sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A História dos Começos - Lição 06

A Terra Depois do Dilúvio (Gênesis 9-11)

Introdução: O dilúvio terminou. Deus salvou Seus fiéis. Como eles reagiram a isto? A terra agora é uma experiência gloriosa, “quase um céu”? Tudo está em paz e harmonia? Deus é engrandecido? Ou será que os seres humanos não aprenderam nada? Vamos mergulhar na Bíblia e descobrir!

I. Carne e Bebida

A. Leia Gênesis 9:103. Que instruções pós-dilúvio Deus dá aos seres humanos? (1. Reproduzam-se; 2. Encham a terra; 3. Dominem o reio animal; e, 4. Comam os animais.)

1. É difícil obedecer a estas instruções?

B. Vamos pular adiante dois capítulos. Leia Gênesis 11:1-4. Como isto se compara com as ordens de Deus? (Deus lhes disse para encherem a terra. Eles decidiram exatamente o oposto – construir uma cidade e uma torre, e ficarem em um único lugar (“não seremos espalhados pela face da terra”).)

1. Qual foi a motivação para desobedecerem a Deus? (Orgulho! “Assim nosso nome será famoso”.)

2. Você permite que o teu orgulho seja um obstáculo à tua obediência?

C. Veja novamente Gênesis 9:2-3. Os seres humanos têm alguma razão para serem auto-confiantes? (Sim. Deus os colocou no topo da cadeia da criação. Mas, eles queriam mais!)

1. Se os humanos desejassem menos, isto seria uma violação da ordem de Deus? Por exemplo, não ter cuidado com os animais? (Podemos encontrar esta filosofia hoje, nas pessoas que lutam contra a “discriminação das espécies”. Eles dizem que não deveríamos comer os animais ou usar produtos de origem animal, porque estão no mesmo “nível” de importância dos seres humanos. De acordo com eles, a luta contra o aborto é uma hipocrisia, pela forma como tratamos os animais. Esta filosofia está diretamente em conflito com a ordem estabelecida por nosso Criador, e denigre o status dos seres humanos.)

D. Leia Gênesis 9:4-6. Acabamos de discutir a “discriminação das espécies”. Por que, de acordo com Deus, esta é uma filosofia falsa? (Os seres humanos foram criados à imagem de Deus!)

1. O que este texto diz sobre a teoria da evolução? (Se você começa no caminho errado, vai acabar chegando a um lugar errado. A crença na Criação é fundamental para a filosofia de que a vida nos foi dada por Deus. Deus diz “Os seres humanos foram criados à Minha imagem”, e todo tipo de conclusões lógicas fluem desta afirmação. Uma destas conclusões é que você pode matar animais para comer sem qualquer problema – mas nem seres humanos nem animais podem matar seres humanos.)

2. Qual é a penalidade por matar um ser humano? (A morte.)

a. Por que Deus não aplicou esta penalidade a Caim?

3. Considerando a nossa discussão, por que você acha que Deus estava particularmente interessado na “vida do sangue”, tanto que nos disse para não comê-lo? (Mencionei anteriormente que meu estudo da Bíblia me leva a crer que existem certas coisas que são especialmente significativas para Deus. Sem entrar na explicação, luz, vinho (produtos da uva) e sangue são três exemplos. Com relação ao sangue, o que parece torná-lo especial é a sua conexão à vida – e que, conforme vemos mais tarde no serviço do santuário, representa o sangue de Jesus sendo derramado em nosso favor, para nos dar a vida.)

E. Todos os dons de Deus são bons? Por exemplo, tenho sido vegetariano por 40 anos, não por causa de qualquer consideração especial para com os animais, mas porque tenho uma consideração especial comigo mesmo. Noto que depois que Deus deu os animais como comida aos seres humanos, o período de vida destes começou a diminuir radicalmente. Isto seria inconsistente com o caráter de Deus, em nos dar um dom que pode ser bom para o Seu plano geral, mas não tão bom na aplicação específica?

II. A Promessa

A. Leia Gênesis 9:7-17. Deus estabelece um concerto, um “contrato” ou promessa para os seres humanos. Qual é a obrigação de cada uma das partes sob este contrato?

1. O que os seres humanos devem fazer? (Aumentar a vida – reproduzirem-se e encher a terra.)

2. O que Deus fará? (Ele, por sua vez, promete não destruir com outro dilúvio a vida que eles estão criando.)

3. Qual é a “assinatura” deste contrato? (O arco-íris.)

4. Pelo menos nos Estados Unidos, o desenho e as cores do arco-íris foram apropriados pelo movimento homossexual como seu símbolo. O que há de particularmente irônico a respeito disto? (Os homossexuais não se reproduzem. Talvez não estejam particularmente interessados na parte do contrato que fala em “criar vida”.)

B. Deus fala como se tivesse problemas para lembrar-Se de Sua promessa. Como você explicaria isto? Que vislumbre do caráter de Deus podemos ter a partir do arco-íris? (Vemos vez após vez que Deus utiliza-se de coisas físicas para nos lembrar de coisas espirituais. Deus não quer ídolos em nossa vida, mas parece promover o uso de memoriais.)

III. Homem da Terra

A. Leia Gênesis 9:18-21. Você consegue pensar alguma razão pela qual Noé possa ter bebido em excesso? (Alguns podem dizer: “três filhos”! Você se lembra da nossa discussão acerca da promessa de Deus de destruir a terra (Gênesis 6:13)? Toda a humanidade pereceu. A terra provavelmente é um lugar feio, comparado aos dias anteriores ao dilúvio. É razoável que Noé possa ter ficado deprimido.)

B. Leia Gênesis 9:22-25. Como você atribui a culpa aqui? Por que Canaã está sendo amaldiçoado? (Ficar bêbado não está de acordo com a vontade de Deus para Seus líderes (Tito 1:7). Aparentemente, este é um problema menor do que deixar de demonstrar respeito para com os pais (Êxodo 20:12). Posso apenas imaginar que Canaã tenha visto seu avô Noé deitado nu na tenda e ele contou isso a seu pai Cam. Então, Cam disse a seus irmãos, “Ei, o papai está nu! Vocês querem ver?” A isto os irmãos responderam, “Não!”. E então, tomaram ações para preservar a dignidade de seu pai.)

1. Qual é a lição para os filhos de hoje? (Respeito é devido aos pais mesmo quando eles deixam de fazer a vontade de Deus. É claro, Noé era um pai que, em geral, era digno de grande respeito – de fato, ele salvou a vida de seus filhos do dilúvio.)

IV. Rebelião

A. Já falamos brevemente sobre a torre que estava sendo construída na planície de Sinear. Leia Gênesis 11:3-4. O que permitiu a eles construir uma torre alta? (Avanços tecnológicos nos materiais de construção.)

1. Qual é o objetivo? (Fazer com que a torre alcance o céu.)

B. Leia Gênesis 11:5. A torre alcançou o céu? (Penso que o escritor do Gênesis está querendo dizer algo quando fala que Deus “desceu” para ver a torre. Eles não haviam levado a torre até o nível de Deus. Ele nem podia vê-la sem “descer”.)

C. Como a rebelião começou tão rápido depois do dilúvio? Qual é a raiz deste problema? (O orgulho da inteligência e das realizações. Um desejo por reputação. Resistir às instruções de Deus. Parece estar relacionado às razões pelas quais Eva escolheu pecar.)

D. Leia Gênesis 11:6-7. Deus está infeliz com o progresso dos seres humanos? Deus fica mais confortável com pessoas estúpidas? (Deus não está confortável com o fato de as pessoas usarem a inteligência para se oporem a Ele.)

E. Leia Gênesis 11:8-9. Esta é uma coisa justa para Deus fazer? (Um advogado cristão com quem trabalhei anteriormente em causas de liberdade religiosa me disse que antes de ir ao tribunal ele orava para que seus oponentes no litígio fossem “confundidos”. Isto chamou a minha atenção, porque eu sempre havia orado pelo “nosso lado” no passado, mas nunca havia orado por algo “ruim” para nossos oponentes.)

1. O que você acha – é a vontade de Deus confundir os inimigos de Seu programa? (Aparentemente sim. Depois que meditei sobre o assunto, e decidi que esta era uma oração apropriada, lembro-me de haver realmente feito esta oração em um caso diferente e de descobrir que a oposição estava, de fato, confusa no julgamento.)

2. Qual é o resultado da confusão que Deus causou nos idiomas? (As pessoas fizeram exatamente o que Deus desejava – eles se espalharam pela terra.)

F. Amigo, qual é a tua atitude com relação a Deus? Você se encontra freqüentemente em rebelião contra o que Ele escreveu na Bíblia? O orgulho é um problema? A tua vida parece confusa? As coisas não estão indo bem? O que você acha de decidir agora mesmo que irá seguir a vontade de Deus?

V. Próxima Semana: Abrão, Ser Humano

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: