terça-feira, 23 de setembro de 2008

Efésios – O Evangelho dos Relacionamentos - Lição 06

A Igreja Sem Paredes (Efésios 2:11-22)

Introdução: Você já se sentiu como um “estranho”? Como foi durante o período de escola? Eu tive minhas aulas de direção na escola secundária pública local. Lembro-me de ir até a classe e ver um punhado de rapazes em pé, do lado de fora da porta. Eu sabia que eu era um “estranho”, mas pensava que conhecia um deles. Reunindo a minha coragem, caminhei até o grupo e me apresentei. Não gostava de me sentir um “estranho” e queria me “enturmar” o mais rápido possível. A nossa lição de hoje é sobre passar de um estranho a um do grupo. Vamos pular para dentro da lição e descobrir como isso é possível!

I. Estranhos

A. Leia Efésios 2:11-12. Qual é o significado da circuncisão? (Leia Gênesis 17:7 e Gênesis 17:11. A circuncisão foi um sinal da aliança entre Deus e um indivíduo (Especificamente, Abraão e seus descendentes.). Eles concordaram com a lealdade pessoal entre Deus e o homem.)

1. O que, então, significa (Efésios 10:11), ser chamado de “incircunciso”? (Você não tem um relacionamento com Deus.)

2. Por que um grupo chamaria a si mesmos de “a circuncisão”? (Eles consideravam este ato tão importante para a sua vida espiritual, que eram conhecidos por este nome.)

a. Isso é um problema?

b. O que você acha de ser chamado de “Batista”?

c. O que você acha de ser chamado “Metodista”?

d. O que você acha de ser chamado “Adventista do Sétimo Dia”?

e. Que problema pode surgir quando enfatizamos excessivamente uma parte das nossas crenças?

3. Note a observação de Paulo em Efésios 2:11: “feita no corpo por mãos humanas”. O que poderia ter motivado Paulo a acrescentar esta nota? Que ponto ele está colocando? (Em contraste com aqueles que se identificam apenas por este ato, Paulo diminui a importância do ato, apontando que ele é realizado por homens.)

4. Paulo lança alguns insultos na direção dos que se chamam “a circuncisão”, mas quem realmente está (estava) com problemas? (Os gentios.)

a. Quais eram os problemas dos gentios? (Eles estavam sem esperança e sem Deus.)

(1) Considere isto por um momento. Em épocas anteriores, a salvação estava aberta apenas aos judeus? Faça uma anotação mental da tua resposta.

II. Fazendo Parte do Grupo

A. Leia Efésios 2:13. O que mudou tudo para os gentios? (Jesus.)

B. Leia Efésios 2:14-15. Paulo nos fala que os dois agora foram um só. Uma vez que ele estava falando da condição dos judeus e dos gentios, os judeus e os gentios agora são um só? (Sim – surpreendentemente.)

C. Como Jesus transformou “dois” em “um”? (Paulo nos fala: “anulando em seu corpo a Lei dos mandamentos expressa em ordenanças.”)

1. Espere um minuto. O que a lei tem a ver com ser um judeu ou um gentio?

2. Não estamos falando de pessoas, em vez de regras?

D. Leia Atos 10:9-16. Sobre o que esta visão está falando?

E. Leia Atos 10:19 e Atos 10:28. Qual era a base do problema entre os judeus e os gentios? (Os gentios eram “impuros” aos olhos dos judeus.)

1. Como as normas (regulamentos) separavam os judeus dos gentios? (O sistema mosaico como um todo separava os judeus do resto do mundo. O ponto principal de todos esses regulamentos era ser um povo “limpo” e separado. Veja, por exemplo, Levítico 20:25-26. Ser separado dos gentios tinha tudo a ver com os regulamentos. Os gentios eram “impuros”.)

F. Que assunto começou a nossa discussão de hoje? (A circuncisão.)

1. Este era o “muro de inimizade” (Efésios 2:14 entre judeus e gentios? (Sim.)

G. A Nova Versão Internacional traduz Efésios 2:15 um pouco diferente do que muitas outras traduções. Me parece que o texto grego diz que Jesus “aboliu em Sua carne a hostilidade, a lei dos mandamentos nas ordenanças.” Como a morte de Jesus na cruz aboliu as “ordenanças”? (Os judeus pensavam que eram superiores por causa de suas várias ordenanças, tais como a circuncisão. Paulo está dizendo que Jesus cumpriu estas ordenanças e, portanto, elas não servem mais como ponto de distinção entre judeus e gentios.)

1. Uma ordenança pode ser ordenada por Deus? Ou as ordenanças são apenas algumas coisas que os judeus imaginaram, para se assegurarem de que não violariam a lei de Deus? (Como o ponto específico da discussão é a circuncisão, vamos voltar até Gênesis 17. Leia Gênesis 17:9-10. Esta foi uma ordem diretamente da boca de Deus. Isto não foi uma coisa imaginada pelos judeus como “uma boa idéia”.)

2. Se uma “ordenança” vem diretamente da boca de Deus, ela é diferente, em importância, a um dos Dez Mandamentos?

III. Agora Um

A. Vamos revisar por um minuto, para que possamos cavar mais fundo. Releia Efésios 2:15-16. Quem é este “um novo homem” (Os judeus e os gentios combinados. Não existe mais conflito entre os judeus e os gentios. Devemos agora estar em paz.)

B. Você se lembra da anotação mental que pedi para você fazer anteriormente? Diga-me como era a salvação para os judeus antes que Jesus viesse? (Eles também não tinham esperança de salvação, uma vez que todos eles haviam pecado. (Romanos 3:23).)

1. Se isso é verdade – os judeus também não tinham esperança – por que Paulo estava dizendo (Efésios 2:12) que eles tinham todas essas vantagens, no que dizia respeito à salvação? Por que ele deixa implícito que os judeus tinham esperança e tinham a Deus? (Os judeus tinham a esperança de um Messias vindouro (Jesus) e eles “tinham” literalmente a Deus, no sentido que Jesus foi um deles. Porém, em muitos aspectos, eles eram como os gentios. Sem o Messias, não tinham esperança.)

C. O que Paulo nos fala, em Efésios 2:16, que foi feito por este “novo homem” (Efésios 2:15). (Este “novo homem” não apenas tinha paz interior (entre judeus e gentios), mas também havia sido reconciliado com Deus. Jesus não apenas cumpriu a lei cerimonial – eliminando assim o muro de separação entre judeus e gentios, mas Jesus cumpriu as obrigações dos Dez Mandamentos – eliminando assim o muro de hostilidade entre Deus e nós. Romanos 8:1-4.)

D. Este “novo homem” é um homem limpo ou impuro? (Você seguiu a argumentação de Paulo? Os judeus diziam que os gentios eram impuros porque eles não seguiam a lei mosaica (dada por Deus.) Paulo nos diz que Cristo resolveu este problema. Mas tanto os judeus quanto os gentios ainda tinham o problema de que eram impuros aos olhos de Deus. Todos eles eram pecadores. Paulo nos diz que Deus resolveu este problema também. Este “novo homem” recebeu, para usar um termo da informática, uma “limpeza virtual”. Provavelmente ele não é “limpo” (obediente) do ponto de vista da lei mosaica, e certamente ele não é “limpo” (obediente) do ponto de vista dos Dez Mandamentos (especialmente como explicado (expandido) por Jesus – veja Mateus 5:27-28). Jesus fez o impossível, ele nos tornou a todos limpos aos olhos de Deus.)

E. Leia Efésios 2:17-18. Os judeus estavam mais perto de Deus? (parece que é isso que Paulo está dizendo.)

1. Isso importa? (Não!)

2. Amigo, preste atenção a isso. Não importa quão perto (ou quão longe) você está de Deus, com Jesus isso não importa. Não apenas aqueles que estão muito longe de Deus agora têm acesso a Ele através de Jesus, mas aqueles que estão perto precisam de Jesus para o seu acesso. Você não pode ser mau demais ou bom demais para candidatar-se a vir a Deus. Todos precisam se arrepender do pecado e reclamar a salvação, que ficou disponível através de Jesus.)

IV. Uma Nova Igreja

A. Leia Efésios 2:19-22. Qual é a verdadeira igreja de Deus?

1. Quantas paredes esta igreja (morada) tem? (Veja Efésios 2:14 – ela não tem parede alguma!)

B. O que este texto nos ensina a respeito das afirmações arrogantes de “remanescente”, feitas ao longo de linhas denominacionais? (Quando você começa a pensar que o teu pequeno grupo é “limpo” e que o restante da cristandade é “apóstata”, então está precisando reler este capítulo. Deus realmente tem um remanescente, um remanescente de “concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular.” Esta é a igreja remanescente!)

C. Amigo, a igreja de Deus está completamente aberta a você. Você vai se arrepender dos teus pecados e tornar-se parte da morada de Deus?

V. Próxima Semana: Comunhão Universal

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: