terça-feira, 23 de setembro de 2008

Jesus aos Olhos de Marcos - Lição 01

Apresentando Jesus, o Filho de Deus (Marcos 1:1-20)

Introdução: Papias, um antigo escritor cristão, fornece uma visão muito interessante do Evangelho de Marcos. A partir de uma fonte bastante antiga, Papias nos diz que Marcos era um colaborador bastante chegado a Pedro. Este conceito é apoiado por I Pedro 5:13, onde encontramos Pedro referindo-se a Marcos como “meu filho Marcos”. A tradição da igreja se refere a Marcos como o “intérprete de Pedro”. (The Bible Exposition Commentary). Portanto, parece que Pedro pregou acerca de seu trabalho com Jesus e Marcos compilou e escreveu acerca deste trabalho.) Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), Introdução ao Livro de Marcos). O livro de Marcos está recheado de ação – o que não é de admirar, se a fonte do material foi Pedro. Vamos pular para dentro da ação, começando o nosso estudo de Marcos!

I. A Prova

A. Leia Marcos 1:1. Você já disse: “Simplifique as coisas, estúpido”? Você prefere coisas diretas e descomplicadas?

1. Como Marcos começa este evangelho? (Simples e direto ao ponto.)

2. Você consegue ver Pedro pregando desta maneira?

3. A palavra “evangelho” significa “boas novas”. Leia Marcos 1:1 e substitua a palavra “evangelho” pela expressão “boas novas”.

B. Leia Marcos 1:2-4. Ser simples é uma coisa. Ser preciso é outra. Qual é a abordagem de marcos para provar a nós que sua declaração de Marcos 1:1 é verdadeira? (Ele cita os profetas: Isaías 40:3 e Malaquias 3:11. Marcos sabe que os profetas haviam predito que Jesus teria alguém que preparasse o caminho para a Sua vinda. Marcos diz, “Isto aconteceu. Estas profecias se cumpriram.”)

1. Como, especificamente, João preparou o caminho para Jesus? (Ele pregou um evangelho de arrependimento.)

2. Como esta mensagem se aplica à tua vida? Se você quer que Jesus venha e entre no teu coração, o arrependimento é a tua primeira preocupação?

C. Leia Marcos 1:5-7. Qual é a próxima prova que Marcos apresenta sobre Jesus ser 0 “Filho de Deus.” (Primeiro, João prepara o caminho para Jesus, exatamente como foi profetizado. Segundo, João testifica que ele está preparando o caminho para Jesus. Você tem tanto o testemunho das Escrituras quanto o testemunho do mensageiro sobre o qual foi profetizado.)

1. Qual era o grau de popularidade de João? (Ele chamava a atenção de todos.)

a. Por que João era tão popular? Era por causa do “sucesso” de suas vestes? Era por causa de suas grandes sugestões de dieta?

2. Havia uma razão pela qual João estava dizendo as pessoas que se arrependessem e fossem batizadas? (Não podemos perder a visão do quadro completo aqui. A razão para que as pessoas se arrependessem e fossem batizadas era porque o Messias estava chegando. Marcos 1:7 nos diz claramente que “E esta era a sua [de João] mensagem”, que o Messias estava para chegar. Não era sobre dieta ou roupas, era a sua mensagem de que o Messias, finalmente, estava para surgir. A reação das pessoas ao crerem que o Messias estava chegando em breve é mais uma prova de que Jesus é o Messias prometido.)

a. Que lição podemos aprender disto, acerca da importância relativa de nossa mensagem versus nossa dieta ou vestimenta?

b. Ou a nossa dieta e a nossa vestimenta são parte da mensagem?

D. Leia Marcos 1:8. Como podemos comparar os papéis de João Batista e de Jesus? (João facilita a purificação inicial, Jesus os purifica através do poder do Espírito Santo.)

1. Considere novamente a comparação com a tua vida espiritual. Depois que você se arrepende e é purificado pelo batismo, o que acontece em seguida? (É isto o que estudamos no último trimestre – o trabalho do Espírito Santo em santificar a tua vida.)

2. Leia João 4:1-2. Como você explica este texto, quando João prediz que Jesus batizará com o Espírito Santo? (O texto é consistente com o fato que Jesus não está batizando com água. João Batista deve querer dizer que Jesus levaria as pessoas a estarem “sob” o poder do Espírito Santo. Posso ver o simbolismo entre ser sepultado na água e coberto com o Espírito Santo. Compare com Mateus 28:19.)

3. Leia Atos 1:4-5. Que outra visão nós temos a partir deste texto sobre Jesus batizar aos outros com o Espírito Santo?

E. Leia Marcos 1:9. Por que Jesus seria batizado por João? Seria para lavar e purificar os Seus pecados?

1. Compare com Mateus 3:13-15. O que Jesus quer dizer com a expressão “cumprir toda a justiça”? (O batismo é a ordenança pela qual nós passamos para demonstrar que morremos para a nossa velha vida e agora somos justificados pela fé (Romanos 6:4-5). Jesus estava sendo um exemplo para nós – Ele estava nos mostrando como cumprir a justiça.)

F. Leia Marcos 1:10-11. Que outra prova Marcos está apresentando de que Jesus é o Filho de Deus? (Deus o Pai e o Espírito Santo agora também são testemunhas.)

G. Leia Marcos 1:12 –13. O comentário The Bible Exposition Commentary diz que Deus e o Espírito Santo foram as testemunhas finais sobre Jesus ser o Messias. Eu não tenho certeza. Quem mais é testemunha da divindade de Jesus? (Por que Satanás teria gasto 40 dias tentando Jesus se não achasse que isso era importante? A estatura dos teus inimigos diz alguma coisa sobre você. Penso que Satanás e os anjos bons são as derradeiras testemunhas que Marcos utiliza para provar que Jesus era o Filho de Deus.)

II. O Tempo É Chegado

A. Leia Marcos 1:14-15. Por que Jesus esperou para começar o Seu ministério até depois que João havia sido preso? (Penso que ele entendeu que isto era um sinal de Deus para que Ele começasse. João preparou o caminho. Agora era o tempo para que João diminuísse e que Jesus crescesse. Veja João 3:30.)

B. Leia Marcos 1:16-18. Hoje eu gastei a maior parte do meu tempo ouvindo um consultor escolar particular. Ele enfatizou a importância de “coletar dados” sobre os membros do conselho escolar. Coletar dados significa que você escolhe os membros do conselho escolar com base em se eles serão capazes de alcançar os objetivos estratégicos da sua escola de igreja. Jesus parece estar “coletando dados”? Ele está escolhendo Seus auxiliares com base em sua capacidade de alcançar os Seus objetivos estratégicos?)

C. Leia Marcos 1:19-20. Novamente, vemos Jesus escolhendo homens que parecem não possuir um passado com um contexto teológico. Qual atitude Tiago e João parecem ter? (Eles estão dispostos. Simão e André decidiram seguir a Jesus “no mesmo instante” (Marcos 1:18). Tiago e João decidiram segui-LO quando Ele os chamou. Todos estes quatro homens parecem estar bastante dispostos a seguir a Jesus.)

1. Qual é a importância, nos objetivos da tua igreja, ter pessoas que estejam “dispostas”?

2. Nós perguntamos por que Jesus escolheria estes homens. Vamos inverter a pergunta, por que estes homens seguiriam a Jesus? (Este não era o primeiro encontro deles com Jesus. Leia João 1:35-49. Eles acreditaram que Jesus era o Messias!)

D. Amigo, e você? Você acredita que Jesus é o Messias? Está disposto a seguir Jesus, construindo a tua vida ao redor de Sua missão?

III. Próxima Semana: Maravilhoso Operador de Milagres

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: