sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A História dos Começos - Lição 08

Fé e Fraqueza (Gênesis 16-19)

Introdução: Você já se encontrou inesperadamente em uma “situação difícil” e ficou se perguntando como chegou ali? O nosso estudo desta semana revela como o fato de tomarmos uma série de decisões de pouca importância, mas erradas, podem criar sérios problemas em nossas vidas. Vamos pular pata dentro do nosso estudo e aprender mais!

I. Hagar

A. Leia Gênesis 16:1-2. Colocando de lado teus conceitos de “casamento = um homem e uma mulher”, Sarai fez uma proposta razoável?

1. Sarai está agindo contra Deus ou ela está cooperando com Deus? (Sarai diz que Deus a impediu de ter filhos, então ela está se colocando de lado, para permitir que a vontade de Deus seja feita. Posso entender perfeitamente sua forma de pensar.

B. Vamos voltar e dar uma olhada em alguns versos de Gênesis 15. Abrão tem um servo em sua casa chamado Eliezer, o qual havia sido apontado como o principal beneficiário no testamento de Abrão. Leia Gênesis 15:3-6. Em que Abrão cria?

1. A fé de Abrão é contrária ao plano de ação sugerido por Sarai? (Posso ver claramente a mim mesmo dizendo, “Deus fechou uma porta e abriu outra. Louvado seja Deus.” Além do mais, a promessa era para Abrão, e não para Sarai.)

C. Vamos continuar com a nossa história. Leia Gênesis 16:3-4. Você diria que o plano funcionou? Deus abençoou e o plano deu certo!

1. Que problema surgiu? (Hagar começou a “olhar com desprezo” para Sarai.)

a. Por que ela faria isto? (Orgulho.)

b. Você se lembra daquela pequena regra (“casamento = um homem e uma mulher”) de Gênesis 2:24 que eu pedi para você colocar de lado? Qual é a influência dela aqui? (Esta regra engloba a proteção contra questões relativas a auto-estima, orgulho e ciúmes.)

D. Leia Gênesis 16:5. O que você diria destas acusações? (Sarai está falando com base na emoção, não na lógica. Por outro lado, ninguém gosta de ser desprezado.)

E. Leia Gênesis 16:6. O que você pensa agora sobre o caráter de Abrão e Sarai? (Ele é fraco. Ela é rica, orgulhosa e inconstante.)

1. Como eles chegaram a esta situação? (lembre-se, Abrão tinha sido fraco quando mentiu acerca de Sarai der sua irmã. Sem dúvida, foi ali que eles obtiveram Hagar. Ele foi fraco quando concordou em tomar Hagar como esposa. Certamente foi fraco agora, permitindo que sua segunda esposa fosse abusada. Sarai é dirigida por suas emoções de ciúmes e orgulho. A lógica fugiu pela porta há muito tempo atrás, e agora ela é abusiva.)

F. Leia Gênesis 16:1-10, 15. Explique-me este texto. Acabamos de concluir que nada disso – tomar Hagar como sua segunda esposa, e a conduta de Abrão, Sarai e Hagar em relação de uns com os outros – era o que Deus tinha em mente. Por que Deus continua com a Sua promessa a Abrão (e agora para Hagar)? (Deus é fiel mesmo quando nós não somos fiéis. Pode chegar um tempo em que Deus desiste de nós (por exemplo, no dilúvio), mas Deus mostra que Ele é muito paciente com relação àqueles que O buscam.)

G. Deus consertou tudo o que estava errado e fez com que tudo ficasse certo? (Leia Gênesis 37:28. José, o bisneto de Sara e Abraão, é levado cativo como escravo pelos descendentes de Ismael. Os comentaristas apontam que os problemas atuais do Oriente Médio tem como origem esses conflitos entre os herdeiros de Isaque e Ismael.)

II. Isaque

A. Leia Gênesis 17:1-6. Acabamos de discutir sobre como Deus é fiel conosco. Qual você acha que era a opinião de Abrão acerca da fidelidade de Deus? (Ele tem agora 99 anos, tem um filho e Deus lhe dá (o que é um pouco embaraçoso) o nome de Abraão, que significa “pai de muitas nações”.)

B. Leia Gênesis 17:15-18. Que tipo de fé Abraão demonstra?

1. O comentário “Wiersbe’s Expository Outlines” diz que a risada de Abraão “era aquela que vem de uma fé alegre”. É assim que você vê este episódio?

2. Quanta fé é demonstrada por Abraão em Gênesis 17:18? (O comentário de Wiersbe não é o único que argumenta que a risada de Abraão foi uma risada de fé. O verso 18 torna esta análise improvável. Abraão ainda está argumentando em favor do filho “das obras”, não do filho da fé. Veja Gálatas 4:24-31.)

C. Vamos saltar adiante e ler Gênesis 18:10-15. Como Sara reage?

D. Leia Gênesis 17:19-21. Um comentário diz que a raiz da palavra hebraica para “rir” é o verbo do qual o nome Isaque foi tomado. Será que nosso Deus tem senso de humor?

1. Como você reage quando as pessoas riem das tuas palavras porque não crêem em você?

III. Sodoma

A. Três viajantes são convidados por Abraão a pararem e descansarem. Leia Gênesis 18:16-21. Por que Deus revelou a Abraão Seu plano de destruir Sodoma? (Deus compartilha Seu plano com Seu amigo humano.)

1. O que este texto nos ensina hoje? (Deus revela a Sua vontade aos Seus amigos.)

B. Leia Gênesis 18:22-26. Lembre-se de que Deus disse que iria verificar para ver se as coisas estavam tão ruins como Ele havia ouvido. Qual é a opinião de Abraão sobre o estado de Sodoma? (Abraão é da opinião que quando fizer a verificação, Ele votará pela destruição.)

1. Abraão está barganhando com Deus baseado na misericórdia de Deus? (Não. Em Gênesis 18:25 ele menciona a salvação dos justos.)

C. Leia Gênesis 18:27-33. Explique-me a lógica da súplica de Abraão. Por que Abraão quer que toda a cidade seja salva? (Não consigo entender a lógica dele. Não é necessário, como veremos, poupar toda a cidade para salvar os justos.)

1. Se o argumento de Abraão é tão ilógico, poderíamos concluir que ele está realmente argumentando para salvar os ímpios? (Penso que sim. Como é o teu coração em relação aos ímpios? Como é o teu coração em relação aos homossexuais? O que você está fazendo para salvá-los?)

D. Você acha que Abraão pensou que a cidade seria poupada? (Sim. Somente os membros da família de Ló e os amigos mais chegados já poderiam chegar a dez.)

E. Leia Gênesis 19:1-2. Onde está Deus, o terceiro membro do grupo? (Deus faz uma visita pessoal ao seu amigo, mas não a Ló.)

F. Leia Gênesis 19:3. Por que Ló insiste com os viajantes para que eles fiquem com ele em vez de ficarem na praça pública?

G. Leia Gênesis 19:4-7. Ló chama os homens da cidade de seus “amigos”. Você acha que eles são amigos?

1. Note que Ló havia se mudado de uma tenda perto da cidade (Gênesis 13:12) para uma casa na cidade. Por que ele fez isso? (Ele deve ter feito amizade com as pessoas que moravam em Sodoma.)

2. Que tipo de homens moravam em Sodoma? (Eles eram não apenas homossexuais, mas também estupradores. Não apenas alguns deles, mas Gênesis 19:4 diz “todos os homens” da cidade.)

H. Leia Gênesis 19:8. Por que os homens não aceitaram a oferta de Ló? (Tal oferta parece estar tão além da minha compreensão (estranhos estão sob a “proteção do meu teto”, mas suas filhas não estão) que gostaria de pensar que Ló sabia que esses homossexuais não estariam interessados em suas filhas.)

I. Leia Gênesis 19:9-11. O que você acha que teria acontecido se os dois homens não fossem anjos? (Os homens de Sodoma teriam arrombado a porta e estuprado Ló e seus hóspedes. Vemos que Ló havia feito uma série de decisões pequenas, mas erradas.)

1. Por que cegar esses homens, em vez de matá-los?

J. Leia Gênesis 19:12-14. Lembre-se que Deus disse que iria verificar Sodoma para ver se ela era tão ímpia como Ele havia ouvido. Qual é a resposta?

1. Qual é a resposta para a questão acerca de encontrar dez pessoas justas na cidade?

2. Deus está mantendo a Sua promessa para Abraão? (Deus, como sempre, está fazendo mais do que manter Sua promessa. O trato era de que Deus poderia destruir todo o lugar se só pudessem ser encontrados menos do que 10 pessoas justas. Em vez disso, Deus salva os “justos” (menos de dez) que encontra.)

K. Leia Gênesis 19:15-17. Por que Ló hesitou? (Ele tinha amor às suas coisas e àquele lugar pecaminoso.)

1. Note que os anjos literalmente empurraram Ló e sua família para fora da cidade. Por que? (Novamente, Deus é mais do que bondoso e generoso. Ele não apenas vai além de Sua promessa a Abraão, mas ainda faz com que Seus anjos empurrem o relutante Ló e sua família para fora da cidade condenada por amor a Abraão. Veja Gênesis 19:29.)

L. Leia Gênesis 19:24-26. Os habitantes de Sodoma mereciam morrer? Quem os destruiu?

M. Amigo, vemos que Deus demonstra grande bondade e amor para com aqueles que tem interesse nEle. Por outro lado, pequenos passos na direção errada podem nos levar para longe da vontade de Deus. Quando estamos muito longe da Sua vontade, a destruição nos aguarda. Em que direção teus passos estão indo atualmente?

IV. Próxima Semana: O Triunfo da Fé

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: