terça-feira, 23 de setembro de 2008

Jesus aos Olhos de Marcos - Lição 03

Curas Sabáticas (Marcos 2:23-3:35)

Introdução: Recentemente eu estava dando uma olhada em um artigo, argumentando que o tratamento que Jesus deu ao Sábado nos ensina que não deveríamos mais observá-lo. Isto é verdade? O que Jesus estava tentando nos ensinar com Sua forma de tratar o sábado? Vamos mergulhar na palavra de Deus e ver se podemos compreender a lição de Jesus para nós!

I. A Colheita no Sábado

A. Leia Marcos 2:23-24. Os líderes judaicos estavam preocupados com roubo ou a quebra do sábado? (Leia Deuteronômio 23:24-25. O que os discípulos estavam fazendo não era considerado roubo.)

1. Por que isto seria considerado uma violação do sábado? (Moisés proibira várias coisas no sábado, tais como acender fogo (Êxodo 35:3). Porém, nada está escrito sobre debulhar grãos. Os líderes judaicos devem estar alegando que os discípulos estavam trabalhando (fazendo colheita) no sábado. (Êxodo 20:8-10; Êxodo 34:21).)

2. Se você fosse Jesus, como responderia a esta acusação? (“O que há, vocês estão malucos? O que eles estão fazendo não é trabalho.”)

B. Leia Marcos 2:25-26. Como Jesus respondeu a isto? (Ele disse que “Davi também quebrou as regras.”)

1. OK, pais, eu preciso da opinião de vocês aqui. Um dos teus filhos faz algo que viola as regras da casa. Quando você repreende este filho, ele diz: “O Joãozinho também desobedeceu!” O que você acha sobre este tipo de defesa?

2. Jesus tem uma defesa perfeitamente boa e simples – “Isto não é trabalho”. Ele não pode estar escolhendo uma defesa que nós não aceitaríamos de nossos filhos. Ele deve estar fazendo uma outra argumentação. Qual é?

3. Existe alguma circunstância em que a defesa “os outros também fazem” seria válida? (Sim. Existem três. Primeiro, exceções pessoais. A pessoa que está violando a lei é uma exceção e tem o direito de violar a lei. Os empregados do aeroporto podem estacionar em um estacionamento especial, fechado. Se você estacionar ali, tudo bem, desde que você possa dizer “Eu também sou funcionário do aeroporto.” Davi estava para se tornar rei de Israel. Jesus pode estar argumentando que Ele, também, tem direito a privilégios reais. Segundo, exceções de circunstâncias. Talvez estar “necessitado e com fome” (verso 25) seja uma exceção válida à regra do sábado – as necessidades humanas teme precedência sobre a lei do sábado. Terceiro, uma regra inválida. Você fala de outros que estão violando a lei se a lei não é realmente válida, uma lei cujo cumprimento não possa ser exigido. Você pode dizer, “Tudo bem dirigir 15 quilômetros por hora acima do limite de velocidade. Todos fazem isso, e a policia não vai te parar por causa disso.” (N.T. – Alguns estados americanos têm uma certa flexibilidade não escrita a respeito dos limites de velocidade. Não tente fazer isso nas grandes metrópoles do Brasil.)

a. Qual destes três argumentos Jesus está defendendo? Leia Marcos 2:27-28. Se, no verso 28 Jesus não está dizendo que Ele tem privilégios especiais (o argumento “Eu também sou um rei”), pelo menos ele está dizendo que “Eu, como rei, tenho o direito de dizer o que viola [ou não] o sábado.” No verso 27 Jesus está ensinando algo acerca da natureza do sábado. Esta parece ser o argumento da “necessidade humana”.)

C. Para ter um quadro melhor disto, vamos consultar Mateus 12:3-7. Mateus nos dá uma visão mais completa do argumento de Jesus. Com esta visão mais abrangente, quais destes dois argumentos Jesus está defendendo? (Davi é uma exceção, os sacerdotes são uma exceção à regra. Jesus está defendendo claramente o argumento de que Ele é uma exceção à regra.)

1. O que você acha que Jesus quer dizer em Mateus 12:7 quando cita Oséias 6:6 “Pois desejo misericórdia, e não sacrifícios”? (Vá com calma ao lançar acusações.)

D. Vamos voltar a Marcos 2:27. Como você compreende este verso? (Jesus está dizendo mais do que “Eu sou o rei, os homens que estão comigo tem passe livre nas regras do sábado.” Ele está dizendo aos líderes judaicos que discorda da visão deles sobre o sábado. O sábado foi feito como uma benção aos seres humanos. Seu propósito era beneficiar os seres humanos. Não era um regulamento arbitrário para ser sustentado acima das necessidades humanas.)

II. Cura no Sábado

A. Leia Marcos 3:1-2. O que os fez pensar que Jesus poderia curar no sábado?

B. Leia Marcos 3:3. Os líderes judaicos pensaram que precisavam observar atentamente para ver se Jesus quebraria a lei. Eles iriam “apanhá-Lo”. Como Jesus reage a isso? (Ele chama o homem com a mão atrofiada para o meio de todos, para que ninguém perca o que vai acontecer!)

C. Leia Marcos 3:4-5. O que Jesus está nos ensinando acerca da observação do sábado?

1. Existe alguma coisa no que Jesus disse que te levaria a pensar que Ele não acreditava na guarda do sábado? (Jesus está claramente argumentando qual deveria ser o padrão adequado para a guarda do sábado, não se deveria [ou não] haver padrões.)

2. Jesus poderia ter curado o homem da mão atrofiada no dia seguinte. Por que Ele estaria irado com os que queriam errar para o lado “conservador”? (Quando eu era adolescente, suportei alguns tipos de regras, nas escolas religiosas. Nunca me ocorreu que ter todas aquelas regras poderia, em si mesmo, um pecado. Parecia que apenas a violação das regras era pecado. Apenas em anos recentes comecei a compreender o princípio de Deuteronômio 4:2: é tão errado acrescentar regras que Deus não exigiu quanto ensinar a ignorar as regras que Deus exige. Ambas atitudes te colocam na posição de usurpar a Deus.)

III. Apelidos

A. Leia Marcos 3:13-19. Tenho ouvido dizer que Jesus nunca “chamou” Judas. Estes versos mostram que isto não é verdade. Por que Jesus chamaria para ser um apóstolo alguém que eventualmente O trairia?

1. Na lista dos apóstolos, qual apóstolo é nomeado em primeiro lugar? (Pedro. Esta é mais uma evidência de que Marcos trabalhou com Pedro e que o relato de seu evangelho reflete os sermões de Pedro.)

2. Quais apóstolos receberam “apelidos”? O que isso demonstra? (Normalmente isto demonstra uma afeição especial. Minha esposa brinca comigo dizendo que meu pai tinha um apelido para o meu irmão, mas não para mim!)

IV. Entristecendo o Espírito Santo

A. Vamos voltar e ler Marcos 3:6,e depois descer e ler marcos 3:22. Você acha que os líderes judaicos criam que Jesus estava aliado ao príncipe dos demônios? (Marcos 3:6 revela que estavam eles estavam com a atitude de “vamos nos livrar dEle”. Assim, penso que não é provável que eles cressem verdadeiramente nestas acusações.)

B. Leia Marcos 3:23-27. Que lógica Jesus usa para se opor às acusações de “príncipe dos demônios”?

1. Deveríamos aplicar a lógica de Jesus às outras religiões não cristãs de hoje, que ensinam valores morais positivos?

2. O mundo foi abalado na semana passada pela morte do Papa João Paulo II. Eu o admirava por causa de suas posições fortes sobre as questões morais mais controvertidas da atualidade. Por exemplo, ele assumiu uma posição sólida como uma rocha contra o aborto, enquanto a minha própria igreja permite que abortos sejam executados em seus hospitais. Por vários anos, a questão moral mais importante que a minha igreja defende, acerca dos assuntos sociais, tem sido contra o uso do fumo! (“Quando todos concordam, vamos apoiar firmemente!”) Ainda assim, algumas pessoas que conheço acusariam o Papa de estar aliado com Belzebu. Como você compreende a aplica os ensinamentos de Jesus a estas acusações contra o Papa?

C. Leia Marcos 3:28-29. Jesus mudou de assunto? Ele está falando de outra coisa? (Não.)

1. Estas são algumas das palavras mais amedrontadoras da Bíblia. O que Jesus diz sobre atribuir erradamente a Satanás o trabalho do Espírito Santo? (Jesus diz que sito é um “pecado eterno”. Alguns se referem a isto como “o pecado imperdoável”.)

2. O contexto das acusações contra Jesus é as suas curas. Isto significa que, se eu vejo um curandeiro da fé, que prega a Jesus, e eu faço a acusação de que ele está operando pelo poder de Satanás, eu cometi o pecado imperdoável?

a. E se eu acusar um líder cristão de estar aliado a Satanás, cometi o pecado imperdoável?

3. Ou Jesus só quis dizer que, se eu fechar a minha mente ao trabalho do Espírito Santo, cometi o pecado imperdoável?

a. Jesus está se referindo aqui a uma única afirmação, ou a uma atitude do coração? (Meu ponto de vista é que Jesus está falando de uma atitude do coração, e que afirmações imprecisas e difamatórias sobre outros cristãos não constituem um pecado imperdoável. Porém, eu aconselharia grande cautela nesta área, porque você não vai querer errar aqui!)

D. Amigo, Jesus não nos ensina a violarmos o sábado. Em vez disso, Ele nos ensinou como compreender melhor o que significa guardar o sábado. A controvérsia sobre a guarda do sábado e as acusações feitas contra Jesus nos ensinam que precisamos ter cuidado ao fazer acusações contra outros cristãos simplesmente porque podem discordar de nós sobre certos pontos. Deus nos pede para demonstrarmos misericórdia. Você vai fazer isso?

V. Próxima Semana: Na Galiléia

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: