terça-feira, 23 de setembro de 2008

Jesus aos Olhos de Marcos - Lição 06

Predita a Paixão (Marcos 7:24 – 9:13)

Introdução: O que impede que uma pessoa tenha fé em Jesus? Os insultos dos membros da igreja? A falta de obter resultados dos pedidos feitos em oração? Cegueira espiritual? Nesta semana estudaremos uma série de histórias relacionadas aos milagres de Jesus. Nestas histórias aprendemos lições sobre a importância da fé. Vamos mergulhar no nosso estudo!

I. Deixem os Cachorros Comer

A. Leia Marcos 7:24-26. Como você se sente quando quer ser deixado a sós e alguém está te importunando? É assim que Jesus se sente aqui?

1. Mesmo quando você quer ser deixado a sós, está disposto a ser interrompido, se as razões são importantes o suficiente?

a. Esta é uma razão suficiente o bastante?

B. Leia Marcos 7:27. Por que Jesus está falando de alimentar os cachorros?

1. Se Jesus está chamando esta mulher de “cachorra”, o que isso nos diz acerca da Sua atitude com relação à interrupção dela? (Ele está chamando ela de “cachorra”. Ela era não apenas uma gentia, mas ainda era uma mulher, e nenhuma dessas duas características te dava pontos nesta cultura.)

2. Marcos “dá uma aliviada” na rudeza de Jesus para com esta mulher. Leia Mateus 15:22-23. Que insulto adicional nós vemos em Mateus? (Jesus a ignora. A princípio, Ele nem mesmo responde aos seus apelos.)

3. Leia Mateus 15:24. Esta mulher está fora do escopo das atenções de Jesus?

a. Qual resposta ela acharia que é a certa?

C. Vamos voltar para Marcos 7:27 e depois ler Marcos 7:28. Coloque-se no lugar dela. Que resposta você daria? Que resposta o mundo daria? Qual seria o resultado desta história se o verso 28 relatasse que ela havia devolvido os insultos a Jesus e tivesse dito: “Não quero ter nada a ver com qualquer tipo de religião que você venha me apresentar.” (Ela não insultou. Em vez disso, ela O chamou de “Senhor”!)

1. O que as suas palavras revelam a respeito dela? (Se você olhar cuidadosamente em Marcos 7:27, notará que Jesus não está fechando a porta a ela. Ele está deixando implícito que pode haver algo disponível depois que as crianças comerem. Ela se agarra à pequena esperança ofertada em Suas palavras.)

2. O que atravessa as barreiras raciais e sexuais e dá a esta mulher um milagre? (A fé! Ela não olhou para a direita ou para a esquerda. Ela não levou em conta insultos e disparidades sociais. Ela se agarrou à fé.)

D. Leia Marcos 7:29-30. Que lições você encontra aqui para a igreja moderna? (Quantas vezes ficamos nos lamentando acerca dos nossos problemas herdados? Eu tenho este problema por causa da minha raça, meu sexo, minha criação, meus pais, etc. Ficamos tão preocupados se alguém menciona o nosso “problema”. Se este é o foco da tua vida, você não está compreendendo o ponto principal desta história. A fé é o grande nivelador. A fé te leva até o trono de Deus.)

E. E agora, seus fanáticos (e, honestamente, todos nós somos, incluindo você), qual é a lição nesta história para nós? Deveríamos estar fazendo distinções com base em raça e gênero? Esta é a lição que Jesus está ensinando? (Não. Jesus está ensinando que a fé é o nosso laço em comum. Qualquer que seja o lado da equação no qual você está, seja do lado favorecido ou desfavorecido, seja questão de raça ou gênero, temos que olhar somente através dos olhos da fé.)

1. Teria Jesus insultado esta mulher desta forma se ela não tivesse fé? (É difícil imaginar que Alguém que está batendo à porta do nosso coração (Apocalipse 3:20), esteja esperando uma oportunidade para lançar insultos. Jesus conhecia o coração dela.)

II. Pão e Fermento

A. Vamos falar um pouco mais sobre comida. Em marcos 8:1-10 Jesus alimenta novamente milhares de pessoas através da multiplicação de uma pequena porção de comida que tinha em mãos. Então, Ele e os discípulos entram no barco. Leia Marcos 8:14-16. Quais são alguns dos ingredientes do pão? (Fermento seria um dos ingredientes.)

1. Quando os discípulos vão à loja para comprar suprimentos, deveriam evitar o fermento vendido pelos fariseus e por Herodes, certo? O fermento da marca “Herodes” estava descartado.

B. Leia Marcos 8:17-18. Que problemas os discípulos enfrentam, de acordo com Jesus? (Eles não conseguem ver, ouvir ou lembrar corretamente. E eles não são espirituais.)

1. Vamos fazer uma auto-avaliação. Jesus está falando a respeito de pão?

C. Leia Marcos 8:19-21. O que há aqui para ser compreendido? (Jesus está falando sobre pão, até certo ponto. Por que os discípulos deveriam se preocupar sobre ter pão suficiente quando tinham Jesus com eles – o homem que por duas vezes havia alimentado milhares de pessoas a partir de basicamente nada.)

1. Você deveria se preocupar acerca das tuas necessidades na vida? (Sim, se você não consegue ver, ouvir, pensar ou lembrar-se. E se você não é espiritual. Os discípulos estavam preocupados sobre ter pão suficiente e Jesus disse essas coisas sobre eles!)

2. Compare a mulher gentílica com os discípulos. (Ela demonstrou fé em face da adversidade. Os discípulos não demonstravam fé quando as coisas estavam indo perfeitamente bem para eles.)

D. Vamos voltar para a questão inicial. Jesus advertiu a respeito do fermento dos fariseus e de Herodes. Neste contexto, Jesus está falando acerca de pão?

1. O que o fermento faz com o pão? (Faz com que o pão cresça, se expanda.)

2. O que Jesus estava fazendo com o pão quando alimentou os milhares de pessoas? (Ele estava fazendo o pão crescer, se expandir.)

a. Qual é, então, o “fermento de Jesus”, em contraste com o “fermento dos fariseus”? (Jesus realizou estes milagres através do poder de Deus. Herodes e os fariseus estavam trabalhando pelo seu próprio poder. Os discípulos estavam usando a frase “fermento dos fariseus” quando estavam preocupados com o fato de haverem esquecido de trazer mais pão. Eles estavam concentrados no que podiam fazer, ou no que tinham. Embora o fermento seja usado para representar um número específico de pecados (veja I Coríntios 5:6-7, Gálatas 5:7-9; Lucas 12:1), parece que Jesus está falando de uma atitude de fé, versus a atitude do mundo e da falsa religião. Precisamos ter fé de que Jesus pode “fazer crescer” qualquer coisa que tenhamos, para atender às necessidades.)

3. De quem é a falha por haverem esquecido o pão? (Dos discípulos.)

a. A lição espiritual se concentra em quem cometeu a falha que ocasionou o problema? (O foco é sobre Aquele que é a solução, não em quem está a falha. O foco está na fé.)

III. Vendo Árvores

A. Leia Marcos 8:22. Quem pediu a Jesus que curasse o cego: ele mesmo ou outras pessoas? (Parece que aqueles que o trouxeram pediram a Jesus que o curasse.)

B. Leia Marcos 8:23-24. O que quer dizer ver pessoas que parecem com árvores andando? (Sei tudo sobre isso. Até uma cirurgia recente, a minha visão tinha piorado cada vez mais no decorrer dos anos. (Leitura demais!) Quando estava na faculdade, como eu não conseguia enxergar bem à distancia, eu reconhecia as pessoas no campus pela forma como elas caminhavam. O homem está dizendo a Jesus que a única maneira de ele distinguir as pessoas das árvores é que as pessoas estão andando.)

C. Leia Marcos 8:25. Quantas vezes Jesus teve que executar este milagre para conseguir um resultado perfeito?

1. Como você explicaria este milagre imperfeito?

a. Por que Jesus curaria a visão deste homem de forma imperfeita da primeira vez? (Vamos começar assumindo, a partir de Seus outros milagres, que Jesus tinha o poder que fazer a coisa certa da primeira vez. Lembre-se de duas coisas: Primeiro, Marcos está nos ensinando acerca da fé. Segundo, parece que o cego veio a Jesus baseado na fé de outros. Realizando o milagre em “duas etapas”, Jesus cultivou a fé deste homem.)

b. Que lição encontramos para nós? (Quando parece que Deus não solucionou perfeitamente os nossos problemas, pode ser que seja para cultivar a nossa fé.)

D. Amigo, e você? Você tem permitido que insultos de outras pessoas te afastem da fé? Se sim, considere a fé daquela mulher gentílica. Você tem permitido que respostas “imperfeitas” às tuas orações te afastem da fé? Se sim, considere o homem cego, que foi curado em duas etapas. A tua fé tem falhado simplesmente porque você não abre os teus olhos para ver o que Jesus tem feito na tua vida? Se sim, considere os discípulos de Jesus e a sua preocupação com o pão. A fé em Jesus é fundamental para a tua vida espiritual.

IV. Próxima Semana: Ensinando os Discípulos

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: