terça-feira, 23 de setembro de 2008

Jesus aos Olhos de Marcos - Lição 07

Ensinando os Discípulos (Marcos 9:14-10:31)

Introdução: Esta semana, o nosso texto em Marcos nos ensina várias lições. Vamos tentar abranger três delas. São lições sobre oração, divórcio e dinheiro. Você pode querer apertar as mãos e cobrir os olhos! Para os corajosos, vamos mergulhar!

I. Oração

A. Na semana passada nós pulamos o relato que fala de Jesus ter levado três de Seus discípulos ao topo de um monte e ser visitado por Seu Pai, Elias e Moisés (Marcos 9:1-8). Em sua presença, Jesus foi transfigurado em um ser resplandecente. Vamos ler Marcos 9:14-16. Quando Jesus desceu de Sua gloriosa experiência no topo da montanha, encontrou o restante de Seus discípulos em uma discussão. Como isto faria você se sentir, se fosse Jesus?

B. Leia Marcos 9:17-18. Qual você acha que era o assunto da discussão entre os discípulos e os doutores da lei? (Você se lembra que em Marcos 7 lemos que os doutores da lei estavam pressionando Jesus por causa de Seus discípulos não lavarem as mãos? É óbvio que os discípulos tentaram curar este rapaz. Uma vez que eles não puderam, os doutores da lei, sem dúvida, estavam lançando sua indignação sobre Jesus, por causa da falha dos discípulos.)

1. Como você acha que esses discípulos se sentiram? Você notou que eles não responderam a Jesus? O pai respondeu a Jesus. Eles estavam envergonhados demais para dizer a Jesus o que estava acontecendo.)

a. Eles tinham deixado Jesus em uma situação embaraçosa? (Sim.)

C. Leia Marcos 9:19. Quem está recebendo essas imprecações de Jesus? Seus discípulos? Os doutores da lei? Os pais? A multidão? O demônio? (Ao discutir isso, lembre-se de Marcos 6:4-6 e Marcos 6:13. Se isto fosse apenas uma falta de fé por parte de todos, menos dos discípulos, como Jesus poderia curar este problema?)

D. Leia Marcos 9:20-22. Jesus fala como um médico aqui. O que esta pergunta tem a ver com a cura do menino? (Jesus poderia ter feito a pergunta para inspirar a fé no pai, ou poderia estar medindo a severidade da possessão demoníaca.)

1. O pai tem certeza de que Jesus pode ajudar?

2. Que papel os discípulos desempenharam nesta atitude?

E. Leia Marcos 9:23-24. Que nível de fé é necessário para que a cura aconteça?

1. Fale-me a respeito da atitude do pai? (Ele se volta a Jesus não apenas para curar o seu filho, mas para revigorar a sua fé.)

F. Leia Marcos 9:25-27. Compare a atitude de Jesus com a atitude do demônio em relação ao menino. O demônio estava tentando matar o menino, se não pudesse ficar mais nele?

1. Alguns comentários dizem que este menino tinha epilepsia, em vez de possessão demoníaca. O que você acha? (Eu penso que deveríamos parar de tentar sermos mais sofisticados do que Jesus ou o relato Bíblico. Os autores da Bíblia não saberiam os nomes modernos, mas saberiam distinguir entre ataques e possessão demoníaca. Veja Mateus 4:24.)

G. Leia Marcos 9:28-29. Lembra-se que discutimos sobre com quem estava a falha pela incapacidade dos discípulos de expulsar o demônio? Os discípulos queriam saber a resposta. Com quem estava a falha?

1. O que Jesus quer dizer quando fala que “Essa espécie só sai pela oração”? (Lembre-se que os discípulos já haviam feito isso antes. Eles estavam ficando auto-confiantes. Jesus os lembra que eles não estão realizando esses milagres, mas é Deus quem está realizando esses milagres. Uma sólida conexão celestial é necessária.)

2. Você já se perguntou se uma falta espiritual é devida à tua falta de oração?

II. Divórcio

A. Leia Marcos 10:1-2. Por que você acha que eles fizeram a Jesus esta pergunta em especial? (Você se lembra do que causou a morte de João Batista? Foi este assunto (Marcos 6:18-19). Os fariseus podiam estar jogando iscas – esperando que Jesus fosse ofender Herodes Antipas ou contradizer Moisés.)

B. Leia Marcos 10:3-5. Moisés escreveu isto (Deuteronômio 24:1) de si mesmo? Era sua própria idéia? (Não.)

1. Se Moisés escreveu as palavras de Deus, e Deus mudou o mandamento com base no fato de que os corações deles eram duros, o que isto nos ensina a respeito da visão de Deus a respeito do divórcio? (Obviamente, Deus permite alguma “flexibilidade” neste assunto.)

2. Deus é flexível em todos os Seus mandamentos? (Penso que estaremos mais seguros se dissermos que Deus tem flexibilidade onde Ele indica que Ele é flexível.)

3. Por que Moisés não escreveu sobre o adultério ser um motivo para o divórcio? (Uma vez que a pena para o adultério era a morte (Deuteronômio 22:22), não havia necessidade de discutir o divórcio neste caso.)

C. Leia Marcos 10:6-9. Quem escreveu o relato da Criação? (Moisés.)

1. O que Jesus está argumentando, com relação a Moisés? (Os escritos de Moisés contém o plano perfeito de Deus para o casamento. Porém, por causa da pecaminosidade dos seres humanos, Moisés também criou uma exceção.)

2. Jesus está revogando a exceção de Moisés?

3. Olhe novamente em Marcos 10:6-8. Por que razão Deus os criou “homem e mulher”? (Deus criou os seres humanos como homem e mulher porque tinha em mente o casamento. A expressão “uma só carne” se refere ao sexo e aos filhos. Aqueles que defendem o casamento entre pessoas do mesmo sexo estão cegos aos planos de Deus.)

D. Leia Marcos 10:10-12. Os discípulos tem algumas perguntas. Que assunto Jesus abrange aqui e que não havia discutido em público? (Segundo casamento. Antes, Jesus estava falando apenas do divórcio.)

1. Por que Moisés não discutiria o segundo casamento? (Porque ter mais de uma esposa era permitido. Veja Deuteronômio 21:15; Levítico 18:18; II Samuel 12:7-8. Se você pudesse casar com mais de uma mulher, então a única questão era o nível de compromisso com as tuas esposas atuais.)

2. O que os ensinamentos de Jesus nos ensinam acerca de Sua visão a respeito da poligamia? (Marcos 10:8 “os dois [e não três ou quatro] se tornarão uma só carne”. Jesus ensina que o ideal é um homem e uma mulher, que não se separam.)

3. Jesus diz que se você se divorcia e casa-se novamente, comete adultério. Quão séria é isto? (Veja Levítico 21:10.)

E. Leia Mateus 5:32. Mateus contém uma exceção que Marcos não menciona. Que exceção é essa? Por que Marcos a deixa de fora?

F. A diferença entre Jesus e Moisés é notável. Moisés permite o divórcio e permite que um homem se case com uma nova mulher, ou mulheres. Moisés também permitiu que os divorciados se casassem (Deuteronômio 24:2). Jesus dia que a quebra dos laços do matrimonio é um pecado que antigamente te levava ao apedrejamento. Uma vez que Jesus atribui as normas de Moisés à dureza dos corações (Marcos 10:5), Deus é realmente flexível? (É difícil para mim entender isto. Moisés não era um renegado. Ele estava falando em nome de Deus.)

1. Para complicar o assunto ainda mais, Paulo acrescenta um outra exceção à regra. Leia I Coríntios 7:12-13, 15. Qual é o propósito desta exceção? (Paz religiosa.)

2. De tudo isso, que regra você conclui que se aplica ao assunto? (Em tudo, temos que almejar pelo ideal de Deus. Seu ideal é um homem e uma mulher, casados por toda a vida. Este é o padrão áureo.)

III. Dinheiro

A. Alguma coisa estranha chama a tua atenção nesta lista de mandamentos? (Ela inclui apenas os mandamentos que dizem respeito à nossa obrigação para com os outros. Ela omite os mandamentos que tratam das nossas obrigações para com Deus.)

1. Jesus está “fazendo uma pegadinha” com este homem? (Leia Gálatas 2:16. Se Paulo estivesse aqui, teria engolido em seco! (Sim, eu acho que Jesus está “fazendo uma pegadinha”.)

B. Leia Marcos 10:20-21. Jesus está mudando as regras? Jesus diz para guardar a segunda metade dos Dez Mandamentos, e o homem responde “eu tenho guardado”. Jesus está dando a ele mais regras –ou isto é parte da segunda metade dos Dez Mandamentos? (Alguns argumentam que Jesus está se referindo ao Décimo Mandamento – aquele que proíbe a cobiça. Isto não me parece correto, porque você não pode cobiçar aquilo que já possui.)

1. Jesus está pedindo que este homem abra mão de que? (Marcos nos diz que este homem é rico. Lucas nos diz que ele é um príncipe. Jesus pede a ele que doe o seu dinheiro e O siga. Portanto, Jesus está pedindo a ele que abra mão de tudo o que o mantém separado no mundo.)

C. Leia Marcos 10:22. Por que este homem decide não entrar no céu? (Ele tinha muitas riquezas.)

1. Foi apropriado que Jesus pedisse isso dele? (Vamos voltar para Paulo. Leia Gálatas 2:16 novamente. Fé é a chave para a salvação. Este homem tinha fé em seu dinheiro e em sua posição. Ele confiava nessas coisas em vez de confiar em Deus. Jesus apresenta a primeira metade dos Dez Mandamentos e, em concordância com Paulo, ensina a este homem o verdadeiro caminho para a salvação – confiar em Deus.)

a. A graça é “barata” aqui? E na tua vida?

D. Amigo, Jesus mantém um padrão muito alto para a tua vida. Você vai lutar pelo padrão áureo de Deus?

IV. Próxima Semana: A Jornada Difícil

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: