terça-feira, 23 de setembro de 2008

Jesus aos Olhos de Marcos - Lição 04

Na Galiléia (Marcos 4:1 – 5:43)

Introdução: Você gosta de estar entre o grupo de elite dos que sabem das coisas? No trabalho, você é um daqueles que sabe o que realmente está acontecendo na empresa? Você quer conhecer todos os segredos? Esta semana Marcos nos ensina que se tornar um seguidor de Jesus é como juntar-se a uma elite, uma sociedade secreta. Jesus tem mensagens “especiais” apenas para nós. Compreendemos segredos que o mundo não entende. Como isto é possível? Vamos mergulhar na Bíblia e descobrir!

I. Segredos na Semente

A. Leia Marcos 4:2-8. Por que Jesus está ensinando sobre como plantar? (Ele não está. A idéia de parábola é ensinar uma lição espiritual contando uma história.)

B. Leia Marcos 4:9. Quem deveria estar ouvindo esta história? (“Aquele que tem ouvidos para ouvir” – um padrão bastante abrangente.)

C. Leia Marcos 4:10-12. Que razão Jesus dá para ensinar em parábolas? (Para que aqueles que estão “de fora” não entendam.)

1. O que aconteceu com a idéia de que todos os que tem ouvidos eram candidatos a este ensinamento?

2. Eu pensava que a idéia de ensinar através de histórias tinha por objetivo ilustrar, e não esconder, o ponto. Estou errado?

3. Pensei que o ponto era encorajar as pessoas a abandonarem o pecado e serem perdoadas. Estou errado?

4. A algumas pessoas é negada a oportunidade de acreditar em Jesus?

D. Leia Isaías 6:8-11. Vemos que Jesus está citando a instrução dada a Isaías depois que ele respondeu o chamado para ser um profeta de Deus. O que este texto nos ensina sobre o que Jesus está dizendo a respeito de Suas parábolas? (O povo no tempo de Isaías tinha se afastado de Deus. Seus corações estavam endurecidos. Deus ordenou a Isaías que lhes dissesse que a dureza de seus corações resultaria na destruição de suas cidades e em suas mortes. Uma vez que Deus disse a Isaías para falar isso ao público, penso que a mensagem para o auditório de Jesus (e nós) é que precisamos pedir ao Espírito Santo para amolecer os nossos corações, abrir os nossos olhos e precisamos fazer o melhor que pudermos para compreender o ensinamento de Jesus. De outra forma,. Não iremos “perceber”.)

E. Leia Marcos 4:13. Os discípulos vieram em particular a Jesus, Ele lhes diz que as Suas parábolas são para os que estão “dentro”, e eles dizem que não entenderam. Qual é a reação de Jesus à sua falta de entendimento?

F. Leia Marcos 4:14-20. Que reação encontramos aqui para a sua falta de entendimento? (Jesus tira algum tempo para explicar-lhes a parábola. Isto deveria nos encorajar.)

1. Que relacionamento esta parábola tem com esta questão de entender a Jesus – o assunto que estivemos discutindo? (As luzes se acenderam na tua mente? Toda esta seção é sobre a compreensão dos ensinamentos de Jesus – e este é o ponto principal da parábola.)

a. O que nos impede de compreender as parábolas de Jesus, de acordo com esta parábola? (1. Satanás tomando conte do nosso entendimento. 2. Não permitirmos que os ensinos de Jesus tomem conta de nossa mente o suficiente para suportarmos tribulações ou perseguições. 3. Permitirmos que os cuidados e preocupações desta vida sufoquem a nossa fé.)

b. Olhe novamente Marcos 4:13. Você entende agora porque Jesus disse isso? (Uma vez que esta parábola é sobre entender parábolas, se você não entender essa, não poderá entender qualquer outra! É um ensinamento sobre como entender as parábolas de Jesus.)

II. Segredos do Solo

A. Leia Marcos 4:26-29. Que parte temos no crescimento do reino dos céus? (Lançar a semente?)

1. Qual parece ser o fator mais importante para o crescimento bem sucedido da semente? Ou seja, se você quiser ajudar, em que área poderia fazê-lo? (parece que o solo é a parte mais importante. Marcos 4:28 diz, “A terra por si própria produz o grão”. Na primeira parábola que estudamos, sobre semeadura, o solo também tinha um papel muito importante.)

2. O que o solo representa? (Nossos corações. Nossas mentes. Nossa receptividade ao evangelho.)

a. Eu leio livros sobre o crescimento da igreja. Fico pensando sobre como podemos contribuir melhor para o crescimento da nossa igreja. Tudo isso é desperdício de tempo?

b. Se você “lança a semente” – este pé a tua única preocupação com o crescimento da igreja? Devemos apenas esperar por um bom solo e deixar o resto com Deus? (Não estou certo de que esta parábola seja para lançadores de semente. Em vez disso, creio que o alvo desta parábola era os ouvintes. Jesus está nos dizendo que o fator mais importante para a vinda de Cristo é termos um coração aberto, receptivo. Este era o mesmo tema que Jesus estava enfatizando na primeira parábola – se você tem um coração endurecido, poderá ver e ouvir o evangelho, mas não o reconhecerá nem compreenderá. Se você quer ser “de dentro”, alguém que entende os segredos do reino, deverá ter um coração aberto e receptivo.)

III. O Segredo da Verdade

A. Leia Marcos 5:21-23. Que solicitação Jairo fez, com relação ao tempo de Jesus? Ele era alguém que você naturalmente pensaria em ajudar? (Ele ara um homem importante. Sua filha estava morrendo. Ele buscava ansiosamente a ajuda de Jesus.)

1. Esta era uma emergência médica? (Sim.)

B. Leia Marcos 5:24. O que estava atrasando a resposta de Jesus a esta emergência médica? (A multidão.)

1. Se você fosse Jairo, como se sentiria a respeito desta multidão? (Frustrado. Ansioso. “Saiam do caminho! Minha filha está morrendo.” Ele precisava de uma luz vermelha piscando e uma sirene.)

C. Leia Marcos 5:25-26. esta era uma emergência médica? (Dificilmente. Ela vivia com este problema há 12 anos.)

D. Leia Marcos 5:27-28. Que tipo de fé esta mulher possuía?

1. Ela estava planejando interferir com a obra de Jesus? Estava tentando atrasá-Lo ainda mais? (Não.)

E. Leia Marcos 5:29. Como a sua fé foi recompensada?

F. Leia Marcos 5:30-34. Por que a mulher estava com medo? (Veja Levítico 15:26-27 – ela não deveria estar tocando pessoa alguma, porque a pessoa que ela tocava se tornava “imunda”. Ela pensava que Jesus deveria lavar as suas roupas, banhar-se com água e permanecer imundo até a tarde. Imagine, causar tal inconveniente a uma pessoa importante!)

1. Compare esta mulher com Jairo. Quem tinha mais motivos para solicitar o tempo de Jesus? (Um dirigente da sinagoga versus uma mulher impura – uma escolha fácil.)

a. Quem achou que tinha mais motivos para solicitar o tempo de Jesus? (Jairo veio corajosamente a Jesus e implorou por Sua ajuda. Jesus concordou em ajudar, indo com ele. A mulher, por outro lado, tocou em Jesus sabendo que era “ilegal” tocá-Lo. Ele só queria se esgueirar silenciosamente e tocar o Seu manto e ser curada.)

2. O que estava se passando na mente de Jairo durante este episódio? (“O que Jesus está fazendo? Minha filha está morrendo!”)

3. Jesus está usando o senso comum? Ele tem um “paciente” que está morrendo e outro que tem um problema por 12 anos. Por que não tomar conta da emergência médica primeiro e depois cuidar do problema de 12 anos?

G. Leia Marcos 5:35. Coloque-se no lugar de Jairo. Fale-me das tuas emoções.

1. Como você se sente a respeito da tua filha? (O comentário IVP Background Commentary nos diz que as meninas se casavam logo depois de completar doze anos. Este era o evento mais festivo de suas vidas. Minha filha acaba de perder o momento mais feliz de sua vida!)

2. Como você se sente a respeito de Jesus? (Eu estaria com raia e desapontado. Jesus estava perto. Ele poderia ter salvo a vida da milha filha, se apenas Ele não tivesse ficado conversando com esta mulher que estava doente há 12 anos. Como Jesus podia ser tão displicente e tolo com o tempo? Jairo experimentava frustração em cima de frustração. Tão perto, e tão longe.)

3. Agora volte para o você mesmo. Você já se sentiu assim a respeito de Jesus? Ele já falhou em responder a tua oração pedindo ajuda? Ele não chegou a tempo? Ele já frustrou as tuas esperanças? Ele parece estar ajudando outras pessoas e não a você?

H. Leia Marcos 5:36, 41-42. Que resposta esta história dá para todas aquelas vezes em que pareceu que Jesus te deixou para trás? Aquelas vezes em que um dos teus entes queridos morreu, em vez de ser curado? Aquelas vezes em que você se sentiu frustrado com Deus? (Esta história nos mostra que Deus, no final de tudo, deixará tudo certo – conforme a Sua própria agenda. O tempo de Deus não é o nosso tempo.)

1. Qual é a nossa obrigação nisso? (Marcos 5:36 - “Não tenha medo; tão-somente creia”.)

2. Qual a importância das frustrações de Jairo, no momento logo em seguida à ressurreição de sua filha? (Completamente sem importância.)

I. Amigo, você quer conhecer os segredos do reino de Deus? Então, abra o teu coração à mensagem de Deus. Um destes segredos é que, através da fé, precisamos olhar para aquele tempo, no futuro, quando todas as nossas frustrações na vida serão iguais a nada. Viveremos na alegria da vida eterna.

IV. Próxima Semana: Confronto na Galiléia

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: