terça-feira, 23 de setembro de 2008

Efésios – O Evangelho dos Relacionamentos - Lição 05

A Igreja: Feitura de Deus (Efésios 2:1-10)

Introdução: Na semana passada, Paulo nos abençoou com o seu relato sobre todas as riquezas e pode dados a nós pelo nosso Pai do Céu através de Jesus Cristo e do Espírito Santo. Nesta semana, Paulo nos lembra do que éramos e com o que tínhamos que lidar antes que Deus interviesse em nossa vida e nos desse esperança. Às vezes você se sente como se não tivesse esperança? A vida está te deprimindo? Deus tem feito grandes coisas por você. Vamos mergulhar no nosso estudo!

I. Mortos

A. Leia Efésios 2:1-2. Qual era a nossa condição quando Deus nos “encontrou”? (Estávamos mortos.)

1. Por que estávamos mortos? (Nossas transgressões (lapsos) e nossos pecados nos matavam.)

B. Efésios 2:2 nos diz que “costumávamos viver” em nossas transgressões e pecados. O que significa “viver” em pecado? Por que não dizer apenas que nós havíamos pecado no passado? Que significado adicional surge da afirmação de que vivíamos em pecado? (O pecado é uma atitude, um modo de vida. Pecado não é tanto um momento específico no qual falhamos, é mais um padrão e uma prática na nossa vida.)

1. Paulo conecta o nosso padrão pecaminoso com “a presente ordem deste mundo”. Quando eu era um jovem, nas escolas cristãs, parecia que o objetivo era me fazer parecer “diferente” do mundo de maneiras que pareciam sem sentido. O que significa evitar seguir “a presente ordem deste mundo”? Como deveríamos evitar seguir a “ordem deste mundo”? (Só porque o mundo faz alguma coisa, isso não quer dizer que isto seja proibido para nós. Paulo faz uma ligação entre “a presente ordem deste mundo” com a ordem do “príncipe do poder do ar”. Quando esses dois coincidem, como freqüentemente fazem, precisamos nos manter afastados. Paulo aguça o quadro, descrevendo os mortos como sendo “os que vivem na desobediência.” Se parecer e agir como o mundo envolve desobediência a Deus, então você está morto.)

a. Leia II Coríntios 4:4. Podemos confiar as nossas próprias decisões às ordens deste mundo?

II. Ondas de Satanás

A. Obviamente Efésios 2:2 está falando sobre Satanás. Por que satanás é descrito como sendo “o príncipe do poder do ar”? Isto é uma advertência contra usarmos microfones sem fio na igreja? (O comentário IVP Background Commentary explica que na cultura judaica de Paulo as pessoas acreditavam que “espíritos maus dominavam os níveis mais baixos dos céus (ou seja, o nível atmosférico), muito abaixo do nível dos mais altos anjos de Deus e de Seu trono”.)

1. As palavras de Paulo são um exemplo de ciência mal aplicada, ou você consegue relacioná-las ao mundo de hoje? (Podemos relacionar esta afirmação de duas maneiras. Primeiro, a idéia de que Satanás domina as mentes das pessoas do mundo parece absolutamente verdadeira. Isto reflete as declarações de Jesus em Mateus 7:13-14. Segundo, a influência de satanás no mundo é revelada no domínio que Satanás tem do que “está no ar” hoje – televisão e rádio.)

B. Quando Efésios 2:2 se refere ao “espírito”, Paulo está falando de um “espírito” como o Espírito Santo? (A palavra grega empregada (“pneuma”), usada aqui, às vezes se refere ao Espírito Santo. Os demônios são chamado freqüentemente de “espíritos”. Veja, por exemplo, Mateus 1:26-27; Mateus 12:45. Porém, penso que a palavra aqui é usada para descrevera atitude das pessoas. Por exemplo, Mateus 5:3 (“pobres de espírito”) e Marcos 8:12 (“suspirando profundamente em seu espírito” (Versão Almeida)) se referem a uma atitude ou um pensamento interior e não a Satanás.)

1. Como um comentário à parte, quando eu estava estudando este texto, notei que esta mesma palavra grega foi usada em Marcos 1:12-13 para descrever “o espírito” que levou Jesus ao deserto, para sofrer 40 dias de tentação por Satanás. Anteriormente eu ensinava que o Espírito Santo estava dirigindo Jesus ao deserto, e tentava explicar o que parecia ilógico. Porém, depois de olhar as formas como esta palavra pode ser traduzida, penso que foi Satanás o “espírito”que levou Jesus ao deserto.)

C. Satanás e os anjos maus são capazes de estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, como o Espírito Santo? (Compare Apocalipse 12:10-12 com Mateus 12:43-45. Um “espírito” que está presente em todos os lugares não pode ser “lançado fora”. Um espírito onipresente não seria descrito como mudando-se, para viver em uma pessoa específica. Satanás e seus anjos tem o poder de serem invisíveis, mas não são onipresentes (presentes em todos os lugares ao mesmo tempo) como o Espírito Santo é. Mas veja João 15:26.)

1. Que conforto existe neste fato? (Você e eu provavelmente nunca fomos tentados diretamente por Satanás. Em muitas coisas, ele é limitado assim como nós somos limitados. Eu só posso estar em um lugar a cada sábado ensinando fisicamente a lição. A Internet permite que a minha influência seja sentida ao redor do mundo. Porém, ninguém é influenciado pela lição a menos que escolha isso. Nós permitimos voluntariamente em nossas vidas muitas das formas que Satanás usa para espalhar a sua influência.)

D. Leia Efésios 6:12-13. Como este texto nos ajuda a compreender a afirmação de Paulo em Efésios 2:2, de que costumávamos seguir a ordem do “príncipe do poder do ar”? (Nossa batalha espiritual não é contra outros pecadores como nós – pessoas que são como nós costumávamos ser – mas sim contra a influência do mal, disseminado por Satanás.)

1. Se isto é verdade, como podemos atuar como aliados de Deus? (Parece que condenarmos os indivíduos que estão no mundo (em vez de condenar o pecado) é a batalha errada. A batalha correta é ter certeza de que a influência de nossas vidas e das nossas palavras e das nossas obras é em favor da verdade.)

a. Qual é a tua influência em casa e no trabalho? Você já pensou nisso?

III. A Solução Para o Problema

A. Leia Efésios 2:3. De que “ira” estamos falando? (Da ira de Deus.)

1. O que acende a ira de Deus em nossa vida? (“Satisfazer as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos.”)

a. Você compreende sobre o que Paulo está escrevendo? É capaz de identificar a tua “natureza pecaminosa” com seus “desejos e pensamentos”?

(1) Quantos desses desejos e pensamento você consegue descobrir que provêm das “ondas de Satanás” (informação através das ondas de rádio e televisão) na tua vida?

B. Leia Efésios 2:4-5. Quando Jesus te (nos) salvou? (Quando estávamos mortos.)

1. Exercer um esforço para impedir que as “ondas de Satanás” entrem em nossa vida nos dá vida? (Não. A misericórdia de Deus é imerecida. Ela se origina no amor de Deus por nós, não nas nossas obras. Porém, quando Paulo afirma, em Efésios 2:2 que nós “costumávamos viver” de formas que seguiam a Satanás, ele quer dizer que se esperam mudanças em nosso estilo de vida.)

C. Leia Efésios 2:6-7. Por que Deus demonstra graça em relação a nós através de Jesus? (Deus é bondoso para conosco.)

1. Quando colheremos a recompensa completa da bondade de Deus para conosco? (“Nas eras que hão de vir.” Às vezes, sentimos que a vida não está sendo bondosa para conosco. Deus nos dá vida e esperança pelas eras vindouras, quando o pecado não será mais parte da nossa experiência cotidiana. Ele não estará mais nos fazendo ter “dias maus”.)

D. Leia Efésios 2:8-9. Temos responsabilidade em alguma parte da nossa salvação? (Neste famoso texto, Paulo nos diz que a graça é um dom de Deus e não algo que conquistamos. Contudo, temos um papel a desempenhar nela. Este papel é “por meio da fé”. A salvação não vem de nós, mas precisamos aceitá-la pela fé.)

E. Leia Efésios 2:10. Que papel as “obras” desempenham em nossa vida? Que papel a obediência a Deus desempenha em nossa vida? (Nós estávamos mortos em nossos pecados. Afastados de Sua bondade. Deus o Pai, através de Jesus, nos deu a vida eterna. Não fizemos nada para conquistar isso. Nós simplesmente a aceitamos pela fé. Deus nos deu esta nova vida na expectativa de que faríamos boas obras (“realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras”).)

F. Amigo, Deus te salvou da morte e da tua antiga vida. Você vai aceitar a Sua oferta de graça e entrar em uma nova vida de serviço a ele?

IV. Próxima Semana: A Igreja Sem Paredes

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: