para Jerusalém para a Páscoa. O que a Páscoa comemorava? (A miraculosa libertação dos Judeus da escravidão nas mãos do poderoso Egito. Êxodo 12:26-27.)

1. Quando o judeu comum contemplava a Páscoa, o que você acha que estava em sua mente? (Deus deveria fazer o mesmo por eles agora – livrá-los da poderosa Roma.)

D. Leia Marcos 11:7-10. “Hosana” significa “Salva agora”. Qual seria o “reino vindouro de nosso pai Davi”? (A era de Davi/Salomão representava o tempo quando Israel estava no auge de seu poder e expansão territorial. Deus havia dito que restauraria o Reino de Davi (Amós 9:11). Esta era uma parte da esperança Messiânica popular daquelas pessoas.)

E. Leia II Reis 9:13. Com esta visão histórica, o que Jesus está fazendo? (Ele está se aproximando de Jerusalém como um Rei.)

F. Leia João 12:12-13. Note que Jesus está permitindo que as pessoas O chamem de “Rei de Israel”.

G. Amigos, vamos ajuntar todas as peças. Na época da Páscoa, uma época quando os pensamentos se voltavam para a libertação dos poderes estrangeiros, Jesus entra como um rei e permite que as pessoas O recebam como rei. Por que Ele está fazendo isso? (O comentário “The Bible Exposition Commentary” diz, corretamente: Jesus está declarando a Si próprio como o Rei de Israel e o Messias.)

1. Vamos ler João 12:17 – que segue imediatamente à Sua entrada triunfal. Quem forma o núcleo desta multidão? (Os galileus que O viram ressuscitar a Lázaro.)

2. Que efeito a ressurreição de Lázaro teve sobre os líderes judaicos? (Você deve se lembrar que João 11:45-53 reconta que este milagre levou a um concílio do Sinédrio, onde foi decidido que eles deviam matar a Jesus. Isto nos traz à segunda razão pela qual Jesus permitiu esta entrada real. Como o Cordeiro Pascal, Ele deveria morrer na Páscoa. Esta pequena demonstração fez com que os líderes judaicos soubessem que o momento de parar Jesus era agora!

H. Leia Marcos 11:11. Jesus entra em triunfo, dá uma olhada em volta e volta para casa, na Betânia. Por que? (Ele provavelmente teria sido morto se tivesse passado a noite em Jerusalém.)

IV. Figos e Fraudes

A. Leia Marcos 11:12-14. Como você classificaria a consciência ecológica de Jesus? Ele está preocupado o bastante com as plantas e as árvores?

1. Marcos nos disse anteriormente que Jesus conhecia os pensamentos dos outros (Marcos 2:8). Por que Ele teve que ir até esta árvore para ver se havia frutos? Por que Ele não sabia automaticamente disso?

2. Talvez mais ao ponto, o texto diz que não era a época para os frutos. Por que Jesus estava esperando frutos?

a. Por que Ele está castigando a árvore por não ter frutos, quando não era esperado que ela tivesse frutos? (Eu não sou especialista em figos, mas os comentários que li dizem que a aparência das folhas nesta árvore mostravam que deveria haver “figos temporãos”. O comentário “IVP Commentary” relata que “se aparecessem somente as folhas, sem os figos temporãos, a árvore não daria figos neste ano – agora ou depois.”)

(1) Qual, então, é a falha nesta árvore? (Ter a pretensão de ter figos sem, na verdade, tê-los.)

B. Leia Marcos 11:19-20. Por que Jesus simplesmente não abençoou esta árvore, em vez de matá-la?

C. Leia Lucas 13:6-9. Freqüentemente Jesus falou por parábolas. O que você acha, a figueira é uma parábola ou Jesus está real,mente com raiva por não ter conseguido figos para comer? (Provavelmente os discípulos se lembraram deste evento – que Jesus havia usado anteriormente uma figueira em uma parábola.)

1. Há quantos anos Jesus tinha estado em Seu ministério agora? (Três anos – o mesmo tempo desta parábola sobre a figueira.)

2. Quem ou o que você acha que esta figueira representa? (Entre estes textos de Marcos sobre a figueira está o relato de Jesus expulsando os cambistas do templo (Marcos 11:15-18). Exatamente antes da história da figueira vemos Jesus observando o templo (Marcos 11:11). Pela posição da história da figueira, Marcos está nos dizendo que a figueira é uma parábola de Jesus e do templo. Nos três anos do ministério de Jesus, eles ainda não tinham dado o fruto do reconhecimento do Messias no meio deles.)

D. Leia Marcos 11:22-24. Imediatamente depois que Pedro aponta para a figueira seca, Jesus começa a falar sobre o poder da oração baseada na fé para mover montanhas. Nós temos o poder de destruir florestas (ou apenas árvores) pela oração? Temos o poder para movermos as montanhas por aí pela oração? Poderíamos nos tornar o pior pesadelo de um ecologista através da oração?

1. Adiante o relógio cinco anos nas vidas dos discípulos. Qual era o maior problema enfrentado por eles? (A liderança judaica.)

2. Se a figueira representa Jerusalém, o templo e a liderança judaica descrente, o que você acha que a montanha representa? (A liderança judaica é a “montanha”, que se levantava no caminho do ministério futuro dos discípulos. Jesus não está falando de ecologia, Ele não está falando sobre figueiras e Ele não está falando sobre montanhas literais. Ele está ensinando os discípulos a confiar na oração baseada na fé quando estiverem enfrentando os obstáculos da liderança judaica, descrente e perseguidora. Esta é uma das Suas lições finais e eles.)

E. Amigo, que figueiras e montanhas você tem na tua vida? A oração é a resposta!

V. Próxima Semana: Os Últimos Dias do Templo

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: