terça-feira, 23 de setembro de 2008

Efésios – O Evangelho dos Relacionamentos - Lição 11

Relações Cristãs (Efésios 5:21-6:9)

Introdução: Você gostaria de ser bem sucedido na vida e no amor? Os cristãos têm muitas vantagens na vida. Uma das vantagens mais importantes é o ensino prático da Bíblia a respeito de melhorarmos a nossa inteligência emocional. Nossa lição desta semana, se levada a sério, levará a um aumento do nosso Q.I. emocional, para lidarmos com nosso trabalho, nosso casamento, nossos filhos e nossos amigos. Vamos cair direto nele!

I. Submissão Mútua

A. Leia Efésios 5:21. O que significa “submeter-se” a outros cristãos? (O comentário Wuest’s Word Studies nos diz que esta expressão tem um significado militar, assim como enfileirar as tropas para a batalha. As tropas se submetem à organização.)

1. De que forma opera a lógica da submissão mútua? Nas organizações militares temos diferentes patentes. Os militares de patente mais alta tem que se submeter aos de patente mais baixa? Como os generais poderiam se submeter aos soldados rasos? Os oficiais aos que acabaram de se alistar? (A submissão mútua é diferente de tudo do que eu já ouvi a respeito dos militares. Paulo está nos dando um novo conceito.)

2. O que o “temor a Cristo” teria a ver com a submissão de uns aos outros? (Já que eu estou tendo problemas para compreender o conceito de “submissão mútua”, isto deve significar que nosso Mestre mútuo nos leva a ter uma deferência especial uns com os outros.)

3. Se Jesus é a base de nossa submissão mútua, o que este fato sugere acerca da natureza desta submissão? (Primeiro, significaria que estamos falando apenas da submissão que está no âmbito do código de conduta apropriado para os cristãos. Segundo, parece que a submissão absoluta, mútua, não levaria a qualquer tipo de organização. Portanto, deve significar a submissão dentro da ordem de autoridade criada por Deus. Paulo continua a explicar a ordem de autoridade de Deus; então, vamos continuar.)

II. Marido e Mulher

A. Leia Efésios 5:22-24. O que significa para uma mulher “submeter-se” ao seu marido? (Esta submissão teria pelo menos as mesmas restrições que encontramos em Efésios 5:21 – que esteja no âmbito do código de conduta apropriado para os cristãos.)

1. Pense novamente sobre Efésios 5:21. Um marido deveria se submeter à sua esposa? A sua esposa é a única pessoa a quem ele deveria se submeter?

2. Uma vez que Efésios 5:21 nos diz para nos submetermos uns aos outros, uma instrução para que as esposas se submetam aos seus maridos não seria redundante? (Concluímos que os versos que se seguem a Efésios 5:21 eram uma explicação da idéia complexa de submissão mútua. Portanto, Efésios 5:22 deve ter algum significado adicional.)

3. Paulo nos diz que a submissão das esposas aos maridos é como a submissão da igreja a Jesus. De que forma a igreja se submete a Jesus? (Ela se submete à Sua direção em amor e ao Seu exemplo para a vida.)

4. Esta instrução acerca da submissão das esposas é limitada à cultura na qual Paulo vivia? (Paulo não diz nada a respeito da cultura. Todos os seus parâmetros, todas as suas referências são em relação a Jesus e ao Seu relacionamento com a igreja. Este é um ponto de referência desvinculado do tempo.)

B. Leia Efésios 5:25-27. De que formas Jesus Se deu pela igreja? (Toda a vida de Jesus na terra foi um exemplo de auto-negação. Ele não tinha praticamente qualquer bens. Ele chegou a entregar a Sua própria vida em benefício de outros.)

1. Os esposos devem amar as esposas com a mesma forma de auto-negação? (Sim.)

2. Qual é o objetivo da obrigação do marido em negar a si mesmo em favor de sua esposa? (Ajudá-la a santificar-se.)

a. Como isto deveria funcionar? Leia Romanos 12:20-21. Este é o tema da cristandade. Dando-nos em favor de outros, os conquistamos para Jesus. Um marido que se dá pela sua esposa, a conquista para Deus.)

C. Leia Efésios 5:28. Este é um dos meus textos favoritos em toda a Bíblia. Se você quer ter um bom casamento, preste atenção a esta instrução: “Aquele que ama à sua esposa, ama a si mesmo.” Muito daquilo que Paulo escreve é complexo. Esta instrução não é.

D. Leia Efésios 5:29-30. Homens: você ama a tua esposa tanto quanto ama a si mesmo? Você cuida dela tão bem quanto cuida de si mesmo?

E. Depois de olhar todas estas instruções para maridos e esposas, você consegue imaginar uma situação na qual um marido exija que sua esposa se submeta a ele? (A instrução para que as esposas se submetam está aqui. Mas os maridos são instruídos a despojar-se de si mesmos em favor de suas esposas, a amar a sua esposa tanto quanto ama a si próprio. Esta atitude por parte do marido é que leva a esposa a submeter-se voluntariamente. Espancar verbalmente a tua esposa com esta instrução, exigindo que ela se submeta, dificilmente é eficaz. A submissão à auto-negação do marido é diferente da submissão que o mundo entende.)

F. Leia Efésios 5:31-33. O que significa para um homem deixar seu pai e sua mãe?

1. Um homem casado deveria morar com seus pais, quando é recém-casado?

2. Um homem casado deveria gastar mais tempo conversando com seus pais do que com a sua esposa?

3. Um homem casado deveria levar as suas discussões com a esposa para seus pais? Uma esposa deveria levar as suas discussões com seu marido para seus pais? Isto é consistente com a instrução para que eles se tornem “unidos”? (Quando um cônjuge vai a seus pais para conseguir deles a concordância contra o outro cônjuge, a resolução do problema [inicial] é quase impossível. O cônjuge que tem o apoio dos pais não tem motivos para entrar em acordo. O cônjuge que está sozinho se tornará irado e frustrado. A melhor coisa para aqueles que são “unidos” pelo casamento é trabalhar seus problemas entre os dois, ou com um profissional imparcial. Membros da família, que são parciais, tornam as coisas piores.)

4. Você já ouviu falar de esposas que se juntam para falar coisas pejorativas sobre seus maridos? Este fato é consistente com a instrução para respeitar o marido?

5. Você já ouviu falar de maridos que dizem coisas pejorativas acerca de suas esposas? Este fato é consistente com a instrução para amar a esposa?

III. Pais e Filhos

A. Leia Efésios 6:1-3. Que ligação lógica você pode ver entre uma vida longa e agradável e a honra aos teus pais? (Se você estiver caminhando por uma trilha, deve acatar as instruções de alguém que já caminhou por aquela trilha antes. Isto é simplesmente bom senso. Os pais já andaram a trilha da vida. Eles podem não ter tomado a melhor rota, mas provavelmente eles sabem qual é a melhor rota. Pais tementes a Deus tem o benefício adicional de ter as instruções do Criador da Vida. Seguir as instruções de pais tementes a Deus melhora a qualidade e a extensão da vida.)

B. Leia Efésios 6:4. Paulo contrasta a irritação aos filhos com educá-los na instrução e conselho do Senhor. Explique, como estas atitudes são opostas? (Os pais às vezes ficam confusos entre as suas próprias regras e as regras de Deus. Deuteronômio 4:2 nos diz para não adicionarmos nem subtrairmos coisa alguma aos mandamentos de Deus. Seja ao criarmos nossa próprias regras irritantes (como os líderes judaicos faziam no tempo de Jesus), ou ao deixar de impor as regras de Deus (como os líderes judaicos fizeram antes do cativeiro babilônico) estamos errando. Errarmos de um lado ou de outro irá frustrar os nossos filhos.)

IV. Empregadores e Empregados

A. Leia Efésios 6:5-7. Este conselho é aplicável aos empregados? (Sim.)

1. A natureza do empregador deveria alterar a tua forma de trabalhar? (Não. Você deve trabalhar como se estivesse trabalhando para Deus.)

2. Quando Deus está observando o teu trabalho? (Todo o tempo.)

a. Por quanto tempo você deveria ser um trabalhador diligente?

3. Que papel os sindicatos de trabalhadores desempenham neste relacionamento? (Você faria uma greve contra Deus? Você O intimidaria e exigiria os teus direitos?)

B. Leia Efésios 6:8. Quem, no final das contas, paga pelo nosso trabalho? (Deus nos dará a recompensa final pelo nosso trabalho.)

C. Leia Efésios 6:9. Que obrigações os empregadores têm em relação aos seus empregados? O que Paulo quer dizer quando fala “tratem seus escravos da mesma forma”? (Penso que eles está se referindo novamente aos empregados trabalharem como se estivessem trabalhando para Deus. Os empregadores deveriam tomar decisões diante de Deus, no tratamento aos empregados. Não devem abusar dos seus empregados.)

1. Esta obrigação deveria se estender aos supervisores? Deus também exige deles que não ameacem aqueles que estão sob seu controle?

2. O que um empregado, deve fazer, quando tem um empregador injusto, mas que compreende que deveria trabalhar para o empregador como se estivesse trabalhando para Deus? (Diferentemente dos escravos, nós podemos mudar nossos empregadores. Se temos um empregador que honra a Deus, isso faz com que o nosso trabalho seja muito melhor.)

D. Amigo, você se arrepende de decisões que você tenha tomado no passado em relação aos relacionamentos? A maneira de evitar remorsos, a maneira de melhorar a tua inteligência emocional é seguir o conselho de Deus. Você vai se comprometer com isso hoje?

V. Próxima Semana: 12 - A Guerra Cristã

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: